«

»

set 26 2016

Imprimir Post

Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

Neste artigo falo sobre a Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B, que adquiri recentemente para colocar em meu escritório (home office).

Motivação

Desde que estava planejando os móveis da casa, desenhei para o escritório uma bancada em que a TV pudesse ficar no canto, de modo que quando estou trabalhando posso vê-la apenas olhando ligeiramente para o lado, pois gosto de trabalhar com a TV ligada em algum noticiário, esportes, etc.

Acima da bancada há um armário de parede, que deixa um espaço utilizável de pouco mais de 60cm acima da bancada, suficiente para meu monitor de 24 polegas (Dell U2410) e eventualmente para algum monitor maior no futuro. Também cabe o gabinete Cooler Master HAF X, que é Full Tower e bastante alto. Por fim, também era suficiente para uma TV LCD de 32 polegadas, como eu planejava ter futuramente na época em que estava planejando os móveis.

A primeira TV a habitar o escritório acabou sendo uma TV CRT Philips de 20 polegadas, que eu já tinha. Isto foi em 2013 e o plano era substituí-la futuramente pela TV LCD de 32 polegadas. Na época a minha preferência seria por uma Smart TV Sony Bravia Full HD de 32 polegadas. Até o ponto de rede já estava pronto para ela. Minha experiência com a Sony era boa, visto que eu já tivera uma TV CRT e quatro TVs LCD da marca, que nunca deram problema.

Mas o tempo foi passando, sempre haviam outras prioridades na lista de compras, e assim a TV CRT foi ficando para depois. Até porque ela era boa o suficiente para o escritório, visto que a maior parte do tempo eu estava olhando para o monitor e apenas ouvindo a TV. Comprei um receptor de TV digital para ela, fiz um ponto escravo da Sky usando baluns e cabo de rede.

Por fim acabei comprando um Master System II como o da minha infância, e a TV CRT é a única que me permite utilizar a Pistola Light Phaser, que eu guardei desde minha infância. A Light Phaser não funciona com a tecnologia das TVs LCD. Isso me fez decidir que não abriria mão da TV CRT e assim a compra foi ainda mais adiada.

Enquanto eu esperava, os fabricantes de TV simplesmente acabaram com todos os modelos de TV LCD de 32 polegadas Full HD. Não consigo entender o motivo de tal decisão. É certo que a diferença entre 1080p e 720p é pouco perceptível em uma tela de 32 polegadas quando estamos longe, mas no meu caso a distância entre eu e a TV é de pouco mais de um metro, de modo que a diferença se torna perceptível. No exterior ainda é possível encontrar TVs de 32 polegadas e 1080p, mas no Brasil elas desapareceram por completo.

Quando estava chegando a olimpíada decidi que era finalmente o momento de comprar a TV LCD do escritório, até porque o receptor de TV digital se comporta muito mal com esportes, engasgando na taxa de quadros, e aparentemente não existe receptor de TV digital que preste. Este é outro mercado que os grandes fabricantes não se interessaram.

Estava quase me conformando de comprar uma TV 720p mesmo, mas resolvi dar uma olhada em alguns modelos de 40 polegadas. Percebi que, ao contrário dos modelos de 2013, nas TVs de 2016 as bordas estão bem mais finas. Alguns modelos ficam com menos que 60cm de altura, mesmo com os pés. Estava decidido: o caminho era pelas 40 polegadas.

Escolha de Marca e Modelo

Começou então a pesquisa pelos modelos. Os requisitos eram: ser Full HD, ter menos que 60cm de altura com os pés, e ser Smart (com Netflix e afins). A minha marca preferida até então, Sony, não conseguiu atender os requisitos. O único modelo disponível parece ser o KDL-40R355B, que não é Smart. Além disso, outra TV da Sony me traria um problema adicional: uso um transmissor de controle remoto para poder mudar os canais da Sky, ele funciona muito bem, mas também acaba transmitindo o sinal do controle remoto da TV. Se forem TVs de marcas diferentes tudo bem, mas se forem TVs de marcas iguais, ligar a TV do ponto escravo acaba ligando ou desligando junto a TV do ponto principal. O mesmo se aplica às demais funções do controle remoto. Este é um problema que já enfrento com a TV do quarto, que também tem um ponto escravo e é da mesma marca que a TV da sala (ambas são Sony Bravia).

A próxima marca a ser descartada foi a LG, pois eles deixaram de fazer TVs com 40 polegadas. Os modelos de 2016 agora tem 43 polegadas. As 3 polegadas a mais podem ter sido uma forma de se diferenciar da concorrência, mas no meu caso foi um deal breaker, pois a altura passa dos 60 cm e ela simplesmente não cabe no móvel. Restavam Samsung, Philips e Panasonic. Samsung não é uma marca que eu aprecie, já tive problemas com monitores e celulares da marca. Portanto descartei.

Por fim considerei a Philips, ela tem uma TV 4K de 40 polegadas com preço de TV Full HD. A Philips Série 3000 (40PUG6300) me pareceu bastante tentadora. Mas uma rápida procurada em avaliações mostra muitos compradores insatisfeitos. O 4K da TV é restrito a 30Hz. Ela simplesmente não suporta o padrão HDMI 2.0. É isso mesmo, a Philips teve a indecência de lançar uma TV 4K sem suporte a HDMI 2.0. Até mesmo o Netflix da TV só suporta Full HD. Enfim, os 4K dessa TV são apenas para enganar os desatentos, sem qualquer utilidade prática. Descartada!

Restava a Panasonic. E foi aí que a Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B me chamou a atenção. Um pouco mais cara que as demais, mais difícil de ser encontrada, poucas análises na Internet. Ela não é exatamente uma TV muito popular. Mas a marca Panasonic me inspira uma certa confiança, ela tem muito boa fama na América do Norte. E ela atende todos os requisitos: tem apenas 57cm de altura, incluindo os pés, é smart, e é Full HD. Em minhas pesquisas não encontrei nada que a desabonasse, então optei por ela.

A compra

Ainda estava na fase de namoro, quando no dia 11/08 a Colombo fez uma promoção. Em 11/08 é comemorado o “Dia da Televisão”. Aparentemente a data é comemorada desde 1958, mas eu só ouvi falar disso neste ano. O que importa é que na compra de uma TV na Colombo, apenas nesse dia, ganhava-se uma pipoqueira. A Pipoqueira Cadence Pop Mais custa cerca de R$ 90,00. Me pareceu uma boa promoção e foi o incentivo que faltava para a compra. O preço era o mesmo que a loja vinha praticando nos últimos meses e o menor da Internet, então era uma promoção de verdade. Falarei da Pipoqueira Cadence Pop Mais no próximo artigo.

Quase um mês depois encontrei a mesma TV com um preço ligeiramente menor no Efacil. Aproveitei a ocasião para testar a Proteção de Preço do cartão Visa Platinum, capturei a tela do anúncio e abri a reivindicação. Alguns dias depois recebi a resposta de que a minha reivindicação foi aprovada e que eu receberia US$ 9,17. Já se foram uns 10 dias e ainda não recebi, mas o prazo é de 10 dias úteis, então ainda estou aguardando.

A TV chegou após uma semana, no dia 19/08. Não deu exatamente para ver muito da Olimpíada nela, mas não tem problema. Abri a caixa, tirei a TV e fiz a montagem dos pés e instalação sozinho sem muita dificuldade.

Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B, em sua embalagem

Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B, em sua embalagem

Montando a Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Montando a Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

Montando a Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Montando a Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

Montando a Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Montando a Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

A Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

Pela especificação, a TV consome até 67W e é bivolt. Aliás, na etiqueta está escrito “Voltagem” para desespero dos mais puristas.

Etiqueta da Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Etiqueta da Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

Na parte traseira temos todas as conexões, não há nada nas finas laterais. São duas entradas HDMI, uma delas com ARC, saída digital óptica de áudio, uma entrada de vídeo componente (que também funciona com vídeo composto) e áudio estéreo, entrada Ethernet, saída de áudio, e entradas de antena e cabo. Todas essas conexões estão voltadas para trás, o que pode atrapalhar um pouco para quem pretender colocar a TV em suporte na parede, o que não é meu caso. Voltadas para a lateral estão uma entrada de vídeo composto e áudio estéreo e uma entrada USB.

Entradas e saídas da Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Entradas e saídas da Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

De negativo fica o fato de serem apenas duas entradas HDMI. A Panasonic poderia ter sido mais generosa e oferecido pelo menos quatro entradas, como na minha Sony Bravia de 2012. Já ocupei as duas entradas HDMI, com o ponto escravo da Sky e com um Chromecast 2, dos quais falarei mais adiante e num próximo artigo, respectivamente.

O controle remoto é bem completo, tem controles de mídia, timer, SAP, ajuste de aspecto, botão para acessar diretamente o Netflix, para acessar os aplicativos, etc. Ele funciona com duas pilhas tamanho AA, que o acompanham. Comparando novamente com as Sony Bravia, pelo menos no modelo 2012, o timer fica escondido nos menus. Ponto para a Panasonic.

Controle Remoto da Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Controle Remoto da Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

A sintonização dos canais é rápida, mas notei algo que não gostei muito. Alguns canais digitais são um tanto intermitentes em minha região. Nas TVs da Sony há uma opção “Adicionar canais digitais”, que adiciona novos canais sem excluir os existentes. Na Panasonic Viera é preciso refazer a sintonização, e com isso se algum canal estiver fora do ar no momento da procura, ele acaba sendo excluído.

Sintonizando canais na Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Sintonizando canais na Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

A TV tem uma bela tela inicial configurável onde é possível colocar alguns widgets, como calendário, relógio, previsão de tempo, agenda (sincronizável com a agenda do Google), dentre outros. A conexão com a Internet pode ser por cabo Ethernet ou sem fio (WiFi). O software veio na versão 7.002 e não foi preciso atualizar.

Tela inicial da Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Tela inicial da Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

Conexão de rede na Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Conexão de rede na Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

Atualização de software na Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Atualização de software na Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

Tela inicial da Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Tela inicial da Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

Dentre os aplicativos, além do essencial Netflix, há também diversos outros. Destaque para o Globosat Play. Com ele eu podia, por exemplo, assistir todos os 16 canais SporTV que estavam passando a Olimpíada, com excelente qualidade de som e imagem (dependendo da conexão de Internet, claro). É claro que eu também poderia vê-los diretamente na Sky e com latência menor, mas a vantagem é que dá para assistir um canal diferente do que está sendo assistido no ponto principal, o que não é possível com um ponto escravo. Isto veio a calhar quando minha esposa estava vendo algum esporte na TV da sala e eu queria ver outro no escritório.

Aplicativos na Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Aplicativos na Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

Opções na Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Opções na Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B, em funcionamento

Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B, em funcionamento

Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B, em funcionamento

Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B, em funcionamento

Aplicativos na Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Aplicativos na Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

Nem testei ainda colocar vídeos em um pendrive, mas com o Media Player da TV pude acessar diretamente o compartilhamento de rede do meu NAS Synology Diskstation. Testei vários dos vídeos que eu capturei dos meus VHS usando a Diamond VC500. Um ponto positivo é que a Panasonic Viera reconhece o aspecto (4:3 ou 16:9) dos vídeos automaticamente, algo que a Sony Bravia não faz. Mas o aspecto bastante negativo é que ela não desentrelaça os vídeos entrelaçados, algo que a Sony Bravia faz muito bem. Dessa forma, os vídeos entrelaçados acabam ficando feios e ruins de assistir.

O Media Player da Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B acessa meus vídeos diretamente do NAS

O Media Player da Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B acessa meus vídeos diretamente do NAS

O Jogo 7 da final da NBA que gravei em 720p (resolução original da ESPN) fica perfeito na Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

O Jogo 7 da final da NBA que gravei em 720p (resolução original da ESPN) fica perfeito na Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

Mas a  Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B infelizmente não desentrelaça o vídeo do Mundial Interclubes de 1992 que gravei em 480i (resolução original da Band)

Mas a Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B infelizmente não desentrelaça o vídeo do Mundial Interclubes de 1992 que gravei em 480i (resolução original da Band)

O Netflix também funcionou bem e trouxe uma surpresa agradável. É possível visualizar as informações de tempo, resolução, etc. como no aplicativo do Playstation 3 e do Playstation 4, algo que não é possível na Sony Bravia. Este recurso é útil para diagnósticos. Quando meu Netflix não chega a 1080p de resolução, sei que há algo errado com minha conexão.

Netflix na  Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Netflix na Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

Informações do Netflix na  Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Informações do Netflix na Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

No menu de imagem há os ajustes tradicionais de luz de fundo, contraste, brilho, cor, matiz, nitidez, temperatura de cor, etc. Também há uma opção de cores intensas e um controle adaptativo de luz, que aparentemente age como um contraste dinâmico. Também há um sensor de luminosidade, que ajusta a imagem de acordo com a luminosidade do local. Por fim há redução de ruído e de ruído MPEG.

Existem também alguns presets, “Dinâmico”, “Normal”, “Cinema”, “True Cinema”, e “Personalizar”. Curiosamente não há nenhum modo “Game”, mas como não vou usar esta TV para jogos não me preocupei em medir a latência.

No áudio há também presets “Padrão”, “Música”, “Diálogo” e “Usuário”.  Há ajustes de grave, agudo, balanço, surround, controle automático de ganho, dentre outros. Na saída de áudio SPDIF é possível selecionar entre AUTO e PCM.

No controle remoto há um botão “Ultra Vivid” que deixa as cores bem vivas, com configurações para Futebol, Novela e Desenho. Dá um impacto bonito e chama a atenção, mas não é algo que eu vá usar no dia a dia. Para quem gosta de contraste e saturação exagerados é um prato cheio, mas eu gosto de ver uma imagem mais realista.

Ponto Escravo da Sky

Para o ponto escravo da Sky não poderia usar mais os baluns, como estava na TV CRT, pois eu queria que o ponto escravo estivesse com resolução Full HD. Assim, os baluns ficaram com a TV CRT e passei a usar meu Conjunto Extensor HDMI sobre Cabo de Rede, que funcionou perfeitamente.

Um ponto bastante negativo da Panasonic Viera é que ela se mostrou incapaz de decodificar áudio Dolby Digital chegando através da entrada HDMI. Tanto Dolby Digital 2.0 quanto Dolby Digital 5.1 não são reconhecidos e a TV fica muda. Isto é bastante inconveniente com a Sky, pois vários canais oferecem som Dolby Digital. É claro que eu posso configurar o decodificador da Sky para enviar apenas som PCM estéreo na saída, mas no ponto principal eu tenho o Receiver Yamaha, que decodifica Dolby Digital e faz bom uso dos 5.1 canais. Assim, estou tendo de alternar entre PCM e Dolby Digital ao usar o ponto escravo ou o ponto principal, respectivamente.

Novamente para efeito de comparação, a Sony Bravia recebe e decodifica perfeitamente tanto Dolby Digital 2.0 quanto Dolby Digital 5.1. É uma pena que a Panasonic não tenha seguido o mesmo caminho. Adquiri um decodificador externo para tentar resolver este problema, mas ainda estou aguardando sua chegada.

O destino da TV CRT

Como eu mencionei, abrir mão da TV CRT estava totalmente fora de questão. Então tratei de achar um cantinho para ela. Trouxe para casa um gaveteiro antigo que eu havia deixado na casa de meus pais e coloquei-a sobre ele. O Master System II está conectado nela, pronto para ser jogado, com a Pistola Light Phaser e o Master Everdrive com todos os jogos. Também deixei nela o receptor de TV digital e o balun para continuar assistindo a Sky.

A TV CRT com o Master System II e a Pistola Light Phaser

A TV CRT com o Master System II e a Pistola Light Phaser

Considerações finais

Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

Smart TV Panasonic Viera 40" - TC-40DS600B

Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B

Pensando todos os prós e contras, posso dizer que estou satisfeito com a Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B. Dadas as opções atuais, se tivesse que comprar novamente, ela seria novamente a minha escolha. Fico feliz de não ter aberto mão dos 1080p. E mesmo com o Chromecast 2 também não abriria mão de ter uma TV Smart, pois ela ainda faz algumas tarefas melhor que o Chromecast 2. Para quem tem espaço suficiente, talvez valha a pena conferir os modelos de 43 polegadas da LG. Fiquei até curioso para ver como eles se saem com o som Dolby Digital e com vídeo entrelaçado, uma pena que a altura delas tenha eliminado-as de minhas alternativas.

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2016/09/26/smart-tv-panasonic-viera-40-tc-40ds600b/

8 comentários

5 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. 1
    Stevens Jekson

    amigo vc ja testou o bluetooth dela?

    1. 1.1
      Skooter

      Não tinha testado. Mas acabei de fazer um teste conectando-a num JBL Flip 2 e funcionou perfeitamente.

  2. 2
    Rodrigo

    Excellente review, sabe dizer qual diferença da 40DS600B pra 40CS600B ? Essa outra que mencionei é mais cara.

    1. 2.1
      Skooter

      Eu também vi a 40CS600B quando estava comprando, mas as únicas diferenças que notei foram:
      – taxa de atualização: 120 Hz na 40CS600B e 480 Hz na 40DS600B.
      – uma porta USB a mais na 40CS600B
      – pés diferentes

  3. 3
    Anderson Oliveira

    Acabei de adquirir esse mesmo modelo de TV que você.
    Eu tinha uma LG 32 e deu problema, pouco tempo atrás minha sogra também teve problema com uma LG 42, então, fiquei com medo de adquirir outra LG.
    Tenho boas referências da Panasonic, mas gostaria de sua opinião… Ela apresentou algum problema desde quando você comprou?

    1. 3.1
      Skooter

      Não, nenhum problema nesses 5 meses de uso.

      1. 3.1.1
        Felipe

        Qual o software usado na smart? É um proprietário dá Panasonic?

        1. Skooter

          A Panasonic não informa. Deve ser proprietário.

  1. 4
    Pipoqueira Pop Mais Cadence - Skooter Blog

    […] « Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B […]

  2. 5
    20 Adaptadores Tipo F Fêmea-Fêmea (Emenda RG6) - Skooter Blog

    […] agosto, após a instalação da Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B, levei a antiga TV CRT para outro ponto. O cabo desse novo ponto passa por um outro ponto onde a […]

  3. 6
    Cabo HDMI 2.0 4K 3D 60Hz Vention de 2 metros - Skooter Blog

    […] HDMI 2.0 4K 3D 60Hz Vention de 2 metros está sendo usado ligando um receiver Onkyo à minha Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B, e está cumprindo muito bem o seu […]

  4. 7
    Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos - Skooter Blog

    […] e Extrator de Áudio HDMI para HDMI, SPDIF e Analógico 5.1, e também no artigo sobre a Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B, essa Smart TV Panasonic, que está em meu home office, não é capaz de decodificar Dolby […]

  5. 8
    Caixas Acústicas JBL ES30 e JBL ES10 - Skooter Blog

    […] agosto deste ano que fiz o upgrade da TV do meu home office, da antiga CRT de 20 polegadas para a Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B. Apesar de ser uma ótima TV, ela não é capaz de decodificar o áudio Dolby Digital que chega por […]

Deixar uma resposta