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mar 14 2017

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Ajustando as Cores do Atari 2600 – Parte 3

Dando continuidade aos artigos sobre o ajuste de cores do Atari 2600, falo hoje sobre o ajuste no meu último Atari 2600 que ainda faltava testar o ajuste: o Atari 2600 da Polyvox com fonte externa.

Recomendo a leitura dos outros dois artigos da série antes de continuar:

Primeiramente, ao abrir o console, aproveitei para fazer algo que não havia feito quando o ganhei e fiz a limpeza. Dessa vez abri a proteção metálica contra interferência.

A placa deste Atari 2600 parece ser original da Atari. Dentro da proteção metálica há uma plaquinha, soldada em alguns pontos e colada em uma esponja que evita o contato dela com a placa principal, ao mesmo tempo em que a mantem fixa. Parece uma bela gambiarra da Polyvox.

Placa do Atari 2600 com a plaquinha que transcodifica para PAL-M da Polyvox

Placa do Atari 2600 com a plaquinha que transcodifica para PAL-M da Polyvox

Placa do Atari 2600 com a plaquinha que transcodifica para PAL-M da Polyvox

Placa do Atari 2600 com a plaquinha que transcodifica para PAL-M da Polyvox

Creio que este tenha sido um dos primeiros modelos de Atari 2600 lançados no Brasil pela Polyvox, pois a placa original da Atari contrasta com a do meu outro Atari 2600 da Polyvox, com a fonte embutida, que utiliza uma placa da própria Polyvox.

Quando coloquei o Harmony Cartridge e abri o Color Bar Generator, para minha surpresa as cores das duas partes já estavam combinando, mostrando que o ajuste do trimpot deste Atari já estava perfeito.

Color Bar Generator no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, ainda frio

Color Bar Generator no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, ainda frio

Porém, em vez do verde que se vê no Atari VCS americano com mod de S-Video e Video Composto, no Atari 2600 da Polyvox com fonte externa se vê algo mais para o marrom.

Conforme o console foi aquecendo, a parte de baixo foi mudando de tom, como era esperado, ficando bem alaranjada.

Color Bar Generator no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, após aquecido

Color Bar Generator no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, após aquecido

Notei que nos jogos as cores ficaram meio estranhas, o Enduro ficou com aquele verde muito escuro e com o painel em magenta. Estas cores me parecem erradas. No Pitfall as cores também ficam estranhas, puxadas para o marrom onde deveriam ser verdes.

Color Bar Generator no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, após aquecido

Color Bar Generator no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, após aquecido

Menu do Harmony Cartridge no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa

Menu do Harmony Cartridge no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa

Enduro no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa

Enduro no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa

Pitfall no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa

Pitfall no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa

Pitfall 2 no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa

Pitfall 2 no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa

Color Bar Generator no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, ainda mais aquecido

Color Bar Generator no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, ainda mais aquecido

Eu poderia achar que há alguma coisa errada com esse Atari 2600, que não é o trimpot, mas o fato é que a cor que aparece na parte de cima do Color Bar Generator é exatamente a mesma que aparece com o Atari 2600 da Polyvox com fonte interna. Nele eu até ajustei o trimpot para que as cores do Enduro ficassem legais, mas isso não fica correto do ponto de vista do teste do Color Bar Generator, e provavelmente reduziu a quantidade de cores da paleta.

Agora eu realmente fiquei ainda mais na dúvida. Teriam meus dois Atari 2600 da Polyvox exatamente o mesmo problema com as cores? Alguma peça que desgasta com o tempo? Ou é a transcodificação para PAL-M que altera a paleta do Atari 2600? Se você tem um Atari 2600 da Polyvox, me ajude a esclarecer essa dúvida.

Ainda preciso testar estes dois Ataris da Polyvox em TV LCD, pois como a paleta do Atari 2600 puxa para verde no LCD, é possível que um Atari que puxe para o marrom naturalmente fique bom em uma TV LCD.

Atualizado: Esqueci de mencionar, mas os problemas com ruído na imagem que eu havia citado no artigo anterior desapareceram misteriosamente nesse Atari 2600.

Também fiz um teste com ele na TV LCD, mas as cores também ficam horrendas nela:

Color Bar Generator no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, após aquecido, em TV LCD

Color Bar Generator no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, após aquecido, em TV LCD

Color Bar Generator no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, ainda frio, em TV LCD

Color Bar Generator no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, ainda frio, em TV LCD

Color Bar Generator no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, após aquecido, em TV LCD

Color Bar Generator no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, após aquecido, em TV LCD

Enduro no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, em TV LCD

Enduro no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, em TV LCD

Pitfall no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, em TV LCD

Pitfall no Atari 2600 da Polyvox c/ fonte externa, em TV LCD

Sobre o autor

Skooter

Skooter é cientista da computação e fundador do Skooter Blog. Tem interesse em tudo relacionado a tecnologia e gosta de economizar fazendo suas compras diretamente do exterior.

Link permanente para este artigo: http://www.skooterblog.com/2017/03/14/ajustando-cores-atari-2600-parte-3/

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3 Comentários em "Ajustando as Cores do Atari 2600 – Parte 3"

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O ideal seria converter ele para NTSC antes de tentar ajustar o atraso de cores. Se você analisar bem como as cores são geradas no PAL-M verá que o colorido sempre terá problemas. Note que o sinal de croma que sai do TIA sai em NTSC (sem alternância de fases) com portadora em 3,575611MHz, aquela plaquinha externa usa o sinal de sincronismo como base do circuito corretor/gerador de fases necessário para o PAL-M, mas não é a mesma coisa que um PAL-M puro. Um exemplo de como temos problemas de cores fora de fase com estes circuitos geradores é o TOP GAME e TURBO GAME onde o TOP GAME usa este mesmo esquema de PPU NTSC com gerador de fases externo e o TURBO GAME usa a PPU PAL-M,

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