DealExtreme: Carregador de Baterias 3.6/3.7V UltraFire (UltraFire 3.6/3.7V Battery Charger)


Hoje vou falar sobre o Carregador de Baterias 3.6/3.7V UltraFire (UltraFire 3.6/3.7V Battery Charger), que veio no último pacote que recebi da DealExtreme, e serve para carregar baterias de lítio 14500. Comprei as baterias e pedi o carregador usando meus DX Points, afinal não adianta ter baterias carregáveis sem um carregador, e o de pilhas NiMH não serve para baterias de lítio 14500, pois apesar do formato ser igual, a voltagem e os componentes internos são totalmente diferentes. Pra que serve carregador e baterias 14500? Pra essa lanterna, mas é totalmente opcional, já que a mesma também usa pilha AA comum ou recarregável.

O carregador de baterias 3.6/3.7V é da marca chinesa UltraFire, marca que pertence a empresa Wha Fat Technological Co., Ltd.. Ultrafire também é a marca da lanterna onde as baterias serão usadas. O modelo do carregador é o WF-139, aceita como entrada qualquer tensão entre 100 e 240V (corrente alternada – AC) ou 12V (corrente contínua – DC), que é útil para utilizá-lo em automóveis, porém o cabo de 12V não está incluso, apenas o cabo de corrente alternada está incluso. O plug é no bom e velho padrão norte-americano, compatível com a maioria das tomadas brasileiras fabricadas antes de 2009, antes do Inmetro obrigar todo brasileiro a adotar um padrão idiota proposto pela vendedora de normas ABNT (tinha que ser) que torna as tomadas brasileiras incompatíveis com praticamente tudo fabricado fora do Brasil, e nesse caso é necessário utilizar um adaptador. A saída é corrente contínua (DC) de 4.2V e 450mA (não sei dizer se ela é dividida quando utilizamos os dois canais), mas os canais são independentes.

Carregador de baterias de lítio 3.7V UltraFire

Carregador de baterias de lítio 3.7V UltraFire

Parte inferior do carregador, com as especificações

Parte inferior do carregador, com as especificações

Este carregador pode ser utilizado para carregar diversos tipos de baterias de lítio além da 14500, são eles: 17500, 17670, 18500 e 18650, pois os contatos dos polos negativos tem molas que permitem ajustá-lo a vários tamanhos de baterias. Baterias CR123A e CR2 também podem ser carregadas, mas requerem um espaçador por serem menores, um clipe de papel parece dar conta do recado. Curiosamente existem contatos específicos no carregador para essas baterias, mas os relatos são de que eles estão desligados internamente (não abri o meu para verificar), e como as especificações nada dizem sobre esse tipos de baterias, isto não pode ser considerado um defeito.

Encaixe do cabo de energia 100-240V (incluso)

Encaixe do cabo de energia 100-240V (incluso)

Encaixe para um plug DC de 12V, ideal para automóveis (não incluso)

Encaixe para um plug DC de 12V, ideal para automóveis (não incluso)

O carregador conta com um par de LEDs que indica o status de cada um dos canais  individuais, vermelho indica que a bateria está sendo carregada e verde indica que a carga está completa, ou que não há bateria (não é uma falha, pois o carregador não tem como saber se está sem bateria ou se foi o circuito de proteção da bateria que abriu o circuito por a carga estar completa). O tempo de carga para baterias 14500 está especificado como 2 a 4 horas pela DealExtreme, o que parece correto, pois as baterias que comprei tem capacidade de 900mAh, e assim demorariam cerca de 2 horas para serem carregadas a 450mA que é a saída do carregador, ou 4 horas caso sejam duas baterias e a tensão seja dividida pelos dois canais. As baterias que recebi já tinham alguma carga, e assim o tempo para completá-las foi pouco maior que 1 hora, ainda não fiz nenhuma carga completa. Como minhas baterias são protegidas não sei dizer se quem cortou a carga quando a bateria já estava com a carga completa foi o circuito de proteção da bateria ou o próprio carregador, mas o carregador deve ter também o seu próprio circuito para detectar carga completa, principalmente considerando o perigo de uma eventual sobrecarga.

Os LEDs verdes indicam carga completa (também acendem quando não há bateria)

Os LEDs verdes indicam carga completa (também acendem quando não há bateria)

LEDs vermelhos indicam que as baterias estão carregando

LEDs vermelhos indicam que as baterias estão carregando

A embalagem é de plástico resistente, tem a marca da Ultrafire e abaixo diz “Carregador de Baterias para baterias recarregáveis NiMH / NiCD / lítio”, o que pode causar uma certa confusão, pois o modelo WF-139 não deve em hipótese alguma ser usado em baterias NiMH ou NiCD, que tem voltagem menor e poderiam explodir ou facilmente se danificar se colocadas nesse carregador de tensão 4,2V. O que ocorre é que a mesma embalagem é utilizada para os carregadores WF-138, WF-168, WF-170 e WF-105, sendo o primeiro específico para baterias CR123A e os outros três para pilhas AA e AAA (e o último também para baterias de 9V). Deveria estar assinalado na embalagem qual é o modelo que está ali, mas aparentemente esqueceram de marcar, porém a etiqueta na parte traseira do carregador não deixa dúvidas de que ele é um WF-139.

A embalagem que serve para vários modelos de carregadores da TrustFire

A embalagem que serve para vários modelos de carregadores da TrustFire

Parte traseira da embalagem com as especificações de cada modelo

Parte traseira da embalagem com as especificações de cada modelo

E vou encerrando por aqui, informações sobre o pacote, etc. já foram colocadas em artigo anterior aqui no Skooter Blog, portanto não vou repetí-las novamente. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Atualização (11/05/2011): Incluído vídeo do Carregador de Baterias 3.6/3.7V UltraFire (UltraFire 3.6/3.7V Battery Charger) em funcionamento:

Atualização (12/05/2022): Após esses 11 anos, o produto não está mais disponível na DX. Recomendo a compra deste carregador similar da Varicore, com mais funcionalidades, na AliExpress.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 13 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2010/03/11/dealextreme-carregador-de-baterias-3-63-7v-ultrafire/

Inscrever
Notificar sobre
guest

31 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Lucas

Amigo, se poder me ajudar agradeço.
Fui no site dos correio de Hong Kong, botei meu numero de rastreamento que começa com RB e termina com HK.
E la apareceu isso.

Outward Registered Letter

Destination – Brazil
The item (RBNÚMEROSHK) left Hong Kong for its destination on 14-Mar-2010

Poderia me dizer oque quer dizer a msg ? Obg.

Lucas

Fabricio, primeira vez que compro nesse site.
Onde eu posso ver se ele ja chegou ao brasil ?
Obrigado pela atençao!

Lucas

Ja tentei e nao consegui,
diz Objetos não Encontrados

Lucas

já tem 9 dias, isso é normal ?
você sabe dizer quanto tempo pra chegar na residencia ?

Lucas

Comprei 2 Laser, deu 28.81 Dolares.
Queria saber mais ou menos quanto tempo demora pra chegar em minha casa
Obrigado e um bom dia !

Lucas

Nossa, demora muito.
você sabe algum site legal pra comprar roupas de surf ?
que a forma de pagamento seja paypal.
Marcas, Billabong, Quiksilver, Rip Curl, Lost e etc.

Abraços

Lucas

mas quanto tempo você acha que demora pra aparecer no site dos correios
que o item já esta no brasil ?
já tem 9 dias e nada ;/

Lucas

The item (RBNÚMEROSHK) left Hong Kong for its destination on 14-Mar-2010.
mais essa msg quer dizer que o produto ja ta vindo né ?
ou essa msg nao garante nada ?

Valeu msm pela atençao!

Lucas

Então to tranquilo 😉
Valeu pelas informações!

Lucas

Fabricio, tentei comprar agora umas roupas no paypal,
ai apareceu essa msg!

” Você não pode usar um endereço de e-mail ou número de cartão que pertence a uma conta PayPal. Se você tiver uma conta PayPal, efetue o login Se você não fizer isso, altere o endereço de e-mail ou número de cartão e tente novamente.”

Na hora de comprar troquei o email, msm assim ainda da a msm msg.
Eu nao lembro qual a minha conta desse cartao ;(

você sabe dizer se tem como cancelar a conta desse cartao no PayPal e eu criar outra ?

Spike

Opa fabricio, estou com uma duvida pq eu efetuei uma compra na DX so q n aparece no order summary, ou demora um pouco para aparecer?

Spike

Eu paguei pelo paypal, eu acho q foi pelo Express checkout, o email do paypal tem q ser o mesmo da conta da dealxtreme?

Matheus Perini

Fabricio, primeiramente, seu site eh otimo, ajuda muito suas referencias e reviews!!!

Vi que voce compra bastante pilhas e baterias, e queria saber se voce poderia me tirar ajudar…
Tenho um carregador de pilhas da sony que serve para

“Carrega Pilhas AA/AAA Ni-Cd / Ni-Mh até 04 Pilhas por vez.”

E gostaria de comprar mais pilhas recarregaveis no dealextreme que sirva para recarregar nele tambem … mas nao sei nada sobre marca, potencia de pilhas, poderia me ajudar ???

Obrigado =)

Matheus

Voce tem alguma pilha que recomendaria do site dealextreme pra min usar nele ?

Matheus Perini

Acabei pegando um kit da Soshine, espero que sejem boas.

Obrigado pelas dicas Fabricio.

Patrick Saani

Fabricio, parabéns pelo site, consegui tirar muitas dúvidas que tinha em relação a importação através dele.
Estou com uma dúvida, essas baterias podem ser utilizadas em câmeras fotográficas?

Pedro

Opa, essas pilhas duram mais que as alcalinas normais?

julio

amigo comprei um laser na dx veio uma bateria da trustfire e um carregador a principio ele veio com defeito um dos polos do carregador solto dai arrumei agora. de ums dias pra ca fui carregar e inverti os polos da bateria e deixei a noite inteira
sera qjue danificou a bateria. lembram que depois de arrumado o carregador estava funcionando.

[…] Quando comecei a comprar lanternas da China, me interessei pelas baterias de íons de lítio, como as 14500, que tem o tamanho de uma AA, mas oferecem tensão maior e mais luminosidade nas lanternas que as suportam. Precisava de um carregador específico para elas e comprei um Ultrafire, cujo review fiz aqui no blog em 2010. […]

31
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox