Ajustando as Cores do Atari 2600 – Parte 2


Há alguns dias publiquei aqui no Skooter Blog o artigo Ajustando a Matiz no Atari 2600. Este artigo é uma continuação. Com ajuda Trebor, do forum AtariAge, descobri uma forma melhor de ajustar as cores do Atari 2600. A precisão é maior, mas também é bem mais trabalhoso.

Para fazer o procedimento é necessário utilizar o Color Bar Generator da VideoSoft com ajuda do Harmony Cartridge (ou do cartucho original com esta ROM, que deve ser um tanto raro).

Trebor explicou também que o trimpot dentro do Atari 2600 não é um controle de matiz, mas sim um ajuste do número de graus que separam as várias matizes.

Ao ligar um Atari 2600 bem calibrado, com o circuito ainda frio, a tela inicial do Color Bar Generator aparece com o mesmo tom na parte de cima e na parte de baixo. Neste caso, os graus de separação são aproximadamente 25,7, e os tons da faixa 1 são muito semelhantes aos tons da faixa 15. Desta forma o console mostra uma paleta de 120 cores.

Color Bar Generator com Atari 2600 ajustado e ainda frio

Color Bar Generator com Atari 2600 ajustado e ainda frio

Mas conforme o Atari 2600 vai esquentando, a parte de baixo da tela inicial do Color Bar Generator vai ficando mais escura, com um tom de marrom, em contraste com o verde da parte de cima, que não muda. O resultado será um deslocamento nos graus de separação, que idealmente chegarão em algo em torno de 25,7 a 27,7 graus. Esta configuração coloca os tons da faixa 15 entre os tons da faixa 1 (dourado) e da faixa 2 (laranja), de modo que o console passa a ter uma paleta de 128 cores.

Color Bar Generator com Atari 2600 ajustado e já quente

Color Bar Generator com Atari 2600 ajustado e já quente

O segredo então é usar o Color Bar Generator para ajustar os tons da parte de cima e de baixo da tela inicial para que fiquem iguais enquanto o console ainda está frio. Parece fácil, mas o console esquenta rapidamente e o tom vai mudando enquanto estamos ajustando. É preciso deixar o console esfriar por pelo menos 45 minutos para então testar o resultado.

Precisei fazer o procedimento umas 4 ou 5 vezes até acertar. O teste definitivo é ligar o console após pelo menos 45 minutos desligado, entrar no Color Bar Generator o mais rápido possível e ver as duas cores iguais. Se a parte de baixo estiver mais verde que a de cima ou já pendendo para o marrom antes mesmo do console esquentar, será preciso mais algum ajuste, que precisa ser feito rapidamente antes que o console esquente. O novo teste depois virá após 45 minutos com o console desligado.

Como eu disse, o procedimento é trabalhoso, o trimpot é bastante sensível, mas o resultado é bastante compensador.

Abaixo deixo o vídeo do teste em que confirmei a configuração correta. Depois executei alguns jogos para conferir as cores ajustadas.

Enduro no Atari 2600 após o ajuste

Enduro no Atari 2600 após o ajuste

Pitfall no Atari 2600 após o ajuste

Pitfall no Atari 2600 após o ajuste

Pitfall 2 no Atari 2600 após o ajuste

Pitfall 2 no Atari 2600 após o ajuste

Trebor também confirmou que a paleta do Atari 2600 em TVs LCD fica realmente meio esverdeada, e é preciso fazer uma série de ajustes na TV para deixá-la mais parecida com a paleta de uma TV CRT. O vídeo acima foi feito com as configurações padrão do Framemeister para a entrada de S-Video.

Tentei fazer o mesmo ajuste para o Atari 2600 da Polyvox, mas não tive sucesso. O trimpot dele está sensível demais, inclusive ao toque, sem girar. Tentei limpa contatos, sem sucesso, acho que precisa ser substituído. As cores também me parecem um tanto alteradas, inclusive na parte de cima da tela do Color Bar Generator. Ele certamente precisa de algum ajuste além do que o trimpot pode oferecer. É uma pena, pois ele nunca foi aberto, tem os lacres de fábrica da Polyvox.

Ainda falta testar também o meu outro Atari 2600 da Polyvox, para ver se as cores estão corretas e ajusta-lo, caso necessário. As cores dele sempre me pareceram mais corretas, mas há um leve ruído (pontinhos brancos) que aparece no sinal RF que não consegui eliminar ainda. Talvez precise de alguma troca de capacitor. Ele seria um bom candidato para um mod de RGB do etim, mas temo estraga-lo ao tentar instalar o mod.

Pensei em comprar um outro Atari 2600 na Best Electronics e enviar diretamente para um modder nos EUA, que é representante do etim nos EUA, mas todos os modelos de Atari 2600 estão esgotados na Best Electronics, sem previsão de retorno e certamente não retornarão nesse ano.

Além disso, um quarto console com RGB significaria que eu precisaria de outro Switch RGB, pois o meu só tem 3 portas. Teria que entrar na fila para comprar um gscartw na próxima remessa dele.

Enfim, são altos investimentos, então por enquanto vou me contentando com o Atari VCS americano com mod de S-Video e Video Composto ligado ao Framemeister na TV LCD da sala. Também estou para ajustar um cantinho retrogamer com uma TV CRT onde devo ligar um dos dois Ataris da Polyvox, via RF mesmo, além de meu Master System II, principalmente para jogos com a Light Phaser, meu Mega Drive III e um segundo Super Nintendo que tenho parado aqui.

Se no futuro tiver um Atari com RGB, ele assume a TV LCD e o Atari VCS americano com mod de S-Video e Video Composto vai para  a CRT.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 58 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2017/03/13/ajustando-cores-atari-2600-parte-2/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox