«

»

fev 13 2016

Imprimir Post

Sky com Splitter HDMI não funciona com áudio Dolby 5.1

Este problema ocorre com o Decodificador Sky HDTV Plus SHR23 e o Splitter HDMI de 1 entrada para 4 saídas HUIYISHUN, mas possivelmente afeta também outros decodificadores e outros splitters. Eu só notei o problema após a instalação do SHR23, mas é possível que já ocorresse antes e eu não tenha percebido.

A minha instalação é a seguinte: a saída HDMI do decodificador da Sky está conectada à entrada do Splitter HDMI. A primeira saída do Splitter HDMI está conectada ao Receiver Yamaha RX-A830, e a segunda saída do Splitter HDMI está conectada ao Conjunto Extensor HDMI, que leva imagem e som da Sky até outra TV mais distante (ponto escravo).

O problema é que com essa configuração, o áudio da Sky estava chegando no Receiver  apenas como PCM 2.0, mesmo quando a opção Dolby Digital estava ligada no decodificador da Sky. Percebi que ligando a Sky diretamente no receiver este problema não ocorre e ele consegue reproduzir som Dolby 5.1 e Dolby 2.0 corretamente nos canais que oferecem áudio com essa codificação. O problema também não ocorria deixando apenas o receiver conectado ao splitter.

A solução que encontrei foi bastante simples, apenas inverti as saídas do Splitter HDMI, passando a ligar a primeira no Conjunto Extensor HDMI e a segunda no Receiver Yamaha RX-A830. Dessa forma os áudios Dolby 5.1 ou Dolby 2.0 começaram a chegar corretamente no receiver. Aparentemente a segunda porta tem prioridade na hora de negociar o áudio suportado, ou algo parecido.

Quanto ao ponto escravo, ele não tem um receiver. Imaginei que a TV poderia ficar sem som por conta de não conseguir decodificar o áudio Dolby 5.1, mas isso não aconteceu. Não sei se ela está decodificando o áudio Dolby 5.1 ou se o áudio PCM também está sendo transmitido em paralelo com o Dolby, de forma que o receiver usa o Dolby e a TV do ponto escravo usa o PCM.

Receptor Sky SHR23 e Splitter HDMI

Receptor Sky SHR23 e Splitter HDMI

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2016/02/13/sky-com-splitter-hdmi-nao-funciona-com-audio-dolby-5-1/

4 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. 1
    Polter

    Uma sugestão: Como vc disse que é um cliente antigo da Sky, voce poderia pedir o cancelamento, assim eles geralmente abrem negociação e voce poderia pedir um ponto extra para nao ter que usar essa gambiarra do ponto escravo e também conseguir descontos ou pacote melhor.

    Eu tb assino NET há mais de 10 anos e pedi pra cancelar há pouco tempo, eles dobraram minha internet de 60mb para 120mb e me deram um pacote melhor, e como o preço ficou pouca coisa a mais do que eu pagaria só pela internet fora do combo, eu acabei aceitando a proposta, mesmo tendo inúmero canais inuteis na TV, na verdade além dos abertos, só assisto PFC e os canais de esporte. Filmes, séries, etc, apesar de ter pagar pelos canais no pacote, eu prefiro por torrent.

    1. 1.1
      Skooter

      Eu já negocio descontos no setor de cancelamento periodicamente. Antigamente eram mais generosos. Agora os pacotes tem preços fixos, o que eles fazem quando dão um upgrade é dar um desconto equivalente por 12 meses, como fizeram com o meu HDTV Plus.

  2. 2
    Polter

    Antigamente o APP da NET para dispositivos móveis tinha uma função bem interessante que funcionava como controle remoto usando o wifi. Isso sumiu e nunca mais voltou. Vendo seu post, não duvido nada que a net tenha tirado essa funcao justamente para não facilitar o uso desse ponto escravo. Operadoras sacanas.

    1. 2.1
      Skooter

      O aplicativo da Sky para Android tem esse recurso. Achei bastante útil. Eu tenho extensor de controle remoto nos pontos escravos. Funcionam perfeitamente, mas em um deles a TV é Sony (como a do ponto principal), então usar o extensor é um tanto complicado, pois ele transmite todo sinal infravermelho, inclusive os do controle remoto da TV. Com isso, as vezes acontecia de eu desligar a TV do ponto escravo e o sinal transmitido ligava a TV do ponto principal. O aplicativo da Sky elimina esse problema, apesar de ser bem menos prático para trocar os canais e de ficar travando constantemente.

Deixar uma resposta