«

»

maio 15 2013

Imprimir Post

Retrogate Store: SD2SNES – Flash Cart para Super Nintendo com slot SD e USB

Olá leitores do Skooter Blog. Hoje falo sobre o SD2SNES, que adquiri na Retrogate Store. O SD2SNES é um cartucho de Super Nintendo especial (também chamados de flash cart), que em vez da ROM, gravada uma única vez, usa memória RAM onde os jogos (imagens da ROM dos jogos) podem ser carregados a partir de um cartão SD. Com isso você pode jogar todos os jogos do Super Nintendo usando um único cartucho. Não é emulação, é o hardware original de seu Super Nintendo executando o código original do jogo. Já falei aqui no Skooter Blog sobre o Mega Everdrive, que faz exatamente a mesma função, só que para o Mega Drive. Então recomendo a leitura daquele artigo, antes de continuar.

Ao ligar o Super Nintendo com o SD2SNES, é apresentado na tela um menu onde os jogos presentes no cartão SD podem ser escolhidos. Escolhido o jogo, tudo funciona de maneira idêntica ao cartucho original. Além disso, há algumas vantagens extras, como poder executar jogos de outras regiões, mesmo que existam travas de software. O cartucho em si usa o formato japonês, do Super Famicom, mas tem também os orifícios que permitem conectá-lo ao Super Nintendo norte-americano ou brasileiro da Playtronic, que são os mais comuns no Brasil. O meu é o norte-americano e o SD2SNES funciona perfeitamente nele. Quem fizer questão do cartucho no formato norte-americano pode optar por comprar o SD2SNES na Stone Age Gamer.

Outra vantagem muito boa do SD2SNES é que ele é o flash cart que suporta o maior número de chips especiais. O Super Nintendo tem vários jogos que usam chips especiais no próprio cartucho para ampliar a capacidade do hardware do Super Nintendo. Alguns desses jogos estão dentre os melhores da biblioteca do Super Nintendo, incluindo: Super Mario Kart, Top Gear 3000, Mega Man X2, Mega Man X3, Star Fox, F1 ROC II: Race of Champions, dentre outros. O SD2SNES é capaz de emular os chips especiais DSP1, DSP1b, DSP2, DSP3, DSP4, ST-010, Cx4, MSU1 e S-RTC, o que já permite executar todos os jogos da lista que citei, exceto o Star Fox que usa o Super FX. Mas o criador do SD2SNES, ikari, continua trabalhando no projeto, e atualmente está implementando o suporte para o Super FX. Espero poder jogar o Star Fox no meu Super Nintendo logo. 🙂

SD2SNES - O melhor Flash Cart para o Super Nintendo

SD2SNES – O melhor Flash Cart para o Super Nintendo

O SD2SNES suporta cartões SD, SDHC e SDXC, testado com cartões de até 64GB. Basta colocar as ROMs desejadas no cartão SD, colocar o cartão SD no SD2SNES, colocar o SD2SNES no Super Nintendo, ligar e jogar. A carga do jogo é quase instantânea. O menu ordena os jogos, mostra os subdiretórios e facilita bastante a navegação para encontrar os jogos desejados.

As ROMs podem ter até 96Mbit, que é mais do que suficiente para todos os jogos comerciais que já foram lançados para o Super Nintendo. Os jogos que salvam o estado em SRAM, como Super Mario World, Zelda: A Link to the Past e tantos outros, também são plenamente suportados e as informações salvas em SRAM são gravadas no cartão SD.

Enfim, o SD2SNES é outra das melhores aquisições que já fiz com relação a videogames. A exemplo do que aconteceu recentemente com meu Mega Drive, meu Super Nintendo também saiu da caixa original onde estava descansando há bastante tempo e voltou a ser instalado na TV graças ao SD2SNES, além do cabo SCART RGB que usei para conectá-lo na TV via HDMI, com ajuda do Conversor de Video de SCART + HDMI para HDMI, obtendo a melhor imagem possível de se obter com um Super Nintendo, com qualidade de vídeo componente, muito superior à imagem de vídeo composto que eu me acostumei na minha infância. Falarei em breve sobre o cabo SCART RGB do Super Nintendo.

Pacote com o SD2SNES - Cartucho Flash para o Super Nintendo

Pacote com o SD2SNES – Cartucho Flash para o Super Nintendo

Caixa do SD2SNES - Flash Cart para o Super Nintendo

Caixa do SD2SNES – Flash Cart para o Super Nintendo

Caixa do SD2SNES - Flash Cart para o Super Nintendo

Caixa do SD2SNES – Flash Cart para o Super Nintendo

SD2SNES - Flash Cart para o Super Nintendo

SD2SNES – Flash Cart para o Super Nintendo

SD2SNES - Flash Cart para o Super Nintendo

SD2SNES – Flash Cart para o Super Nintendo

Slot de cartões SD e porta USB do SD2SNES - Flash Cart para o Super Nintendo

Slot de cartões SD e porta USB do SD2SNES – Flash Cart para o Super Nintendo

Placa incluindo a conexão dos chips especiais do SD2SNES - Flash Cart para o Super Nintendo

Placa incluindo a conexão dos chips especiais do SD2SNES – Flash Cart para o Super Nintendo

SD2SNES - Flash Cart para o Super Nintendo no meu Super Nintendo

SD2SNES – Flash Cart para o Super Nintendo no meu Super Nintendo

SD2SNES - Flash Cart para o Super Nintendo no meu Super Nintendo

SD2SNES – Flash Cart para o Super Nintendo no meu Super Nintendo

SD2SNES - Flash Cart para o Super Nintendo no meu Super Nintendo

SD2SNES – Flash Cart para o Super Nintendo no meu Super Nintendo

SD2SNES - Flash Cart para o Super Nintendo no meu Super Nintendo

SD2SNES – Flash Cart para o Super Nintendo no meu Super Nintendo

Tela de seleção de jogos do SD2SNES - Flash Cart para Super Nintendo

Tela de seleção de jogos do SD2SNES – Flash Cart para Super Nintendo

Retrogate Store é a loja do desenvolvedor do Mega Everdrive, o ucraniano krikzz. Os cartuchos adquiridos lá vem direto da Ucrânia. O meu SD2SNES foi comprado no dia 05/02/2013, enviado alguns dias depois. Chegou ao Brasil no dia 14/02 e no dia 26/02 foi entregue, sem impostos.

Data Local Situação
26/02/2013 10:52 CDD (Removido) Entrega Efetuada
26/02/2013 09:30 CDD (Removido) Saiu para entrega
14/02/2013 20:04 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO – SAO PAULO/SP Conferido
Recebido/Brasil

O pacote foi enviado como carta, bem discreto, escrito à mão, sem formulário CN22. E encerro aqui o artigo sobre o SD2SNES com uma recomendação muito positiva para o produto e para a Retrogate Store.

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2013/05/15/retrogate-store-sd2snes-flash-cart-para-super-nintendo-com-slot-sd-e-usb/

25 comentários

5 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. 1
    Diego

    Skooter, parabens pelo Post! fiquei bem animado em comprar. Pagou quando no frete para o BR?

    Abraços

    1. 1.1
      Skooter

      Diego,
      Obrigado.
      O frete custa US$ 5,00.
      []s

  2. 2
    Marlon

    Caramba.. agora só preciso saber aonde descolar um super nintendo a preço de banana

  3. 3
    Ariel

    Pena que está tudo sem estoque, mas estou na espera para comprar os dois items e tambem reviver meus videogames antigos!

    Parabens!

  4. 4
    kleber do aracaju

    Tenho o modelo mais simples que este, tanto o de mega, quanto o de Snes. Pena que só veio a placa, ai tive que matar dois cartuchos aqui pra acomoda-los. No mais, concordo que esses acessórios com dispositivo SD cards para os consoles antigos são uma mão na roda. Graças a ele pude jogar raridades como Super Turican 2 ( SNES) e Second Samurai (GENESIS).

  5. 5
    Alisson Danilo

    amigo teria como vc conseguir um desse para mim ? estou atras do SD2SNES a um bom tempo mas não consigo achar algum lugar que venda, poderia me ajudar ?

    1. 5.1
      Skooter

      Tem na Retrogate e na Stone Age Gamer.

      1. 5.1.1
        Alisson Danilo

        quanto sairia o preço em reais ? e em quanto tempo chega ?

        1. Skooter

          É só fazer a conversão.
          O meu chegou em uns 15 dias, como pode ser visto no artigo.

  6. 6
    Klinsman

    tem como pagar pelo boleto amigo?

    1. 6.1
      Skooter

      Não tem. Só PayPal.

  7. 7
    Klinsman

    qual seu email skooter?

  8. 8
    Rodolfo

    Sabe se este sd2snes permite save state?

    1. 8.1
      Skooter

      Não permite, pelo menos por enquanto.
      Mas nos jogos que usam bateria ele grava/recupera o conteúdo da RAM no/do SD.

  9. 9
    Alexandre

    Cara, me tire uma dúvida cruel: como usar a outra entrada que fica ao lado do cartão de memória, na vista de cima do flash cart? É usada para um cabo USB? Você conseguiu usar? Qual a sua função? Eu adquiri um SD2SNES, também no site da Retrogate, mas não consegui usar essa entrada. Tentei dois cabos USB achando que o PC reconheceria o cartão de memória como uma unidade, mas não deu certo. Tenho receio de ser algum defeito. De qualquer forma, eu consegui jogar normalmente no meu Super Nintendo. Se você souber, ajuda ai.

    1. 9.1
      Skooter

      Até onde sei essa entrada é reservada para uso futuro. Nunca nem tentei usar. Provavelmente ela permite a desenvolvedores acessar o hardware diretamente, mas é improvável que o Windows reconheça sem precisar instalar algum driver.

  10. 10
    Antonioks

    Skooter to com um problemão recebi hoje meu SD2SNES e meu snes é um playtronic fonte PG 9v 1000 ma, tenho 3 jogos que rode de boa nele sem nenhum problema mais coloquei ele pra rodar e ficar as famosas barras pretas e a tela pulando estou usando cabo AV e firmware 1.4a será que pode ser o fato de minha fonte ser genérica? um abraço

    1. 10.1
      Skooter

      O que seriam essas famosas barras pretas e tela pulando? Você já as viu em outra situação?
      Acho que há possibilidade de ser a fonte, pois o SD2SNES consome mais energia que um cartucho normal, inclusive faz o Super Nintendo esquentar mais.
      []s

      1. 10.1.1
        Antonioks

        e depois de um tempo reinicia o jogo , uma print de como fica as linhas http://2.bp.blogspot.com/-3d4lHDuo2Mc/U-wKfIcrNWI/AAAAAAAABfM/jYFZKbWGoWk/s1600/2014-08-13%2B14.43.32.jpg , e o pior que tiro ele coloco mario bross e funciona sem falhas.

        1. Alexandre

          Quase certeza que isso ai é a fonte. Já vi casos semelhantes.

          1. Antonioks

            valeu pessoal consegui resolver consegui uma fonte de 12v 1ma unitel estabilizada e ta rodando lisinho, só que não consigo salvar nem o do Mario eu uso o reset pra voltar pro menu mais quando desligo o snes ele fica como se não tive-se salvo tem alguma manha to usando a firmware 1.6.

          2. Skooter

            Quando aperta o RESET tem que segurar apertado até todos os LEDs acenderem. É nesse momento que ele salva no cartão SD. Veja também se o cartão não está protegido para leitura. As vezes ao inserir o cartão ele pode travar acidentalmente.

  11. 11
    Antonioks

    vou ver isso, mais creio que não é o cartão pois tiro e coloco mais roms nele e não mudo a trava lateral, quanto as luzes complica um pouco pois seguro o reset pra voltar pro menu até como ta com a capa acender uma luz amarela forte no cartão ai eu solto o reset e vou pro menu do sd2snes, onde fica guardado os arquivos salvos pelo sd2snes e tipo se jogar um jogo que não seja de bateria tipo o do Mario vou poder salvar também pois não sei como fazer load nesses casos, testei roms com cheats embutidos tipo paradox e rodou de boa umas. um abração mano e obrigado pelas dicas. duas mods não funcionaram X-Men vs street fighter e tekken 2.

    1. 11.1
      Skooter

      Estava dando uma olhada no FAQ agora e pelo que entendi a área onde os jogos são salvos é monitorada e quando há mudança essa é salva automaticamente num arquivo .SRM. O esquema de segurar o RESET é apenas para jogos que usam a SRAM como memória de trabalho. Só tem como salvar nos jogos que originalmente tinham a SRAM. Não tem aqueles savestates como o Mega Everdrive ou emuladores.
      Quanto às ROMs hackeadas, nem todas funcionam no hardware real do Super Nintendo, muitas delas só funcionam em emuladores. Na verdade elas aproveitam falhas dos emuladores, pois se a emulação fosse perfeita elas também não funcionariam nos emuladores.

      1. 11.1.1
        Antonioks

        valeu mano pelas respostas consegui salvar, e que venha logo a firmware 1.7.

  1. 12
    Play-Asia: Cabo SCART RGB para Super Nintendo (SNES), Super Famicom, Gamecube e Nintendo 64 (RGB Cable)

    […] Retrogate Store: SD2SNES – Flash Cart para Super Nintendo com slot SD e USB […]

  2. 13
    eBay: 2 Extensões para Cabos de Controlador de Mega Drive c/ 1,8m e 2 Extensões para Cabo de Controlador de Super Nintendo c/ 1,8m

    […] Retrogate Store: SD2SNES – Flash Cart para Super Nintendo com slot SD e USB […]

  3. 14
    DealExtreme (DX): Segundo Switch 8 Portas Gigabit Ethernet 10/100/1000Mbps CORSN CS-1008G e Cartão de Memória de Alta Velocidade SDHC 300X Sandisk Extreme Genuíno 32GB Classe 10

    […] eBay: 2 Extensões para Cabos de Controlador de Mega Drive c/ 1,8m e 2 Extensões para Cabo de Contr…: … […]

  4. 15
    Mariio128: Gamepad de Super Nintendo (SNES) para PC Buffalo (Super Nintendo Famicom SNES Gamepad for PC (PC) (BUFFALO))

    […] atrás. Os dois joysticks (gamepads) que o acompanham também estão funcionando até hoje. Com o SD2SNES – Flash Cart para Super Nintendo com slot SD e USB e o Cabo SCART RGB para Super Nintendo (SNES), Super Famicom, Gamecube e Nintendo 64 (RGB […]

  5. 16
    Harmony Cartdrige - O cartucho com memória flash para o Atari 2600 - Skooter Blog

    […] você é um leitor assíduo do Skooter Blog já deve conhecer o Mega Everdrive e o SD2SNES, cartuchos flash para Mega Drive e Super Nintendo, respectivamente. Após a chegada do último […]

Deixar uma resposta