«

»

out 14 2016

Imprimir Post

Lâmpadas Ourolux Superled Ouro 60 6W

Neste artigo falo sobre 3 Lâmpadas Ourolux Superled Ouro 60 6W, adquiridas para serem usadas com o Ventilador de Teto Arge Majestic Lumina, do qual já falei em artigo anterior.

Aquisição feita no comércio local, na mesma loja em que adquiri as Lâmpadas LED FLC 10W 6400K. Infelizmente as FLC com garantia de 5 anos haviam acabado, então acabei optando pelas Ourolux Superled Ouro 60 6W, que custaram R$ 10,00 cada, se não me falha a memória, e tem garantia de apenas um ano.

Confira algumas fotos das Lâmpadas LED FLC 10W 6400K:

Lâmpadas Ourolux Superled Ouro 60 6W, em suas respectivas embalagens

Lâmpadas Ourolux Superled Ouro 60 6W, em suas respectivas embalagens

Lâmpada Ourolux Superled Ouro 60 6W, em sua embalagem

Lâmpada Ourolux Superled Ouro 60 6W, em sua embalagem

Lâmpada Ourolux Superled Ouro 60 6W,

Lâmpada Ourolux Superled Ouro 60 6W,

Como o Ventilador de Teto Arge Majestic Lumina usa 3 lâmpadas, deduzi que 3 lâmpadas LED de 6W seriam suficientes para uma boa iluminação.

A Ourolux usa o nome Ouro 60 para indicar que estas lâmpadas produzem o mesmo brilho que uma lâmpada incandescente de 60W. Curiosamente as Lâmpadas LED FLC 10W 6400K também mostram na embalagem que equivalem a uma incandescente de 60W.

Algo não fecha nessa conta, certo? Seriam as lâmpadas Ourolux tão mais eficientes que as FLC a ponto de oferecer o mesmo brilho com apenas 60% do consumo energético? Ou será que a tabela de equivalência da Ourolux está exagerada?

Como o Ventilador de Teto Arge Majestic Lumina estava com 3 lâmpadas CFL de 20W, resolvi usar o sensor de luz do celular para medir a luminosidade antes e depois de instalar as 3 Lâmpadas Ourolux Superled Ouro 60.

Com as lâmpadas apagadas, o sensor de luz indicava 3 lúmens, vindo do pouco de iluminação que chegava pelas frestas da janela.

Sensor de Iluminação com as lâmpadas apagadas

Sensor de Iluminação com as lâmpadas apagadas

Com as 3 lâmpadas CFL de 20W acesas, o sensor de luz do celular, na mesma posição, logo abaixo do ventilador, indicava 231 lúmens.

Sensor de Iluminação com as 3 lâmpadas CFL acesas

Sensor de Iluminação com as 3 lâmpadas CFL acesas

Após a instalação das 3 Lâmpadas Ourolux Superled Ouro 60, o sensor de luz, ainda na mesma posição, passou a indicar 141 lúmens.

As 3 Lâmpadas Ourolux Superled Ouro 60 6W instaladas no Ventilador de Teto Arge Majestic Lumina

As 3 Lâmpadas Ourolux Superled Ouro 60 6W instaladas no Ventilador de Teto Arge Majestic Lumina

Sensor de Luminosidade com as 3 Lâmpadas Ourolux Superled Ouro 60 6W iligadas

Sensor de Luminosidade com as 3 Lâmpadas Ourolux Superled Ouro 60 6W iligadas

Lâmpadas CFL de 20W tipicamente são vendidas como equivalentes de incandescentes de 60W. Se esta informação estiver correta, pode-se dizer que as Lâmpadas Ourolux Superled passaram longe de entregar o que prometem, oferecendo apenas cerca de 60% da luz que uma incandescente de 60W ofereceria.

É claro que meu teste não é nada científico. É preciso considerar que lâmpadas LED são mais direcionais que as CFL, e que dada a posição das luminárias, a luz que chegava ao sensor era mais lateral. E há muitos outros fatores que podem estar envolvidos e não foram considerados. Ainda assim a diferença de luminosidade me pareceu considerável.

Estou pensando em fazer alguns testes com mais lâmpadas, usadas isoladamente, utilizando o sensor de luz do celular para medir a luminosidade, e utilizando também o meu Kill-a-Watt para aferir o fator de potência e o real consumo de cada lâmpada, para verificar se está compatível com a especificação.

Por favor deixe um comentário se você teria interesse nesses testes, pois para realizá-los eu preciso comprar um bocal-tomada e precisarei procura-lo no comércio local, pois comprando pela Internet o frete acabaria custando mais que o produto.

Já se passaram cerca de 40 dias desde a instalação das Lâmpadas Ourolux Superled Ouro 60 6W. Até o momento as três estão funcionando perfeitamente.

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2016/10/14/lampadas-ourolux-superled-ouro-60-6w/

5 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. 1
    Abigobaldo

    Uma dúvida, na embalagem do fabricante não há nenhuma referência relacionada a quantidade de lúmen que a lâmpada oferece? Na FLC/CFL também não há?

    Outra dúvida qual a temperatura de cor da lâmpada Ourolux e da CLF?

    A lâmpada Ourolux é fabricada no Brasil?

    Obrigado.

    1. 1.1
      Skooter

      A Ourolux não informa a quantidade de lúmens.
      A FLC informa 806 lúmens.
      As CFL eu já não tenho mais as embalagens e não tirei fotos. Acho que são da OSRAM, mas também não achei nada no site deles.
      Temperatura de cor da Ourolux é 6400K, das CFL não sei dizer, mas são brancas também.
      A lâmpada da Ourolux é fabricada na China.

  2. 2
    Alex

    Parou de comprar as genéricas chinesas? As minhas até agora estão funcionando.

    1. 2.1
      Skooter

      Parei, com a queda do Real eu acho que não está mais compensando.

  3. 3
    arraarraasdasdf

    Fiz um teste com wattímetro e luxímetro de diversas lâmpadas chinesas e nacionais.
    As chinesas, de 9 que comprei em épocas/lojas/marcas diversas, com exceção de 2, sempre tinha 30% da potência indicada. As nacionais indicavam o correto.

    Quanto à luminosidade, as chinesas também tinham menos que 30% do que o declarado pelo vendedor chinês. Teve uma da Deal Extreme que indicava 1800lm e tinha apenas 266lm.

    As nacionais ficaram muito próximas do declarado, sempre na faixa de 75 a 100lm por watt.
    A da Taschibra tinha 836lm de 806 declarados.

  1. 4
    2 Lâmpadas LED FLC A10 10W 6400K - Skooter Blog

    […] Em junho do ano passado falei aqui no Skooter Blog sobre as Lâmpadas LED FLC 10W 6400K que adquiri no comércio local. Algum tempo depois voltei lá e só encontrei as da Ourolux de 6W. […]

Deixar uma resposta