«

»

dez 04 2009

Imprimir Post

“A tabela de sinônimos não foi encontrada!”

Este é mais um artigo da série de solução de problemas que eu encontro por aí e como resolvê-los, que serve principalmente para eu mesmo não esquecer a solução para quando encontrar o mesmo problema novamente e para possivelmente ajudar outras pessoas.

O erro em questão acontece no Microsoft Word 2007, e possivelmente em outras versões também. Ao abrir certos documentos, que ainda não consegui detectar o que tem de diferente dos demais, o Word mostra a mensagem “A tabela de sinônimos não foi encontrada!”, com o botão de OK que ao ser clicado, o Word fecha imediatamente. Dessa forma fica impossível editar tais documentos, já que a mensagem que aparece é modal e não é possível fazer mais nada se não clicar no OK. Erro com uma mensagem que não esclarece nada é o pior tipo, bem ao estilo Microsoft.

Procurando no Google achei mais pessoas com o mesmo problema, algumas sugestões de soluções que não funcionam, mas foi no Microsoft Technet que encontrei algumas pessoas falando que o problema seria por causa de dicionários instalados na máquina, e algumas soluções que envolviam desinstalar dicionários ou mesmo o Office. Logo desconfiei que o problema poderia ser o dicionário Houaiss, mas em vez de desinstalá-lo resolvi ver no Word qual seria o componente dele que estava causando o estrago, e encontrei uma referência a uma DLL: “C:\Windows\Houaiss.dll”.

A solução então foi simples, apenas renomeei o “C:\Windows\Houaiss.dll” para “Houaiss.dll.bak” e o problema do Word foi resolvido. Também não notei nenhum efeito colateral, o Houaiss continua funcionando. Integração dele com o Word eu nunca usei mesmo, então considero o problema resolvido.

O Houaiss em questão é antigo, provavelmente já existe uma versão nova compatível com o Word 2007 que não cause problemas, mas as versões novas devem seguir o novo acordo ortográfico e eu me recuso a utilizá-lo, então não tenho interesse em comprar nenhum dicionário novo. Os artigos do Skooter Blog continuarão sendo escritos no bom e velho português pré-reforma ortográfica, que provavelmente só foi aprovada porque os que a aprovaram já não sabiam escrever o português antigo e assim ficariam na mesma.

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2009/12/04/a-tabela-de-sinonimos-nao-foi-encontrada/

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. 1
    Joseph

    Thanks so, so much for your information! I did just what you suggested, and the problem has been resolved! I had the problem with Microsoft Outlook 2007, after installing the dictionary you mentioned, and now my Outlook works great again! Thanks so much again!

  2. 2
    Alfredo

    Muito obrigado. Também segui suas recomendações e o problema foi resolvido. Também tenho o Houaiss.

    Forte abraço,

    Alfredo

  3. 3
    Judson

    Valeu, obrigado pela ajuda. Problema 100% resolvido.

  4. 4
    Grudtner

    Essa dica foi ótima em algumas máquinas aqui onde trabalho aconteciam o mesmo problema descrito, testei essa mudança na minha máquina e o problema parrou de acontecer.
    Obrigado pela DICA.

  5. 5
    Ronald

    Obrigado pela dica. Resolveu !

  6. 6
    Marques

    Muito boa dica. Também vale para o Word 2010.

  7. 7
    Joubertvasc

    Olha, grande sacada. O mais intrigante é que eu tinha o Office 2007 e o houaiss instalados juntos há tempos e só agora deu problema. Obrigado por compartilhar a solução.

  8. 8
    Rodrigo

    Reitero os agradecimentos! Resolveu!

Deixar uma resposta