«

»

maio 26 2006

Imprimir Post

O Código da Vinci

Assisti hoje ao tão comentado filme “O Código da Vinci”, não li o livro, então meus comentários são baseados apenas no filme, que obviamente não deve (ou não deveria) ter a leitura do livro como um pré-requisito. O filme é bem “mais ou menos”, seria apenas mais um thrillerzinho se não fosse por toda a polêmica desnecessária criada em torno dele, que apenas ajudaram a promovê-lo ainda mais. Os atores são bons e ajudam um pouco (apesar que Tom Hanks costuma ser melhor), mas os personagens em geral são mal trabalhados e parecem ficar o tempo todo jogando a informação para que possamos compreender o filme, o que é um forte indício de falha do roteiro. Alguns filmes fazem o espectador sentir o drama do personagem e se importar com ele, compartilhar com ele suas alegrias e sofrimentos. Esse é o caso do filme “Uma mente brilhante”, que comentei ontem, não é o caso de “O Código da Vinci”. Curiosamente, ambos os filmes são do mesmo diretor, Ron Howard. Pra finalizar: os enigmas e o criptex até que são interessantes, mas o Indiana Jones buscou e achou o Santo Graal no passado em um filme muito melhor. 🙂

Quanto ao aspecto religioso, não entendo mesmo a razão de tanta polêmica, é pouco provável que algum cristão questione sua fé diante de uma história tão fantasiosa e absurda. A história é apenas ficção e deve ser visto como tal. Dan Brown inventou uma história polêmica justamente para conseguir essa publicidade gratuita, visto que seus dois livros anteriores não haviam sido muito bem sucedidos. Aliás, os revoltados com o roteiro não deveriam nem ir ao cinema, pois só estão aumentando os lucros dos produtores e incentivando a aparição de mais filmes do genêro. O fato é que esse não é o primeiro e nem será o último filme a distorcer a história de Jesus Cristo, outros filmes já o fizeram no passado e já caíram devidamente no esquecimento (“A última tentação de Cristo” e outros tão esquecidos que eu também não me lembro). E não será diferente com “O Código da Vinci” que logo também será esquecido. Só não serão mesmo esquecidas as palavras do verdadeiro Jesus, que há muito tempo já dizia: “o céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” (Mt 24:35).

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2006/05/26/o-codigo-da-vinci/

Deixe um comentário

2 Comentários em "O Código da Vinci"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
Claudia Breve
Membro

Bom, como no outro filme, não assisti esse também, mas segundo o que o nosso editor escreveu, faço juz ás suas palavras, essa não é a primeira e muito menos será a última vez que irão querer distorcer o que diz as sagradas escrituras.
Se você ainda tiver alguma dúvida e estiver vivo até lá, aguarde e verás qual será realmente a verdade, eu não tenho dúvidas, só espero que você esteja dentro dessa verdade.

Camila
Visitante
Camila

Otimo Comentáriooo!!!
Parabéns!!!

wpDiscuz