«

»

jun 27 2007

Imprimir Post

Mundo terá 9 bilhões de pessoas em 2050, diz ONU

O mundo terá em 2050 cerca de 2,5 bilhões de habitantes a mais do que hoje, elevando o total de moradores do planeta a 9 bilhões, estima um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta quarta-feira (27).

E até 2030, cinco bilhões de pessoas viverão nas cidades, o equivalente a 60% da população, disse o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

No ano em que o mundo ultrapassa uma marca de mais de 50% de seus 6,6 bilhões de moradores vivendo em centros urbanos, o UNFPA dedicou seu relatório anual Situação da População Mundial 2007 ao tema da urbanização.

O crescimento urbano ocorrerá quase que exclusivamente no mundo em desenvolvimento, onde em 2030 viverão 80% da população das cidades, disse a ONU.

Em 30 anos, a população urbana nos países ricos aumentará em apenas 100 milhões de pessoas, o equivalente a 11% da população urbana atual nesses países.

Na América Latina, 200 milhões de moradores urbanos adicionais até 2030 significarão um aumento de 50% em relação a hoje.

Já na Ásia e na África, carros-chefes do crescimento das cidades, a população urbana dobrará neste período. Com as cidades desses continentes crescendo ao ritmo de um milhão de habitantes por semana, quase sete em cada dez cidadãos urbanos serão asiáticos ou africanos em 2030, previu o estudo.

Fonte: UOL

E depois reclamam do aquecimento global…

Notem também que quanto mais pobre a região, mais a população tende a aumentar e isso não é apenas coincidência.

Quanto tempo ainda vai levar para todos perceberem que a solução para aquecimento global, pobreza e inúmeros outros problemas do mundo é conter o crescimento populacional?

Exemplo prático:

Pegue um casal de mamíferos quaisquer (coelhos, por exemplo) e inicie sua criação em um território limitado, com recursos limitados.  A população desse mamífero crescerá exponencialmente no início, mas em determinado momento ela se estabilizará e oscilará em valores próximos a um limiar. Isso acontece porque em certo momento haverá escasses de recursos (alimento, água, etc.), ou seja, haverá disputa por esses recursos e muitos irão morrer por falta deles. A população ficará forçadamente limitada a esse número máximo, por falta de recursos.

Agora pense na população mundial, o cenário é muito parecido, o território do planeta é limitado, os recursos também são limitados, se a população continuar crescendo desenfreadamente chegará um dia em que haverá escasses de recursos (na verdade isso já acontece em muitos lugares), com isso muitos morrerão, e a população ficará forçadamente limitada a um certo número por conta desses recursos, e haverão muitas guerras por esses recursos (como já vem havendo por causa do petróleo) e por aí vai…

Será que a população humana, que se diz racional, precisa realmente chegar nesse limiar para perceber que existe um limite? Será que não podem se conscientizar já de que a população não pode continuar crescendo?

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2007/06/27/mundo-tera-9-bilhoes-de-pessoas-em-2050-diz-onu/

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar sobre
avatar
wpDiscuz