DealExtreme: Velocímetro-Computador de Bicicleta Sem Fio com Display de 1,4 polegadas (Wireless Bicycle Computer with 1.4-inch Display)


Hoje vou falar sobre o Velocímetro-Computador de Bicicleta Sem Fio com Display de 1,4 polegadas (Wireless Bicycle Computer with 1.4-inch Display) que troquei na DealExtreme com meus DX Points. Falei da troca e do pacote no artigo anterior aqui no Skooter Blog, então hoje falarei especificamente do produto.

Um velocímetro de bicicleta foi um dos primeiros produtos que adquiri na DealExtreme, em maio de 2008. Agora, quase 2 anos depois, ele ainda está na bicicleta e funcionando, apesar de eventualmente algum botão se pressionar sozinho em impactos. Mesmo assim resolvi adquirir esse modelo sem fio para deixar na reserva, até porque ele tem preço de $8,55 USD (dólares dos Estados Unidos) que já é um bom preço, mas não me custou nada porque usei os DX Points.

Velocímetro-Computador de Bicicleta Sem Fio Sunding

Velocímetro-Computador de Bicicleta Sem Fio Sunding

O fabricante desse velocímetro é a Sunding, a mesma marca do modelo com fio. A empresa chinesa tem acessórios de bicicleta como seus principais produtos, incluindo velocímetros e lanternas. O modelo é o SD-548C, e parece ser o único sem fio. Ele marca velocidade atual, velocidade média, velocidade máxima, tempo do passeio, distância do passeio, odômetro com distância total percorrida e relógio. É possível configurar o diâmetro da roda e assim ter uma alta precisão nas medidas. As medidas podem ser configuradas para milhas ou quilômetros. O relógio aceita horas no formato de 24 horas e de 12 horas. O velocímetro conta com a função SCAN que vai aleternando seqüêncialmente entre as várias medidas que o computador oferece. O odômetro tem seu valor configurável ao iniciar o velocímetro, assim não há perda em uma eventual troca de bateria.

Braçadeiras, magneto, bateria CR2032, tranmissor/sensor, computador, suporte e manual

Braçadeiras, magneto, bateria CR2032, tranmissor/sensor, computador, suporte e manual

A embalagem conta com um plástico resistente para deixar o computador à mostra, enquanto as demais peças vem dentro de uma caixinha de papelão (que está dentro dessa embalagem plástica). Na embalagem temos o computador (que é removível para tentar evitar furtos), a peça para ser fixada no guidão (onde o computador é acoplado), o sensor/transmissor que é fixado no garfo, o ímã (magneto) que é preso em um dos raios da roda dianteira, braçadeiras para fixar o transmissor e o suporte do guidão, uma bateria CR 2032 que alimenta o computador, uma bateria 23A que alimenta o transmissor e o manual de instruções em inglês.

Embalagem plástica que deixa o computador à mostra

Embalagem plástica que deixa o computador à mostra

O visor de 1,4 polegadas é grande o suficiente para ser visto com tranqüilidade durante o dia. O computador desliga automaticamente quando a bicicleta fica parada por alguns minutos, e então passa a mostrar apenas a hora. Os dois botões parecem bastante firmes, provavelmente não haverá o problema de serem acionados sem querer ao andar em terrenos menos lisos. O visor sempre mostra a velocidade atual na parte superior, e a parte inferior é pode mostrar o relógio, velocidade média, velocidade máxima, distância percorrida, tempo percorrido e odômetro, é possível escolher qualquer uma dessas ou escolher a opção SCAN que alterna entre todas elas em seqüência.

O computador com visor de 1,4 polegadas

O computador com visor de 1,4 polegadas

A bateria CR 2032 vem dentro de um saquinho plástico, devidamente protegida contra curtos que pudessem comprometer sua vida útil, e por não estar pré-instalada não fica descarregando desnecessariamente. A bateria 23A (marca TOMO) vem pré-instalada no transmissor, mas o projeto do transmissor provavelmente é feito de forma que a bateria só é conectada no instante em que o raio com o ímã passa pelo sensor, assim o consumo é zero quando a bicicleta está parada, ao contrário do computador que está sempre aguardando por uma transmissão. A bateria 23A é a mesma usada nos controles remotos de portões eletrônicos, e apesar de ser acionado com muito mais freqüência, a potência de transmissão precisa ser bem menor, então suponho que deva durar bastante. Ambas as baterias vieram com suas cargas medidas no multímetro com valores pouco acima dos nominais, que são 3V e 12V para as baterias CR 2032 e 23A respectivamente.

O sensor/transmissor utiliza uma bateria 23A pré-instalada

O sensor/transmissor utiliza uma bateria 23A pré-instalada

Espero que haja alguma proteção que evite transmissão contínua caso a bicicleta pare com o magneto exatamente em frente ao sensor, apesar da chance de isso ocorrer ser pequena. Acho pouco provável que haja algum código na transmissão que permita que mais de um desses velocímetros possa ser usado ao mesmo tempo. Então duas bicicletas com velocímetros desses andando juntas podem gerar interferências, o que deve se refletir em uma marcação de velocidade instável e acima do normal. Mas isso é apenas suposição minha, pode ser que haja algum código ou alguma forma de evitar a interferência. O manual não informa qual a freqüência utilizada para transmissão, então não posso estimar que tipo de aparelho poderia causar interferência.

Embalagem com o computador por fora e as demais peças dentro da caixa de papelão

Embalagem com o computador por fora e as demais peças dentro da caixa de papelão

Vou encerrando por aqui, aguarde os próximos reviews. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 18 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2010/03/02/dealextreme-velocimetro-computador-de-bicicleta-sem-fio-com-display-de-14-polegadas/

Inscrever
Notificar sobre
guest

21 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Joyce

Existe a medida da distancia (no raio) a que deve se acoplar o sensor ou devo apenas acopla-lo na extremidade? Obrigada.

Alexandre

A transmissão do sensor para o computador não é protegida. Quando passa outra bicicleta junto, com um outro transmissor, a velocidade máxima dobra, Se puser o computador junto de uma fonte magnética (um notebook por exemplo) o computador começa a contar, como se estivesse em velocidade.

Adamo

Olá Skooter!

Você pagou alguma taxa de importação? Obrigado!

Perna

Olá, alguem com mais experiencia pode me ajudar, comprei um velocimentro SUNDING modelo SD-536A e nao sei a posição correta do sensor no raio e queria saber se alguem tem um manual traduzido, sou meio burrinho, e nao entendo muito inglês.
obrigado a todos.

Eduardo

Ola comprei um velocimetro wireless destes e após instalado na bicicleta ele não apresenta nenhuma mudança no velocimetro enquanto estou pedalando, todas as instruções foram seguidas a risca na instalação, respeitando a distância entre o transmissor e o velocimetro, instalação do imã no raio, enfim tudo que o manual explicou foi feito. Existe algum detalhe especifico que possa estar causando o não funcionamento do velocimetro? Fico grato se alguem puder ajudar obrigado!!!

Aron

Estou com o mesmo problema do paste assima. Tenho pesquisa e me parece que temos que informar no SD-548C a circurverencia do pneu. Assim que resolver posto a solução aqui.

BRUNO FERREIRA

Amigos, sou lojista e vendo e instalo este vel acima, coloquem o sensor no garfo prendendo com os lacres e inclinem ele para que passe 0,5 cm do ima que esta preso no raio, o sensor ficara meio de lado, as vezes em trepidaçao se parar de funcionar é so dar um leve toque no sensor, quanto mais perto o sensor ficar do velocimetro que esta no guidao funciona melhor, valeu.

Durval

tenho este velocimetro e perdi o manual com os códigos de programação sera que voce poderia me enviar uma cópia por email.??
e tambem ele esta apresentando um defeito mesmo andando devagar ele as vezes marca 40 ou 80 km/hr qua na verdade estou a apenas 10 km/hr oque será que esta acontecendo.??
aguardo uma resposta.

job

provavelmente o tamanho da roda está configurado errado.
O manual pode ser baixado em : http://www.estoquebr.com.br/manuais/sd548c.pdf

claudinei

ola, perdi meu manual alguém tem cópia para me enviar por e-mail, [email protected]

Jorge

O meu foi adquirido no início de 2012 e está com o seguinte problema. Continua funcionando mesmo depois de parar a bicicleta, o meu travou na velocidade de 3,6 km/h e já tirei a bateria e reinstalei e nada de resolver, acredito que seja devido a muitos sinais de wireless no meu bairro. Alguém tem como ajudar-me no meu problema. Grato Jorge.

Natanael Albuquerque

Mesma coisa. O meu trava em 3,6 km e fica por dias.. De repente destrava. Mas só funciona se estiver a menos de 50 cm do sensor, o que na minha bike é impossível. Tem como resolver? Já troquei pilhas, limpei, e nada.

hugo2010

Quando e vou pedalar ai tudo certo, aperto o botão direito e começa a marcar tudo certinho. Ai por exemplo eu furo o pneu ou paro para fazer outra coisa o ciclo computador após um tempo entra em modo de espera, mostra as horas e para(tudo certo até agora, pois ele automaticamente desliga). Só que eu não gostei por que tenho que apertar o botão direito novamente para ele começar a marcar e toda vez eu esqueço ou seja eu fico direto sem marcar por causa disso. Você sabe se tem alguma configuração que deixa ele marcando direto ou aumenta o tempo para ele entrar em modo de espera?

hugo2010

Sim o mesmo modelo SD-548C. Deve ter alguma configuração nele.

Adriano Salvio

Olá! O meu começou a apresentar o problema de ficar marcando 3.6km/h mesmo parado.
Alguém achou uma solução? Pesquisei bastante mesmo em inglês e nada.

Chris Kelly

I realise this is nearly 3 years late, but the only other place I found the answer was a Russian page, so this is for the next searcher. A constant 3.6km/hr or 2.2mph on the display with the “wheels” rotating in the top left corner, even though neither the bike is moving nor even the computer is close to the transmitter, means that the computer battery needs to be changed. I was fooled into thinking it couldn’t be the computer battery because the display was still very strong and readable. Give it a new 3032 coin battery and voila, the problem was resolved. Hope this helps the next person with their Sunding 548c problem.

[…] Velocímetro-Computador de Bicicleta Sem Fio com Display de 1,4 polegadas, de 02/03/2010 […]

21
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox