«

»

ago 27 2008

Imprimir Post

Aprenda a identificar pilhas falsificadas e pilhas originais da Sony

Ontem, após receber meu Pack c/ 4 pilhas recarregáveis AA Sony 2700mAh Ni-MH Originais (Genuine Sony 2700mAh Ni-MH Rechargeable AA Batteries (4-Pack) da DealExtreme e fazer esse pequeno review, resolvi verificar se esse novo modelo de maior capacidade (2700mAh) já havia chegado no Brasil pelo menos pelas formas alternativas (descaminho) já que a loja da Sony, o SonyStyle, ainda está vendendo somente os modelos de 2500mAh, mais antigos.

Assim entrei no Mercado Livre, onde temos uma grande variedade de produtos descaminhados, e acabei não achando as pilhas AA Sony de 2700 mAh por lá, mas sim pilhas AA Sony de 3600 mAh e até 4300 mAh, capacidade extremamente altas que só existem na imaginação dos falsificadores que as produziram, e os vendedores picaretas ainda tem a cara de pau de dizer que essas pilhas são originais. Veja um exemplo de anúncio:

Anúncio de pilhas falsificadas no Mercado Livre

Anúncio de pilhas falsificadas no Mercado Livre

Note o preço é equivalente ao de 2 pilhas originais, 3 pessoas já foram enganadas e o vendedor picareta tem 100% de qualificações positivas, sendo mais de 300 qualificações, o que é um forte indício de que as pessoas nem percebem que se trata de falsificações. Não apenas esse, como os demais vendores, afirmam em seus anúncios que é um produto Sony original.

Agora vamos ver o produto falsificado um pouco mais de perto (clique para ver em tamanho maior):

Pilhas Sony falsificadas

Pilhas Sony falsificadas

Agora vamos aos indícios de que se trata de falsificação: primeiramente a capacidade da pilha, 4300 mAh, é algo que não existe, nem a Sony, nem nenhum outro fabricante conseguem fabricar pilhas AA de 4300 mAh, talvez com o avanço da tecnologia isso seja possível nos próximos anos, mas por enquanto a maior capacidade que a Sony consegue armazenar em uma pilha é 2700 mAh e fim da história. Qualquer coisa acima disso é falsificação na certa, é lógico que todo vendedor picareta vai jurar que é original, que o fornecedor jurou que é original, que elas são importadas do Japão e que lá elas já existem, etc. Mas seja esperto, é tudo conversa pra boi dormir, pilha AA de 4300 mAh no ano de 2008 não existe e ponto final, se você não acredita basta checar o site da própria Sony. Veja aqui a embalagem das pilhas originais que comprei na DealExtreme:

Pack c/ 4 pilhas recarregáveis AA Sony 2700mAh Ni-MH Originais (Genuine Sony 2700mAh Ni-MH Rechargeable AA Batteries (4-Pack)

Pack c/ 4 pilhas recarregáveis AA Sony 2700mAh Ni-MH Originais (Genuine Sony 2700mAh Ni-MH Rechargeable AA Batteries (4-Pack)

Mas e quando a pilha apresenta uma capacidade viável, que pode realmente existir? Aí você deve atentar para outras características, uma delas é o selo holográfico, onde se pode ler as inscrições “SONY” e “GENUINE”, veja a foto do selo das minhas originais abaixo e repare que na embalagem das falsificadas do vendedor do Mercado Livre não existe esse selo:

Selo holográfico nas pilhas originais da Sony

Selo holográfico nas pilhas originais da Sony

Selo holográfico nas pilhas originais da Sony

Selo holográfico nas pilhas originais da Sony

Depois veja também se a impressão da embalagem é boa ou tem falhas, veja se o plástico que envolve as pilhas é espesso e duro como nas originais ou se é fininho e todo amassado como nas pilhas falsas, veja se o plástico está colado reto na embalagem ou todo torto, compare as embalagens das originais e das falsas ali em cima e comprove.

Agora veja a parte de trás da embalagem, note que a Sony teve o capricho de colocar um leve picotado para que você não rasgue a embalagem toda na hora de retirar as pilhas, falsificadores em geral não se preocupam com isso:

Parte traseira do Pack c/ 4 pilhas recarregáveis AA Sony 2700mAh Ni-MH Originais

Parte traseira do Pack c/ 4 pilhas recarregáveis AA Sony 2700mAh Ni-MH Originais

As pilhas originais também tem uma númeração em baixo relevo no plástico que as reveste, deve ser algo relacionado com ano de fabricação, lote, etc. Falsificadores costumam se esquecer disso:

Númeração nas pilhas originais Sony

Númeração nas pilhas originais Sony

As pilhas originais tem um discreto anel em baixo relevo próximo ao terminal positivo, já as falsificadas costumam ter um anel bem profundo, são as famosas falsificadas pescoçudas, veja lá em cima que as pilhas do vendedor picareta do Mercado Livre tem esse sulco profundo, enquanto que as originais da foto abaixo tem apenas um sulco bem mais raso:

Pilhas originais Sony: sulco raso próximo do pólo positivo

Pilhas originais Sony: sulco raso próximo do pólo positivo

No terminal positivo as pilhas falsificadas frequentemente tem uma cabeça fina e lisa, e um anelzinho de plástico, enquanto que as originais como as da foto abaixo apresentam uma cabeça mais larga e levemente áspera, com furos largos em sua lateral, e um anel feito com um papel com aspecto áspero e poroso:

Polo positivo das pilhas Sony originais

Polo positivo das pilhas Sony originais

Polo positivo das pilhas Sony originais

Polo positivo das pilhas Sony originais

No terminal negativo as pilhas originais costumavam trazer a inscrição “HR” em baixo relevo, que por muito tempo foi tomada como prova de originalidade, já que as falsificadas não as tinham. Mas os falsificadores começaram a inserir seus próprios HR, escritos de forma meio irregular e com o baixo relevo mais profundo que os das pilhas originais, e muitos vendedores passaram a afirmar que suas pilhas eram originais porque tinham o HR,  ainda tem alguns desses no Mercado Livre, e muita gente caiu nessa. Assim a Sony resolveu abolir o HR nos novos modelos, confira na foto abaixo tirada de uma pilha original, note também que a parte inferior tem um certo relevo, enquanto que as falsificadas costumam ser lisas:

Polo negativo das pilhas originais Sony (agora sem o HR)

Polo negativo das pilhas originais Sony (agora sem o HR)

Todo o acabamento das originais costuma ser muito mais bem feito que o das falsificações, uma boa inspeção visual pode revelar as diferenças, além disso as pilhas falsificadas costumam ser bem mais leves do que as originais:

Pilhas recarregáveis AA Sony 2700mAh Ni-MH Originais

Pilhas recarregáveis AA Sony 2700mAh Ni-MH Originais

O tempo de carga também pode indicar se as pilhas originais, já que as falsificadas geralmente não tem nem metade da capacidade que prometem, e assim terminam de carregar rapidamente. Obviamente na hora de usar elas também acabarão rapidamente ou eventualmente poderão até danificar o aparelho, portanto fuja delas. Esse carregador inteligente da Sony costuma rejeitar falsificações defeituosas (apesar de não ser infalível), veja as pilhas originais carregando nele:

Pilhas recarregáveis AA Sony 2700mAh Ni-MH Originais no carregador inteligente

Pilhas recarregáveis AA Sony 2700mAh Ni-MH Originais no carregador inteligente

Verificando a quantidade de vendas das pilhas falsas no Mercado Livre vejo que o número de pessoas enganadas é realmente grande, e muitas delas acabam nem percebendo que foram enganadas até usarem as pilhas algumas vezes e perceberem que elas não rendem o esperado, e isso se já tiverem usado pilhas originais para terem uma base para comparar.

Informação na rede não falta, mas as pessoas infelizmente não pesquisam antes de comprar, em uma rápida pesquisa no Google achei ótimas dicas em sites como Clube do Hardware, ForumPcs, BoaDica e esse tutorial do Zik, só esteja atento que algumas dicas não valem mais devido às mudanças que ocorrem com as originais: como a remoção do HR e o lançamento de embalagens com 4 pilhas.

Concluindo: para compras feitas pessoalmente esteja atento aos detalhes que informei nesse artigo, para compras na Internet escolha muito bem o lugar onde vai comprar e esteja atento a detalhes que possam ser observados nas fotos do produto (desde que sejam fotos reais do produto que será enviado e não fotos obtidas no site oficial). Eu não recomendo comprar no Mercado Livre, já que a grande maioria lá é falsa, se você tem pressa e não se importa em gastar um pouco mais compre no SonyStyle, já que a loja da Sony dificilmente estaria vendendo uma falsificação. Se quer economizar e adquirir o último lançamento recomendo comprar direto da China na DealExtreme, esperando em média de 15 a 30 dias para receber o produto, e com uma pequena possibilidade de ser tributado em 60% do valor. Confira o review do meu Pack c/ 4 pilhas recarregáveis AA Sony 2700mAh Ni-MH Originais (Genuine Sony 2700mAh Ni-MH Rechargeable AA Batteries (4-Pack) adquirido na DealExtreme clicando aqui.

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2008/08/27/aprenda-a-identificar-pilhas-falsificadas-e-pilhas-originais-da-sony/

32 comentários

2 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. 19
    Daniel

    Obg pelas dicas mto úteis, acabei descobrindo q tenho pilhas originais mas de epócas diferentes, acabei me assuntando em outros sites q falavam do HR e da pilha de 2700mah

  2. 20
    Tiago Alves

    Qual e o preço medio das pilhas originais?

  3. 21
    arthurfragoso

    Melhor Pilha custo Benefício 2015:
    Panasonic Evolta Recarregável AA 2100mAh
    Panasonic Evolta Recarregável AAA 800mAh

    http://pplware.sapo.pt/informacao/comparativo-de-pilhas-energizer-duracell-e-panasonic/

    1. 21.1
      arthurfragoso

      Mil desculpas, tem outras pilhas boas e baratas por aí…
      Encontrei pilhas de 2600mAh da Philips em uma loja aqui perto, não preciso pagar o frete de comprar online e por isso acaba saindo bem mais em conta.

      1. 21.1.1
        Skooter

        O artigo é de 2008. Nenhuma loja no Brasil teria preço para competir com a DX em 2008, lembrando que o frete da DX é grátis.

        Agora, com o dólar rumo aos R$ 5,00, as lojas brasileiras estão conseguindo vender o estoque antigo por um preço competitivo, mas isso tende a ser temporário. Em pouco tempo os preços no Brasil devem acompanhar a subida do dólar e os preços da DX voltarão a ser menores. Isso contando que a Dilma caia logo e consigam estabilizar o real. Se o PT continuar por lá a hiperinflação tende a voltar e teremos preços sendo remarcados o tempo todo como era antes do plano real.

    2. 21.2
      Skooter

      Essas pilhas não são recarregáveis.

  4. 22
    marcos

    bo comentario

Carregar mais comentários

Deixar uma resposta