«

»

jul 24 2014

Imprimir Post

Comprando no Exterior: Canadá X Brasil 2002 X Brasil 2014

Eu já disse em outros artigos, mas não custa reforçar. Veja aí uma comparação entre o Canadá, o Brasil de 2002 e o Brasil atual para quem compra no exterior:

Canadá Brasil 2002 Brasil 2014
Imposto de Importação 5% (raramente aplicado, apenas sobre o produto) 60% (produto + frete) 60% (produto + frete)
IOF não existe 2% 6,38%
Taxa dos Correios (apenas quando o pacote é tributado) US$ 5,00 não existe R$ 12,00
Tempo Médio de Espera pelo Pacote 10 dias 15 dias 60 dias

Vale lembrar que no Canadá nem é preciso recorrer tanto ao exterior, pois os preços locais costumam ser bem competitivos. Acaba valendo a pena apenas quando é um produto que não está disponível localmente, como foi o caso do meu Dingoo, que foi da DX em Hong Kong às minhas mãos no Canadá em apenas 13 dias e sem imposto algum.

E ainda há várias lojas que, apesar de estarem nos EUA, cobram o imposto canadenses (5%) e enviam o produto para o Canadá sem risco de impostos, muitas vezes usando serviços de courier. É o mesmo que a Amazon faz agora pelo Brasil, mas em vez dos 5% pagamos quase 100%.

Com imposto tão exorbitantemente mais altos é de se esperar que o Brasil ofereça serviços básicos muito melhores, mas na realidade o Brasil perde para o Canadá em tudo: saúde, educação, segurança, emprego, pra resumir: tudo! E a tendência, infelizmente, é piorar…

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2014/07/24/comprando-exterior-canada-x-brasil-2002-x-brasil-2014/

Deixar uma resposta