World Championship Soccer foi um dos primeiros jogos de Mega Drive, lançado pela Sega em 1989. Foi também o primeiro jogo de futebol de Mega Drive e por bastante tempo ainda foi o único. No Japão seu nome era World Cup Soccer. A ROM dos jogos era igual em ambos os continentes, mas o jogo verificava a região do console e exibia o título apropriado na abertura: World Championship Soccer nos consoles americanos e europeus ou World Cup Soccer nos consoles japoneses.
No Brasil, foi lançado pela Tec Toy com o nome de Super Futebol. Como os consoles brasileiros são iguais aos americanos, no quesito região, o nome que aparece no título também é World Championship Soccer.
Na Europa, o jogo foi lançado com o nome World Cup Italia ’90, porém é uma outra ROM, com a tela de título alterada para mostrar esse nome e exibindo inclusive o mascote da copa. Nesta ROM, este título também aparece se o jogo for executado em um console americano ou japonês.
Posteriormente também foi chamado de Sega Soccer em um cartucho com 5 jogos lançado exclusivamente pela Tec Toy, o qual recebeu o nome de Sega Top Five, e também algumas outras compilações. Nesses casos a tela de título também mudou, mas o jogo permaneceu o mesmo.
Em 1994 ganhou uma continuação, chamada World Championship Soccer II, que aparentemente só foi lançada nos EUA e na Europa, ficando fora do Brasil e do Japão. Eu acabei conhecendo essa continuação somente recentemente com o uso do Mega Everdrive.
O Super Futebol / World Cup Soccer / World Championship Soccer é baseado na Copa do Mundo de 1990. Porém, o jogo foi lançado antes do término das eliminatórias, e com isso só conta com 14 das seleções que se classificaram para a Copa. Ficaram de fora: Áustria, Camarões, Colômbia, Costa Rica, Checoslováquia, Egito, Emirados Árabes, Irlanda, Romênia, e Suécia. As seleções presentes são Estados Unidos, México, Peru, Brasil, Argentina, Uruguai, Marrocos, Argélia, Inglaterra, Escócia, Itália, França, Espanha, Holanda, Dinamarca, Bélgica, Hungria, Iugoslávia, Polônia, União Soviética, Alemanha Ocidental, China, Japão e Coréia do Sul.
Algo que me intrigou muito quando coloquei as mãos no cartucho do Super Futebol da Tec Toy, e que ainda me intriga até hoje, é o seguinte. Na época (1992), eu tinha um Sega Genesis, versão americana do Mega Drive, tal qual o que eu tenho hoje. Ao jogar o Super Futebol / World Cup Soccer / World Championship Soccer no meu console, a seleção brasileira era composta por: Carlos, Victor, Menlo, Scarpen, Wilkins, Jaquin, Batista, Feldman, Colin, Zukka, Sora, Cerezo, Liberino, Karras, Pola, e Grande. Meu primo, que havia trazido o cartucho, ao ver aquilo disse algo do tipo: “Pola? Grande? No meu videogame aparece Pelé, Casagrande…”. Achei que ele estava me zoando, mas quando fui na casa dele vi que realmente no console dele, e com o mesmo cartucho, a seleção brasileira era composta por: Carlos, Vitor, Edson, Oscar, Edinho, Leandro, Batista, Falcao, Junior, Zico, Socrates, Cerezo, Liberino, Careca, Pele, e Casagrande. A diferença é que o console dele era japonês. E, como ficou evidente quando aluguei o Ayrton Senna’s Super Monaco GP II, há um indicador de região nos consoles que os jogos podem acessar e tomar decisões diferentes, como mudar o título do jogo e os nomes dos jogadores de uma equipe, como no Super Futebol, ou mesmo não rodar da região para a qual foi distribuído, como o Ayrton Senna’s Super Monaco GP II.
Mas por que a diferença de nomes de uma região para outra? Isso eu ainda não consegui descobrir. Usar os nomes reais de jogadores sem o risco de ser processado é algo que depende de licenças, e essas licenças tem um custo. Então é natural que jogos que não tem as licenças utilizem nomes fictícios, é assim até hoje. Mas por que usar nomes reais no Japão e fictícios na América e na Europa? A lei japonesa protegeria a Sega nesse caso? E por que Carlos, Cerezo e Liberino escaparam das mudanças?
Ao procurar a ROM do jogo para fazer um videozinho demonstrando como o jogo fica no console americano e no japonês, encontrei algo que só fez a confusão aumentar. O grupo No-Intro cataloga atualmente 3 versões de World Cup Soccer / World Championship Soccer. São elas:
- World Cup Soccer ~ World Championship Soccer (Japan, USA)
- World Cup Soccer ~ World Championship Soccer (Japan, USA) (v1.2)
- World Cup Soccer ~ World Championship Soccer (Japan, USA) (Rev B)
Quer saber qual é a diferença entre as 3 versões? Pois as únicas que encontrei dizem respeito justamente ao título e aos nomes de jogadores. A primeira versão, World Cup Soccer ~ World Championship Soccer (Japan, USA), mostra os nomes reais dos jogadores independentemente de qual seja a região do console. A segunda versão, World Cup Soccer ~ World Championship Soccer (Japan, USA) (v1.2), mostra nomes fictícios independentemente de qual seja a região do console. Por fim, a terceira versão, World Cup Soccer ~ World Championship Soccer (Japan, USA) (Rev B), é a que mostra nomes fictícios ou reais, dependendo do console ser americano ou japonês, respectivamente.
Com relação ao título, a primeira versão não mostra World Championship Soccer quando o jogo é colocado em um console americano ou europeu, mas apenas Soccer, o que é mais esquisito ainda.
Não sei em que ordem essas ROMs foram lançadas, mas é possível que seja na ordem em que listei. Possivelmente a Sega inicialmente usou nomes reais sem se preocupar, depois corrigiu isso em uma nova versão com nomes trocados, e por fim lançou a última versão que mostra os nomes de acordo com a região, trazendo de volta os nomes reais para os japoneses. Esta terceira versão é a que foi lançada no Brasil pela Tec Toy, o que explica o “fenômeno” que observei na minha infância.
Uma outra hipótese seria a de que a terceira versão que listei seja a segunda a ser lançada, retirando os nomes reais do ocidente, para posteriormente resolverem tirar também dos japoneses. Essa hipótese ganha força se considerarmos que o Sega Soccer das compilações traz os nomes fictícios independentemente da região do console.
Os nomes dados pelo No-Intro também não ajudam, o que vem antes, uma versão 1.2 ou uma revisão B? Procurando pela convenção de nomes do No-Intro o que descobri é que números de versão costumam ser identificados na própria ROM, enquanto revisões costumam ser um selo no cartucho, o que pesa em favor da Revisão B ter vindo depois.
Aliás, por que a Sega mudou o nome do jogo nas compilações? Seria por que a Copa já tinha passado? E por que o nome americano do jogo no ocidente foi World Championship Soccer em vez de World Cup Soccer? Me parece que atualmente o nome “World Cup” é propriedade da Fifa, logo não poderia ser usado como título de jogos não licenciados. Seria assim desde 1989?
Olhando o tamanho da imagem das ROMs compactada (zip), temos 158.252 bytes para a primeira versão, 158.636 bytes para a segunda versão, e 160.132 bytes para a terceira versão. Os 384 bytes a mais da segunda versão devem dar conta da diferença no título. E os quase 2 KBytes a mais da terceira versão são o indício que faltava de que ele tem dois nomes para cada jogador. Eu não chequei os nomes do jogadores das outras seleções, vou deixar isso como exercício para você leitor. 🙂
Enfim, são mais perguntas do que respostas. E não tenho grandes esperanças de encontrar uma solução para o mistério. Já procurei bastante e até agora não encontrei.
Mas voltemos ao Super Futebol / World Cup Soccer / World Championship Soccer. Como quem assistiu a Copa de 1990 (ou tem a mínima noção de que o Pelé não estava mais atuando em 1990) já deve ter reparado, os nomes reais ou fictícios não correspondem aos da seleção da Copa de 1990 e nem mesmo aos das eliminatórias. O único jogador da lista que me recordo que estava na seleção de 1990 é o Careca. Os demais, como Pelé e Sócrates, estiveram em outras seleções, de outras copas, mas não na de 1990.
O jogo apresenta uma visão de cima, 90º com relação ao campo o tempo todo, de forma que vemos a cabeça e os ombros dos jogadores, com pernas e braços aparecendo quando caminham ou quando dão um carrinho. Não há faltas, não há substituições.
Há dois modos de jogo: World Cup e Test Match. O primeiro modo é como a Copa do Mundo, com fase de grupos e fase eliminatória, portanto jogamos pelo menos 3 jogos. O jogo termina com o título após 7 jogos ou com a seleção desclassificada, seja por não passar da fase de grupos ou por ser derrotada em algum jogo da fase eliminatória.
O modo Test Match é um amistoso que pode ser jogado por 1 ou 2 jogadores. Note que a opção para dois jogadores só aparece se o segundo controle estiver conectado ao Mega Drive, do contrário ela não aparece, e é por isso que ela não está presente no vídeo que eu fiz.
A seleção é escolhida através de um mapa. As equipes tem quatro atributos: velocidade, habilidade, defesa e goleiro, e podem ir de 1 a 5. Após escolher a seleção que iremos representar é preciso escalar o time dentre as opções. O esquema é sempre o 4-4-2, então escolhemos 1 dentre 2 goleiros, 4 dentre 5 zagueiros, 4 dentre 6 meio-campistas, e 2 dentre 3 atacantes. Os atletas também tem suas habilidades individuais, como velocidade, chute, desarme e precisão.
Partidas empatadas nas fases eliminatórias são decididas nos pênaltis, onde temos a visão por trás do cobrador ou por trás do goleiro, dependendo de estarmos chutando ou defendendo. No modo de dois jogadores a visão é sempre a do cobrador.
Uma música toca durante o jogo todo. Para a mesma seleção é sempre a mesma música, o que pode cansar um pouco. A música só pára em cobranças de escanteios e tiros de meta, quando aparece uma tela com outro ângulo de visão (por trás do jogador), e retorna após a cobrança. Nos gols aparece uma tela estática com um jogador comemorando e ouvimos uma voz digitalizada de “Gol”, a mesma que ouvimos na tela de título.
A jogabilidade é apenas razoável, afinal foi o primeiro jogo de futebol do console, e até então não havia nada muito melhor que isso. Títulos melhores acabaram surgindo posteriormente, mas aí eu já estava no Super Nintendo, de modo que o Super Futebol / World Cup Soccer / World Championship Soccer foi o único futebol do Mega Drive que eu realmente joguei bastante. Pelé, Super Kick Off, e Fifa’s Soccer também aparecem em minha listinha de jogos terminados no Mega Drive, mas eu mal me recordo deles. O que marcou mesmo foi o Super Futebol.
Na minha infância eu consegui terminar o jogo, de modo que ele entrou para a minha listinha de jogos terminados do Mega Drive na posição 16. Infelizmente não consegui reproduzir a façanha no vídeo que fiz para mostrar o jogo.
No vídeo eu mostro as 3 versões do jogo, até a tela que mostra os nomes dos jogadores. Note que o Mega Everdrive me permite “enganar” o jogo e fazer o meu Sega Genesis se passar por um Mega Drive japonês. E assim eu consigo mostrar como o jogo se comporta em sua Revisão B, tanto em um console americano quanto em um console japonês. Por fim, eu jogo alguma partidas para demonstrá-lo.
Os equipamentos utilizados para esta captura foram:
- Elgato – Game Capture HD60 – para a captura do vídeo em formato digital em Full HD e 60fps.
- Sega Genesis – o modelo norte-americano do Mega Drive.
- Mega Everdrive – o cartucho “mágico” que lê meus jogos a partir de um simples cartão SD e funciona tal qual os cartuchos originais.
- Framemeister XRGB Mini – fazendo oupscale da imagem do Mega Drive para 1080p Full HD.
- Cabo SCART RGB para Mega Drive 1 / Sega Genesis 1 / Mega Drive 2 Tec Toy com Áudio Stereo (Pack-a-Punched!) – levando a imagem RGB, melhor imagem possível de se extrair de um Mega Drive / Master System com hardware original, para o Framemeister.
Muito bom. Sobre os mistérios, acredito que as suas especulações são bem razoáveis. Respostas oficiais não devem existir, porque dificilmente a Sega admitiria que evitou usar nomes de jogadores ou marca da Fifa para evitar risco de ser processada.
Sobre os games de futebol, eu sei que joguei vários jogos, mas o que mais joguei foi um do Master System que permitia jogar com 2 jogadores no mesmo time, um controlava exclusivamente o goleiro e o outro os jogadores de linha. Eu jogava com um amigo e dividamos o preço do aluguel do cartucho. Vc sabe qual era o nome deste jogo?
Em algum momento a Sega deve ter obtido a licença da Fifa, pois do contrário não teriam lançado o jogo na Europa até com o mascote da Copa. Inclusive o jogo também saiu para Master System como World Cup Itália 90 (que a Tec Toy chamou de Super Futebol 2.
Quanto ao jogo de futebol do Master System. Eu só me lembro de ter jogado dois: o Super Futebol (Great Soccer) e o Super Futebol 2. O primeiro eu cheguei a ter, o segundo aluguei algumas vezes. Certamente não é nenhum desses dois. Não estou certo se cheguei a alugar o Super Kick Off ou se só o joguei no Mega Drive. Poderia ser ele?
A biblioteca do Master System não é muito extensa, Sensible Soccer e Tecmo World Cup ’93 não saíram no Brasil, então acho que também podemos descarta-los. Resta o Ultimate Soccer, o Fifa International Soccer e o Champions of Europe.
Realmente era o Super Kick Off. Se não estou enganado, ele foi lançado depois que o Super Futebol 1 e 2 e tinha uma melhor jogabilidade.
Deixo uma sugestão de um infografico que achei com a evolucao dos games de futebol paladarnegro.net/jugador-videojuegos/
Sim, o Super Kick Off é de 1991.
Bacana esse Infográfico.