«

»

nov 25 2014

Imprimir Post

Sabia que o Space Tunnel da Polyvox na verdade se chamava SpaceMaster X-7? (Atari 2600)

Dias atrás estava jogando com o Atari 2600 e o Harmony Cartdrige e me lembrei de um jogo chamado “Space Tunnel”, que eu nunca tive, mas tenho um primo que sempre emprestava de algum colega e levava em casa para jogarmos. Era um de nossos jogos preferidos.

Assim que lembrei já fui buscá-lo no menu do Harmony, mas quando carreguei a ROM de nome “Space Tunnel” apareceu um jogo bem diferente do que eu estava procurando, desenvolvido pela Bit Corporation:

Space Tunnel da Bit Corporation

Space Tunnel da Bit Corporation

Estaria minha memória falhando? Conferi toda a lista de jogos para ver se achava algum outro nome conhecido que poderia ser o jogo que eu procurava, mas não achei nada.

Resolvi então recorrer ao Google e acabei encontrando a solução para o mistério na Atarimania. Eis aqui o screenshot do “Space Tunnel” da minha infância:

SpaceMaster X-7 da 20th Century Fox / Fox Video Games,  o "Space Tunnel" da Polyvox

SpaceMaster X-7 da 20th Century Fox / Fox Video Games, o “Space Tunnel” da Polyvox

Minha memória não falhou! O nome verdadeiro do jogo é SpaceMaster X-7, como lançado pela 20th Century Fox / Fox Video Games, mas no Brasil a Polyvox o lançou como “Space Tunnel”, não sei se por engano ou propositalmente. E no Atarimania tem até o scan da capinha e do manual:

O cartucho do SpaceMaster X-7, nome original do jogo da 20th Century Fox / Fox Video Games

O cartucho do SpaceMaster X-7, nome original do jogo da 20th Century Fox / Fox Video Games

No Brasil a Polyvox chamou o "SpaceMaster X-7" de "Space Tunnel"

No Brasil a Polyvox chamou o “SpaceMaster X-7” de “Space Tunnel”

Não bastasse terem mudado o nome do jogo, colocaram um logotipo da Activision no cartucho, sendo que a Activision nada tem a ver com nenhum dos dois jogos, visto que o “Space Tunnel” original é da Bit Corporation e o “SpaceMaster X-7” é da 20th Century Fox / Fox Video Games. E até a capa que a Polyvox escolheu para o seu “Space Tunnel” tem mais semelhança com a do “Space Tunnel” original do que com a do “SpaceMaster X-7”, que é o jogo de fato contido no cartucho.

A capa do cartucho do "Space Tunnel" original da Bit Corporation

A capa do cartucho do “Space Tunnel” original da Bit Corporation

E para aumentar a confusão, a CCE lançou o “Space Tunnel” original por aqui, inclusive fazendo aquela tradicional sacanagem de trocar o logotipo da produtora original pelo dela própria:

O "Space Tunnel" da CCE

O “Space Tunnel” da CCE

O cartucho do Space Tunnel da CCE

O cartucho do Space Tunnel da CCE

Então o Brasil acabou tendo dois jogos com o nome “Space Tunnel”, sendo que o da Polyvox era na verdade o “SpaceMaster X-7”. Vale a pena conferir esse jogo, que começa relativamente fácil mas tem dificuldade crescente e aos poucos vai ficando bem difícil.

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2014/11/25/sabia-que-o-space-tunnel-da-polyvox-na-verdade-se-chamava-spacemaster-x-7-atari-2600/

Deixar uma resposta