«

»

maio 11 2016

Imprimir Post

Framemeister XRGB Mini – Firmware 2.03

A Micomsoft liberou hoje a versão 2.03 do firmware do Framemeister XRGB Mini. Como já mencionei no artigo da última atualização, venho gostando de ver que a Micomsoft continua trabalhando para incluir novos recursos no Framemeister XRGB Mini, o que ajuda bastante na percepção de que o investimento valeu a pena.

Infelizmente a lista de alterações da versão 2.03 está apenas em japonês. Não domino o idioma, então só dá para ter uma ideia de quais são as mudanças com essa tradução automática:

Ele inclui alterações como menu OSD. Por favor, verifique completa o seguinte conteúdo antes da atualização.
11 de Maio de 2016 fixa:
<CPU Ver.2.03>
■ foi melhorada a reprodutibilidade da cor no momento da entrada RGB. ■ foi para ajustar a sincronização da saída HDMI. ■ Adicionado “Configurações de vídeo” no menu principal.  Função nas “Configurações de Vídeo” é eficaz apenas para vídeo composto e S-video. ■ Adicionado “video_format” em “Configurações de Vídeo”.  ”Video_format” é a capacidade de definir o intervalo de reconhecer automaticamente o tipo de formato de vídeo.   DST: NTSC e PAL (B / L / I / H) para identificar o método.   EXT: Pode-se identificar, para além do acima NTSC443, PAL (M / N / 60) método.  ※ Devido à natureza de cada formato de vídeo e consolas de jogos, a esquerda e para cima e para baixo da imagem de ruído na tela de linha e pode ser exibida. Se estes sintomas são preocupantes, por favor elaborar desculpe incomodá-lo, mas usando o “input posição horizontal” e “posição vertical de entrada” ou outros ajustes funcionar realizar o ajuste da tela. ■ Adicionado “PEDESTAL_LV (nível de pedestal)” para as “configurações de vídeo” dentro.  ”PEDESTAL_LV” é, por exemplo, NTSC M (EUA) e NTSC MJ como pode ser visto nas diferenças (como o Japão), se destina a alterar o nível de referência do preto (não a função gama). Esta característica é comum, independentemente do formato, tal como NTSC / PAL.  OFF: para iluminar a parte escura. Por exemplo, conteúdo de vídeo e equipamentos da especificação japonês (NTSC MJ), se você quiser conectar a TV é recomendado OFF. No entanto, porque as áreas escuras mais brilhante, há momentos em que o ruído no momento da conversão A / D é visível no ecrã.  ON: Por exemplo, EUA conteúdo e equipamento de vídeo especificação, se você quiser ligar o televisor a recomendar ON. ■ Adicionado “C_SHARP_LV” em “Configurações de Vídeo”. ”C_SHARP_LV” é a capacidade de ajustar as mudanças no conversor A / D do sinal de crominância (sinal de cor). Ao ajustar, você pode mostrar o limite da cor a Sharp. ■ Adicionado “MANUAL_Y_FILTER” em “Configurações de Vídeo”.  ”MANUAL_Y_FILTER” é a capacidade de seleccionar a largura de filtro de sinal Y do conversor A / D.  Uma vez que ele depende do equipamento de vídeo dos ※ de sinal, a qualidade da imagem pode variar dependendo do equipamento no mesmo ambiente.  AT1: é Filtro Automático (banda larga).  AT2: é Filtro Automático (banda estreita: standard).  MANUAL: Utilize as seguintes definições: “FILTER_LEVEL”.■ Adicionado “_level FILTER” para “configurações de vídeo” dentro. ”FILTER_LEVEL” pode ser ajustado quando a definição de “MANUAL_Y_FILTER” acima é definido como “MANUAL”.  Ao manipular a barra de ajuste, você pode ajustar a largura do filtro de sinal Y do conversor A / D no manual. Uma vez que ele depende do equipamento de vídeo do sinal, a qualidade da imagem pode variar dependendo do equipamento no mesmo ambiente.

Você pode baixar a versão 2.03 diretamente do site da Micomsoft.

Framemeister XRGB Mini

Framemeister XRGB Mini

Atualização (16/05/2016): Veja o vídeo que fiz do teste do novo firmware:

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2016/05/11/framemeister-xrgb-mini-firmware-2-03/

30 comentários

2 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. 1
    Cafe Dias

    Fala Skooter. Finalmente chegou meu XRGB Framemeister que importei do Japão. Peguei no ebay por 1.200 via EMS do Japão. Não taxou e chegou muito rápido, 10 dias até a minha residência. Porém quando liguei aqui nos meus consoles deu aquela bronca do sistema de cor, pois os consoles em PAL-M ficaram Preto e Branco. Aí pensei que atualizando o firmware resolvesse, porém não estou conseguindo. Coloquei a pasta no cartão de memória e não sei como proceder. Será que podes me ajudar? O tutorial do site em japonês não entendo nada 🙁 Obrigado amigo!

    1. 1.1
      ricardocmenezes

      Conseguiu resolver o problema?

  2. 2
    Cafe Dias

    Olá Skooter. Consegui atualizar o Firmware para o 2.03 porém a imagem ainda permanece Preto e Branco nos consoles em PAL-M. Você fez alguma configuração no menu? Estou preocupado 🙁

    1. 2.1
      Skooter

      Olá Cafe Dias,

      Não fiz nenhuma configuração especial. Você está testando no RGB ou nas outras entradas? Aqui os dois consoles PAL-M (Playstation One e Super Nintendo) estão ligados via RGB.

      Ainda não tive tempo para testar o firmware 2.03, mas pelo que entendi agora há uma opção que precisa ser ajustada para que o PAL-M seja reconhecido. Esta parte:

      ‘Adicionado “video_format” em “Configurações de Vídeo”.  ”Video_format” é a capacidade de definir o intervalo de reconhecer automaticamente o tipo de formato de vídeo.   DST: NTSC e PAL (B / L / I / H) para identificar o método.   EXT: Pode-se identificar, para além do acima NTSC443, PAL (M / N / 60) método.’

  3. 3
    Cafe Dias

    Ola Skooter,

    Muito obrigado pela atenção.
    O cabo RGB do Play 1 você pegou onde?

    Realmente tem a opção em “Video Set” -> “Video Format” e lá dá pra escolher entre “Standard” (NTSC e PAL [B/L/I/H]) ou “Ext” (PAL (M/N/60).
    Porém meus videogames continuam não pegando, apenas glitches coloridos e rápidos na tela com o som normal. Todos eram NTSC mas foram transcodificados para PAL-M pelo antigo dono. Agora terei que retranscodificar, ou seja, voltar para o estado original em NTSC.
    Enfim… minha saga continua. Olha que já é uma luta grande e demorada.
    Antes do upscaler eu tinha comprado uma TV japonesa de baixa resolução mas que chegou quebrada do Japão 🙁
    Tomara que com o upscaler eu consiga finalmente jogar meus consoles antigos, claro após fazer os reparos que citei acima. Haja tempo e dinheiro. ;(
    Valeu amigo!

    1. 3.1
      Skooter

      Ola Cafe Dias,

      O cabo RGB do Playstation eu comprei no eBay com a vendedora retro_console_accessories.

      Meu Playstation e meu Super Nintendo também eram NTSC e foram transcodificados para PAL-M. Seus consoles foram todos transcodificados pela mesma pessoa? Será que eles estão gerando um sinal um pouco fora de padrão que o Framemeister não reconhece?

      1. 3.1.1
        Cafe Dias

        Pois é, eu pensei a mesma coisa.
        Infelizmente eu já comprei os consoles assim, no Mercado Livre.
        Vou mandar retirar essas transcodificação e voltar pro modo original (NTSC).
        Talvez dessa forma volte a funcionar no Framemeister.
        Obrigado mais uma vez! Seu blog é único cara.
        Parabéns pelo trabalho.

        1. Skooter

          Se você ainda está usando sem cabos RGB, talvez seja melhor esperar antes de mexer nos consoles. Meu Super Nintendo tem a transcodificação meio zoada no vídeo composto, as vezes some as cores, deve ser assim desde que ganhei, mas eu não percebia porque usava RF. Só fui perceber quando tive a primeira TV com entrada de vídeo composto. Quando comprei o cabo RGB achei que isso seria um problema, mas felizmente o problema não afeta o RGB.

  4. 4
    Cafe Dias

    Skooter,

    Qual cabo deve funcionar no XRGB Framemeister com PS One?

    Link 1
    https://www.retrogamingcables.co.uk/sony-playstation-1-2-ps1-ps2-rgb-scart-cable-lead-rca-sound

    ou

    Link 2
    https://www.retrogamingcables.co.uk/sony-playstation-1-2-ps1-ps2-rgb-scart-cable-lead

    Grato,
    Carlos

    1. 4.1
      Skooter

      Olá Carlos,

      Acho que ambos servem, a diferença parece ser apenas os dois plugs RCA para som que existem apenas no primeiro.

  5. 5
    Cafe Dias

    Muito obrigado Skooter.
    Eu acabei de encomendar (retrogammingcables) mais uns cabos RGB para testar com os consoles transcodificados (Nintendo 64, Nintendinho e Ps One) que não pegam no vídeo composto. Quando chegar eu passo aqui para relatar minha experiência. Enquanto isto vou jogando meu Super Famicon com cabo RGB. A imagem é fenomenal. Uma pena que o GameCube (modelo americano) não tem saída nativa RGB e o cabo componente dele é uma facada. 🙁

    Abraço!

    1. 5.1
      Skooter

      Acho que vou te acompanhar e também comprar um novo cabo para o Playstation na Retro Gaming Cables. Hoje fui testar o novo firmware e percebi que o som do lado esquerdo não está mais saindo. Vou tentar consertar, mas como o plug é todo colado talvez não de certo.

      Eu estava aqui pensando e desconfio que não há diferença entre NTSC e PAL-M quando se trata de RGB. Já tentei confirmar isso, mas não encontrei informações. Acho isso porque a diferença entre NTSC e PAL-M é apenas na subportadora que carrega o sinal de crominância. Isso faz diferença quando falamos de vídeo composto e S-Video, mas será que ainda faz diferença quando se fala em RGB onde os componentes de cores já estão todos separados?

      Note que na tela de status do Framemeister, ele mostra o sistema de cores quando a fonte é S-Video ou Vídeo Composto. Meu Atari 2600, por exemplo, mostra NTSC-J (não sei porque não está identificando como NSTC-M que seria o correto, mas a diferença é pequena). Mas quando a fonte é RGB, ele não mostra nada sobre sistema de cores. Por outro lado, meu antigo upscaler mostrava PAL-M e NTSC para meus consoles mesmo em RGB, mas desconfio que ele estava pegando essa informação do sinal de vídeo composto, que também estava junto no cabo SCART.

      []s

      1. 5.1.1
        gamescore

        Olá tudo bem amigo?,tenho um framemeister há algum tempo e sempre procuro tb buscar cabos de qualidade. O retrogamecables é a melhor opção no momento pois a vendedora desses cabos no ebay parece que não vende mais nenhum deles infelizmente. Pro ps1 te indico o luma sync . Exelente cabo!

        1. Skooter

          Eu preferi os cabos da vendedora do eBay na época porque eles também são Sync-on-Luma e comprei com o upgrade para mini-coaxial (cada condutor com sua própria blindagem individual). O Robert, da Retro Gaming Cables, está prometendo lançar este upgrade há algum tempo (ele chama de pack-a-punch), mas perguntei ontem e ele disse que só vai sair depois de julho. Por enquanto ele só faz os cabos de Mega Drive e Super Nintendo com blindagem individual (Eu tenho o de Mega Drive). Por isso quero tentar consertar o meu cabo atual, mas se não der vou comprar um do Robert sem a blindagem mesmo. Por enquanto vou usando meu cabo mais antigo (da Play-Asia), que é Sync-on-Composite e que precisei soldar um resistor para funcionar.

          1. Alessandro Lamarte

            Pelo que vi o update 2.03 trouxe melhorias na saída de vídeo RGB. vc notou se o brightness está elevado? assim que fiz o update e liguei o snes por exemplo na mesmo level de brilho ficou cinza os cantos da tela e tive de baixar o nível pra ficar do mesmo modo que antes.

          2. Skooter

            Sim, notei que o preto ficou meio cinza. Aí entrei em HDMI_SET -> OUTPUT_COLOR e mudei de AUTO para RGB e as cores voltaram ao normal.
            Só não me recordo como estava esta opção antes da atualização.

          3. gamescore

            Muito obrigado pela dica amigo. Eu cheguei a pensar que estava com algum erro na minha atualização. Se não me engano, antes ficava em Auto msm, porém esse novo firmware deve ter ajustado alguma coisa na saída de video. Ajustei aqui e voltou ao normal tb. É muito legal ver o Framemeister ficando popular aqui no Brasil! Brigadão amigo!

          4. gamescore

            Vc já chegou a notar se mesmo o megadrive 1 com aúdio superior e os cabos do retrogamecables o aúdio ainda continua com um zumbido? Eu tenho o mega 1 jp e genesis e o tec toy III ambos ficam com esse zumbidinho no aúdio. Quando aumento consideravelmente o som ouço nitidamente esse zumbido. Ou será que meus três consoles estão com interferência?

          5. Skooter

            Não notei. Algum zumbido sempre tem, pois o SNR desses chips antigos era baixo para os padrões atuais. No Mega Drive III da Tec Toy eu lembro que aparecia um ruído bem notável quando a tela ficava branca, algo que no Genesis não acontece. Você pode dar uma olhada nos meus vídeos gravados do Mega Drive com o Framemeister para ver se encontra o mesmo zumbido. Se fizer isso por favor me avise do resultado.

  6. 6
    gamescore

    Olá tudo bem amigo?,tenho um framemeister há algum tempo e sempre procuro tb buscar cabos de qualidade. O retrogamecables é a melhor opção no momento pois a vendedora desses cabos no ebay parece que não vende mais nenhum deles infelizmente. Pro ps1 te indico o luma sync . Exelente cabo!

  7. 7
    Mauricio

    Ola! Eu também tenho um Framemeister e ele é complicado de configurar. Eu estou atrás de configurações pre- prontas. Eu achei este site que tem varias:

    http://www.firebrandx.com/pixelpurist.html

    (descer até o fim com o link para baixa-las).

    Voces tem mais algum lugar para baixar outras? todas estas sao para 1080p mas queria testar 720p também para ver como fica.

    Ate mais

    Mauricio

    1. 7.1
      Skooter

      Ola Mauricio,

      Eu não sou tão purista quanto o FirebrandX. Normalmente apenas coloco o IMAGE_MODE em PICTURE e o AUTO_SCALER em GAME. Deixo a TV configurada para não cortar bordas e no modo GAME. Não uso scanlines e não costumo dar muita importância se cada pixel do console não ficar perfeitamente alinhado com o da TV ou se sobrar alguma borda horizontal, desde que o aspecto 4:3 seja mantido.

      Mas gostei do link e baixei as configurações. Vou testar para ver se encontro alguma diferença que faça valer a pena ter que lidar com perfis.

      1. 7.1.1
        Mauricio

        Olá Skooter! Eu justamente estou procurando outras configurações porque estes Perfils não preenchem a tela. Claro que não ligo para uma barra pequena mas algumas configurações deixam a tela muito pequena em troca do pixel Perfect.

  8. 8
    Cafe Dias

    Alguém aí fez o mod RGB do Nintendo 64 (Ths7314) e não deu certo ao ligar no Framemeister? Eu sou um dos contemplados e não sei se foi erro do mod ou se o cabo que to usando não é o ideal (cabo com c-sync).

    O cabo que tentei usar foi comprado na Retrogammingcables.
    O modelo é esse: https://www.retrogamingcables.co.uk/super-nintendo-entertainment-system-famicom-snes-n64-rgb-av-scart-cable-ntsc-tv-lead-wire-cord

    Por isto encomendei outro cabo (sync-on-luma) para ver se é isto:
    https://www.retrogamingcables.co.uk/nintendo/n64/nintendo-N64-luma-csync-rgb-av-scart-cable-lead-cord-for-sale

    Se alguém passou por isto, pelo amor de deus me ajude 🙂

    1. 8.1
      Mauricio

      Olá café!

      É muito raro um n64 que tenha csync no pino 3 do multiout. Somente as revisões cpu-01, cpu-02 e algumas cpu-03. Você vai ter que usar o sync on luma mesmo. Veja a explicação aqui:

      http://retrorgb.com/n64cablecsync.html

      Inclusive recomendo este site. Tem informações de todos consoles para extrair rgb! Muito bom mesmo.

  9. 9
    gamescore

    Eu sigo esse canal no youtube e lá ele faz exatamente o que vc procura. Ele deixa a imagem da melhor forma possível pelo framemeister e cada console têm uma comfiguração especifica. Me ajudou muito antes e depois de compra-lo. Nos vídeos ele inclusive mostra os melhores cabos pra se comprar. A única coisa que não uso que ele sempre indica e o modo zoom. Acredito que seja eficaz pra quem têm um monitor pequeno nesse modo. Inclusive comprei a Toro box do Dreamcast por justamente ver esses vídeos. E a imagem fica perfeita ….. Espero q possa te ajudar bastante https://youtu.be/LYOQbjKyBnw

    1. 9.1
      Mauricio

      Legal. Vou assistir alguns Episódios. Agradeço a dica!

    2. 9.2
      Skooter

      Eu conhecia o canal, mas nunca tinha testado as configurações. Ontem tentei as de Playstation, mas não gostei dos resultados.
      A/D Level eu não encontrei. Brightness 2 pontos acima do padrão e Red 3 pontos abaixo não faz diferença significativa.
      Trocar o Auto Scaler pelo H_Scaler em 5 e V_Scaler em 6 deu na mesma, não notei diferença alguma.
      Por fim o zoom foi o que estragou, cortando algumas fileiras de pixels no topo e na parte de baixo.
      Ainda preciso testar os outros consoles, mas pelo menos para o Playstation eu ainda prefiro manter a configuração padrão.

  10. 10
    ricardocmenezes

    Comprei o Framemeister e todos os meus consoles são brasileiros, pal-m, testei o mega drive tectoy, o super nintendo playtronic e o nintendo 64 gradiente… todos eles ficam com imagem preto e branco na configuração standard e quando mudo para EXT aparecem um monte de glitchs coloridos… já tentei de tudo e nada de funcionar… estou muito chateado pois acho que perdi meu dinheiro….

    obs: super nintendo e nintendo 64 estou usando cabo s video, e o mega drive euro scart… alguém pode me ajudar?

  11. 11
    Fernando

    Po galera, to com o mesmo problema da imagem preta e branca…. Alguem conseguiu resolver isso? Abs

  1. 12
    Framemeister XRGB Mini – Firmware 2.03A - Skooter Blog

    […] 6 dias após liberar a versão 2.03 do Firmware do Framemeister XRGB Mini, a Micomsoft liberou agora a versão […]

  2. 13
    Reparo do Cabo SCART RGB para Playstation One (Sync-on-Luma) com upgrade para Multicore Coax - Skooter Blog

    […] funcionou bem por mais de um ano, mas um belo dia estava eu testando um novo firmware do Framemeister e percebi que o som estava saindo apenas do lado direito. Como os outros consoles […]

Deixar uma resposta