«

»

set 30 2015

Imprimir Post

Modem Vivo WiFi em Modo Bridge – Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I – Askey RTA9211W (RTL8676) 2-Port ADSL

Como eu comentei rapidamente no artigo sobre o DPS Protetor Contra Raios p / Cabos Clamper, assino um provedor local de Internet por fibra óptica, que é a melhor opção que tenho em minha região. Mas não estava muito satisfeito com a estabilidade, então assinei também o Vivo Internet Fixa, em ADSL (o antigo Speedy), pois a Vivo não atende minha região com fibra óptica. Assim com dois provedores não muito confiáveis eu faço uma conexão confiável e ainda tenho uma vazão somada maior.

O modem que recebi da Vivo foi o WiFi da Datacom, modelo DM2270 ADSL 2FT + 2I, plataforma Askey RTA9211W (RTL8676) 2-Port ADSL. Na interface web o que aparece é um wizard que não dá praticamente nenhuma opção de configuração, mas o técnico deu a dica: acessar o modem pela URL http://192.168.1.1/padrao, usando o usuário admin e a senha que são os 4 últimos dígitos do endereço MAC do modem. Com isso é possível fazer algumas configurações, mas ainda assim elas são um tanto restritas, e colocar o modem em modo bridge não era uma opção disponível, infelizmente.

Modem Datacom, modelo DM2270 ADSL 2FT + 2I, plataforma Askey RTA9211W (RTL8676)

Modem Datacom, modelo DM2270 ADSL 2FT + 2I, plataforma Askey RTA9211W (RTL8676)

Eu prefiro o modem em modo bridge pois já tenho um bom roteador, que é o ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900. Deixar dois roteadores na rede e ter duplo NAT é algo que eventualmente traz problemas, principalmente com jogos online. Até pensei em usar outro modem, mas esse Datacom consegue alcançar taxas maiores que o TP-Link TD-8816, que seria a alternativa que eu tenho em casa.

Mas recentemente aprendi que dá para desbloquear todo o potencial do Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I e ter acesso a configurações mais avançadas, inclusive a configuração com bridge. O procedimento está neste blog. É para o Coletek W-N2120, utilizado no Vivo Fibra, mas também funciona perfeitamente no Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I. A ideia é acessar diretamente uma URL no modem que permite baixar um arquivo com todas as configurações (um backup), fazer uma pequena alteração e subir as configurações de volta para o modem (restore). Há um pequeno programa que ajuda nesta tarefa, o Telnet2764 (Sagecom 2864 Tool). Ele baixa as configurações, permite editá-las e subi-las novamente. A ideia é achar o seu usuário (admin se você não alterou) nas configurações. A string é ‘(username(admin))’. Logo abaixo tem o papel dele ‘(role(home))’. É só alterar o papel de ‘home’ para ‘super’. Aí basta subir a configuração de volta para o modem e pronto. No próximo acesso a interface web já estará completa com todas as opções.

Tela inicial do Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I após o desbloqueio

Tela inicial do Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I após o desbloqueio

Para configurar como bridge, primeiramente desabilitei a conexão PPPoE feita pelo próprio modem. Apenas usei o botão “Desabilitar” no menu “Conexão com a Internet”, submenu “Configurações”, como mostra a tela abaixo:

Desabilitando a conexão PPPoE no Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I

Desabilitando a conexão PPPoE no Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I

Por fim, é preciso entrar em “Sistema”, depois “Conexões da Rede”, clicar em “Lan Bridge” e, finalmente, em “Ponte”. Ali aparecem três caixas marcadas, a do switch LAN (as duas portas LAN) e as duas conexões de access point WiFi. A conexão WAN ETHoA está desmarcada, é só marcá-la e pronto. A porta WAN já terá uma ponte com as portas LAN. Daí é só ligar uma porta LAN do modem no roteador e configurar a conexão PPPoE no próprio roteador.

Criando a ponte no Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I

Criando a ponte no Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I

Configurando a conexão PPPoE da Vivo Internet Fixa no roteador

Configurando a conexão PPPoE da Vivo Internet Fixa no roteador

Vale lembrar que usando o modem como bridge, a interface do modem fica inacessível pela rede, pois ele está fora da LAN do roteador, ainda que seu IP esteja na mesma faixa. Também não adianta colocar o IP em outra faixa, pois nesse caso o roteador vai encaminhar os pacotes para o gateway. A solução, no caso do ASUS RT-AC68U, é criar um segundo IP para a porta WAN do roteador e colocá-lo na LAN. Uma forma de fazer isso é logar no roteador via SSH e digitar:

Esta configuração é com o roteador no modo Dual WAN e com o modem na WAN2. Para outras configurações é só alterar o ‘vlan3’ para a vlan correta. Essa configuração precisa ser refeita sempre que o roteador é reiniciado. Uma forma de automatizar isso é usar o firmware RMerlin e criar um script chamado nat-start em /jffs/scripts com o seguinte conteúdo:

É importante que nat-start esteja executável:

Para outros roteadores talvez não seja possível fazer esse tipo de configuração. Nesse caso uma solução é ligar a segunda porta LAN do modem a uma porta LAN do roteador. É importante nesse caso desabilitar o servidor DHCP do modem:

Desabilitando o servidor DHCP do Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I

Desabilitando o servidor DHCP do Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I

É interessante notar que ao conectar uma porta LAN do modem a uma porta LAN do roteador, o modem já pedirá um IP ao roteador. Assim o modem fica com dois IPs, o fixo (192.168.1.1 por padrão) e o que ele adquiriu do roteador. Convém configurar o roteador para sempre dar o mesmo IP para o modem no DHCP para facilitar os futuros acessos. No meu caso deixei o 192.168.0.4 para o modem, e agora é assim que eu acesso sua interface na rede interna, utilizando um TP-Link TL-R470T v4, que agora faz a função de roteador e Load Balancer na minha rede, deixando o ASUS RT-AC68U apenas como access point e switch (falarei mais disso em um próximo artigo).

Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I com o IP fixo e o adquirido do roteador

Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I com o IP fixo e o adquirido do roteador

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2015/09/30/modem-vivo-wifi-em-modo-bridge-datacom-dm2270-adsl-2ft-2i-askey-rta9211w-rtl8676-2-port-adsl/

30 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. 1
    Bruno

    Existe a possibilidade de configuração do DM2270 como repetidor?

    1. 1.1
      Skooter

      Acredito que não.

  2. 2
    thi.luciano

    Skooter, obrigado pelo tutorial, consegui acessar diversas configurações do meu modem/roteador DM2270.

    Gostaria de verificar se vc pode me ajudar com uma dúvida, por favor, você sabe se funciona utiliza-lo só como roteador?
    Conectando-o a o modem da vivo Coletek W-1101?

    1. 2.1
      Skooter

      Acredito que não. Ele tem duas portas, mas elas atuam como em um switch, não creio que seja possível colocá-las em sub-redes separadas.

  3. 3
    josue

    Ola tutorial muito bom.
    Tenho um Modem Datacom DM2270 também. Gostaria de saber se é possível receber o sinal de internet pela porta LAN1 ou LAN2 deste modem e rotear o sinal via wireless? Pois o cabo vem direto da rua para a placa de rede do PC como uma ligação ponto a ponto entre o Servidor de Internet e a minha casa. Queria configura-lo para autenticar automaticamente no servidor. É possivel?
    Grato
    Josue

    1. 3.1
      Skooter

      Ola josue,
      Talvez se você deixar a ponte entre o WAN ETHoA e LAN Hardware Ethernet Switch, ele consiga autenticar o PPPoE na conexão LAN (supondo que seja PPPoE), e o LAN Wireless 802.11n Access Point ficaria separado para atuar como LAN. Mas não sei dizer se isso vai funcionar, só testando para saber.

  4. 4
    josue

    Cara valeu pela dicas…um detalhe importante: em “conexoes de rede”, no link WAN PPoE, configurar como conexão subjacente “LAN bridge” e bingo…Grande abraço
    Att: Josue

  5. 5
    Alan becker

    Qual é o numero de pin desse roteador amigo, talvez seja igual ao meu, estou com problemas no meu nao veio o numero pin, aquele numero de 8 digitos.

    1. 5.1
      Skooter

      Não encontrei nenhum número PIN e nenhum número de 8 dígitos. Para que serve esse número?

  6. 6
    André

    Olá Amigo,

    Primeiro parabéns pelo post, estou quebrando a cabeça para tentar resolver aqui talvez seja mais simples do que eu imagino, quero colocar um TP-Link 741 como WDS, porém não navega, descartei erro de IP e o modem esta legal é só com esse modem que ele nao esta funcionando alias o meu DSL igual ao seu, eu vi em outro forum como desbloquear agora to pesquisando como configurar, se puder ajudar agraço. Obrigado.

  7. 7
    Vagner

    Parabéns pelo tutorial! Gostaria de saber se há alguma ferramenta nativa ou externa para reiniciar o modem automaticamente (Só para mudar o IP). Eu tentei naquele agendador mas não consegui. Obrigado.

    1. 7.1
      Skooter

      Como ele aceita conexões SSH, você pode configurar alguma ferramenta externa que conecte e execute um script. Mas não conheço nenhuma para te indicar.

  8. 8
    João Paulo

    Boa tarde amigo,
    Estou com um modem desse mesmo modelo (datacom dm2270 adsl 2ft+2wi) e gostaria de saber se é possível utiliza-lo apenas como roteador wifi, tendo como modem um outro equipamento que já veio com minha fibra contratada.
    Agradeço desde já!

    1. 8.1
      Skooter

      Boa tarde João Paulo,
      Acredito que sim, pois por padrão as portas LAN e o Access Point estão na mesma sub-rede. Nesse caso você ligaria o seu outro modem em uma das portas LAN.
      Talvez precise alguns ajustes para desligar o cliente PPPoE, ou para utilizá-lo na porta LAN caso você queira que o IP fique nesse modem da Vivo e ele fique como servidor DHCP.

    2. 8.2
      Fabrício

      Olá! Tenho a mesma situação….
      Além das instruções do Skooter, você pode aplicar a sugestão que o outro amigo postou nos comentários: http://www.skooterblog.com/2015/09/30/modem-vivo-wifi-em-modo-bridge-datacom-dm2270-adsl-2ft-2i-askey-rta9211w-rtl8676-2-port-adsl/#comment-19906

  9. 9
    gigio

    Opa meu querido. Tenho a pouco tempo Speedy/modem DM2270. Problema: não consigo acessar a Multifuncional Epson XP214 pelo wifi . Como o modem não tem WPS (ou talvez eu não tenha achado) não sei como configurá-lo para tal. Já liberei o modo avançado do modem. Você saberia me guiar passo a passo nisso ou se não.. saberia aonde posso encontrar documentação? Obrigado pela atenção.

    1. 9.1
      Skooter

      A Multifuncional não te dá opção de configura-la inserindo manualmente a chave do WPA? Normalmente não é necessário nenhum ajuste no roteador nestes casos.

  10. 10
    Alyson Stein

    Bom dia, ótimo tutorial, gostaria de saber se dessa forma em bridge ele passa o IP externo (fixo) da vivo para o meu roteador, pois utilizo um sonicwall, e preciso do ip externo (fixo) para acessos remotos e vpn ..

    1. 10.1
      Skooter

      Boa tarde.
      Sim, em modo bridge quem pega o IP externo da Vivo é o roteador, pois é ele quem vai rodar o PPPoE.

      1. 10.1.1
        Alyson Stein

        Skooter, fiz todos os procedimentos e não consegui passar o ip fixo do modem pro meu roteador (sonicwall), preciso pois meu router faz a vpn das minhas lojas.

        1. Skooter

          Que IP o roteador está pegando? E como o modem pegava o IP fixo?

  11. 11
    Valceir

    Ola, Boa Tarde
    O Aplicativo não funciona no meu modem, consigo acessar com p Putty via SSH porém com Telnet não vai, tem alguma coisa que preciso desbloquear ?
    Modem: DareGlobal TA04G-TF1 (RT633X) 2-Port ADSL

  12. 12
    reginaldo torres

    Bom dia !
    configurado desta forma eu consigo enxergar meu dvr na rede externa?
    estou tendo prolemas com isso, consigo acessa-lo em rede externa liberando a porta 91
    ex: no meu tp link740nd fixei o ip e liberei a porta 91
    Agora não consigo de forma alguma nem criei dns no-ip, dtdns, e nada!

    1. 12.1
      Skooter

      Boa tarde,
      Se você conectá-lo como bridge, o IP vai para o seu roteador e nele você pode liberar a porta 91.

  13. 13
    GIsele

    preciso de uma ajuda. tenho o modem/roteador DM2270 que gera o sinal wi-fi d vivo e também tenho um link one N300 Mbps L1-RW332 que gostaria de usar como repetidor de sinal. No site na link1 tem o modo para configurar-lo como repetidor (WDS- modo cliente) que está Ok, mas no finalzinho pede para configurar o primeiro roteador (no caso o DM2270) para “enxergar” o link1. Como fazer isso no DM2270?
    nivel usuário.

  14. 14
    Nauze

    Hello there, i’m having a situation with my DM2270, in the QoS > Usage per computers, there is a unknown IP addres that doesn’t meet the DSCP requirements, and it is also not someone else “stealing” my internet bandwith, i’ve measured and confirmed that the amount of the bandwith it uses is the summ of the bandwith the router is using amongst all PCs in my house.
    HOWEVER, the problem is this: I use a software called Netlimiter to, well, limit the top-end of my bandwith on all 3 pcs, so it is effectively shared, and it has been working for over 4 years… The problem is that, over the last few days, maybe a week, i’ve noticed this IP, which is 40.4.4.49 and appears to be from somewhere in california for some reason, when i trackroute,
    disables my ability to limit my bandwith, which really sucks and disrupts any attempt at playing any sort of online games, since noone can limit, they’ll gobble all the bandwith while even watching a simple youtube video.

    I’ve tried blocking it with the IP blocker from the default configuration on the modem, but it didn’t work… any help is welcome,

    Thank you.

  15. 15
    Danillo Libarino

    Muito bom seu tutorial, mas não consigo editar para ter acesso aos icones ocultos pela ferramenta informada, somente se eu digitar o endereço 192.168.1.1/padrao. Só que neste caso não consigo editar, existe outra forma de fazer esse procedimento para que eu consiga configurar uma bridge?

  16. 16
    Alex Nunes

    Ola amigo, tudo bem?
    Efetuei o procedimento, mas quando chega no procedimento (de ir em “Sistema”, depois “Conexões da Rede”, clicar em “Lan Bridge” e, finalmente, em “Ponte”. Ali aparecem três caixas marcadas, a do switch LAN (as duas portas LAN) e as duas conexões de access point WiFi. A conexão WAN ETHoA está desmarcada, é só marcá-la e pronto.) O MEU NAO ATIVA, FICA UMA BOLA VERMELHA NA WAN ETH0A.

  17. 17
    Alex Nunes

    Amigo, quando chega na tela onde vc pede para ativar a placa ETH0A. A bolinha fica vermelha sempre.
    consegue me ajudar?

  18. 18
    Léo

    Olá, tenho um dm2270 e queria repetir o sinal dele com meu roteador (que tem função de repetir) tp-link WR740N, eu consigo repetir o sinal do vizinho com esse roteador, mas não consigo repetir do meu modem, com o DHCP do roteador/repetidor desativado ele fica “obtendo endereço ip” no celular e nunca pega um IP, o que precisa mudar no dm2270 pra funcionar? Obrigado!

  1. 19
    Switch Easy Smart Gigabit de 16 Portas TP-Link TL-SG1016DE - Skooter Blog

    […] Um deles é um Modem ADSL com router TP-Link TD-8816 ADSL2/2, que foi deixado de lado em favor do Datacom DM2270, que a Vivo forneceu e que consegue obter um sinal ADSL com melhor […]

Deixar uma resposta