«

»

out 22 2015

Imprimir Post

Super Futebol / Great Soccer / World Soccer – Master System

Sempre gostei de esportes e jogos de esportes nos videogames, dentre eles o futebol. Se por um lado, jogos clássicos de plataforma como Sonic e Mario são e sempre serão lembrados, o mesmo não se pode dizer dos jogos de esporte. Cada nova versão de Fifa ou PES deixa a versão anterior imediatamente obsoleta. Todos querem jogar com a última versão, ainda que os avanços não sejam muitos. E é assim que os jogos de esportes dos consoles antigos acabam sendo esquecidos e raramente figuram nas listas dos “Top 10” e afins que estão sempre aparecendo.

Mas eu farei a minha parte para manter viva a memória dos antigos jogos de esporte! 🙂 Começarei com o primeiro jogo de futebol que joguei em consoles de terceira geração, mais precisamente no  Master System: o Super Futebol, como foi lançado no Brasil pela Tec Toy. Não, não é um grande jogo, era bem limitado até mesmo para o Master System, mas me diverti bastante com eles. As partidas com os amigos eram sempre bem disputadas, tal qual são as de Fifa hoje em dia. E considere que antes disso a gente se divertia com o Pele’s Soccer no Atari 2600, então o avanço até que era bem grande.

Como mencionei, a Tec Toy lançou o jogo como Super Futebol, cuja capa eu acabei de encontrar neste artigo do Game Sênior e reproduzo abaixo. Sempre achei bacana esse estilo único de capa da Sega no Master System. Muito antes de ter um Master System eu me lembro de ficar admirando as caixinhas na vitrine fechada quando ia nas Lojas Americanas.

Encarte do Super Futebol - Master System

Encarte do Super Futebol – Master System

Na tela inicial do jogo o nome que aparecia, com o console da Tec Toy, era Great Soccer, que é o nome do jogo nos EUA. Hoje sei que em consoles europeus e japoneses ele se apresentava como World Soccer, que é como ele foi chamado na Europa e no Japão. Parece confuso? Realmente é :). Mas tentarei explicar. O fato é que no Japão e na Europa a Sega já havia lançado um jogo com o nome de Great Soccer anteriormente. O Master System tinha uma série de jogos de esporte iniciando com “Great”. Como a série Great já tinha um futebol, a Sega acabou chamando o novo jogo de World Soccer no Japão e na Europa. Mas nos EUA o Great Soccer japonês/europeu nem chegou a ser lançado. Ficariam os americanos sem um futebol na série Great? Ah não, vamos chamar o World Soccer de Great Soccer nos EUA e fica tudo resolvido. E foi isso que a Sega fez.

Note que a mesma ROM foi lançada nos três continentes, o que o jogo faz é verificar se está em um console americano, japonês ou europeu e então mostrar o título apropriado. O Master System da Tec Toy identifica-se tal qual um Master System americano e, portanto, o nome na tela aparece como Great Soccer. A Tec Toy também nunca lançou o Great Soccer europeu/japonês, portanto não houve nenhuma confusão à época.

Super Futebol - Master System

Super Futebol – Master System

O Super Futebol / Great Soccer / World Soccer tinha apenas 8 seleções: Argentina, Alemanha Ocidental, França, Brasil, Grã-Bretanha, Itália, Estados Unidos e Japão. Ao selecionar um time ouvimos uma boa parte de seu hino. Não há campeonatos nem nada parecido, só mesmo o equivalente ao “amistoso” nos jogos de hoje. Mesmo jogando contra a CPU o que fazemos é apenas selecionar o nosso time e o adversário. Poderiam ter colocado pelo menos um modo campeonato onde pudêssemos jogar com os 7 adversários em sequência e terminar o jogo. Uma pena.

As seleções no Super Futebol - Master System

As seleções no Super Futebol – Master System

A mecânica do jogo não é das melhores, os jogadores andam aos tranquinhos, dão carrinho automaticamente quando chegam perto do adversário com a bola. O jogador com uma setinha é o que estamos controlando. Quando de posse da bola, um botão serve para passar a bola para um companheiro, que é sempre o que estiver com a seta gorda apontando para ele, não há como escolher. O outro botão chuta para o gol, ou para a frente. Chutes de bicicleta são constantes. Também controlamos o goleiro, então quando estamos na defesa as vezes temos de escolher entre tentar roubar a bola com o zagueiro ou se preparar para defender um chute com o goleiro. O goleiro não pula e não se movimenta muito rápido, então é bom se posicionar bem. Na hora do chute ao gol também aparece uma setinha que indica onde vamos chutar a bola.

Super Futebol - Master System

Super Futebol – Master System

A disputa de pênaltis acontece quando o jogo termina empatado, mas também pode ser selecionada para uma disputa isolada. Para o cobrador, basta escolher uma posição no direcional e chutar, o outro botão define se o chute é mais para o centro ou para os cantos. Nos pênaltis o goleiro pula. É possível já segurar o direcional e botões para pular junto com o chute tentando adivinhar o canto, ou esperar o chute e pular depois. Esperando para pular fica impossível pegar as bolas nos cantos e ângulo, mas se o jogador chutar próximo do meio dá para pular depois e pegar. Adivinhando exatamente a posição é possível pegar qualquer bola. Com dois jogadores, esconder o controle do adversário na hora das cobranças é fundamental.

super-futebol-penaltis

E para fechar, como de costume, deixo aqui o meu video de retorno ao Super Futebol, já sem minhas habilidades de infância, só perdi. 🙁 Também como de costume, o vídeo é gravado com hardware real (sem emulação) e os screenshots desse artigo também foram tirados dele.

Os equipamentos utilizados para esta captura foram:

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2015/10/22/super-futebol-great-soccer-world-soccer-master-system/

2 comentários

1 menção

  1. 1
    Thailon

    Lembrei do Sega Soccer do mega drive. O único jogo de futebol que realmente joguei. Pois, era um dos games do cartucho de 10 jogos que acompanhava o aparelho.

    1. 1.1
      Skooter

      Terminei ele no Mega Drive. É um dos próximos que pretendo colocar aqui. Ele tem uma curiosidade que é ter três versões: uma com nomes de jogadores reais como Pelé e Casagrande, outra com os nomes alterados e uma terceira em que os nomes reais aparecem no Mega Drive japonês, mas no americano apareciam os alterados. Lembro do meu primo trazendo o cartucho em casa e ficando surpreso porque no videogame dele apareciam os nomes reais e no meu não. Na hora eu duvidei, mas depois ele me mostrou. Já tentei achar uma explicação para essa bagunça toda mas ainda não encontrei.

  1. 2
    World Soccer 94 - Road to Glory (Striker) - Super Nintendo - Skooter Blog

    […] Super Futebol / Great Soccer / World Soccer – Master System […]

Deixar uma resposta