Controle de Jogos com Receptor USB para PC/XBox 360 Sem Fio 2.4GHz Microsoft Original (Genuine Microsoft 2.4GHz Wireless Game Controller with PC USB Receiver for PC/Xbox 360 (Retail Pack))


O review de hoje é do Controle de Jogos com Receptor USB para PC/XBox 360 Sem Fio 2.4GHz Microsoft Original (embalagem para venda) (Genuine Microsoft 2.4GHz Wireless Game Controller with PC USB Receiver for PC/Xbox 360 (Retail Pack)), adquirido na DealExtreme.

Se você ainda não viu o review da versão com fio, recomendo fazê-lo antes de prossseguir. Essa versão sem fio é Retail (não-OEM) e portanto vem na embagem original da Microsoft, incluindo o controlador sem fio do XBox 360 e um receptor USB que pode ser utilizado para que o controle funcione no PC. No XBox 360 o receptor não é necessário pois o videogame já contém o receptor embutido, então essa versão é mais específica para quem não tem X-Box 360 mas quer jogar no PC (meu caso) com um controle de qualidade, por um bom preço e estar preparado para disputar partidas no XBox 360 de algum amigo sem levar desvantagem por não estar acostumado com o controle. Quem tem X-Box 360 e PC pode comprar essa versão e usar o mesmo controle nos dois. Quem quer jogar apenas no X-Box 360 pode optar pela versão OEM sem o receptor. E para jogadores tanto do PC quanto do X-Box 360 também  há a opção de controle com fio cujo review já foi feito aqui.

Controle do XBox 360 e o receptor USB, ambos na embalagem original

Controle do XBox 360 e o receptor USB, na embalagem original

Parte traseira da embalagem retail do controle de XBox 360 com receptor USB

Parte traseira da embalagem retail do controle de XBox 360 com receptor USB

Um único receptor desses suporta até 4 controles de X-Box 360, portanto quem quiser ter dois, três ou quatro controles pode adquirir apenas um na versão retail completa e os demais podem na versão OEM sem o receptor. O receptor é alimentado por uma porta USB e segundo o gerenciador de dispositivos ele consome 260mA do barramento USB. O receptor tem um botão que serve para sincronizar o controle quando necessário, pressionando essa tecla e em seguida a tecla de sincronização do controle. Quem alterna entre o PC e o XBox 360 deve refazer a sincronização ao mudar de um aparelho para outro, quem só usa em um dos dispositivos não precisa fazer isso a menos que tenha algum problema. O receptor é pequeno (cerca de 8cm x 4cm x 1cm) e pode repousar discretamente sobre a mesa, o LED verde indica quando ele está ligado e se acende sempre que ele está plugado em uma porta USB.

O receptor USB para ligar controles de XBox 360 no PC

O receptor USB para ligar controles de XBox 360 no PC

Parte de baixo do receptor USB, com o selo de genuíno da Microsoft

Parte de baixo do receptor USB, com o selo de genuíno da Microsoft

Macro do receptor USB

Macro do receptor USB

O controle do X-Box 360 é alimentado por duas pilhas tamanho AA alcalinas (inclusas), ou por baterias específicas que são vendidas separadamente. O  manual não diz se pode utilizar pilhas recarregáveis NiMH, mas elas funcionam sem problemas, estou utilizando-o com duas pilhas GS Yuasa Enitime. A diferença entre as pilhas AA alcalinas e as NiMH é que a primeira tem 1,5V nominais quando nova e vai decaindo conforme o uso, enquanto qeu as NiMH tem 1,2V nominais e constantes durante quase toda a carga útil da pilha. Como são duas pilhas estamos falando de 3,0V versus 2,4V e talvez esse seja o motivo da recomendação da Microsoft, mas o controle funciona com 2,4V sem problemas. O marcador na tela indica carga “média” em vez de “alta” mesmo com a pilha recém-instalada, mas isso é um problema apenas cosmético, a distância chega tranqüilamente a vários metros. Em meus testes ele conseguiu até mesmo atravessar várias paredes e ficar a mais de 10 metros do receptor e ainda assim conectar normalmente.

Visão superior do controle sem fio de XBox 360

Visão superior do controle sem fio de XBox 360

Visão dos botões LB, RB e gatilhos LT e RT

Visão dos botões LB, RB e gatilhos LT e RT

Parte de baixo do controle de XBox 360: compartimento de pilhas

Parte de baixo do controle de XBox 360: compartimento de pilhas

Duas pilhas AA alcalinas Duracell acompanham o produto

Duas pilhas AA alcalinas Duracell acompanham o produto

Não precisei instalar nenhum driver, provalmente porque o driver da versão com fio é o mesmo da versão sem fio, mas de qualquer forma aquele driver também foi baixado automaticamente do Windows Update na primeira vez que o controle foi plugado, então imagino que seja do mesmo jeito. No gerenciador de dispositivos aparece “Xbox 360 Wireless Receiver for Windows” na sessão categoria “Microsoft Common Controller for Windows Class”. A “assinatura” do hardware é 045E:0719, ou mais especificamente: “USB\VID_045E&PID_0719&REV_0100”. Na caixa vem os manuais de instruções e também um CD com os drivers (que não utilizei).

Manuais de instruções e CD de drivers

Manuais de instruções e CD de drivers

Para quem não sabe, o controle do XBox 360 conta com dois joysticks analógicos (4 eixos), um D-Pad digital, dois gatilhos analógicos (LT e RT, mais 2 eixos), 4 botões digitais principais (X, Y, A e B), 2 botões digitais nos “ombros” (LB e RB), 2 botões digitais pressionando os joyticks analógicos no centro, mais os botões Start e Back, além do botão do Painel XBox. O controle de XBox 360 também incorpora vibração, recurso que ficou famoso com os Dual Shock. Também é possível conectar headsets nele, recurso que não testei por não ter nenhum headset compatível. O layout é semelhante ao do controle de Playstation, invertendo apenas a posição do D-Pad com a do joystick esquerdo, e substituindo os botões L2 e R2 pelos gatilhos.

O suporte dos drivers oficiais a jogos que usam apenas DirectInput é limitado, e o XBCD não funciona corretamente com a versão sem fio, portanto recomendo esse controle apenas para jogos novos que usam o XInput, ou para emuladores dos consoles clássicos: Atari, Master System, Mega Drive, Nintendo, Super Nintendo, etc. Basicamente a limitação no DirectInput é que os botões LT e RT são mapeados para o mesmo eixo e portanto não podem ser pressionados juntos, além de que a vibração não funcionará. No XInput por outro lado tudo funciona perfeitamente, não é necessário mapear botões e os jogos já reconhecem o controle de XBox 360 automaticamente e até mostram nas telas de tutorial ou menus os botões que devem ser pressionados nas cores e com os nomes certos, ao contrário do que acontece no DirectInput.Os testes com XInput foram feitos no “Pro Evolution Soccer 2009” e no “Crysis”. No “Rainbox Six: Vegas 2” não foi possível selecionar o controle sem fio por algum motivo que desconheço (a versão com fio funciona). No PES 2009 e no Crysis tudo funcionou perfeitamente, inclusive a vibração (apenas no Crysis, pois o PES2009 não tem vibração).

O controle sem fio funciona na faixa de 2.4GHz, o que significa que ele interfere com redes Wi-Fi 802.11b/g, Bluetooth, etc. mas onde eu notei maior interferência foi no Kit Transmissor e Receptor AV Áudio/Vídeo Sem Fio de 2.4GHz, o que me obriga a desplugar o receptor em algumas ocasiões, o que não é problema quando não se está jogando. O controle é ligado pressionando e segurando o botão Painel XBox e imediatamente procura a base e mostra aceso o quadrante correspondente ao número que assumiu (de 1 a 4), sendo que os primeiros que forem ligados vão ocupando as primeiras posições. Aparentemente não há qualquer forma de desligá-lo após terminar de jogar, mas basta deixá-lo inativo por alguns minutos e ele desligará sozinho (ou remover e colocar novamente a bateria/pilhas).

A compra na DealExtreme foi feita em 27/04, o envio foi feito apenas em 08/05, chegou no Brasil em 15/05 e ficou aguardando retirada nos correios em 26/05. A DX usou o envelope branco (plástico), declarou o conteúdo como “XBOX ACCESSORIES” e o valor como 40 dólares de Hong Kong (pouco mais de 10 reais). A Receita Federal de Curitiba fez a fiscalização e como sempre resolveu tributar, o pacote não foi aberto, declaram o conteúdo na NTS como “Peças e Acessórios”, o valor do bem foi arbitrado em 20 dólares dos EUA, com taxa de câmbio a 2,0762, e assim o valor tributável caiu em R$ 41,52, e assim a alíquota absurda de 60% foi aplicada, resultando num imposto de R$ 24,91. A NTS foi feita mais uma vez pelo fiscal de nome Orlando, o mesmo de sempre. Abaixo o caminho do pacote, passando por São José dos Pinhais/PR, como acontece com todos os pacotes tributados:

DataLocalSituação
26/05/2009 11:26AC [REMOVIDO] – [REMOVIDO]/SPAguardando retirada
Endereço: RUA 1,1171 – CENTRO
25/05/2009 15:33CTE CAMPINAS – VALINHOS/SPEncaminhado
Em trânsito para AC [REMOVIDO] – [REMOVIDO]/SP
22/05/2009 16:33CTE ENCOMENDAS INTERNACIONAIS – SAO JOSE DOS PINHAIS/PREncaminhado
Em trânsito para CTE CAMPINAS – VALINHOS/SP
15/05/2009 16:38BRASIL – BRASIL/XXConferido
Recebido/Brasil
Pacote da DealExtreme: registrado e tributado

Pacote da DealExtreme: registrado e tributado

Aguarde os próximos reviews. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Atualização (12/05/2011): Adicionado um vídeo do Controle de Jogos com Receptor USB para PC/XBox 360 Sem Fio 2.4GHz Microsoft Original (embalagem para venda) (Genuine Microsoft 2.4GHz Wireless Game Controller with PC USB Receiver for PC/Xbox 360 (Retail Pack)) em funcionamento:

Atualização (13/05/2022): Já se passaram 13 anos desde que este review foi publicado e o controlador do XBox 360 já não é mais fabricado pela Microsoft. Removi os links quebrados. Controladores de XBox 360 fabricados por terceiros ainda estão disponíveis e podem ser encontrados na AliExpress.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 60 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/05/28/controle-receptor-usb-pc-xbox-360-sem-fio-microsoft-original/

Inscrever
Notificar sobre
guest

32 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Diogo

ola amigo é fui taxado mesmo comprei 15 dolares em produtos na Dealextreme e taxaram em 25,00 reais um absurdo mesmo
moro no interior de sao paulo
agora so irei comprar em pacotes sem rastreio tambem
obrigado pelas dicas
abraços!!

Dalton

Hey Fabricio…

Tenho na minha conta do PayPal aquele crédito de $1.95. Se eu compra alguma coisa na DX com o valor menor que o crédito, o valor da compra será descontado deste $1.95? Estou pensando em pegar 2 lanternas de porquinhos.

Abraços…

Matheus

Fabricio, tem um produto muito bom no DX (e é relacionado com este post) é um controle sem fio para PS2 (http://dealextreme.com/details.dx/sku.24530) chamado originalmente de: 2.4GHz RF Wireless Dual Shock Game Controller with Receiver for PS2 (2*AAA). Ele tem aproximadamente o mesmo peso do original e tem o mesmo formato (exceto os desenhos dos botões que não são iguais: X,O,triângulo e quadrado). Mas os botões analógicos são muito bons. Funciona com duas pilhas AAA(palito) e por isso comprei um carregador junto. Você devia dar uma olhada (se é que você tem um PS2) pois o mesmo é muito bom.

PS.: O seu blog é muito bom e antes de fazer umas compras eu sempre passo aqui e dou um olhada.

[]’s

Gabriel

Alguem pode me dizer se existe a versão preta desse controle “For Windows”,

posso ate comprar um controle preto comum e comprar o receiver USB separado mas acho que fica mais caro.

jonis

eu comprei o msmo por 225, reais funciona q é uma beleza so q nao sei como desligar ele

jonis

se alguem poder me ajudar de como desligo meu controle de xbox360 for windows agradeço

jonis

+ se eu toda vez q tirar a bateria dele q parar de jogar nao danifica o controle
fiquei sabendo q no xbox 360 aparece um comando pra desligar + no meu pc so aparece o indicador de bateria ja atualizei para a versao 1.2 e a msma coisa so aparece o indicador de bateria , o controle é otimo para jogos + como sempre deixando falhas ou eles acham q vou jogar até as pilhas se acabarem aff . no windows tbm deveria aparecer essa opção de desligamento unica coisa q nao gostei do controle foi essa falha

Danilo

ae cara eu gostaria de saber se ele usa pilha aa.
o controle sem fio não usa ou não tem bateria? grato pela resposta

Tiago

Amigo, estou querendo comprar um desses, sem fio. Vc teve muitos problemas de jogos que não aceitaram esse controle?

Rafael Mazzali

Cara eu comprei um desse esses dias, mas é o seguinte … ele liga numa boa funciona perfeitamente, mas na hora de desligar, o que eu faço ? eu aperto o “x” do controle mas não acontece nada, será algum problema? como voce desliga o seu controle ? abraços.

danilo

o xbox360 vem so com um controle quero saber se tem jeito de comprar outro pra jogar de dois com outra pessoa?

rafael

Eu comprei esse controle, chegou em casa ontem nao foi taxado, mais quando eu abri o pacote eu tive uma pequena supresa a embalagem do meu controle estava rompida, ai eu olhei eles estava com alguns aranhao, sera que ele veio ja usado

rafael

eu comprei o controle ele nao foi taxado, mais quando eu abri eu vi que ele estava com lacre rompido e com durex lacrando ele o que fazer fi tb que tinhas alguns aranhao neles

Vitor

Parece que agora o DX ta mandando uma versão pirata do controle… então não comprem!

Elber Luiz

Eu comprei um kit receptor + controle black mas so q esse controle não reconhece no xbox…meu amigo trouxe o controle dele q veio junto com o console para jogar em meu pc e não reconheceu..minha pergunta é a seguinte: Não é o mesmo controle?
Não deveria funcionar vice e versa?
Por favor gostaria de um esclarecimento.

Davi

Já tinha visto esse produto e me deu vontade de comprar, mas tem duas avaliações muito negativas de brasileiros dizendo q o produto e falso e tem deadzone muito grande nos analogicos… Desconfiei de calibragem no windows ou algo do tipo, o q vc achou desse produto??? A jogabilidade com ele eh boa no windows??

Davi

Vou arriscar agora não, mas se comprar posto algo aqui pra somar informação…. Valew Cara….

Marcelo Costa

Muito bom post, estou em duvida se compro com fio ou sem para usar no meu computador, qual voce me recomendaria ?

Darth

comprei um Controle queria saber pq ele ta funcionando Lt e Rt como eixo Z e os botoes de back e start estão funcionando como ser foce os Lt e Rt

gabriellz

será que com um unico usb received eu consigo jogar com 2 controle?

Rennan

Acredito que sim Gabriel. Com um receptor você pode jogar com até 4 controles sem fio.

32
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox