Problemas e Soluções: Windows não permite apagar arquivos com nomes muito longos, caminhos muito longos, ou caracteres inválidos


Este é um problema que as vezes acontece no Windows. Ele permite a criação de um arquivo que nem ele mesmo consegue apagar depois. Normalmente o problema está relacionado a um nome de arquivo muito longo, caminho muito longo ou caracteres inválidos para um nome de arquivo.

Buscando soluções na Internet encontrei uma porção, mas nenhuma delas lá muito boa. Uma envolve dar boot com algum Live CD de Linux, abrir a partição NTFS e apagar os arquivos. Isso é pouco prático, pois exige reiniciar o computador, dar boot em outro sistema operacional e depois voltar ao Windows.

Outra solução envolve o gerenciador do 7Zip. Quando se exclui arquivos pelo gerenciador do 7Zip segurando Shift (para que os arquivos não sejam movidos para a Lixeira) ele exclui os arquivos usando uma rotina própria em vez do Windows Explorer, e isso permite excluir boa parte dos arquivos inválidos, mas ainda assim encontrei problemas com alguns arquivos em que o 7Zip simplesmente para de responder.

Outras soluções envolvem ficar navegando no prompt de comando usando os nomes curtos dos arquivos (quando existem), o que também é chato e demorado, principalmente se forem muitos arquivos.

Finalmente, há as soluções que envolvem softwares pagos, que eu também descartei.

A inspiração para a solução definitiva surgiu quando o mesmo problema ocorreu no meu Iomega StorCenter ix2-200. Os arquivos com nomes muito longos, caminhos muito longos, ou caracteres inválidos colocados nele também não podem ser apagados via gerenciador de arquivos do Windows. Então tive a ideia de usar o Filezilla Client para conectar ao Iomega StorCenter ix2-200 via SFTP. Aí bastou selecionar os arquivos/diretórios problemáticos e pronto, ele sai excluindo tudo sem se importar se o nome/caminho é longo ou curto, ou se os caracteres são válidos ou não.

Mas e quanto aos arquivos locais do Windows? Aqui a solução foi instalar o Copssh – OpenSSH for Windows e então usar o Filezilla Client para conectar ao servidor SFTP do Copssh para acessar e apagar os arquivos do sistema de arquivos local.

Reconheço que não é uma solução perfeita, é apenas uma gambiarra, mas ainda é melhor que pagar por uma solução ou ter que ficar dando boot no Linux apenas para excluir um arquivo. E também uso o Copssh para acessar meus arquivos remotamente, então o software-solução acaba tendo mais utilidades.

Atualização (07/11/2013): Apesar de o Filezilla Client dar conta da maioria dos arquivos problemáticos, ainda sobraram alguns que nem ele conseguiu dar conta. Baixei então o WinSCP e este deu conta dos arquivos que sobraram.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 20 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2013/11/06/problemas-e-solucoes-windows-nao-permite-apagar-arquivos-com-nomes-muito-longos-caminhos-muito-longos-ou-caracteres-invalidos/

Inscrever
Notificar sobre
guest

6 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marco Aurélio

Meu problema se encontrava em tanto a pasta como o arquivo serem longos, formando na junção deles um caminho (path) muito maior.
Consegui resolver o problema compartilhando a pasta onde o arquivo estava e, em seguida, mapeando-o para uma letra de drive.
Com isso, o caminho total (pasta + arquivo) ficou menor e o Windows excluiu o arquivo com facilidade.
Muito provavelmente isso não funcionará quando se trata apenas de arquivos muito longo, mesmo que armazenado na raiz da partição.
(Vi esta dica em algum lugar que não me lembro no momento).

OBruxo

não intendi nada tudo muito dificil peguei um programinha em java e resolveu o meu problema esse negocio ai de baixar esse programas achei muito dificil

OBruxo

Muito Complicado peguei um programa simples e gratuito e resolvi meu problema de apagar arquivos com extensão muito longos do systema operecional.

Carol

Consegui renomear o arquivo usando o 7zip e depois apagar normalmente. Obrigadão, nunca teria pensado nisso sem tuas dicas.

Bruno

No meu caso estou tendo problemas com 3 pastas que não consigo apagar, mas como elas estão no hd externo tenho medo de apagar todos os outros arquivos dele, tipo uma formatação. Então esses procedimentos apagariam meus outros arquivos?

6
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox