Ajustando data e hora no D-Link DSL-500B


Recentemente notei um problema no meu Speedy, quedas rápidas de conexão a cada 5 minutos, meu modem era um D-Link DSL-500G e o roteador separado é um 3Com 3CRWER200-75. Notei que as quedas eram rápidas e o roteador nem chegava a perder o IP, ou seja, a queda era restrita aos protocolos ADSL e ATM, utilizados na conexão entre o modem e a central da Telefonica. No relatório apareciam erros dessa forma:

Mon Jul 21 14:36:46 2008 : STATUS ALARM : ATM VC Up : Interface - aal5-0, PortId=7, Vpi=8, Vci=35
Mon Jul 21 14:36:46 2008 : STATUS ALARM : ATM Interface Up : Interface - atm-0
Mon Jul 21 14:36:46 2008 : STATUS ALARM : DSL Interface Up
Mon Jul 21 14:36:29 2008 : WARNING : ATM VC Down : Interface - aal5-0, PortId=7, Vpi=8, Vci=35
Mon Jul 21 14:36:29 2008 : MAJOR ALARM : ATM Interface Down : Interface - atm-0
Mon Jul 21 14:36:29 2008 : MAJOR ALARM : DSL Interface Down
Mon Jul 21 14:31:27 2008 : STATUS ALARM : ATM VC Up : Interface - aal5-0, PortId=7, Vpi=8, Vci=35
Mon Jul 21 14:31:27 2008 : STATUS ALARM : ATM Interface Up : Interface - atm-0
Mon Jul 21 14:31:27 2008 : STATUS ALARM : DSL Interface Up
Mon Jul 21 14:31:10 2008 : WARNING : ATM VC Down : Interface - aal5-0, PortId=7, Vpi=8, Vci=35
Mon Jul 21 14:31:10 2008 : MAJOR ALARM : ATM Interface Down : Interface - atm-0
Mon Jul 21 14:31:10 2008 : MAJOR ALARM : DSL Interface Down

Achei que pudesse ser um problema do modem, então emprestei um D-Link DSL-500B, modelo mais recente e como suporte a ADSL2/2+, para fazer testes e o problema não ocorreu com ele, então resolvi comprar um. O problema foi resolvido, entrei na configuração e uma das primeiras coisas que fiz foi ativar o log, que ao contrário do que acontece no 500G, vem desabilitado por padrão no 500B. Habilitado o log vi que apareciam diversas mensagens de erros como essa abaixo, curiosamente também a cada 5 minutos:

Jan 1 00:04:53      user      crit      kernel: OAM loopback response not received on VPI/VCI 8/35.

Não entendo o que exatamente é essa resposta, mas tudo indica que o problema é na central da Telefonica, que não está mais respondendo a essa requisição que o modem faz, a diferença é que diante dessa situação o DSL-500G acha que a sincronia se foi e sincroniza de novo (perdendo preciosos pacotes nesse tempo) enquanto que o DSL-500B apenas anota um erro crítico no log, mas não toma nenhuma providência, ou seja, permanece conectado e não perde nenhum pacote.

Resumindo: graças a incompetência da Telefonica tive que comprar outro modem. Obviamente tentar explicar um problema desses para os atendentes do 10315, totalmente leigos e mal treinados, é impossível, certamente não iriam entender nada e iriam por a culpa em qualquer outra coisa.

Feita essa enorme introdução vamos ao assunto do título, uma das coisas que notei imediatamente no DSL-500B é que não havia nenhuma opção no menu da interface web para acertar a data e a hora, algo totalmente estranho, visto que o modem usa a data e a hora no log, e é ridículo ficar lendo erros com data/hora totalmente errados. Achei que pudesse ser o firmware, então troquei o firmware que veio no modem (da Brasil Telecom) pelo da Telefonica, primeiro uma versão mais antiga, depois uma mais nova, nenhuma tem opção pra acertar data e hora, e curiosamente a mais nova ainda eliminou o serviço de SNMP, certamente para economizar memória para mais conexões TCP e UDP para quem usa esse modem como roteador, já que é um problema clássico dos D-Link não terem memória suficiente para lidar com P2P (Emule e afins) e entrar em pane nessas situações.

Olhando o simulador do DSL-500B no site da D-Link senti falta de mais uma coisa, o item “Internet Time” do menu, outro que foi eliminado dos firmware atuais para que o serviço não fosse habilitado e com isso economizasse mais memória, já que fazer um recall de todos os modems para colocar mais memória obviamente não está nos planos da D-Link. Mas fuçando um pouquinho descobri que as funções limadas foram apenas excluídas do menu da interface web, mas ainda são acessíveis digitando diretamente a URL da página de configuração. Assim para configurar o SNMP basta acessar:

http://10.1.1.1/snmpconfig.html (se você não usa o IP padrão do modem lembre-se de trocar o IP na URL pelo que você está usando)

E para acessar o Internet Time, basta acessar:

http://10.1.1.1/sntpcfg.html (se você não usa o IP padrão do modem lembre-se de trocar o IP na URL pelo que você está usando)

Note que fiz os testes com o último firmware da Telefonica, logo não sei se isso se aplica a firmwares de outras operadoras, mas acredito que sim. Assim quem utiliza o modem como roteador pode utilizar o SNTP para sincronizar data/hora com algum servidor, porém lembre-se que o serviço SNTP ocupa mais da escassa memória desse modem (2,8% dela, de acordo com testes que fiz) e isso pode prejudicar o uso de P2P. Para quem usa o modem como bridge não adianta usar o SNTP, visto que o modem não tem acesso direto a internet, assim é necessário configurar a data e hora manualmente, mas como?

O segredo é acessar o modem por Telnet, aí vai passo-a-passo: (me perdoem os usuários mais avançados)

1) Acesse o cliente de telnet, no Windows digite “telnet” (sem aspas) no Prompt de Comando ou no menu executar (Tecla Windows + R)
2) Digite “open 10.1.1.1” (ou o IP configurado no seu modem)
3) Digite seu login e sua senha (o padrão é ‘admin’, tanto para login quanto para a senha)
4) Vai aparecer um prompt, agora digite “sh” para entrar na shell do BusyBox, onde temos alguns comandos UNIX disponíveis (veja todos eles usando ‘help’)
5) Agora utize o comando “date MMDDhhmmYYYY.ss”, onde MM é o mês, DD é o dia, hh são as horas, mm são os minutos, YYYY é o ano com 4 dígitos e ss são os segundos, por exemplo: utilize “date 072323152008.50” para configurar a data para 23/07/2008 e a hora para 23:15:50.

E pronto, data e hora estarão ajustados e os logs aparecerão com data e hora corretos. Os dois primeiros dígitos do ano e os segundos podem ser omitidos, digite “date –help” para ver as sintaxes possíveis e outras opções.

Vale lembrar que antes de fuçar e descobrir isso sozinho tentei o suporte técnico da D-Link, primeiro no chat, onde após muita enrolação me mandaram ligar no 0800, e depois no 0800 também enrolaram e depois me disseram que não existia essa opção, que não tinha como configurar data e hora, por mais absurdo que isso possa parecer, inclusive uma atendente disse que o “Internet Time” servia para configurar que horas o modem deveria se conectar/desconectar, ou seja, ela estava totalmente equivocada e desconhecia o produto da empresa.

O método que coloquei aqui, apesar de funcionar perfeitamente, não redime a D-Link, que pisou totalmente na bola ao não incluir uma opção no menu web para mudar data/hora, algo disponível até no DSL-500G, mais antigo. E também pisou na bola ao limar recursos do modem para compensar o projeto deficiente que economizou na memória RAM.

Concluindo, o upgrade que não seria necessário se a Telefonica funcionasse direito, já que meu Speedy é de 2Mbps (rede Metro) e não precisa de ADSL2/2+. E apesar de todas as ressalvas o DSL-500B está funcionando bem aqui, em modo “bridge”, já que nunca gostei de D-Link como roteador, desde que devolvi um DI-624 no mesmo dia que comprei ao constatar que bastava ligar o Emule que ele reiniciava sem parar.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 13 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2008/07/24/ajustando-data-e-hora-no-d-link-dsl-500b/

Inscrever
Notificar sobre
guest

4 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rafael Guedes

Caro colega você já usou o snmp no 500b? Estou tentando monitorar o meu roteador com o MRTG no Ubuntu 8.04 , porém até agora sem êxito… Estava pensando em ligar para a D-Link.. Mas depois dos teus comentários vai ser difícil…. Um abraço

Iuri Cézar

Olá Rafael,
desde quinta-feira, 09/10, que eu e mais alguns vizinhos começamos a ter esse mesmo problema de queda de sinal ADSL de 5 em 5 minutos, começando invariavelmente após o horário comercial e só normalizando na manhã seguinte.
Estamos na área de cobertura da Oi Velox (não foi privilégio da Telefônica :), e sei exatamente o seu sentimento em relação ao atendimento “especializado” que recebemos das Centrais e dos “técnicos”. Ninguém foi capaz de identificar o problema. Isto me espanta, porque se pesquisarmos “ADSL 5 minutos” no Google veremos a quantidade de pessoas na mesma situação, logo tanto a Oi quanto a Telefonica já deveriam ter compilado algo de suas ocorrências.
Na outra ponta está a D-Link que não disponibiliza um update de firmware, mesmo com seus modems constando em 100% das mensagens com esta reclamação.

Eu estava com receio de comprar outro modem e continuar com o mesmo problema, mas após ter ligo alguns comentários, principalmente o seu texto acima, estou me despedindo do meu DSL-502g hoje mesmo. Provavelmente pegarei um Speedstream 4200 ou, quem sabe, o DSL-500B.

abração, e obrigado por ter escrito 🙂

Iuri Cézar

P.S.: Leia-se “Olá Fabrício !” 🙂

4
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox