DealExtreme: Webcam PC USB de 1.3MPixel com 6 LEDs (USB PC Webcam (1.3MPixel with 6-LED))


O review de hoje é da Webcam PC USB de 1.3MPixel com 6 LEDs (USB PC Webcam (1.3MPixel with 6-LED)), a famosa webcam que custa apenas 6 dólares na DealExtreme. Ela veio dentre os ítens do último pacote que veio de lá.

A webcam é menor do que aparenta nas fotos da DX e bastante leve, vem apenas em um saquinho plástico com um pequeno manual de instruções e um mini-CD com o driver, um daqueles mini-CD-Rs com um ursinho, comum em produtos chineses. Não tem caixa ou qualquer embalagem, nem nenhum indício de quem seja o fabricante.

Ela se movimenta em todos os ângulos sobre a base, um clip que pode ser usado para prendê-la a laptops (ou monitores LCD bem finos) ou pode ficar simplesmente sobre uma superfície lisa, como um monitor CRT ou a CPU. No cabo USB existe um potênciometro como os de volume que existem em vários microfones, ele serve para controlar a intensidade dos 6 LEDs, desde desligado até um brilho bem forte. Não há qualquer maneira de ajustar os LEDs automaticamente ou via software.

Ao conectá-la surge o primeiro problema, ao contrário do que um usuário reportou no forum da DealExtreme, a câmera não funciona no Windows Vista 64 bits sem gambiarra. O driver não é assinado, e o Windows Vista x64 não funciona com drivers não assinados. O programa de instalação do CD instala o driver que não funciona e um programinha chamado VideoCap. O driver é chamado apenas “USB Video Camera Driver v1.54”, novamente sem qualquer indício de quem seja o fabricante, exceto pelo ID do hardware, que é 17A1:0118, ou mais precisamente: “USB\VID_17A1&PID_0118&REV_0100”.  Buscas com esse ID também não revelam muita coisa, exceto vários drivers que foram testados, mas nenhum funcionou. O Everest também disse que se tratava de uma “TASCORP 2.0 USB2.0 WebCam (USB2.0 WebCam)”, mas essa informação também não é confiável, principalmente porque se trata de uma câmera USB 1.1, conforme o próprio Everest constata. Câmeras com a mesma carcaça dessa existem aos montes no mercado, mas internamente elas podem ser bem diferentes, e a própria DX já vendeu várias câmeras diferentes com esse mesmo sku, e não pode ser a toa que o preço caiu tanto, a qualidade deve ter caído junto.

A única solução que encontrei para fazê-la funcionar no Windows Vista x64 foi a ferramenta “Driver Signature Enforcement Overrider 1.2“. Basicamente, é uma ferramenta que coloca o Windows Vista em um modo de testes, destinado a desenvolvedores, no qual o próprio desenvolvedor pode assinar os drivers com um certificado não-verificado. Foi a melhor solução que encontrei, considerando que as outras implicam em remover importantes atualizações de segurança e/ou mesmo ter que pressionar F8 toda vez que for entrar no Windows.  Ainda assim, é uma solução com alguns inconvenientes, como aguentar uma inscrição “Modo de Teste” nos quatro cantos do desktop. Mas foi a única forma da câmera funcionar, sem isso ela vira uma simples lanterna USB de 6 LEDs. Uma vez instalada ela funcionou normalmente com o programinha instalado junto com ela, o tal VideoCap. Funcionou perfeitamente no Windows Live Messenger também, mas no Skype houve um problema: a imagem fica toda distorcida para o próprio usuário, apesar de aparecer perfeitamente para a pessoa do outro lado.

A qualidade de imagem é sofrível, conseguindo ser pior do que uma Creative WebCam Go fabricada em 1999, serve apenas como quebra-galho para quem não está disposto a investir em uma câmera de maior qualidade, como as da Microsoft ou Logitech, que custam facilmente mais de 10 vezes mais do que essa. A resolução é péssima, chega a 640×480 com bastante borramento, o 1.3 megapixel do título é obtido com uma bela gambiarra na contagem: 640x480x4, pois cada pixel aparentemente é formado por 4 sensores (um de cada cor RGB e mais um repetido). A imagem tem um lag terrível e qualquer movimento resulta em um borrão, no driver há opção para optar por melhor qualidade, mais velocidade ou um meio termo. Também existem opções para definir o tipo de luz (solar, incandescente, fluorescente), além dos ajustes tradicionais de brilho, contraste, etc. Finalmente a lente é horrível também, preciso ficar à 1 metro da câmera para que ela consiga enquadrar minha cabeça toda. Existe um furinho na parte frontal que seria para um microfone que existe em versões anteriores, mas ele não existe mais na versão atual (provavelmente para deixá-la mais barata). Todos esses problemas não existem em uma VX-3000 da Microsoft, mas repito, uma VX-3000 custa o equivalente a umas 10 a 15 webcams dessa da DX. Além disso, a qualidade provavelmente é a mesma encontrada em outras câmeras chinesas bastante vendidas por aqui.

Encerro o review com algumas fotos:

Webcam, com o folheto de instruções e miniCD de driver

Webcam, com o folheto de instruções e miniCD de driver

Webcam USB de 6 dólares na DealExtreme

Webcam USB de 6 dólares na DealExtreme

Controle de intensidade dos LEDs da Webcam

Controle de intensidade dos LEDs da Webcam

Webcam com o clip posicionado para ficar sobre alguma plataforma

Webcam com o clip posicionado para ficar sobre alguma plataforma

Parte traseira da webcam, mostrando o clip e o fio USB

Parte traseira da webcam, mostrando o clip e o fio USB

Aguarde os review dos demais produtos. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Update: Atendendo pedido do Leonardo, disponibilizo o conteúdo do CD que acompanha esta webcam.

5 1 voto
Article Rating
(Visitado 168 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/03/18/dealextreme-webcam-6-led/

Inscrever
Notificar sobre
guest

18 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
leonardo

Amigo,

Teria como me disponibilizar o driver para download ??

comprei a tal camerazinha de 6 pratas, mas o cd veio quebrado…

Grato.

mauricio passos

onde?

eu zinho

camera muito loca valeu ai vou comprar uma

jacson

Fabricio.

Estou com problemas com essa camera tb
o cd veio quebrado mas baixei p drive que voce disponibilizou…
queria saber como fazer a assinatura do drive…
ultilizo o windows 7.

vb

Comprei essa camera e to com o mesmo problema pra instalar no Win7 x64. Já tentei usar o programa de registrar assinatura mas não acho o arquivo .sys do driver dela. Se puder me ajudar, agradeço.

[…] with USB Microphone and USB Speaker (2MPixels)) da DealExtreme. Recentemente fiz um pedido com uma outra webcam (bem ruinzinha), uma lanterna (cuja bateria não segura quase nada de carga) e pilhas Eneloop falsas (que foram […]

Deyvid Machado

Olá amigo eu procurei no final do blog mas não achei, vc poderia mandr em meu e-mail driver dessa webcam noturna..

brigadão

ACMENDON

Prezados, possuo uma cam semelhante, mas com além do plug USB possui um plug de microfone. Não consigo achar o driver dela (XP). Alguém pode me ajudar?

Maxmiliano Franco Braga

Comprei uma dessas…

Instalei os drivers que vieram no CD e não funcionou no windows 7.

Alguém tem alguma ideia?

Douglas Fernandes

Prezados amigos,

Encontrei um driver (ver endereço abaixo) que permite a webcam ser instalada no Windows 7 (estou com a compilação 7600). Testem e divulguem.

http://dl.free.fr/cASppQvLd/MyDrivers.zip

Um abraço.

Rogério

Este reviwew ajuda muitas pessoas que precisam pesquisar o driver correto sem precisar consultar sites em outras linguagens.
Abraços.

maycon

eu tenho uma cam dessas de 6 leds, ja instalei o drive e nada eu uso o win 7 tentei com o q vc sujeriu e ainda não funfou.

Cond

Então , to com um problema com a mesma dita cuja so qeu a minha tem o modelo normal de uma bola mas nao ta funfando no W7 , quando começa a chamada no msn dai trava tudo e ai eu tenho que reiniciar a maquina , alguem pode me ajudar ai ????

Muhammad Bashir Ansari

i have this cam but i lost the drivers if its ok plz send the drivers to me on my gmail acc [email protected] that will be a big help from u
thank you

Skooter Blog

You can download them through the link in the end of the article.

[…] e de preferência a segunda. Comprar as genéricas chinesas é pedir para ter dor de cabeça com má qualidade, drivers que não funcionam no Windows de 64 bits ou morte súbita. A Logitech é reconhecida pelo Windows (32 e 64 bits) e tem seus drivers […]

mauricio passos

se poder me mandar o drive no meu email ,meu cd quebrou

18
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox