DealExtreme: Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps


Olá leitores do Skooter Blog. Hoje falo sobre a compra de um Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps (EP-PLC5506 200Mbps Home Plug Powerline Network Communication Adapters (Pair)) adquirido na DealExtreme, cuja compra eu já relatei no último artigo. HomePlug é o nome dado à uma família de protocolos utilizados para permitir transmissão de dados (rede de computadores) através do cabeamento elétrico residencial.

Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps

Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps

Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps utiliza o padrão HomePlug AV, que permite teóricos 200Mbps de transmissão em sua camada física. O fabricante é a EDUP e o modelo é o EP-PLC5506, com chipset Atheros AR6405. HomePlug (IEEE 1901) é a solução ideal para situações onde não é possível passar cabeamento de rede: os famosos cabos de pares trançados CAT3/CAT4/CAT5/CAT5e/CAT6/etc. Com o HomePlug, a fiação elétrica é usada para estabelecer a comunicação de rede, sem a necessidade de quebrar paredes para passar um novo cabo. Esta é uma situação comum na maioria das residências, que freqüentemente já tem os conduítes todos tomados por cabeamento de energia elétrica, telefone, antena de TV aberta, antena de TV a cabo ou satélite, Internet, etc.  A instalação do HomePlug é barata, praticamente só o custo do Par de Adaptadores, e rápida. Tomadas de energia normalmente estão disponíveis em todos os cômodos da casa, então a rede pode ser levada para qualquer cômodo sem esforço. Dispositivos com suporte a rede Ethernet normalmente precisam de energia elétrica para funcionar, então é muito provável que já exista uma tomada por perto.

Parte traseira da caixa do Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps

Parte traseira da caixa do Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps

Os Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps são plugados diretamente nas tomadas de energia, utilizam plug 100% compatível com o novo padrão brasileiro e também com as tomadas antigas, pois utilizam a base hexagonal e os dois pinos redondos, sem pino de aterramento. Eles funcionam com qualquer tensão entre 100 e 240V, em 50 ou 60Hz, o que significa que podem ser usados em qualquer região do Brasil ou do mundo. Cada adaptador fornece uma porta Ethernet. O uso mais comum em uma rede doméstica é conectar um dos  Adaptadores a uma tomada próximo ao roteador, e então conectá-lo ao roteador através de um cabo Ethernet (incluso). O outro Adaptador pode ser então conectado em qualquer tomada da casa, e um cabo Ethernet (incluso) pode ser usado para conectá-lo ao dispositivo que passará a ter acesso à rede. A conexão entre os dois dispositivos será feita através da rede elétrica da casa.

Lateral da caixa do Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps

Lateral da caixa do Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps

Note que os Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps atuam na camada de enlace de rede, portanto não interferem em nada nos protocolos das camadas superiores. Isso significa que seus dispositivos conectados via HomePlug irão adquirir o IP do roteador (caso você use DHCP) da mesma forma que se estivessem ligados com um cabo Ethernet comum. Os adaptadores também podem ser conectados a comutadores (switches), de forma que vários dispositivos que estejam no mesmo cômodo possam compartilhar a comunicação por um mesmo adaptador, cada um com seu IP adquirido por DHCP, como em uma Ethernet tradicional. Também é possível utilizar mais que um par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps, de forma que a rede seja levada a vários cômodos.

Outra lateral da caixa do Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps

Outra lateral da caixa do Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps

A primeira versão do HomePlug (HomePlug 1.0) foi introduzida em 2001. Em 2005 foi criado o padrão HomePlug AV, capaz de fornecer largura de banda suficiente para aplicações de TV de alta definição e voz sobre IP. O padrão HomePlug AV oferece velocidade máxima de 200Mbps em sua camada física, e cerca de 80Mbps na camada MAC, próximo do oferecido pelo padrão Fast Ethernet. As portas Ethernet dos Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps utilizam o padrão Fast Ethernet, de 100Mbps. A segurança é fornecida por criptografia AES de 128 bits, evitando que o sinal de sua rede possa ser capturado por vizinhos, mesmo que o sinal chegue até a eles.

Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps, dentro da caixa

Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps, dentro da caixa

A caixa dos Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps traz os dois adaptadores, um par de cabos Ethernet e um manual de instruções. Na parte traseira há algumas especificações:

  • Chipset Principal: Atheros AR6405
  • Interface Computacional: IEEE 802.3 e IEEE 802.3u
  • Padrão: HomePlug AV
  • Interface de Rede: Um plug RJ45 (10/100Mbps), uma porta powerline de 200Mpbs que suporta coexistência com HomePlug 1.0 (14/85Mbps)
  • Segurança: criptografia AES de 128 bits com gerenciamento de chaves
  • Taxa de dados na camada física: 200Mbps
  • Esquemas de modulação:  OFDM symbol modulation on line synchronization, 1024/256/64/16/8 – QAM, QSPK, BPSK, ROBO carrier modulation
  • Faixa de Freqüências: 2 ~ 28 MHz
  • Protocolos adicionais: esquema de acesso ao canal com mistura de TDMA e CSMA/CA; CO devices generates a periodic beacon carrier for channel access scheme
  • Faixa de operação: Estimada em 300 metros para cabeamento em paredes, cabeamento 100Base-T, Cabo Cat5 UTP (par trançado sem blindagem)
  • Temperatura de Operação: 0º C a 40º C de temperatura ambiente
  • Temperatura de Armazenamento: -20º C a 70º C
  • Umidade: 10% a 90% no máximo (não condensando)
  • Entrada de Energia: 100 ~ 240V @ 50/60Hz interno
  • Conector de Energia: Especificações embutidas dos EUA, Europa, Reino Unido e Austrália
  • Caixa: Plástico (87mm x 55mm x 27mm)
  • Utilitário de Software: Detecção/Diagnóstico de dispositivo, configuração de senha NEK para dispositivo local e remoto. Windows 98 SE, ME, 2000, XP, Vista e 7 para configuração inicial (opcional)
  • Luzes de Status: Energia (ligado/desligado), Link PLC (vermelho, laranja, verde, desligada), Link Ethernet (sólido, piscando, desligado)
  • Certificações: Certificação HomePlug AV Powerline, Classe FCC B, marca CE
Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps, cabos Ethernet, par trançado com conector RJ-45 e manual de instruções

Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps, cabos Ethernet, par trançado com conector RJ-45 e manual de instruções

O que tenho a comentar das especificações? Vamos lá. A maioria das especificações são do próprio padrão HomePlug AV. O esquema de modulação e de controle de acesso ao meio é algo bastante complicado, o que é natural tratando-se de um meio cheio de interferências. Note que todo e qualquer equipamento conectado na rede elétrica pode estar produzindo ruído com que o padrão HomePlug AV tem de lidar. Alguns desses padrões de modulação são também utilizados no WiFi, outros desde os tempos de Internet apenas via linha discada, etc. Note que enquanto a Ethernet trabalha normalmente com 4 pares de cabos trançados, o HomePlug trabalha com um único par de fios paralelos, que são antenas em potencial, captando todo tipo de interferência. Fazer uma rede de dados funcional nessas condições já é por si só uma grande proesa. 🙂

Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps, cabos Ethernet, par trançado com conector RJ-45 e manual de instruções

Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps, cabos Ethernet, par trançado com conector RJ-45 e manual de instruções

A freqüência de operação, de 2 a 28 MHz também é algo a ser comentado. Como o HomePlug trabalha com cabos de energia elétrica, que por padrão não tem qualquer tipo de blindagem, é possível que seu sinal venha a interferir em outros dispositivos que usam essas freqüências. Eu não utilizo, mas já vi algumas reclamações de quem gosta de ouvir rádios de ondas curtas, pois o HomePlug pode prejudicar a sintonização dessas rádios.

Plugs dos Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps

Plugs dos Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps

A temperatura de operação de até 40º C talvez seja preocupante para quem mora na região Norte/Nordeste do Brasil, pois até aqui no Sudeste as temperaturas já estão chegando aos 35º C, no momento em que escrevo esse artigo, em plena madrugada. Creio, porém, que o dispositivo não se recusará a funcionar em temperatura ambiente, mesmo que ela seja um pouco mais elevada que os 40º C da especificação.

Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps

Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps

Os conectores de energia, como já comentei, tem base hexagonal e dois pinos redondos. Portanto, são totalmente compatíveis com as tomadas brasileiras tanto do modelo antigo, quanto do novo padrão. Elas também devem encaixar perfeitamente nos plugs Schuko utilizado na maior parte da Europa. Nos demais países deve funcionar com adaptador.

Adaptador de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps em funcionamento

Adaptador de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps em funcionamento

O mais intrigante é o tal utilitário de software, visto que ele não acompanha o produto e não encontrei-o em lugar algum. Se alguém encontrá-lo, por favor me avise. Parece ser interessante ter um software para fazer diagnóstico e configurar as chaves de criptografia. Entretanto, o produto não depende de nenhum software para funcionar. As chaves de criptografia podem ser trocadas e/ou sincronizadas com as de outros adaptadores utilizando-se somente um pequeno botão na parte inferior de cada adaptador.

Uma dúvida comum de quem pretende comprar tais dispositivos é se eles funcionam em fases diferentes, no caso de residências com alimentação bifásica. A resposta é não. Não cheguei a fazer esse teste, mas o fato é que em instalações bifásicas, uma fase não tem qualquer comunicação com a outra (nem poderia), pelo menos não sem que seja através do próprio transformador, e o sinal do HomePlug certamente se perderia por lá. Então não haveria como o sinal passar de uma fase pra outra. O neutro é comum em ambas as fases, mas só um fio não permitiria a comunicação. A única forma de usar HomePlug em duas fases diferentes é comprar dois pares de dispositivos, usando dois deles para fazer uma ponte entre uma fase e outra, em algum local onde hajam de fases diferentes fisicamente próximas.

Outra dúvida freqüente é se o HomePlug substitui bem a rede cabeada e a rede WiFi. Pois bem, a rede cabeada sempre é a melhor opção, se você puder passar cabos Ethernet, faça isso, pois sem dúvida é a melhor opção para velocidade, estabilidade e latência. Mas se você não quer quebrar paredes e não precisa de velocidades tão elevadas quanto a Gigabit Ethernet, então HomePlug é a melhor solução. Se a idéia é apenas compartilhar a Internet com um computador no quarto, um HTPC na sala, um videogame (PS3, XBox, etc.), ou uma SmartTV, etc. ele provavelmente fará bem o seu trabalho.

E quanto ao WiFi? O padrão IEEE 802.11 (WiFi) é a solução ideal para mobilidade. Se você tem um dispositivo móvel como um laptop ou telefone celular, o HomePlug não é uma opção assim como a Ethernet também não é, então WiFi é sua única opção. Mas muita gente está usando WiFi (como eu também vinha usando) para conectar dispositivos que na verdade são fixos, como a Smart TV, o videogame, o Blu-ray player, dentre outros. Nesse caso, o HomePlug normalmente é uma opção melhor, pois atinge velocidades maiores que o WiFi quando utilizado na mesma distância, além de ser mais estável, pois o WiFi está sujeito a muito mais interferência, seja de outras redes WiFi na vizinhança, seja de outros dispositivos utilizando a mesma freqüência, como Bluetooth, etc. Mesmo que a rede elétrica esteja bastante sujeita à interferências, ela ainda é menos sujeita à interferências do que as redes sem fio. De qualquer forma, ambos os protocolos são bastante robustos em relação a correção de erros, de forma que os protocolos de nível superior (rede, transporte, aplicação) não costumam perceber essas fragilidades.

E como são as velocidades na prática? Em primeiro lugar, vale mencionar que os Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps  não devem ser ligados em no-breaks ou estabilizadores, pois isso degrada seriamente o desempenho. Essas réguas que em geral são apenas extensões sem qualquer tipo de filtro ou proteção parecem não diminuir muito a largura de banda, mas é bom evitá-las e conectar os dispositivos diretamente na tomada quando possível.

O meu objetivo com os Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps era levar a rede do roteador até os dispositivos na sala, que incluem uma Smart TV, um Playstation 3, um WD TV Live, e mais recentemente um Blu-ray player. Todos estavam ligados através de WiFi, o Playstation 3 com o adaptador nativo, a Smart TV com um bridge Netgear e o WD TV Live com um adaptador USB Netgear. O desempenho de todos era um tanto sofrível, bem aquém do oferecido pelo padrão IEEE 802.11g e mais ainda do oferecido pelo padrão IEEE 802.11n (suportado pelos dois Netgear). O motivo do baixo desempenho provavelmente são as várias paredes entre os dois cômodos, além das redes WiFi da vizinhança. A velocidade com o WiFi era suficiente apenas para levar os mesmos 2Mbps do Speedy, as vezes nem isso.

Mas ligar o HomePlug aqui também não era uma tarefa das mais fáceis, pois no cômodo onde fica o roteador também está o computador e outros dispositivos que utilizam o mesmo fio. E a fiação elétrica para chegar até a sala deve passar por pelo menos mais um par de dijuntores no caminho. A velocidade que consegui utilizando a mesma tomada do PC e do roteador até a tomada da TV foi cerca de 9Mbps no sentido roteador -> sala, o que era suficiente para os 2Mbps do Speedy e dava um certo conforto para eventuais oscilações. Mas quando troquei o Speedy de 2Mbps para a Net de 10Mbps a falta de velocidade começou a incomodar. Alguma interferência inesperada as vezes deixava a velocidade em cerca de 1Mbps, o que não atrapalha jogar online no Playstation 3, por exemplo, mas atrapalha assistir um filme no Netflix, que passa de HD para SD e as vezes até dá umas enroscadas se a velocidade for muito baixa. Eventualmente a conexão chegou até a se perder.

Para solucionar o problema fiz teste em várias outras tomadas. A maior velocidade que obtive foi de 36 Mbps em um sentido e 21 Mbps no sentido oposto (as velocidades nos dois sentidos sempre tendem a ser diferentes), utilizando tomadas em cômodos adjacentes. No final das contas acabei optando por uma tomada num corredor adjacente ao cômodo do roteador e à tomada da TV, obtendo uma velocidade de aproximadamente 20Mbps no sentido roteador -> sala e ecerca de 12 Mbps no sentido inverso. Pra isso tive que levar um cabo Ethernet de uns 6 metros do roteador até essa tomada, mas ainda é melhor do que levar o cabo pela casa toda.

Não noto muita variância na velocidade em curtos períodos de tempo, mas parece haver algum equipamento na casa com potencial de degradar o desempenho consideravelmente em algumas ocasiões, mas ainda não descobri qual é. Talvez o vilão seja a própria qualidade da energia fornecida pela concessionária, visto que as vezes ouço os relês do no-break chaveando em freqüências um tanto fora do normal. O fato é que 20Mbps oferece uma certa folga, então não preciso me preocupar com a velocidade enquanto vejo um filme no Netflix, por exemplo. Porém, se quisesse usar o PC como servidor de mídias para a TV ou o Playstation, ver filmes em alta definição talvez pudesse apresentar eventuais problemas. Vale destacar que em nenhum teste o LED que indica a velocidade da rede elétrica saiu do vermelho, que indica as velocidades mais lentas. Amarelo indicaria velocidades médias e verde indicaria as velocidades mais altas. Creio que minha fiação elétrica não é boa o suficiente para conseguir um amarelo ou verde. Não cheguei a testar os dois adaptadores em uma mesma régua ou mesmo em um mesmo cômodo, então é possível que em todos os meus testes haviam disjuntores no caminho, não cheguei a checar isso.

Note que para distribuir o sinal de rede para todos os equipamentos da sala utilizei um Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX (8-Port 10/100M Fast Ethernet Desktop Switch (Auto MDI/MDIX)), do qual falarei no próximo artigo. As medidas de velocidade foram feitas utilizando o software LAN Speed Test, gravando e lendo dados no HD externo do WD TV Live, a partir de um PC conectado ao roteador com cabo par trançado não blindado Cat5e, utilizando o padrão Gigabit Ethernet.

Medindo a velocidade com o LAN Speed Test

Medindo a velocidade com o LAN Speed Test

Posso afirmar que estou bastante satisfeito com o Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps, que atendeu às minhas expectativas e oferece uma velocidade maior que a que eu costumava obter com uma rede WiFi (IEEE 802.11n) de teóricos 300Mbps. Além disso, a estabilidade também é maior, você pode testar a latência por horas sem notar qualquer variância significativa e sem perda de pacotes.

Testando a latência do Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps

Testando a latência do Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps

E vou encerrando por aqui o artigo sobre o Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps (EP-PLC5506 200Mbps Home Plug Powerline Network Communication Adapters (Pair)). Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui, boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 29 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2012/02/09/dealextreme-par-de-adaptadores-de-rede-ep-plc5506-homeplug-powerline-200mbps/

Inscrever
Notificar sobre
guest

14 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Everton Luiz Gomes

Cara, parabéns pelos seus Reviews, são sempro muito completos.
Queria eu, fazer reviews assim tão minuciosos! .
Também sou comprador assíduo do DX, e até arrisquei alguns reviews, mas ultimamente ando meio preguiçoso.

PS1: Queria tirar umas dúvidas contigo, se puder conversar, meu e-mail do gtalk/gmail está no comentário.

PS2: Vamos fazer um pedido pro dx incluir o “galo do tempo” da hermes nos produtos, hahahaha.

Abraço… até mais !

Edson

Everton, os feeds do site não estão ok, tenho interesse em acompanhar os seus reviews. Abraços.

Everton Luiz Gomes

Provavelmente se algum dia aparecer o galo do tempo lá, vai ser composto de sensores, um LEDs RGB e algum tipo de bateria de longa duração que não é comercializada no Brasil.

[…] DealExtreme: Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps […]

EvaldoRDS

Cara muito bom seu, achei muito interessante o post e o aparelho que nao conhecia ainda, sem duvida pode quebrar uma arvore dependendo do caso, mas fica uma duvida, nao existe o risco de queimar as portas de rede caso aja uma variação na rede eletrica ou eles tem alguma proteção contra isso. E pena que são bem caros.

E agora ao nada a ver com a postagem, vc que ja compra a muito mas tempo na dx, fiz uma compra dia 04/01 (4 itens) e uma outra 05/02 (3 itens) e ate agora so chegou 1 ten da primeira, 1 da segunda e teve um 1 item da segunda que foi enviado semana passada, envie um email a eles mas nao responderam, vc sabe se isso é normal…. desde ja agradeço e continue assim com o blog conheci a dx atraves dele… =)

Robson

Você pagou imposto na Receita Federal neste produto, já que o valor dele era superior a US 50?

Robson

Legal! Obrigado.

Rodrigo

Bom Dia. Acompanho seu blog há alguns anos e nunca comprei na DX. Estou prestes a fazer e gostaria de saber se devo fracionar as compras em vários pedidos ou um único pedido. Vejo que raramente vc recebe tributação. Se tiver alguma dica eu agradeço. Abçs!

Rodrigo

Obrigado! Seguindo a dica, comprei 2 itens. O principal foi “Standalone BitTorrent BT Client + USB/NAS/FTP/SAMBA/Printer/UPNP Sharing Network LAN Server” de USD$ 39,99 e o secundário “USB to 10/100Mbps RJ45 LAN Ethernet Network Adapter – White” no valor de USD$ 6,40, portanto inferior a US15,00 e também por ser pequeno. Agora é esperar. O pagamento foi com PayPal. Acho até que já li um review seu falando sobre as primeiras compras na DX, mas não achei. Já tô achando que isso é viciante, pois mal terminei a compra já tô me coçando pra comprar mais! No início achava que vc exagerava em comprar, mas agora tô sentindo na pele isso!

[…] Ethernet LAN Network Cable CCB-78115) Este cabo foi comprado para ser usado em conjunto com um Adaptador de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps, que me permite instalá-lo em uma tomada mais distante e não ocupada, de modo a melhorar o […]

14
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox