DealExtreme: Kit Transmissor e Receptor AV Áudio/Vídeo Sem Fio de 2.4GHz (2.4GHz Digital Wireless Audio/Video AV Transmitter & Receiver Kit)


Hoje trago mais um review de um produto da DealExtreme, é um Kit Transmissor e Receptor de Áudio e Vídeo Sem Fio de 2.4GHz (2.4GHz Digital Wireless Audio/Video AV Transmitter & Receiver Kit). Esse kit, fabricado pela Gadmei, modelo VC-2400 permite transmitir vídeo e áudio estéreo sem fio, a partir de um DVD player e/ou um receptor de satélite (Sky, etc.) ou qualquer outra fonte de áudio/vídeo que você desejar para uma TV localizada em outro cômodo sem a necessidade de passar fios.

Também pode ser usado em sistemas de segurança se conectado a uma câmera, o transmissor possui dois jogos de entradas RCA (vídeo composto + áudio estéreo), um diretamente no aparelho e outra através de um plug mini-din, cujo adaptador já vem incluso. No receptor é possível selecionar entre as duas entradas através de um switch.

O kit funciona na faixa de freqüência ISM de 2.4GHz, com 4 canais à escolha do usuário, o que é útil para tentar encontrar uma faixa que não esteja sendo utilizada no local e evitar interferências com redes Wi-Fi, etc. O kit também conta com um extensor de controle remoto, de modo que o sinal do controle remoto é transmitido do receptor para o transmissor, permitindo utilizar o controle remoto do receptor de satélite, DVD player, etc. para controlá-lo mesmo estando em outra sala. O transmissor de infravermelho funciona na faixa de 433MHz, e aparentemente é independente do transmissor de áudio e vídeo, tendo inclusive uma antena separada.

Todos os sistema de cores são compatíveis com os aparelhos, incluindo o PAL-M brasileiro, bem como NTSC, PAL europeu, etc. Nem o site do fabricante nem o manual indicam que este aparelho é digital, o que implicaria em um chip para capturar o vídeo no transmissor, codificá-lo para MPEG ou algo parecido e transmití-lo digitalmente para o receptor, que teria de ter um decodificador. Isso seria o ideal, para economizar banda e introduzir maior robustez a ruído. Mas esse aparelho definitivamente não faz isso, e nem conheço qualquer aparelho que o faça, certamente custaria bem caro, portanto esse digital do título parece ser uma viagem da DX.

A solução é apenas de hardware e plug-n-play, não há software para ser configurado e os ajustes são simples, pelo menos no que diz respeito aos botões no aparelho, pois o posicionamento das antenas é trabalhoso.

O kit vem acompanhado de duas fontes bivolt, que aceitam entrada de 100-240V 50/60Hz e 60mA, e portanto funciona em qualquer lugar do mundo sem maiores problemas, desde que haja uma tomada ou adaptador para ligar os plugs padrão americano (aqueles de dois pinos chatos, muito comum no Brasil juntamente com os redondinhos).  A saída do adaptador está como 5V 1000mA, porém duvido que adaptadores tão leves realmente possam fornecer 1A, mas isso não é problema pois tanto o transmissor quanto o receptor precisam de apenas 5V 200mA.

Também acompanha o kit dois cabos RCA triplos, um para o transmissor e um para o receptor, além de um adaptador que permite ligar uma segunda fonte de áudio/vídeo no transmissor, usando mais um cabo RCA (não incluso). O manual que acompanha o aparelho é em inglês, uma grande vantagem para quem, como eu, não sabe ler chinês. E quem não sabe ler inglês também não precisa se preocupar porque a instalação é trivial e qualquer pessoa que já tenha instalado um videocassete/DVD será capaz de fazê-lo.

Caixa do Gadmei GM2400, kit transmissor e receptor de Áudio e Vídeo sem fio 2.4GHz

Caixa do Gadmei GM2400, kit transmissor e receptor de Áudio e Vídeo sem fio 2.4GHz

Aparelhos transmissor e receptor, fontes e cabos do Gadmei GM2400

Aparelhos transmissor e receptor, fontes e cabos do Gadmei GM2400

O desafio aqui seria fazer o transmissor/receptor conviverem amistosamente com outros dispositivos que utilizam a faixa de freqüências ISM 2.4GHz, mais especificamente um roteador 3Com OfficeConnect Wirelesss 108Mbps 11g Cable/DSL Router, modelo 3CRWER200-75, que utiliza o padrão IEEE 802.11g, além da extensão Super-G, que aumenta a velocidade do aparelho de teóricos 54Mbps (limite do 802.11g) para teóricos 108Mbps, através de uma técnica que utiliza dois canais Wi-Fi ao mesmo tempo. Para quem não sabe, o padrão Wi-Fi 802.11g divide a faixa de 2.4GHz em 11 canais (13 ou 14 em alguns países) com 22MHz de banda, porém existe sobreposição entre os canais, de modo que só é possível ter 3 redes Wi-Fi sem sobreposição de freqüências (canais 1, 6 e 11). No caso particular do Super-G, ele fica fixo no canal 6, cuja freqüência central é 2,437 GHz, mas a freqüência mínima e máxima do canal (2,426GHz e 2,448GHz, respectivamente) certamente não são respeitadas por conta do channel bonding. A figura abaixo (retirada daqui) mostra como estão divididos os canais Wi-Fi na faixa de freqüência de 2.4GHz:

80211-frequency-channel-map1Além do roteador Wi-Fi também existem dispositivos bluetooth: celular, dongle no PC e na impressora, que são um desafio ainda maior pois o Bluetooth divide a faixa ISM de 2.4GHz em 80 canais, mas utiliza todos eles, saltando rapidamente de um para outro para evitar interferência de outros aparelhos, e conseqüêntemente causando uma bela interferência também. Telefones sem fio de 2.4GHz também são um problema, mas eu não tenho nenhum.

A distância a ser transposta é de cerca de 4 ou 5 metros apenas, mas com uma parede de tijolos, um armário e diversos objetos a serem transpostos no caminho. O resultado obtido é bom, com interferências eventuais, mas foi bastante trabalhoso achar o posicionamento ideal dos aparelhos e suas respectivas antenas.

O aparelho conta com 4 canais, não há qualquer informação no site do fabricante ou no manual de qual é a faixa de freqüência que cada canal utiliza, porém aparelhos similares utilizam canais com 18MHz de banda, com centro em 2413 Mhz, 2432 Mhz, 2452 Mhz e 2472 Mhz para os canais 1, 2, 3 e 4 respectivamente. Assim o canal 2 do kit é o que mais sofre com a interferência do Wi-Fi Super-G no canal 6. Em seguida o canal 3 do kit também recebe uma certa quantia de interferência. Após uma série de testes fiquei ainda em dúvida sobre os canais 1 e 4 do kit. O canal 4 está relativamente livre da interferência do Wi-Fi, apesar de ainda dar uns pipocos quando ele está em pleno uso, porém ele sofre de muita interferência do forno de microondas (eles também usam a faixa ISM de 2.4GHz), quando este é ligado. Já o canal 1 do kit praticamente não sofre interferência do forno de microondas, mas sofre alguma interferência do Wi-Fi, mas apenas quando está efetivamente havendo transmissão de dados, ou seja, o simples fato do router estar ligado e fazendo broadcast do SSID não causa interferência. Apesar de alguns usuários relatarem que seus routers travam e precisam de um reset se utilizados juntamente com esses transmissores de áudio e vídeo, este não foi o caso do meu 3Com, que não apenas continuou funcionando perfeitamente, como parece não ter sofrido qualquer queda de velocidade ou nível de sinal com o transmissor ligado, mas isso eu ainda tenho de analisar mais detalhadamente.

O Bluetooth, como eu já mencionei, utiliza toda a faixa do ISM 2.4GHz, portanto trocar de canal no transmissor de nada adianta, mas felizmente ele só causa interferência quando está efetivamente transferindo ou procurando dispositivos, o que não é tão constante e portanto suportável.

Resolvi fazer um teste com uma distância bem maior, cerca de 15 metros e 3 ou 4 paredes a serem atravessadas, inclusive tranversalmente. Já contava inclusive em receber apenas ruído, mas me surpreendi com o resultado, que sem muito esforço mostrou uma imagem um pouco chuviscada, mas ainda colorida e um som com um pouco de ruído, talvez com alguma otimização de canais/posição/antena fosse possível utilizá-lo perfeitamente, mas não perdi tempo com isso porque era apenas um teste. Aparentemente a minha configuração atual sofre não com a distância, mas sim porque o receptor fica em um local bastante ingrato, a menos de 1 metro do PC, do roteador Wi-Fi e de dongles bluetooth, e ainda com um forno microondas também a menos de 1 metro, separado apenas por uma parede (o que inclusive me impede de usar monitores CRT com o forno ligado por causa da interferência, no LCD não há esse problema).

Parte traseira da caixa do Gadmei GM2400, com o esquema de instalação

Parte traseira da caixa do Gadmei GM2400, com o esquema de instalação

O aparelho receptor (branco) deve ser posicionado de forma que a janela vermelha translúcida fique visível para receber os sinais infravermelhos do controle remoto. Na parte de cima existem três botões, um para trocar a fonte AV ligada ao transmissor (entre as duas disponíveis), o segundo para ligar e desligar, e o terceiro para alternar entre os 4 canais. Atrás temos as saídas RCA de vídeo composto e audio estéreo, a antena, a entrada da fonte e um pequeno fio que serve como antena do extensor de controle remoto.

Receptor do Gadmei GM2400 sobre a TV, criando um ponto escravo da Sky com controle remoto

Receptor do Gadmei GM2400 sobre a TV, criando um ponto escravo da Sky com controle remoto

Receptor do Gadmei GM2400

Receptor do Gadmei GM2400

O aparelho transmissor (preto) tem três LEDs emissores de infravermelho, dois na parte vermelha translúcida, apontando para baixo, e um na parte traseira, ao lado da antena do infravermelho. Segundo o manual, a posição preferencial é colocá-lo na frente do aparelho fonte de A/V, para que o LED traseiro transmita o sinal. Como alternativa é possível colocá-lo sobre o aparelho fonte A/V, deixando a parte vermelha translúcida para fora, de modo que os LEDs dentro dela consigam enviar seu sinal para o receptor do aparelho, que estará na frente dele. Essa é a configuração que estou usando e funciona perfeitamente sem nenhum lag e transmite todos os comandos do controle remoto da Sky sem maiores problemas. Na parte de cima do transmissor temos os mesmos botões do receptor (mudar a fonte A/V, ligar/desligar e mudar o canal de transmissão). Atrás também temos as 3 entradas RCA, além de uma entrada mini-DIN onde dá para ligar um adaptador (incluso) que tem como saída mais 3 entradas RCA para uma segunda fonte A/V. A antena de transmissão de A/V (2.4GHz) e a antena de transmissão de controle remoto (433MHz) também estão presentes.

Transmissor do Gadmei GM2400

Transmissor do Gadmei GM2400

Transmissor do Gadmei GM2400 sobre o receptor da Sky

Transmissor do Gadmei GM2400 sobre o receptor da Sky

Em resumo, o aparelho está cumprindo seu papel, que é transmitir o sinal da Sky para outra TV (ponto escravo), ruídos eventualmente aparecem por conta dos outros aparelhos na mesma freqüência, mas não é algo constante. Estou estudando alguma forma de melhorar a antena dele, talvez algo para deixá-la mais direcional, já que soluções populares como o Bombril na antena funcionam bem e em algumas posições eliminam bastante a interferência. Basicamente posso dizer que quem não tem outros aparelhos na faixa de 2.4GHz poderá usá-lo sem problemas, enquanto que pessoas com aparelhos nessas faixas podem ter um pouco de trabalho para encontrar o canal ideal e o posicionamento ideal dos aparelhos e das antenas, não parece, mas a variedade de combinações de posições das antenas é bem grande. Se o tranmissor e o receptor não estiverem perto do roteador Wi-Fi (como no meu caso) é possível que seja fácil encontrar a posição ideal. Quem quiser abrir mão de channel bonding e outras extensões do 802.11g (e talvez do 802.11n) pode tranquilamente usar o canal 4 do kit e o 1 do Wi-Fi, ou o 11 do Wi-Fi e o 1 do kit, para que ambos fiquem bem espaçados no espectro de 2.4GHz.

Receptor do Gadmei GM2400, a velha estratégia do BomBril na antena elimina interferências em alguns casos

Receptor do Gadmei GM2400, a velha estratégia do BomBril na antena elimina interferências em alguns casos

Atualmente existem vários desses kits transmissor/receptor na DX, de diversas marcas, alguns chegam a potência de até 3W, como esse da Bada, mas não creio que ele realmente chegue a tanto, e se chegar seria ilegal, já que o limite em muitos países (creio que o Brasil também) limitam a tranmissão na faixa ISM de 2.4GHz em 1W. Também não é bom usar potência além do necessário para superar interferência, já que isso facilmente prejudicaria outros equipamentos. Além disso esse Bada não tem transmissor de controle remoto, um grande inconveniente. Atualmente, o único aparelho na DX que também tem extensor de controle remoto é esse aqui.

E agora vou falar da compra em si: ela foi realizada no dia 19/01/2009, mas conta do ano novo chinês a DX ficou sem o kit em estoque (a fábrica estava de férias) e com isso o envio só foi feito mesmo em 11/02/2009. Chegou ao Brasil em 16/02/2009. Em 19/02/2009 apareceu o temido “CTE ENCOMENDAS INTERNACIONAIS – SAO JOSE DOS PINHAIS/PR” no rastreamento, o que indica que sem dúvida o produto foi tributado, o que vem acontecendo com quase todos os pacotes enviados para o interior de São Paulo. Veja o resultado do rastreamento:

26/02/2009 11:56AC [REMOVIDO]Entregue
Recebido por [REMOVIDO]
21/02/2009 10:13AC [REMOVIDO]Aguardando retirada
Endereço: [REMOVIDO]
20/02/2009 16:21CTE CAMPINAS – VALINHOS/SPEncaminhado
Em trânsito para AC [REMOVIDO]
19/02/2009 15:43CTE ENCOMENDAS INTERNACIONAIS – SAO JOSE DOS PINHAIS/PREncaminhado
Em trânsito para CTE CAMPINAS – VALINHOS/SP
16/02/2009 20:38BRASIL – BRASIL/XXConferido
Recebido/Brasil

O aviso dos Correios só chegou 1 dia depois de eu já ter buscado o pacote, e o aviso de Aguardando retirada do dia 21 na verdade só apareceu no sistema hoje, dia 26. O valor declarado no pacote foi 40 dólares de Hong Kong, e a descrição “AV Equipments”. O fiscal não acreditou no valor declarado e colocou 30 dólares americanos como valor tributável, o que equivale a R$ 68,16, e portanto o imposto seria R$ 40,90, conforme a alíquota absurda de 60% (só podia ser Brasil). Como o valor real do aparelho é pouco mais de 50 dólares o imposto acabou saindo cerca de 30% do valor, então não adianta reclamar. O fiscal dessa vez não foi o famoso Paulão, mas sim um tal Orlando, na verdade alguém fez isso por ele, já que tem um “p/” antes do nome dele. O pacote não foi aberto, e a descrição na NTS veio como “peça”, nunca vi algo tão específico :). Concluo que os valores são arbitrados apenas pela “cara” do pacote (tamanho, peso, etc.) e pela descrição que a DX coloca. E realmente não há padrão, já arbitraram valor tributável como 100 dólares de Hong Kong, depois como 150 HKD, e agora abandonaram o HKD e colocaram 30 dólares americanos. Infelizmente esses valores arbitrados só estão subindo e não há qualquer indício de que os pacotes de SP voltarão a passar pela mais tolerante Inspetoria da Receita Federal de São Paulo, que era bem mais tolerante e raramente tributava esses pacotes pequenos.

Pacote da DealExtreme: tributado pela Inspetoria da Receita Federal de Curitiba

Pacote da DealExtreme: tributado pela Inspetoria da Receita Federal de Curitiba

E encerro meu review por aqui, concluindo que esse Kit Transmissor e Receptor de Áudio e Vídeo Sem Fio de 2.4GHz da Gadmei foi uma boa compra e está cumprindo seu papel. O valor, mesmo com o tributo, ainda é inferior ao que custa um aparelho similar por aqui. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Atualização (25/02/2010): adicionado o Manual de Instruções em Inglês do Gadmei GM2400.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 11 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/02/26/dealextreme-kit-transmissor-audio-video-wireless/

Inscrever
Notificar sobre
guest

87 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Denise

Desculpa a falta de conhecimento. Esse aparelho apenas transmite a mesma programação que está passando no ponto principal? Ou com ele cada tv assiste a um canal? Obrigada.

Anderson

Muito bom o review e o aparelho muito interessante! sabe o alcance dele?

José

Gostei do aparelho. Já estava de olho nele quando vi seu review. Interessante o IR tambem (eu pensei que era transmetido encapsulado na mesma frequencia de audio e video).

Gostaria de saber se voce ja pesquisou sobre alguns dos NMTs disponiveis na DX? Os que vendem aqui no Brasil, tipo os Popcorn Hour da vida, além de serem muito caros parecem ter menos funcionalidades… Os preços são os mais variados e as vezes é dificil entender porque variam tanto (desde 30 a 250 dólares… as vezes não sendo tao bem justificada essa diferença pelas funcionalidades apresentadas).

Abraços!

José

Realmente… tem até um clone do Popcorn lá… mas obviamente ele não grava.
Você chegou a dar uma olhada no sku 26373?
Parece interessante. Poderia ser melhor em alguns detalhes (ele é receptor digital mas nao serve para o padrão brasileiro)… mas parece razoável.
Em última análise, talvez bom mesmo fosse montar um HTPC e usar alguns software media player bem legais que existem especialmente pra linux… o problema neste caso (pelo menos pra mim), fica no tamanho do PC… Talvez um netbook pudesse resolver. A proposito… nesse caso o controle remoto pra PC que vc comprou cairia como uma luva. 🙂

Berçan

Bom dia Fabricio,

Gostei do equipamento, vc venderia ele?
Obrigado.

Berçan

Fabricio,

Nao tem nada parecido aqui no brasil mesmo nao? Nao tenho as manha de comprar naquele site nao. A proposito, por quanto ficou o seu?

Berçan

Tem como vc me enviar seu contato de email ou msn pra trocar uma ideia contigo? Obrigado

Lizandro

Caros Amigos,

primeiro quero deixar meus parabéns ao Fabrício pelo review. Com base neste review adquiri este produto via dealextreme. Fui taxado em R$ 22,00, a embalagem não foi aberta e como não tinha valor declarado o imposto foi calculado sobre $20.00USD. Gostei da qualidade do produto, qual atendeu minhas necessidades, o transmissor do controle funcionou legal e a imagem/som ficou perfeita. Por enquanto não detectei grandes problemas.
Valeu a dica!

abraço,
Lizandro.

José

Tambem adquiri o produto e gostei. Não fui taxado.
Apenas o transmissor de infra-vermelho que deu um certo trabalho para posicionar… No momento nem estou usando, porque a posição para fazer ele funcionar quebra um pouco o “layout” do local.
Coloquei O transmissor numa sala e o receptor no quarto, tendo duas paredes entre um e outro, e aproximadamente 7 metros.
A imagem ficou boa, embora um pouco pálida… com poucos ruidos que foram retirados levantando mais o receptor.

gilson

tenho dois receptores mas o divisor que coloquei não funciona bem, por exemplo quando desligo o aparelho do quarto o da sala fica sem sinal, vc teria uma solução para esse caso, bom lembrar que eu queria ligar os dois aparelhos em um unico lnbf ou seja em um unico cabo.

Vitor

é muito dificil posicionar o transmissor do infravermelho? minha intenção é duplicar o sinal da sala para o quarto sem fio nenhum… porém tenho q controlar a programação pelo quarto, via o controle da SKY… basta posicionar o transmissor sobre o aparelho da SKY (um pouco mais pra frente) como na foto apresentada?

Vitor

Blza… comprei! Bom saber que qualquer da pra colocar na frente, tenho espaço só n sei como ficaria esse layout… mas tranquilo… valeu as dicas!

Berçan

Vitor… nao tem erro pra fazer funcionar… é tranquilo e funciona filé.. o meu chegou faz uns 15 dias… so deixo ele um pouquinho pra fora do aparelho da sky… so pra pegar a pontinha do sinal.
falow!

Fernando

Olá Fabricio,

Sempre acompanho seu blog e hoje quando vi o post de todos os produtos comprados vi este aparelho aqui.

Quero transmitir do meu notebook (saida S-Video) para uma TV LCD.

Vou ter que usar um adaptador do S-Video para RCA né?

E será que por ser TV LCD ficará boa a imagem? Já testou em uma?

Abraços,

Fernando.

Berçan

Fernando,

Uso em uma lcd 22″ e a imagem fica bakana, nao tenho nada a reclamar.

Fernando

@Fabrício
Valeu, mas não vou usar direto do note na tv pra não precisar tirar sempre o note do lugar pra usar na tv. Quero uma solução simples.

@Berçan
Usa com computador também? Se sim, como fica a resolução, tranquilo?

Berçan

Nunca usei pelo PC, mas acredito que nao terá problemas de qualidade. Eu faço uso do transmissor para assistir SKY.

Jose

Ja usei numa lcd 32″ e numa plasma de 42″.. a imagem fica boa em ambas, mas o som tem mtos chiados… as vezes a imagem tb tem interferencias.

ROCHA

como posso adquirir este aparelho, favor informar-me.

87
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox