«

»

ago 12 2014

Imprimir Post

Master System: Pistola Light Phaser

Dando continuidade aos artigos sobre consoles clássicos (veja o primeiro da série aqui), neste artigo mostro um acessório do Master System: a Pistola Light Phaser. Ela também foi fabricada pela Tec Toy no Brasil, e foi comercializada enquanto o Master System e o Master System II estiveram no mercado. Acabou desaparecendo quando a Tec Toy lançou o segundo modelo do Master System, chamado aqui de Master System III, ainda que a Pistola Light Phaser fosse compatível com o Master System III. Apenas o Óculos 3D perdeu a sua entrada nesse novo modelo.

Meu segundo videogame foi um Master System II da Tec Toy com Alex Kidd in Miracle World na memória, um joystick e o cartucho “Jogos de Verão (California Games)” de brinde. O Master System II brasileiro ainda era o mesmo modelo que o primeiro Master System, apenas trocando os jogos da memória que inicialmente eram Hang On e Safari Hunt. Infelizmente não tenho mais o Master System. Foi vendido quando eu ainda era adolescente. Mas os acessórios acabaram ficando comigo, até um tanto esquecidos por não terem mais utilidade. Neste artigo falo sobre a Pistola Light Phaser, e nos próximos artigos falarei sobre os demais.

Pistola Light Phaser

Pistola Light Phaser em sua embalagem

Pistola Light Phaser em sua embalagem

Pistola Light Phaser em sua embalagem

Pistola Light Phaser em sua embalagem

Manual da Pistola Light Phaser

Manual da Pistola Light Phaser

Pistola Light Phaser na caixa

Pistola Light Phaser na caixa

Pistola Light Phaser

Pistola Light Phaser

Pistola Light Phaser

Pistola Light Phaser

A Pistola Light Phaser se conecta na entrada de joystick do Master System (e também do Mega Drive usando adaptador para jogos de Master System) e permite atirar em objetos e personagens na tela.  A biblioteca de jogos que usam a Light Phaser não é grande, e na locadora que eu frequentava só haviam dois deles: Gangster Town e Rambo III, então foram apenas esses dois que eu joguei na época. Na minha TV a mira ficava um tanto deslocada para um dos lados, o que atrapalhava um pouco meu desempenho, e não havia como calibrar. Ainda assim, me diverti bastante com esses dois jogos, mas apenas quando alugava porque não tive nenhum deles. Cheguei a jogar o Gangster Town em dois jogadores, quando levei a minha Light Phaser na casa de um colega que também tinha a dele.

Nessa mesma época um de meus primos tinha um Top Game (clone de Nintendinho) com a pistola e o jogo Duck Hunt, que eu gostava bastante. Na TV dele, mais antiga e preto-e-branco, não acontecia deslocamento. Creio que a diferença seja a TV porque um dia ele levou o Top Game na minha casa e eu que chegava lá pela centésima fase do Duck Hunt na TV dele, mal passava das primeiras na minha TV. Para constar, minha TV era uma Sharp dos anos 70/80, daquelas que dava para sintonizar 8 canais e selecioná-los apenas com um toque do dedo, sem pressionar.

Eu sempre quis o Safari Hunt do Master System achando que seria um jogo semelhante ao Duck Hunt. Nunca consegui. Creio que a Tec Toy não chegou a lança-l0 no Brasil, exceto pela versão que vinha na memória dos primeiros Master System. Mas hoje eu posso finalmente jogar todos esses jogos graças ao Mega Everdrive. Basta colocar as ROMs nele e jogar no Mega Drive, com a Pistola Light Phaser conectada. E por que eu ainda não o fiz? Porque a Pistola Light Phaser infelizmente só funciona em TVs CRT (TVs com tubo de raios catódicos) e a minha TV onde está instalado o Mega Drive é uma LCD. Mas ainda tenho uma TV CRT, então qualquer dia desses ainda vou conectar o Mega Drive nela e matar a saudade dos jogos que usam a Pistola Light Phaser. E ainda vou aproveitar para conhecer os jogos que só pude jogar em emuladores, com uma mira usando um cursor controlado pelo mouse, que não é a mesma coisa.

A Pistola Light Phaser certamente não seria fabricada e/ou comercializada nos dias de hoje como ela é. O problema não é apenas a tecnologia não compatível com TVs LCDs, mas também o fato de grande parte dos países terem hoje legislações que impedem a fabricação/comercialização de armas de brinquedo que se pareçam com armas reais. Aliás, no estado de São Paulo está proibida a comercialização de qualquer arma de brinquedo. O fato é que cada vez mais as armas de videogame foram abandonando a cor preta e adotando cores extravagantes e brilhantes, em um fenômeno semelhante ao que aconteceu com as chuteiras de jogadores de futebol, porém por um motivo totalmente diferente.

Acho muito difícil que a Light Phaser seja confundida com uma arma de verdade, visto que ela é toda feita de plástico, tem um cabo acoplado, uma lente no cano, dentre outras características. Mas ainda assim esse sujeito aí embaixo usou algo muito parecido com uma Light Phaser para invadir uma casa e cobrar uma dívida de R$ 42,00, e depois fazer uma mulher de 60 anos de refém.

Seria uma Light Phaser na mão desse cidadão?

Seria uma Light Phaser na mão desse cidadão?

Aguarde o próximo capítulo com mais alguns acessórios do Master System.

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2014/08/12/master-system-pistola-light-phaser/

Deixar uma resposta