BTSync 1.3.94 para Synology Disktation DS214play e outros


Este é mais um artigo da série Problemas e Soluções. Adquiri recentemente um NAS Synology America DiskStation 2-Bay Diskless Network Attached Storage (DS214play) e instalei nele o BTSync, com o pacote da SynoCommunity.

Algum tempo depois, adquiri um segundo DS214play, dessa vez para o trabalho. Vou falar dele em um artigo futuro aqui no Skooter Blog. Mas ao tentar instalar o BTSync descobri que a SynoCommunity está fora do ar e sem previsão de retorno. E o pacote de instalação (spk) não está disponível em nenhum outro lugar.

Qualquer pessoa pode baixar as fontes aqui no GitHub e montar o pacote por conta própria. Mas essa tarefa não é nada fácil, mesmo com as instruções do pessoal. Os passos que fiz foram os seguintes:

  1. Instalei o Debian de 32 bits em uma máquina virtual (não dá certo com o de 64 bits)
  2. Editei o arquivo /etc/sudoers para que meu usuário pudesse usar o sudo
  3. Executei os seguintes comandos (o segundo e terceiro tive que acrescentar por conta própria):
    $ sudo aptitude install build-essential debootstrap python-pip automake libgmp3-dev libltdl-dev libunistring-dev libffi-dev ncurses-dev imagemagick libssl-dev pkg-config zlib1g-dev gettext git curl subversion check bjam intltool gperf flex bison xmlto php5 expect libgc-dev mercurial cython lzip
    $ wget https://bitbucket.org/pypa/setuptools/raw/bootstrap/ez_setup.py
    $ sudo python ez_setup.py
    $ sudo pip install -U setuptools pip wheel
    $ git clone https://github.com/SynoCommunity/spksrc.git
    $ cd spksrc/
    $ make setup
  4. Em seguida renomeei com o arquivo /spksrc/cross/btsync/digests
  5. E editei ambos /spksrc/cross/btsync/Makefile e /spksrc/spk/btsync/Makefile para mudar o número da versão para 1.3.94, que é a última enquanto escrevo esse texto. No arquivo original ainda estava a versão 1.3.87.
  6. Aí foi só entrar no /spksrc/spk/bsync e digitar:
    $ make arch-evansport
  7. Pronto! O pacote está criado no /spksrc/packages

A máquina virtual foi criada no VMWare, as edições foram feitas no pico. Usei o modo gráfico do Debian.

Agora até parece fácil, mas deu um trabalhão até conseguir resolver alguns bugs, descobrir que não poderia estar usando a versão de 64 bits do Debian, etc. Sem contar o tempo que demorou pra baixar o Debian e os pacotes necessários na minha conexão de Internet vagabunda via rádio.

Tive todo esse trabalho porque nenhuma boa alma disponibilizou o arquivo spk já montado depois que a SynoCommunity ficou fora do ar. Então resolvi ser essa boa alma e disponibilizo o arquivo abaixo:

O pacote está compactado (7z) porque o WordPress não aceita arquivos .spk por questão de segurança.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 5 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2014/05/13/btsync-1-3-94-para-synology-disktation-ds214play-e-outros/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox