Canal Automático no WiFi do Gargoyle – Netgear WNDR3700


No artigo de hoje da série Problemas e Soluções, falo sobre como deixar os canais de WiFi em automático no firmware Gargoyle, que instalei no meu roteador Netgear WNDR3700.

Motivação

Quem acompanha o Skooter Blog sabe que minha rede trabalha com dois roteadores que estão atuando realmente como roteadores: o Peplink Balance One e o ASUS RT-AC68U. O Netgear WNDR3700 é meu roteador mais antigo, que hoje assume apenas o papel de segundo ponto de acesso WiFi e switch Ethernet.

Para isso, eu vinha usando o firmware alternativo OpenWRT, no qual eu fazia uma ponte entre as portas LAN e WAN e desligava o servidor DHCP, de modo que ele atuasse da maneira que eu queria, sem usar as características de roteador.

Porém, recentemente eu notei que ele vinha apresentando alguns problemas, de deixar os dispositivos conectados sem conexão. Resolvi então testar um novo firmware alternativo, o Gargoyle.

De início achei que ele não me atenderia, porém logo vi que ele faz exatamente o que eu quero sem precisar de configurações complicadas. Há uma opção para desabilitar a conexão à Internet e outra para fazer a ponte da WAN com a LAN, sem complicações. Depois é preciso apenas desligar o servidor DHCP.

Gargoyle no Netgear WNDR3700, atuando como access point WiFi e switch Ethernet

Gargoyle no Netgear WNDR3700, atuando como access point WiFi e switch Ethernet

Gargoyle no Netgear WNDR3700, atuando como access point WiFi e switch Ethernet

Gargoyle no Netgear WNDR3700, atuando como access point WiFi e switch Ethernet

Problema

A única limitação que encontrei no Gargoyle é que nas configurações do ponto de acesso WiFi não é possível deixar os canais em automático, como no OpenWRT. Eu gosto dessa opção pois os pontos de acesso da vizinhança também não parecem ter canal fixo, então prefiro que o próprio roteador avalie o espectro e escolha o melhor canal.

Solução

Como o Gargoyle não oferece esta configuração na interface gráfica, o jeito é implementa-la via SSH. Basta abrir uma conexão SSH e inserir os seguintes comandos:

uci set wireless.radio0.channel=auto
uci set wireless.radio1.channel=auto
uci commit
wifi

Pronto, com o isso o Netgear WNDR3700 já está configurado para usar canais automáticos tanto na faixa de 2,4 GHz, quanto na faixa de 5 GHz. A configuração persiste mesmo após reinicializações, então não tenho que refazê-la, a menos que precise mexer em alguma configuração que fique na mesma tela que a configuração de canais.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 1 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2017/06/16/canal-automatico-no-wifi-do-gargoyle-netgear-wndr3700/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox