«

»

jan 09 2015

Imprimir Post

Nintendo encerra operações no Brasil por causa dos altos impostos

Notícia triste para quem gosta de videogames. A Nintendo, uma das três maiores fabricantes de consoles e jogos do mundo, e provavelmente a mais antiga ainda em atividade produzindo consoles de ponta, está encerrando suas atividades no Brasil.

A Nintendo chegou oficialmente ao Brasil em 1993 através da Playtronic, uma empresa criada em parceria da Gradiente com a Estrela para representar a Nintendo por aqui. O console da vez ainda era o Super Nintendo.

Atualmente quem cuidava da distribuição de jogos e consoles da Nintendo no Brasil era a Gaming do Brasil, subsidiária da Juegos de Video Latinoamérica. A Juegos continuará seu negócio como representante da Nintendo na América Latina, mas o Brasil será excluído.

E a culpa de tudo, segundo a própria Nintendo, é a alta carga tributária brasileira. Não que ela tenha sido baixa algum dia, mas durante os 12 anos de governo do PT ela só aumentou ainda mais. E o pior é que ainda temos pelo menos mais 4 anos pela frente com esse mesmo governo e a tendência é que muitas outras empresas também fechem as portas por aqui.

Os jogos e consoles importados passam a ser a única opção no caso da Nintendo. Fica então a dica de algumas lojas internacionais que o Skooter Blog já avaliou e aprovou:

Também é possível comprar em qualquer lojas dos EUA e redirecionar para o Brasil com a Shipito. Foi assim que adquirimos nosso Playstation 4 direto dos EUA.

Quer saber como foram nossas compras em cada uma dessas lojas? Confira nos links abaixo:

E é bom correr, pois esse governo já mais que triplicou o valor do IOF nas compras internacionais (de 2% para 6,38%) nos últimos anos, então não duvide que esse imposto vá aumentar ainda mais, ou pior, que a importação acabe se tornando proibida novamente. 🙁

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2015/01/09/nintendo-encerrar-operacoes-no-brasil-por-causa-dos-altos-impostos/

1 comentário

  1. 1
    Alex

    Lamentável.
    71% de imposto sobre consoles pra que?
    Existe algum fabricante nacional?
    O caríssimo Zeebo da Tectoy, que rodava jogos feitos pra celular acabou há mais de 3 anos.

Deixar uma resposta