«

»

set 09 2010

Imprimir Post

FocalPrice: Adaptador de Energia com Plug Australiano e Tomada Universal

Hoje falo sobre uma compra na FocalPrice de um Adaptador de Energia com Plug Australiano e Tomada Universal (Universal Outlet Power Adapter Australian Plug). Este é um adaptador de tomada padrão australiano (Tipo I) para universal, aceitando qualquer tipo de plug.

Antes da ABNT criar o padrão brasileiro incompatível com tudo, era comum encontrar eletrodomésticos (geladeiras, máquina de lavar, etc.) que precisam de fio terra utilizando o plug padrão europeu (Tipo C, aquele com dois pinos redondos) e um fio separado para o terra. Mais recentemente, alguns eletrônicos (computadores, televisores, etc.) começaram a trazer o plug no padrão norte-americano (Tipo B), com dois pinos planos em paralelo e um pino redondo para o terra. Mas por algum motivo estranho e desconhecido, alguns fabricantes (leia-se Brastemp), resolveram vender alguns eletrodomésticos utilizando plug no padrão australiano (Tipo I), que utiliza 3 pinos planos.  Conseqüentemente, tomadas para este padrão foram vendidas pelos melhores fabricantes, e algumas delas foram instaladas em áreas de serviço, justamente para ligar tais eletroeletrônicos sem necessidade de adaptadores.

Adaptador de Energia com Plug Australiano e Tomada Universal

Adaptador de Energia com Plug Australiano e Tomada Universal

Mas passou algum tempo e a Brastemp voltou para os plugs no padrão norte-americano do tipo A. Hoje não sei se eles já adotaram forçadamente o padrão imposto pela ABNT, mas nas lojas ainda há muitos eletrodomésticos com o plug tipo A. E o que fazer para conectá-los às tomadas no padrão australiano do Tipo I? No mercado brasileiro aparentemente não há adaptador que sirva pra isso, então o jeito é comprar direto de Hong Kong. O Adaptador de Energia com Plug Australiano e Tomada Universal faz exatamente isso, permite que você ligue qualquer tipo de plug à tomadas no padrão australiano, conectando inclusive o terra. E assim os novos e velhos eletrodomésticos com os mais diversos plugs podem ser ligados à tomada australiana. Não tenho nenhum plug no novo padrão brasileiro com terra para testar, não sei dizer se também servirão, os que não tem terra servirão normalmente.

Adaptador de Energia com Plug Australiano e Tomada Universal

Adaptador de Energia com Plug Australiano e Tomada Universal

Em uma eventual viagem para a Austrália o Adaptador de Energia com Plug Australiano e Tomada Universal também poderá ser bastante útil. Outros países que utilizam o plug tipo I são: Samoa Americana, China, El Salvador, Fiji, Guatemala, Kiribati, Nauru, Nova Zelândia, Okinawa (província ao sul do Japão), Panamá, Papua-Nova Guiné, São Vicente, Tadjiquistão, Tonga, e Uruguai.

Adaptador de Energia com Plug Australiano e Tomada Universal

Adaptador de Energia com Plug Australiano e Tomada Universal

A construção do Adaptador de Energia com Plug Australiano e Tomada Universal parece boa, teoricamente suporta 250V e 10A. Há um selo indicando que ele é somente pare exportação.

Quanto à compra, foi feita em 02/06/2010, enviada em 04/06 e chegou em 12/07. O pacote não foi tributado, veio com descrição “Electronics” e valor declarado de $3.

Pacote da FocalPrice com o Adaptador de Energia com Plug Australiano e Tomada Universal

Pacote da FocalPrice com o Adaptador de Energia com Plug Australiano e Tomada Universal

Pacote da FocalPrice com o Adaptador de Energia com Plug Australiano e Tomada Universal

Pacote da FocalPrice com o Adaptador de Energia com Plug Australiano e Tomada Universal

Aguarde o próximo review. Se você também quiser fazer suas compras na FocalPrice, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2010/09/09/focalprice-adaptador-de-energia-com-plug-australiano-e-tomada-universal/

11 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. 1
    Vinicius

    Eae cara, beleza?
    Eu acompanho seu blog há algum tempo e tomei coragem pra comprar nos EUA e China. Comprei várias encomendas sem rastreio, mais tenho receio de que sejam extraviadas. Sou de São Paulo Capital.

    Então eu pergunto: Você tem muitas encomendas sem rastreio extraviadas?

    1. 1.1
      Skooter

      Tive duas encomendas sem rastreio extraviadas em 2008. Depois que as encomendas começaram a passar por Curitiba em vez de Rio de Janeiro / São Paulo não tive mais nenhum extravio.

  2. 2
    vandre

    ola amigo , do skooter eu acho que nao tive muita sorte , pois verificando os comentarios positivos de compras na DE , e na FOCAL , tomei coragem , e fiz duas pequenas compras , uma na deal , e outra na focal ( 30,00 usds ) , comprei pra experimentar , eu ja sabia que demorava , porem nao sabia que seria tanto assim , pois fiz as compras no dia 16/07 , no dia 26/07 fiz o rastreio , e constou que o produto foi recebido no brasil , conferido , encaminhado para sao jose dos pinhais , e ate hoje , eu faço o rastreio e consta a mesma coisa , recebido , conferido , encaminhado para sao jpse dos pinhais, etç,etç, liguei pros correios , e me falaram que pra eu fazer uma reclamaçao , eu teria que ter em maos os dados do remetente , nome , endereço compreto cpf,etç,etç… ai complicou ! eu nao sei se essa demora toda , e normal , mais eu particularmente acho que nao , e o pior de tudo e que eu me empouguei, criei uma conta paypal comprei alguns dolares e tudo , na inteçao de fazer novas compras , mais…

    1. 2.1
      Skooter

      Você pode fazer a reclamação pelo site. Use os dados que estão nos pacotes (veja fotos aqui no blog) como dados do remetente. O que você não tiver pode colocar os seus dados mesmo. O importante é o código de rastreamento.
      Como já ultrapassou os prazos dados pela DealExtreme e pela FocalPrice você pode abrir um ticket com eles também, eles vão te pedir pra esperar mais um pouco e em último caso vão te enviar novamente.
      Mas como eu sempre digo, já tive pacotes que chegaram em menos de 2 semanas e outros que levaram mais de 2 meses. A tendência é piorar com a chegada do final do ano.

  3. 3
    allan rodrigo

    Ola Fabricio, sei que parece cedo para eu começar a chorar, porém só quero me prevenir aos fatos, gostaria de saber como é o processo…Acho que ja até lí algo á respeito aqui no blog, mas não me lembro em qual post era, me desculpe se estou vou fazer perguntas ja esclarecidas antes no blog.
    Comprei 4 produtos na FocalPrice entre os dias 1 e 5 deste mês, apenas 1 ultrapassou os $20 e teve número de rastreio…
    Nove dias após a data da compra o 2° produto comprado na focalprice com rastreio apareceu no site dos correios, e ja se vão dez dias que o mesmo encontra-se no mesmo lugar.
    Minha pergunta é:
    1°-Quanto tempo devo esperar para fazer a primeira reclamação? E em que lugar devo reclamar? FocalPrice ou Correios?
    2°- Produdo extraviado sem codigo de rastreio, oque devo fazer? e quanto tempo depois da data da compra? Ja li em outro lugar que posso até pedir que me enviem novomente o produto, mas que depois de duas vezes acontecido o site passa a não enviar mais para o endereço do cartão…
    obrigado mais uma vez Fabricio.

    1. 3.1
      Skooter

      Os que tem rastreio você pode reclamar nos Correios. Se resolve alguma coisa já é outra história, aparentemente não faz diferença, mas como alguns pacotes acabam aparecendo depois da reclamação pode ser que haja algum efeito psicológico. Não sei exatamente qual é o prazo para reclamar que não chegou na FocalPrice, mas com 2 ou 3 semanas ainda é cedo. Não sei nada sobre não enviarem mais para o mesmo endereço.

  4. 4
    Jose

    Ola,

    Era exatamente esse adaptador que queria. Só que eu vi que na compra que vc fez com bulk order chegaram alguns que parecem nao ser compatíveis com o padrão brasileiro. Não vi menção a isso no blog. De fato isso ocorreu? Eu precisaria de algo que tivesse plugs no padrao australiano e que encaixasse tomadas do novo padrao brasileiro. Comprei um na focalprice que veio diferente da foto e não serviu.

    Um abraço.

    1. 4.1
      Skooter

      Ola Jose,
      Realmente os que vieram no bulk order não são compatíveis com o novo padrão brasileiro. Não mencionei nada no artigo pois nem tinha reparado nesse detalhe.
      []s

  5. 5
    Gabriel

    Olá, gostaria de encomentar um desses plug australia com tomada universal, porém tem que chegar na minha residencia até segunda feira que vem, no máximo, pois viajo na segunda a noite, será que seria possível ?
    Vou morar na australia…
    Muito obrigado.

    1. 5.1
      Skooter

      Olá Gabriel,
      É impossível chegar até segunda. É melhor você comprar por aqui mesmo ou enviar direto para o seu endereço na Austrália.

    2. 5.2
      ZeM

      Esquece a DX e compra no Brasil… é a melhor opção no seu caso. Comprar um plug desses na DX é pra esquecer que você comprou e quando você se der conta vai chegar em sua residencia… talvez 1 ou 2 meses depois.

Deixar uma resposta