«

»

abr 27 2013

Imprimir Post

eBay: Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 – 4 way)

Olá leitores do Skooter Blog. Hoje falo sobre um Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 – 4 way), adquirido no eBay com o vendedor theonestopsatshopuk, direto da Inglaterra.

Switch de cabos SCART 4 para 1 ou Comutador de cabos SCART 4 para 1 para evitar anglicismos permite conectar até 4 dispositivos com saída SCART em uma única entrada SCART, e a seleção do dispositivo que será mostrado é feita através de pequenas chaves. O contrário também é possível, ou seja, dá para chavear a saída de um único dispositivo SCART em até 4 entradas.

Mas para que precisamos de cabos SCART no Brasil? Se você leu meu artigo, eBay: Cabo de áudio e vídeo SCART RGB + Som RCA para Mega Drive III da Tectoy, Mega Drive II japonês e europeu, e Sega Genesis 2 e 3 (Sega Megadrive/Genesis 2 AV RGB Scart cable + RCA sound), você já sabe que os cabos SCART RGB fornecem a melhor saída possível nos videogames clássicos, como Mega Drive, Super Nintendo e Playstation, muito superior a RF e video composto, que são as mais tradicionais. É possível ainda usar um Conversor de Video de SCART + HDMI para HDMI para ligar os consoles clássicos nas TVs modernas e ver um belo upscale das imagens para 1080p.

Mas comprar um Conversor de Video de SCART + HDMI para HDMI para cada console ficar bem caro. É aí que entra o Switch de cabos SCART 4 para 1. Ligo os 3 consoles (Mega Drive, Super Nintendo e Playstation One) nele via cabo SCART RGB. E ligo o Switch de cabos SCART 4 para 1 ao Conversor de Video de SCART + HDMI para HDMI. Assim posso selecionar facilmente entre os 3 consoles, e jogar todos eles com a melhor qualidade de imagem possível com o hardware original e as TVs atuais.

Note que selecionar um bom Switch de cabos SCART não é uma tarefa trivial. Primeiramente, é muito difícil encontrá-los no Brasil ou mesmo nos EUA. Como SCART só é usado em larga escala na Europa e na Austrália, é nesses locais que você tem que procurar. A maior oferta acaba sendo no eBay do Reino Unido. Os modelos mais baratos não possuem chaves, alguns alegam ser automáticos, mas na prática o que fazem é ligar todos os dispositivos juntos. Fuja destes switches. As saídas SCART tem uma tensão/corrente elevada em alguns pinos, suficiente para entrar nos consoles desligados e alimentá-los o suficiente para que liguem parcialmente seus circuitos e acabem gerando saída para a tela. Aí as imagens embolam e você não vê nada. Não estou brincando, no caso de Super Nintendo e Mega Drive, por exemplo, a energia que entra pelo SCART é suficiente para acender o LED de ligado do outro console, mesmo que a fonte de alimentação e a chave de energia estejam desligadas.

Também há switches que não são RGB, ou seja, só conectam os fios referente ao vídeo composto, que não nos interessa, pois queremos o sinal RGB. O Switch de cabos SCART 4 para 1 foi minha escolha por ser um switch mecânico, e por eu já ter visto relatos de que ele funciona muito bem para esta tarefa, isolando bem as entradas que estão desligadas. Ele funcionou perfeitamente, não notei qualquer diferença na imagem passando por ele ou com o cabo SCART do console ligado diretamente ao Conversor de Video de SCART + HDMI para HDMI. Portanto o produto está aprovado.

O conector SCART do Switch de cabos SCART 4 para 1 é banhado a ouro. A construção do dispositivo como um todo parece boa. Os 4 botões servem para selecionar cada uma das portas. É importante deixar pressionado somente o botão da porta que será usada, e os outros na posição não pressionada.

Pacote com o Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 - 4 way)

Pacote com o Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 – 4 way)

Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 - 4 way) em sua embalagem, junto com o invoice

Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 – 4 way) em sua embalagem, junto com o invoice

Invoice do Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 - 4 way)

Invoice do Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 – 4 way)

Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 - 4 way) em sua embalagem

Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 – 4 way) em sua embalagem

Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 - 4 way) em sua embalagem

Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 – 4 way) em sua embalagem

Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 - 4 way)

Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 – 4 way)

Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 - 4 way)

Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 – 4 way)

Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 - 4 way)

Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 – 4 way)

Plug do Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 - 4 way), banhado a ouro

Plug do Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 – 4 way), banhado a ouro

A compra foi feita em 08/02/2013. O envio foi feito no mesmo dia, via Royal Mail e com rastreamento. Chegou no Brasil apenas 5 dias depois, em 13/02 e no dia 20/02 foi entregue. Não veio formulário CN22 (formulário de alfândega), portanto não há valor declarado nem descrição de conteúdo. O pacote não foi tributado.

Data Local Situação
20/02/2013 11:58 CDD RIO CLARO – RIO CLARO/SP Entrega Efetuada
20/02/2013 09:10 CDD RIO CLARO – RIO CLARO/SP Saiu para entrega
13/02/2013 13:37 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA – CURITIBA/PR Conferido
Recebido/Brasil

E vou encerrando por aqui com uma recomendação muito positiva para o  Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 – 4 way) e também para o vendedor  theonestopsatshopuk. Se você também quiser fazer suas compras no eBay do Reino Unido ou eBay norte-americano, clique nos links e boas compras. Não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos se você gostou. O Skooter Blog depende de sua ajuda na divulgação.

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2013/04/27/ebay-switch-de-cabos-scart-4-para-1-professional-scart-cable-switch-box-quality-1-4-way/

26 comentários

4 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. 1
    renato sousa

    Ola! Onde conecta esse terminal dourado? Minha tv nao tem scart.

    1. 1.1
      Skooter

      Conecta no Conversor SCART -> HDMI.

  2. 2
    renato sousa

    Outra duvida. No cabo rgb pra snes, vi alguns com os fios de audio separados individualmente(femea) e vi tb um cabo sem isso. Qual a diferença?

    1. 2.1
      Skooter

      Não sei te dizer. O SCART já leva o áudio estéreo.

  3. 3
    Davi Knight

    Você conecta o Framemeister no switch de cabos scart 4 in 1, essa chave no conversor scart for Hdmi e o Hdmi na Tv?
    To perguntando para saber se é tudo isso oq eu preciso mesmo e se a conexão está de acordo

    1. 3.1
      Skooter

      O Framemeister faz a função do meu antigo conversor de SCART para HDMI, que não estou usando mais. Os dois tem a mesma função, mas o conversor é bem simples e o Framemeister é mais cheio de recursos e tem uma imagem melhor, porém também custa seis vezes mais.

      O switch é opcional, a vantagem é não precisar ficar trocando o cabo ligado ao Framemeister (ou o conversor) toda vez que quero jogar com outro console. Tanto o Framemeister quanto o conversor só tem uma entrada SCART, daí a utilidade do switch. Hoje também estou utilizando outro switch um tanto melhor que esse deste artigo. Logo vou fazer a análise dele também.

      1. 3.1.1
        Davi Knight

        Entendi. Última dúvida: Pra q eu usarias as entradas S-video do switch se eu ja tenho as saídas (ou entradas eu me confundo rs) Scart?

        1. Skooter

          Não tem S-Video nesse switch. Aquelas saídas RCA você pode ignorar. Elas são úteis se você quiser ligar, por exemplo, dois cabos de áudio direto do switch para um home theater, pegando o som analógico antes de passar pelo Framemeister. Eu prefiro ouvir o som já processado da saída HDMI do Framemeister, então nem uso essas saídas.

          Quanto à saída de vídeo composto, também pode ser ignorada, afinal estamos interessados no vídeo RGB que é muito melhor. Ela só é útil se você quiser gravar em um videocassete ou algo parecido. E só vai dar certo se você estiver usando um cabo SCART que também leve o vídeo composto, que em geral a gente abre mão para ter um sinal de sincronização puro.

          Em resumo: switch SCART não precisa ter essas saídas RCA. Se tiver não faz mal, mas não tem utilidade a menos que você tenha algum motivo para querer pegar o som ou a imagem dali.

  4. 4
    Héder Gatelli

    Skooter, quero colocar meu Super Nintendo na minha TV HD e vi seu blog. Gostaria que se possível, me enviasse os links de todos os aparelhos que irei precisar para isso (Creio eu que o SCART de SNES e SCART to HDMI converter). Seria bom se pudesse enviar os links para o e-mail [email protected] pois sou muito noobão com essa história de compras via internet. Abraço, agradeço se puder me fazer o favor.

    1. 4.1
      Skooter

      Héder,

      Tudo depende de quanto você quer gastar e da qualidade que você quer obter.
      Você pode ligar o cabo A/V diretamente na TV e ter a imagem de vídeo composto. Mas para ter a imagem RGB, você precisa de um cabo RGB e um upscaler.
      Meu primeiro cabo foi esse aqui, mas agora estou usando um desses, modelo CSYNC, do qual farei um artigo em breve.
      Quanto ao upscaler, meu primeiro foi esse, mas agora estou usando um Framemeister XRGB Mini, do qual também falarei em breve.
      Se optar pelo Framemeister você pode comprar o cabo na versão JP21 em vez de EuroSCART ou pode usar este adaptador.

      []s

  5. 5
    Héder Gatelli

    Skooter valeu pela dica. Vi um video de um outro magrão no youtube falando horrores bem do SCART-HDMI Black e criei coragem. Se eu comprar esse CSYNC e o SCART-HDMI Black posso jogar sem problemas? E Quanto ás compras no DX, você fazia via boleto ou cartão parcelado rola de boas também (sendo internacional)?

    1. 5.1
      Skooter

      Não cheguei a testar o cabo com CSYNC com o upscaler da DX, pois quando o meu chegou eu já estava usando o Framemeister. Mas é para funcionar sem problemas, o upscaler da DX parece ser bem tranquilo com relação ao sinal de sincronização.
      As compras na DX faço com cartão de crédito internacional. Não dá para parcelar.

  6. 6
    Héder Gatelli

    Ah, e se possível dá uma olhadinha nesse video aqui…
    https://www.youtube.com/watch?v=-r8mBuQv6es
    Esses cabos que você me indicou algum deles dá esse problema do video?

    1. 6.1
      Skooter

      O meu primeiro cabo é o da Play-Asia, nunca reparei, mas provavelmente tem o mesmo problema. Além disso ele tem os canais esquerdo e direito invertidos.

      O segundo é melhor, mas ainda ouço algum ruído dependendo dos padrões na imagem, em especial no 240p test suite, mas não sei dizer se é por conta do cabo ou do próprio Super Nintendo. Dê uma olhada neste vídeo para ter uma ideia. Porém como o som está sendo gravado com o microfone da própria câmera, que tem seu próprio ruído, fica difícil perceber. Logo devo postar um vídeo com placa de captura (estou esperando chegar).

      Se você quer um cabo como o do vídeo, com mini coaxiais como condutores, recomendo comprar este cabo e este upgrade. O áudio não vai ser separado, mas é o mais próximo desse cabo do vídeo que você mostrou que eu já encontrei. Comprei um em dezembro, inclusive, mas ainda não chegou.

  7. 7
    Héder Gatelli

    Skooter, preciso de mais uma mãozinha cara… To Procurando um Cabo SCART RGB pro Playstation mas está esgotado em todos os sites que vi. Não sabe onde posso arrumar um? Agradeço. Abração.

    1. 7.1
      Skooter

      Héder,
      Recomendo enviar uma mensagem para esta vendedora: retroaccessories. Peça para ela re-listar o cabo de Playstation com sync-on-luma. Se possível pegue também o upgrade para mini-coax que vale a pena.

  8. 8
    Héder Gatelli

    Skooter, esses cabos funcionam será? Na boa, precisávamos mesmo era que você comprasse os cabos e revendesse pelo Mercado Livre para salvar todos nós haha. Caso necessitasse fazer alguma alteração ou falta de pecinhas eletrônicas que um simples estudante de direito como eu não sabe, você já faria e colocaria no preço. Seria nossa salvação, cara!
    Dá uma olhadinha vê se eu posso comprar de boa:

    http://www.ebay.co.uk/itm/PLAYSTATION-2-3-PsOne-SLIMLINE-PS1-PS2-PS3-RGB-SCART-CABLE-LEAD-NEW-UK-Seller-/381126381745

    1. 8.1
      Skooter

      Difícil avaliar só pelo anúncio, não dá para saber como fizeram as conexões, se os condutores tem blindagem individual, etc. Quanto ao resistor que faltava no meu primeiro cabo SCART de Playstation, tudo depende do upscaler. No caso do Framemeister, que uso hoje, ele aceitaria um cabo faltando o resistor, mesmo sendo errado, pois ele não usa o pino para definir se é Composto ou RGB, ele simplesmente assume que é RGB. O upscaler que eu usava na época precisava do resistor e eu acabei tendo de soldá-lo por conta própria.

      Eu até pensei em colocar meu primeiro cabo (e outros que não estou usando) no Mercado Livre, mas quando penso no tempo que perderia em fila de correio, tendo de pagar estacionamento, e ainda tendo de lidar com o suporte e devoluções (eventuais defeitos ou usuários que compraram o cabo errado ou que não sabem fazer a conexão) acabei desistindo. Fazer disso um negócio então poderia ser uma enorme dor de cabeça, sem contar que para fazer tudo isso legalmente (e dessa parte você entende) há burocracia e custos de sobra que acabam inviabilizando.

  9. 9
    pbrejo

    Olá Skooter. Não entendo nada de eletrônica, comprei um hub para scart só que me parece que veio com problema. Se puder dar uma olhada no video qué fiz e sugerir algo ficarei imensamente grato:

    youtube.com/watch?v=jdEYmP4QsMc&a..

    1. 9.1
      Skooter

      Ligando só um console de cada vez ele funciona? A maioria dos switches SCART tem problemas de não isolar completamente uma entrada da outra. O primeiro que eu tive tinha esse problema, inclusive este meu desse artigo tem problemas com as portas 3 e 4, por isso acabei comprando esse outro.

      1. 9.1.1
        pbrejo (@pbrejo)

        A porta 1 e 3 sim. A porta 2 não. Ela n está passando imagem.

        1. Skooter

          A porta 2 deve ser defeito mesmo. O vazamento de uma porta para outra pode ser defeito ou pode ser falha de projeto. Neste segundo caso não adiantaria trocar por outro do mesmo modelo.

          1. pbrejo (@pbrejo)

            acabei de perceber outra coisa: caso eu só conecte um cabo por vez, se este cabo for o do snes ele funciona nas 3 entradas. Quer dizer então que a entrada 2 não está queimada. Agora se eu ligar o saturno desta mesma forma (um por vez) ele só funciona na entrada 3. Agora, fazendo desta forma com o mega na porta 1 não sai nada, na 2 só o áudio e na 3 pega perfeito. Que estranho.

          2. pbrejo

            acabei de perceber outra coisa: caso eu só conecte um cabo por vez, se este cabo for o do snes ele funciona nas 3 entradas. Quer dizer então que a entrada 2 não está queimada. Agora se eu ligar o saturno desta mesma forma (um por vez) ele só funciona na entrada 3. Agora, fazendo desta forma com o mega na porta 1 não sai nada, na 2 só o áudio e na 3 pega perfeito. Que estranho.

          3. Skooter

            Aí entra a falta de padronização dos sinais dos consoles, dos cabos, etc. Seu switch pode estar atenuando alguns sinais em determinadas portas. Os sinais mais fortes são detectados pelo upscaler mesmo atenuados, os mais fracos não.
            Notei também que seu switch não tem o botão RGB. Você reparou nesses testes se o sinal que está passando é o RGB mesmo? Em alguns casos pode estar passando o vídeo composto, principalmente se a tensão no pino 16 estiver sendo atenuada.

      2. 9.1.2
        pbrejo (@pbrejo)

        acabei de perceber outra coisa: caso eu só conecte um cabo por vez, se este cabo for o do snes ele funciona nas 3 entradas. Quer dizer então que a entrada 2 não está queimada. Agora se eu ligar o saturno desta mesma forma (um por vez) ele só funciona na entrada 3. Agora, fazendo desta forma com o mega na porta 1 não sai nada, na 2 só o áudio e na 3 pega perfeito. Que estranho.

  1. 10
    DealExtreme (DX): Conversor de Video de SCART + HDMI para HDMI e Cabo HDMI PowerSync Genuíno Folheado a Ouro Macho/Macho c/ 3 Metros

    […] eBay: Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 – 4 way) […]

  2. 11
    DealExtreme (DX): Conversor de Video de SCART + HDMI para HDMI (SCART + HDMI to HDMI Video Converter – Black)

    […] eBay: Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 – 4 way) […]

  3. 12
    eBay: 2 Extensões para Cabo de Controlador de Super Nintendo c/ 1,8m (2 6ft Extension Cable for Super Nintendo SNES BRAND NEW)

    […] eBay: Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 – 4 way) […]

  4. 13
    eBay: Switch SCART RGB de metal com 3 entradas e 1 saída - Skooter Blog

    […] 2013 comprei meu primeiro switch SCART: o Switch de cabos SCART 4 para 1 (Professional Scart cable switch box Quality 1 – 4 way), que já ap…. Através dele pude conectar Mega Drive, Super Nintendo e Playstation One no Conversor de SCART […]

Deixar uma resposta