DealExtreme: Navegador GPS 5.0″ LCD, CPU de 372 MHz, Windows CE 5.0, Bluetooth, Transmissor FM e Cartão SD de 2GB com mapas (5.0″ LCD 372MHz CPU Windows CE 5.0 Bluetooth + GPS Navigator w/FM Transmitter + 2GB Maps SD)


Demorou, mas vai sair o que deve ser pelo menos a primeira parte do review do Navegador GPS 5.0″ LCD, 372 MHz de CPU, Windows CE 5.0, Bluetooth, Tranmissor FM e Cartão SD de 2GB com mapas (5.0″ LCD 372MHz CPU Windows CE 5.0 Bluetooth + GPS Navigator w/FM Transmitter + 2GB Maps SD) adquirido na DealExtreme.

Na verdade eu gostaria de fazer um review mais completo, com vídeos mostrando o funcionamento do GPS, como navegador nas ruas e também nas funções extras de media player, etc. Mas para fazer tudo isso o review acabaria demorando bastante, já que iria precisar de tempo e ajuda para fazer os vídeos, já que não dá para dirigir e filmar ao mesmo tempo. Então acabei optando por fazer uma primeira parte apenas com algumas fotos e texto e deixar os vídeos para uma próxima oportunidade.

Esse GPS não tem um fabricante definido e utiliza uma caixa genérica que serve para vários modelos da DealExtreme, que diferem basicamente no tamanho da tela, e presença ou ausência de recursos como transmissor FM, entrada de vídeo, bluetooth, etc. Acabei escolhendo o modelo que era apenas 4 dólares mais caro que o valor que eu tinha como store credit devido à devolução de um HD defeituoso, e a DX acabou nem cobrando essa diferença.

Caixa genérica do Navegador GPS

Caixa genérica do Navegador GPS

O navegador GPS em questão tem tela de 5.0 polegadas com 480 x 272 pixels de resulução, CPU de 372 MHz, vem com Windows CE 5.0 e tem todos os opcionais: bluetooth, transmissor FM e entrada de vídeo. Além disso ele vem acompanhado de um cartão SD de 2GB, contendo o programa iGO e mapas dos EUA e Canadá.

O bluetooth permite que o aparelho funcione como viva-voz do celular, fazer chamadas através dele, provavelmente tem outras funções também, mas não as explorei. O transmissor FM transmite todos os sons (música, vídeo, instruções GPS e o que vier via bluetooth) para o sistema de som do veículo, basta escolher a freqüência desejada (qualquer freqüência na faixa de FM pode ser utilizada) e sintonizar a mesma freqüência no som do carro, tomando o cuidado de deixar algum fio conectado para servir como antena (o do carregador já serve).

A tela tem 5.0 polegadas, 480 x 272 pixels e é touch-screen (sensível ao toque), funcionando tanto com os dedos como com a caneta stylus que o acompanha. O sistema operacional é o Microsoft Windows CE 5.0, originalmente em inglês, mas várias outras línguas podem ser escolhidas, incluindo o português. Não sei dizer se esses Windows são realmente originais e se a Microsoft recebeu pelas licenças deles, se tratando de produto sem marca fabricado na China, fica a dúvida, mas vamos acreditar que está tudo em ordem.

A CPU é Atlas-III de 372 MHz, segundo a DX. O dispositivo possui 64MB de memória RAM, uma bateria recarregável de lítio de 900mAh, que infelizmente não dura muito e se esgota em pouco tempo se o aparelho for usado sem estar conectado a uma fonte de energia, ou seja, para usá-lo a pé ou de bicicleta é preciso superar esse problema da bateria, mas no carro basta utilizá-lo sempre ligado à energia.

O chip de GPS é o SiRF-III, que pode se conectar a 12 satélites ao mesmo tempo segundo a DX e 20 segundo a Wikipedia, seja lá qual for o número verdadeiro é mais do que suficiente para funcionar perfeitamente, visto que são apenas 28 satélites orbitando a Terra no total, sendo 4 sobressalentes, e em qualquer lugar do planeta apenas uma parte deles estará em linha de visada com o navegador.

O navegador vem com um cartão SD de 2 GB que contém o software iGO com mapas dos EUA e do Canadá. Apaguei o conteúdo dele e substituí por uma versão mais atualizada do iGO 8 com textos em português, voz em português com sintetizador (Gabriela TTS) e mapas de todo o Brasil, tudo obtido no GpsBra.com. Também não sei dizer se o fabricante pagou a licença de uso do iGO, e muito menos se a licença original (caso exista) dá direito a atualização para a versão mais atual, o mesmo se aplica aos mapas do Brasil, mas mais uma vez, acredito na boa fé do fabricante, seja ele quem for. O slot SD aceita cartões de até 8GB (possivelmente mais) o que indica suporte a SDHC, apesar do cartão incluso ser apenas SD. Outros softwares de navegação compatíveis com o Windows CE podem ser instalados sem problema, basta indicar em um dos menus de configuração qual é o caminho do executável do navegador.

O navegador também funciona como MP3 e MP4 player, tocando diversos formatos de áudio e vídeo, mas nem tive curiosidade de testar isso ainda, então isso fica para a próxima parte do review. Ele também abre arquivos de imagem (fotos) e é um leitor de ebook, funções que também não testei. Segundo a DX os formatos suportados são: WMV9, MPEG4, DivX 5.0, XVid, MPEG-2, WMV, ASF, AVI, MP4, JPG, BMP, GIF, PNG, sendo o JPG com resolução máxima de 1280 x 960 pixels, o que o excluíria da função de visualizador de tela grande de fotos recém-tiradas, exceto para os tiradores de fotos VGA que existem por aí. Na lista de formatos há mistura de containers com codecs e uma bagunça toda, então não dá pra garantir muita coisa sem testar, fico devendo os testes de verdade porque não me interessei muito por essas funções extras.

O Windows CE suporta ActiveSync, alguma tecnologia de sincronização da Microsoft que eu não tive o menor interesse em descobrir do que se trata, mas só pra constar estou dizendo :), você verá o Windows Vista baixar e instalar drivers na primeira vez que conectá-lo ao PC.

Dentre os acessórios inclusos estão o cartão SD de 2GB com o iGO e os mapas dos EUA e Canadá, o carregador de corrente alternada bivolt (100V~240V AC), um fone de ouvido stereo com plug de 2,5mm, um cabo USB, um carregador de automóvel de corrente contínua (12V~24V DC), suporte para fixá-lo ao vidro do carro (com ventosas), caneta stylus e um manual em inglês bem básico.

Navegador GPS e seus acessórios

Navegador GPS e seus acessórios

A interface é bem intuitiva, com as várias opções logo no menu inicial: navegação (entra no programa de navegação configurado, por padrão o iGO, mas pode ser qualquer outro compatível com o Windows CE), música, vídeo, fotos, livros, flash (ele também visualiza arquivos flash), bluetooth, jogos (ele também tem alguns joguinhos), ferramenta, ajustes (configurações) e GPS Info (que mostra informações de conexão com os satélites, latitude, longitude, altitude, horário, etc) sem necessidade de acessar o programa de navegação.

Interface dos menus do Navegador GPS

Interface dos menus do Navegador GPS

Menu do navegador GPS

Menu do navegador GPS

Na lateral do aparelho temos uma entrada mini-USB que é onde são ligados os carregadores (tanto o de carro quanto o de tomada), e o cabo USB, que serve tanto para recarregá-lo pegando energia do barramento USB quanto para acessar os dados do cartão SD e da memória interna do navegador. Ao lado uma saída para fone de ouvido, uma entrada de áudio e vídeo que não cheguei a testar (não vem cabo), mas ele também pode ser comprado na DealExtreme e, segundo relatos, basta plugar uma fonte de vídeo que o navegador passa a mostrar o vídeo da entrada. Ainda na lateral temos o slot para cartões SD e um botão de reset, escondido e acessível com um palito de dente ou algo parecido, deve ser útil em caso de travamentos, mas nunca precisei usá-lo.

Lateral do aparelho com a porta USB, a saída de fone de ouvido, a entrada de áudio e vídeo e o slot de cartão SD

Lateral do aparelho com a porta USB, a saída de fone de ouvido, a entrada de áudio e vídeo e o slot de cartão SD

A caneta stylus é retrátil e fica presa na parte de trás do adaptador que permite colocar o navegador no suporte que pode ser preso ao vidro do carro através de ventosas. Em cima do navegador há inscrições: “GPS”, “Very Good” e “Very Powerful”, uma auto-promoção meio esquisita.

Parte de cima do navegador e caneta stylus

Parte de cima do navegador e caneta stylus

Agora vamos falar da experiência de uso do que é mais importante em um navegador GPS: a navegação. Ao ligar o aparelho ele já vai procurar os satélites, mesmo se você não entrar no programa de navegação, demora alguns segundos até ele conseguir se conectar a pelo menos 3 satélites que é o mínimo para que ele consiga identificar uma posição. Vale destacar que ele só conseguirá conectar se estiver em ambiente aberto, dentro de ambientes fechados ele fica sem sinal. Até mesmo dentro do carro é recomendável deixá-lo preso ao pára-brisa ou sobre o painel, pois se você resolver deixá-lo sobre o banco do passageiro (por exemplo) ele provavelmente não encontrará sinal também.

Tela inicial do navegador GPS

Tela inicial do navegador GPS

O software iGO é relativamente fácil, não é a coisa mais intuitiva do mundo mas em pouco tempo consegui utilizá-lo sem grandes problemas. Tendo conexão com satélite ele imediatamente identifica sua posição no mapa. Você pode buscar seu destino pelo endereço ou mesmo procurá-lo no mapa. A rota traçada pode ser a mais fácil, mais curta, mais rápida, mais econômica, etc. Você também pode configurá-lo para recalcular a rota caso você erre ou resolva por qualquer motivo não seguir alguma instrução. O software também tem um mini computador de bordo que marca a velocidade atual, velocidade média, mínima, máxima, altitude atual, mínima, máxima, total de quilômetros rodados, total de tempo rodado, tempo rodando e tempo parado e diversas outras informações.

Mapa no iGO durante simulação de navegação

Mapa no iGO durante simulação de navegação

Os mapas tem informação de postos de gasolina (identificados pela respectiva bandeira: Esso, Shell, etc.), supermercados, e muitos outros pontos de interesse. Você pode buscar por eles ou simplesmente visualizar os símbolos no mapa conforme se aproxima deles. As instruções são tanto visuais (através de setas, nome da próxima rua, etc.) quanto sonoras, o sintetizador de voz fala o português quase perfeitamente, e fala não apenas a direção a ser tomada, mas também os nomes das ruas, a saída que deve ser tomada em uma rotatória, avisa antecipadamente qual será a próxima manobra, etc.

Ainda não utilizei-o para ir em algum lugar que não saberia chegar sem ele, ou seja, foram apenas testes. Mas ele se saiu bem na grande maioria dos casos. Entretanto, alguns probleminhas surgiram. O primeiro que notei foi que baixei um iGO que já estava skins e opções de personalização que o deixam ainda mais completo e bonito, tanto com informações úteis quando com detalhes cosméticos como a representação de um carrinho (marca e modelo à sua escolha) em vez da tradicional setinha. O problema disso tudo é que o software acaba ficando muito pesado para os apenas 64MB de RAM do navegador e aí a voz começa a enroscar e o mapa começa a sumir/aparecer detalhes. Resolvi isso colocando o software de volta no skin padrão e desabilitando as firulas desnecessárias que não fazem parte do padrão. Com o skin padrão pude deixar os níveis de detalhes no máximo sem qualquer problema.

O sistema GPS que utilizamos tem uma margem de erro de 10 metros, o iGO é inteligente o suficiente para perceber o erro e te “puxar” para a pista mais próxima, de modo que ele não vai ficar te mostrando andando em cima da calçada ou de prédios. Ele também é esperto o suficiente para saber que em ruas/pistas paralelas de mãos contrárias, você provavelmente estará andando na mão e assim não vai te colocar andando na contra-mão na pista ao lado, mesmo que a posição do GPS indique isso. Mas em alguns casos extremos o erro ultrapassa os 10 metros, não sei se por imprecisão do aparelho ou se por imprecisão do próprio mapa, e aí você pode aparecer fora da pista (na estrada) ou mesmo na rua errada (na cidade). Felizmente esse problema eu percebi apenas em curtos trechos da Rodovia Washington Luís e em algumas ruas de uma cidade próxima.

Os mapas são bons, mas ainda tem alguns probleminhas menores, como por exemplo: uma rotatória da minha cidade que passou por reformas no ano passado ainda está no mapa com seu modelo antigo. E há alguns probleminhas mais sérios, já vi dois pontos da minha cidade onde o navegador diz para virar à esquerda em ruas paralelas de forma que eu estaria cruzando a outra via em locais onde isso é proibido, então é altamente recomendável não confiar apenas no GPS e prestar atenção nas placas para ver se as conversões são realmente permitidas ou se uma mão de direção não mudou.

O navegador também mede a velocidade, ela é sempre ligeiramente inferior à marcada pelo velocímetro do carro, provalmente é o navegador que está certo, pois os velocímetros de carro são famosos por não serem calibrados e marcarem sempre uma velocidade pouco acima da real. O iGO te avisa caso você ultrapasse o limite de velocidade, o problema aqui é que a velocidade máxima que está cadastrada nos mapas freqüentemente está errada, em geral é uma velocidade só pra rodovias inteiras, outra pra cidade, etc. sem as diferenças em trechos determinados. Ele também avisa de radares cadastrados, note que não se trata de detector de radar (proibido por lei), mas apenas de um aviso para radares que estão pré-cadastrados no mapa. Aqui notei que há varios radares cadastrados corretamente, tanto na cidade como nas rodovias, e não são apenas radares fixos mas também pontos onde costumam ser colocados radares móveis. Porém também notei que alguns radares fixos relativamente antigos não estão cadastrados. O iGO também calcula o tempo estimado de chegada ao destino, geralmente superestimado inicialmente, pois ele supõe que você vai o tempo todo na velocidade máxima, ignorando cruzamentos, semáforos, pedágios, etc. mas conforme você vai dirigindo ele vai percebendo a realidade e fazendo uma estimativa melhor.

Na hora de desligar o GPS aparece uma pergunta em alguma língua que desconheço, aparentemente falhou a tradução, com um contador de 20 segundos e botões laranja e vermelho. Descobri que o laranja é dormir enquanto que o vermelho é desligar. Usando o dormir a memória RAM não é apagada, o navegador volta no mesmo estado em que estava ao ser desligado, inclusive volta dentro do iGO com o mesmo posicionamento no mapa, etc. Além disso, ele acha os satélites bem mais rápido quando “acorda” do que ao ser ligado, e não perde a hora atual. O modo dormir consome bateria, mas o consumo é baixo o suficiente para que ele consiga ficar nesse estado por vários dias. Se optar por desligar, ao ser religado o GPS precisa achar os satélites novamente e a hora volta zerada, porém não é necessário ajustá-la manualmente, ao localizar o satélite ele pega a hora do mesmo e já coloca no fuso horário selecionado.

Quanto ao pacote, foi enviado em 15/06, chegou ao Brasil em 22/06, e após ser tributado pelo Orlandão em São José dos Pinhais, seguiu para seu destino ficando disponível para retirada em 27/06. Valor do bem arbitrado em 90 dólares, com descrição “ELETRÔNICO”. O Orlandão não costuma chutar valores tão altos para os produtos, então suponho que o que deve ter causado isso foi a descrição que a DealExtreme usou no pacote “GPS Gadgets”, altamente comprometedora. Com isso o imposto ficou em R$ 108,40, ainda assim abaixo da alíquota de 60% determinado pela lei dos tempos do Collor que fazia sentido na época mas que hoje é totalmente abusiva e absurda.

DataLocalSituação
30/06/2009 14:22AC [REMOVIDO] – [REMOVIDO]/SPEntregue
Recebido por [REMOVIDO]
27/06/2009 09:41AC [REMOVIDO] – [REMOVIDO]/SPAguardando retirada
Endereço: [REMOVIDO]
26/06/2009 16:16CTE CAMPINAS – VALINHOS/SPEncaminhado
Em trânsito para AC [REMOVIDO] – [REMOVIDO]/SP
25/06/2009 16:12CTE ENCOMENDAS INTERNACIONAIS – SAO JOSE DOS PINHAIS/PREncaminhado
Em trânsito para CTE CAMPINAS – VALINHOS/SP
22/06/2009 15:58BRASIL – BRASIL/XXConferido
Recebido/Brasil
Pacote da DealExtreme com o GPS, tributado em Curitiba

Pacote da DealExtreme com o GPS, tributado em Curitiba

Concluo essa primeira parte do review dizendo que foi uma ótima compra, principalmente considerando que gasta-se aproximadamente o dobro para comprar o navegador GPS mais barato disponível no Brasil. Fico devendo mais fotos e vídeos do funcionamento do navegador GPS, e também o review sobre as funções extras (música, vídeos, fotos, e-book, etc.). Aguarde a próxima parte para algum dia 🙂 e os próximos reviews. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 2 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/07/14/dealextreme-navegador-gps-5-0-lcd-372-mhz-de-cpu-windows-ce-5-0-bluetooth-tranmissor-fm-e-cartao-sd-de-2gb-com-mapas-2/

Inscrever
Notificar sobre
guest

83 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ali

Vlw, já li tudo 😀
muito interessante, gostei mesmo.
pode me dizer, você tem que baixar mapas ou ele vem com os mapas ja?

lluner

cara esse orlando esta te perseguindo . Sepre vc esta senso taxao em comrpas aciam de $50 , existe alguma dica pra n’ao ser taxado

salvio

Fabrício. Muito bom o seu review! Realmente valeu a pena a compra.
Achei engraçado como se referiu ao fiscal: “Orlandão” kkk
Continua publicando sempre aí os reviews..
Valeu!

LuisOn

Sensacional artigo como sempre!
Perguntinha: Não tem como pedir na DX pra vc sugerir a descrição?
Abraço e Parabéns Dr. Fabrício!

salvio

Fabricio,

Comprando abaixo de 15 dolares, você acha que é preciso colocar o “gift” para não gerar tarifa ou não é necessário?
Um abraço.

salvio

Desculpa, não entendi: Voce quis dizer que parou de colocar o “gift” para as compras abaixo de 15 dolares?

Compra e a embalagem vem com a logo da DX mesmo? Compras abaixo de 15 dolares são muito garantidas de não serem taxadas? Desculpa tantas perguntas. valeu!

salvio

Beleza. Entendi agora. Li outro review que vc fala que acha desnecessário colocar o “gift” para compras abaixo de 15 dolares. Fiz confusão, foi mal.

Ricardo

Fabricio,

Gostaria de cumprimentar pelo belíssimo trabalho.
Seu blog é muito bom e seus reviews muito completos.
Graças a eles, tomei coração para comprar com os chineses e vejo que não me arrependi.

muito obrigado

Vander

Fabricio,
Comprei um GPS igual ao que vc postou no review.
Sinceramente, o que vc está achando do aparelho?
Pelo que li, o custo x beneficio pareceu-me bem atraente.
Vamos ver no q dá…Espero não ser taxado..rsrs
Parabéns pelo otimo trabalho.
Abs.

Rodrigo

Fabricio,

Lí, seu artigo e achei bastante esclarecedor. Porém tenho uma dúvida, que pode ser a da maioria das pessoas. A quanto tempo está usado o GPS? Ele apresentou algum sinal de defeito? Na sua percepção, ele é durável? Pergunto por causa da origem dele… made in CHINA… TKS

Rodrigo

E o sistema de detecção de radar, está funcionando direito? E o seu I-Go de onde você o baixou? Precisa pagar para usa-lo? Tks

Wes Barboza

Muito bom Fabricio, to que rendo comprar um GPS p/ besouro aki, só q os preços são ‘altos’ p/ os modelos em mercado, gostei mt desse produto.

Vou ver se compro um no proximo mes, tendo em vista que conheço pouco as cidades onde moro.

Vlwzão.

Alexandre

Parabens Fabricio, exelente review, pedi o meu essa semana.

Alex

Fabrício, vc sabe se esse GPS faz geotagging?

Alex

Ele tem como gravar a rota percorrida?
Seria útil no caso de tirar fotos numa viagem e depois ver no pc aonde a foto foi tirada de acordo com o horário.
Existe aparelho assim lá mesmo no dealextreme, mas ele só serve para isso e é quase o mesmo preço de um navegador.

Alex

Opa! Mais um motivo para eu querer comprar um. Valeu pelas informações Fabrício.

Julio Cesar

Fabricio,

Parabéns pelo review. Onde posso baixar igo 8 free?

Rafael Silveira

Amigo, parabéns pelo review.
Moro no Rio de Janeiro e estou tendendo a comprar um gps via dealextreme e minhas dúvidas, eis que nunca comprei nesse site, são:
– existe seguro para compras acima de US90,00?
– existe risco do produto não chegar?
Não me importo de pagar a taxa de importação…o maior problema ao meu ver é encontrar pelo caminho funcionários dos correios desonestos que “extraviam” as encomendas internacionais.
Obrigado.

Ali

kkk…
Entrou um novo GPS (sku.26367) que custa 177$ e o que você comprou custa 103.49$, a tela é de 7 e tem 400mhz.
Só que até achei a diferença meio alta, você acha que compensa comprar esse de 177$? pq na parte que tu disse que ele trava, achei ate melhor comprar o de 177$ que vem mais 128MB internos =D
Bom, se vc puder dizer sua opnião, eu agradeceria ^^
vlws

83
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox