«

»

fev 05 2010

Imprimir Post

Bateria Japod BL-4C 1020mAh Li-Ion para Nokia 6131/2650/6260/6170/7200/7270 e outros (Japod BL-4C Replacement 1020mAh Li-Ion Battery for Nokia 2650/6260/6170/7200/7270 + More)

Este é o primeiro post sobre a DealExtreme de 2010, sobre minha última compra de 2009, uma Bateria Japod BL-4C 1020mAh Li-Ion para celulares Nokia 6131/2650/6260/6170/7200/7270 e outros (Japod BL-4C Replacement 1020mAh Li-Ion Battery for Nokia 2650/6260/6170/7200/7270 + More) adquirida para ser utilizada no meu celular, Nokia 6131, que já saiu de linha, está meio desgastado, mas atende minhas necessidades perfeitamente, porém a bateria original já não tem a mesma duração após 2 anos de uso, e o custo de uma bateria dessas no Brasil, o país dos impostos não aplicados, é um tanto alto.

A Japod é uma empresa chinesa, fundada em 2003, e especializada em telefones celulares, baterias, carregadores, acessórios e outros produtos eletrônicos. Eles fabricam baterias compatíveis com muitos tipos de celulares de diversas marcas, incluindo Nokia, Samsung, Motorola, LG, entre outras. Quando procurei na DealExtreme pela baterias modelo BL-4C, utilizada no meu Nokia 6131, encontrei dois modelos: uma claramente falsificada imitando a original da Nokia custando apenas $2.56 dólares, e essa compatível da Japod, que não tem nenhuma característica para tentar enganar o consumidor, e se apresenta claramente como uma compatível. Eu não compro falsificações, prefiro empresas honestas que estampam suas verdadeiras marcas, sejam elas famosas ou não. Além disso, a falsificação só tinha críticas dos compradores, e a Japod só tinha elogios, então minha escolha foi por ela.

Pouco depois que adquiri a minha Japod, o ítem passou a ter o status “temporaly sold out” na DealExtreme, o que em alguns casos significa que ele acabou e não volta mais. Uma pesquisa rápida site da Japod revelou um novo modelo de bateria BL-4C, com embalagem bastante diferente e alegando 1100mAh. E recentemente apareceu também na DealExtreme um novo modelo de Japod BL-4C, esse alegando 850mAh, também em uma embalagem bastante diferente da que eu adquiri, com selo holográfico e custando $7.55 dólares. Também apareceu recentemente na DealExtreme uma bateria supostamente original da Nokia, ao preço de $10.57 dólares. Eu ainda preferiria comprar a Japod, sem risco de ser uma falsificação, ou pelo menos aguardar os primeiros reviews dessa original aparecerem.

Minha Japod veio em uma simpática caixa de madeira lacrada com plástico. Na parte de fora da caixa temos a inscrição “Business Mobile Battery”, dentre vários escritos em chinês. Essa caixa é diferente da que aparece no anúncio na DealExtreme. No canto inferior tem o endereço do site do fabricante – http://www.japod.net – e um selo colado no canto superior indica o modelo – BL-4C – e a capacidade – 1020mAh.

Caixa de madeira, ainda lacrada, da bateria Japod BL-4C

Caixa de madeira, ainda lacrada, da bateria Japod BL-4C

Caixa de madeira da Japod BL-4C, agora sem o plástico

Caixa de madeira da Japod BL-4C, agora sem o plástico

Em uma das laterais temos mais um selinho com o modelo BL-4C e os modelos de celulares Nokia compatíveis: 6100/5100/3108/7270/7200. É claro que qualquer celular que use a bateria BL-4C é compatível, incluo aí então meu Nokia 6131 também. Na outra lateral há um código de barras e um número, provavelmente é o número de série.

Parte traseira da caixinha da Japod BL-4C

Parte traseira da caixinha da Japod BL-4C

Em uma das laterais, um selo com o modelo da bateria e alguns celulares que a utilizam

Em uma das laterais, um selo com o modelo da bateria e alguns celulares que a utilizam

Na outra lateral, um número de série e código de barras

Na outra lateral, um número de série e código de barras

Abrindo a caixinha de madeira vemos que ela tem a parte da tampa vermelha com algumas inscrições em chinês, novamente o endereço do site e um selo que provavelmente é o de autenticidade. A parte de baixo do selinho inclui uma parte que pode ser raspada para revelar algo, provavelmente o número de série, como nas baterias originais da Nokia. A bateria fica bem protegida por um material macio. Sob ela encontramos um manual de instruções/especificações de 4 páginas, totalmente em chinês, mas vou colocar as fotos aqui caso algum visitante que domine o idioma queira traduzí-las para nós 🙂

A caixinha de madeira por dentro, belo acabamento

A caixinha de madeira por dentro, belo acabamento

Manual de instruções em chinês

Manual de instruções em chinês

Páginas internas do manual de instruções

Páginas internas do manual de instruções

Japod BL-4C: última página do manual em chinês

Japod BL-4C: última página do manual em chinês

O selo de autenticidade da Japod BL-4C com a "raspadinha" do número de série

O selo de autenticidade da Japod BL-4C com a "raspadinha" do número de série

Quanto a bateria em si, parece ter um bom acabamento, veio com os contatos cobertos por uma fita adesiva. Tem a marca JAPOD, e alguns ítens em chinês. O primeiro é claramente o modelo da bateria: NOKIA BL-4C, o segundo é a voltagem nominal: 3,7V. O terceiro é a capacidade nominal de 1020mAh. O quarto indica 4,2V, provavelmente é a voltagem da bateria desconectada, pois 3,7V é a voltagem típica, ou seja, quando ela está no celular e o mesmo está ligado. A voltagem medida pelo multímetro após a bateria ser carregada e estar desconectada foi bem próxima a isso, confirmando a hipótese. Finalmente a última informação é uma incógnita: “GB/T 18287-2000”, não faço idéia do que seja isso. Na parte traseira da bateria há mais algumas inscrições em chinês, uma temperatura (60º C), provavelmente a máxima de operação, e símbolos CE, Li-Ion (célula recarregável de íons de lítio), não jogar no lixo, um quarto símbolo que desconheço e a indicação de qual é o polo positivo e o negativo.

A bateria Japod Nokia BL-4C

A bateria Japod Nokia BL-4C

Parte traseira da bateria Japod Nokia BL-4C

Parte traseira da bateria Japod Nokia BL-4C

E finalmente vamos ao desempenho, não sei se essa bateria realmente tem 1020mAh e não tenho forma de medir isso, então minha avaliação será bastante subjetiva. Logo que chegou eu testei-a no celular, ele ligou e indicou que havia alguma carga, mas não estava cheia, o que é esperado, já que não sabemos quanto tempo ela ficou armazenada. Deixei o celular carregar e removi o carregador assim que ele indicou carga completa. Mantive o bluetooth ligado e usei-o moderadamente sempre com sinal forte, no dia seguinte a bateria já não indicava mais carga cheia, dois dias depois ele ainda tinha carga, mas já estava próxima do final. Esse primeiro desempenho não foi grande coisa, minha bateria original dura isso mesmo tendo 2 anos de uso, mas há de se considerar que baterias em geral levam alguns ciclos até atingir sua carga máxima, inclusive a bateria original durava poucas horas quando comprei o celular e passava bastante tempo mexendo nele até decifrar as funções, cadastrar contatos, colocar músicas e jogos, etc. Considere também que muitos fabricantes dizem que a primeira carga de uma bateria deve ser de 12 ou até 24 horas, ou seja, mesmo que o telefone indique que está cheio, devemos manter o carregador ligado, até porque o celular não sabe a priori qual é a carga máxima de uma bateria, e assim estaríamos calibrando-o. Diante disso resolvi fazer uma carga maior, a noite toda, cerca de 8 horas, e no dia seguinte viajei com ele passando por pontos com sinais variáveis, bluetooth novamente ligado. No final do dia a carga ainda aparecia como cheia, bom sinal. No segundo dia, que é hoje, a bateria está um pouco abaixo de cheia na sinalização, é provável que dure pelo menos mais um dia se não for recarregada. Esse desempenho já é bem mais satisfatório, então acredito que a bateria é realmente boa. Nos reviews na DealExtreme há quem diga que ela dura até mais que a original. Acho bastante possível, pois mesmo que ela não tenha todos os 1020mAh, as originais de dois anos atrás também não devem chegar perto disso. A minha original não tem qualquer indicação de carga, e a que a DealExtreme vende tem 860mAh nominais.

Quanto à compra, ela foi feita em 10/12/2009, enviada no dia seguinte, 11/12/2009, sem número de rastreamento, e chegou no dia 01/02/2010, cerca de 50 dias depois, sem imposto. Esse atraso todo provavelmente é culpa da Receita Federal, do correio de Hong Kong e do correio brasileiro, por ordem de porcentagem maior de culpa, como já expliquei na minha última compra da FocalPrice. A situação aparentemente já está normalizando, pois dois pacotes enviados em 17/01 e 19/01 respectivamente, chegaram hoje, 05/02, um prazo mais próximo do antigo padrão de 2-3 semanas. Note, porém, que a ordem de chegada não corresponde a ordem de envio, há pacotes mais antigos que esses dois que ainda não chegaram. A descrição desse pacote veio como “BATTERIES” e o valor declarado foi 49 dólares de Hong Kong.  Não há qualquer carimbo da Receita Federal no pacote, ao contrário do que costumava acontecer em tempos recentes.

Pacote da DealExtreme, sem registro, não tributado.

Pacote da DealExtreme, sem registro, não tributado.

E vou encerrando por aqui. Aguarde os próximos reviews: Super Cola Aaron Alpha (Aron Alpha Super Glue) e Lanterna LED Ultrafire C3 de Aço Inoxidável Cree Q5-WC, 5 modos, memória, 190 lumens, 1 pilha AA ou 14500 (Ultrafire C3 Stainless Steel Cree Q5-WC 5-Mode 190-Lumen Memory LED Flashlight (1*AA/1*14500)). Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Atualização (11/05/2011): incluído vídeo mostrando a Bateria Japod BL-4C 1020mAh Li-Ion para celulares Nokia 6131/2650/6260/6170/7200/7270 e outros (Japod BL-4C Replacement 1020mAh Li-Ion Battery for Nokia 2650/6260/6170/7200/7270 + More):

[youtube width=”490″ height=”400″]http://www.youtube.com/watch?v=6B6r3eE3d04[/youtube]

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2010/02/05/bateria-japod-bl-4c-1020mah-li-ion-para-nokia/

Deixe um comentário

4 Comentários em "Bateria Japod BL-4C 1020mAh Li-Ion para Nokia 6131/2650/6260/6170/7200/7270 e outros (Japod BL-4C Replacement 1020mAh Li-Ion Battery for Nokia 2650/6260/6170/7200/7270 + More)"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados
CosmoVitelli
Visitante
CosmoVitelli

GB/T18287-2000 is a chinese production standard.

Alonso
Visitante
Alonso

Amigo você já comprou algum celular pela dealextreme e se foi taxado?! Comprei um há mais ou menos 3 dias e estou receioso em se vou ou não ser tributado, ele custou 68 dólares!

wpDiscuz