Carta da Tec Toy – 31 de Outubro de 1991


Dando continuidade aos artigos sobre o Master Club, está aqui a segunda carta que recebi da Tec Toy, resposta ao que também foi provavelmente a segunda carta que enviei à eles, antes de receber a resposta da primeira carta.

Novamente, não tenho o conteúdo da minha carta que, por ser o ano de 1991, certamente foi escrita à mão. Mas pelas respostas podemos deduzir:

  • Perguntei como se associar ao Master Club. Como eu acabara de ganhar o Master System II, provavelmente eu já havia enviado o Cartão Resposta Comercial, mas ainda não havia recebido resposta. A resposta foi que eu deveria enviar o Cartão Resposta Comercial. 🙂
  • Acostumado com cartuchos de Atari 2600 contendo vários jogos, eu devo ter perguntado se para o Master System também haviam cartuchos com mais de um jogo. A resposta foi um não. No futuro a Tec Toy acabaria lançando pelo menos um cartucho com mais jogos, que foi o tal do 20 em 1. E segundo o Dossiê OLD!Gamer: Master SystemMarksman Shooting & Trap Shooting, lançado pela Sega originalmente em 1986, também saiu por aqui, mas não sei exatamente em que ano foi o lançamento nacional para saber se a Tec Toy estava correta na sua afirmação de 1991. Outro cartucho com mais de um jogo, o Arcade Smash Hits nunca foi lançado no Brasil. Por fim, o Dossiê OLD!Gamer: Master System indica que o Hang-On / Safari Hunt foi lançado no Brasil, porém eu acredito que isto se refira somente ao fato do jogo estar na memória do primeiro Master System lançado pela Tec Toy. Não haveria motivo para a Tec Toy lançar o cartucho, visto que todos os consoles Master System já vinham com ele na memória, ao contrário do que aconteceu em outros países. Com o lançamento do Master System II com o Alex Kidd in Miracle World na memória, é possível que o Hang-On / Safari Hunt tenha sido lançado em cartucho, mas eu nunca vi.
  • Devo ter perguntado se o joystick Tipo Arcade era exclusivo do Master System. A Tec Toy respondeu que sim. É claro que ela não responderia diferente, mas o fato é que a Quickshot, a real fabricante deste joystick que a Tec Toy apenas importava, também fazia versões para outros consoles. Além disso, todos os controles do Master System (do sistema real, não desses consoles- emuladores de hoje) funcionam também no Atari 2600. Mas eu não me recordo exatamente porque eu fiz essa pergunta, deve ter sido porque meu primo tinha um Nintendo (Top Game) e se interessou no joystick.
  • A quarta resposta foi para a minha pergunta que hoje pode ser vista como muito besta: se existia um adaptador para usar jogos de Mega Drive no Master System. O fato de existir um adaptador que fazia o contrário (usar jogos do Master System no Mega Drive) fez surgir boatos de que existia um adaptador para usar jogos de Mega Drive no Master System. Em uma época pré-Internet, não havia meios de conferir que se tratava de um boato rapidamente. E sempre havia aquele sujeito que dizia até que já viu o tal adaptador na loja, na casa do amigo do primo do vizinho, e por aí vai. É claro que a resposta foi um decepcionante não.
  • Por fim, a Tec Toy me enviou novamente dicas sobre o jogo Alex Kidd in Miracle World. Eu realmente estava com dificuldades em avançar neste jogo, que até hoje considero um dos mais difíceis do console. 🙂

Confira a carta da Tec Toy:

Carta da Tec Toy - 31 de Outubro de 1991

Carta da Tec Toy – 31 de Outubro de 1991

E a transcrição:

São Paulo, 31 de outubro de 1991.
[Removido]
Para associar-se e necessário que nos envie o Cartão Resposta Comercial.
Não existe cartuchos para o Master System com mais de um jogo no mesmo.
O joystick tipo Arcade e exclusivo para o Master System sim.
Não existe adaptador para que o Master System receba cartuchos do Mega Drive. O adaptador que exite é para que o Mega Drive receba cartuchos do Master System.
Estamos lhe enviando a dica do Alex Kidd in Miracle World, conforme solicitado.
Um abraço
Centro de Atendimento oa Consumidor
TEC-TOY INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.
Avenida Ermano Marchetti, 576 – Térreo – CEP 05038 – PABX 260-8311 – Fax (011) 260-4314 – Telex (11) 83730 – Lapa – São Paulo – SP – Brasil
REF. T. T. 0009

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 5 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2015/12/13/carta-da-tec-toy-31-de-outubro-de-1991/

Inscrever
Notificar sobre
guest

4 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Polter

Legal. Interessante que apesar das respostas serem curtas e objetivas, realmente foram respostas individuais e não uma carta genérica. Mas e o anexo com as dicas do Alex Kidd, vc perdeu o papel?

Flavio

Sensacional. Gostaria muito de ter uma dessas em um quadro, mesmo que não tenha sido direcionada a mim.
Teria interesse em negociar alguma?

4
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox