Meus artigos no Knol, a enciclopédia do Google


O Google lançou sua enciclopédia chamada Knol, que a princípio parecia que seria um clone da Wikipedia, mas depois de um rápido passeio e leitura de algumas guidelines percebi que eles incentivam a escrita de opiniões próprias, ao contrário da Wikipedia que usa o estilo mais enciclopédico sem opiniões e tudo devidamente referenciado. Além disso, no Knol nada impede que várias pessoas escrevam artigos sobre um mesmo assunto, ou seja, não há verbetes únicos como na Wikipedia. O dono do artigo também pode configurar se quer aceitar colaborações ou não, e caso aceite tem a opção de aprová-las antes que sejam exibidas, acabando assim com o “vandalismo”.

Outra característica do Knol é que, ao contrário da Wikipedia, ele conta com anúncios. Os anúncios são do Adsense, e o dono do artigo pode colocar a sua própria conta do Adsense para receber os lucros. Notaram a grande sacada do Google? Ao contrário da Wikipedia onde os voluntários são em sua maioria voluntários de fato, no Knol os escritores terão o incentivo do lucro com o Adsense. E o Google como dono do Adsense vai obter um belo retorno.

Mas o Knol não está livre de críticas, muita gente está acusando o Google de favorecer o Knol nos resultados de pesquisa de seu buscador, e conteúdo duplicado de outras fontes acabam aparecendo nas buscas na frente das URLs originais. O Paulo Faustino escreveu sobre isso aqui.

Resolvi então colocar algumas colaborações para ver qual é a do Knol e se esses conteúdos vão aparecer com mais destaque do que em seus locais originais, o que não é difícil já que o Google anda me ignorando desde que mudei de domínio.

Escrevi um artigo sobre o Master System, com texto adaptado do meu FAQ na Master Land, coloquei também dois artigos que escrevi para o Skooter Blog com pequenas adaptações, sobre dual boot de Windows Vista e Windows XP, MySQL no Windows Vista e Apache no Windows Vista. Por último também coloquei uma monografia minha sobre Engenharia para Web, que também está disponível em minha página pessoal.

Agora vamos ver no que vai dar…

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 5 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2008/07/29/meus-artigos-no-knol-a-enciclopedia-do-google/

Inscrever
Notificar sobre
guest

4 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo Faustino

Olá colega, obrigado pela referência.
O meu artigo hoje já estava na 3ª página de resultados do Google e a subir. Vamos ver até que ponto o Google puxa por ele para uma das posições cimeiras. Interessante analisar isso.

Boa sorte com os seus conteúdos. Depois conte-me como correu.

Cumprimentos,

André

Oi,

desculpe estar invadindo seu blog assim, mas só pra avisar que eu encontrei uma maneira de ajustar, temporariamente, a data e a hora no D-Link 500B (não achei o e-mail ou form de contato):

http://tuxtoriais.wordpress.com/2008/08/02/ajustando-provisoriamente-a-data-e-hora-no-d-link-500b/

Zeca

Obrigado pela correção no artigo que fiz sobre a Dealextreme. Conheci seu site logo após a publicação dele, se tivesse conhecimento antes, o artigo seria muito mais completo, Assinei seu feed para acompanhar as suas compras.

Se fosse possível, poderia me adicionar no msn, para eu tirar umas dúvidas particulares sobre o site.

4
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox