DealExtreme: Mouse Óptico USB de dedo estilo anel legal (Cool Ring-Style Fingertip USB Optical Mouse)


No meu último pacote da DealExtreme vieram dois produtos, um “mouse de dedo” e um microfone, o produto deste primeiro review é o mouse, “Cool Ring-Style Fingertip USB Optical Mouse” ou “Mouse Óptico USB de dedo estilo anel legal” em uma tradução literal. É interessante como “Cool” e “Cute” são as palavras preferidas pela  DealExtreme em suas descrições. 🙂

Comprei esse mouse para completar os 15 dólares do pacote do microfone, por curiosidade, e também porque achei que poderia ser uma opção interessante para quem trabalha com o computador por horas e horas e cansa do movimento repetitivo do mouse tradicional, e assim um mouse alternativo poderia ser um relativo “descanso”, já que ele pode ser usado sobre qualquer superfície, além disso poderia ser prático em viagens.

A embalagem tipo blister, sem lacre, indica que o mouse tem 1200 dpi de resolução, compatível com Windows e Mac. Diz que funciona em Windows 98, ME, 2000 e XP. Aqui no Vista de 64 bits ele foi detectado imediatamente após a inserção e passou a funcionar normalmente. Diz que precisa de uma porta USB ou PS/2, porém ele tem apenas plug USB e não tem adaptador para PS/2 incluso. A embalagem também traz o nome verdadeiro do produto: “3D The Lord of the Rings Optical Mouse”, extremamente brega, não é a toa que a DealExtreme resolveu inventar outro nome.

Embalagem do Mouse Óptico USB de dedo

Embalagem do Mouse Óptico USB de dedo

Na parte traseira temos dados técnicos detalhados, como a pressão que os botões precisam para serem ativados (60g +- 5g), o tempo de vida dos botões: 3.000.000 (de cliques?), a corrente de operação: <100mA, a temperatura de operação: -20º C a 80º C, o tempo de vida útil: 100.000 horas, umidade: 10% a 90%, e vida útil da parte mecânica: 100 Km. Logo abaixo algumas descrições exageradas como: “fatest mouse in the word” (sic), está escrito “word” mesmo… Também diz que tem total suporte ao “wheel” no Windows, o que veremos que não é totalmente verdade mais adiante. Também diz na descrição que ele serve para canhotos e destros, mas não consigo imaginar como um canhoto faria para apertar os botões com o polegar, seria impossível.

Parte traseira da embalagem do Mouse Óptico USB de dedo

Parte traseira da embalagem do Mouse Óptico USB de dedo

E abrindo a embalagem as primeiras decepções, o cabo é curto e o velcro todo desfiando. Na foto acabou não aparecendo, mas acima do botão direito há marcas de ferramenta, como se alguém tivesse tentado abrí-lo.

Mouse Óptico USB de dedo

Mouse Óptico USB de dedo

E olhando de perto, mas decepção, falta um dos “skates” (pézinhos) que fazem o mouse deslizar sobre as superfícies, sem ele o mouse ficará enroscando e difícil de usar, além disso o conjunto óptico parece meio torto (para o lado oposto do das fotos da DX), apesar de isso não ter influenciado na funcionalidade.

Mouse Óptico USB de dedo: faltando um dos pézinhos (skates)

Mouse Óptico USB de dedo: faltando um dos pézinhos (skates)

Enfim, a idéia parece ser boa, mas muito mal executada, o fio é encapado com malha têxtil, parece bem resistente, mas é curto, isso não deve atrapalhar tanto usuários de laptop, mas para desktops pode ser um problema. Utilizá-lo é desconfortável, o dedo fica todo marcado pelo plástico que prende o velcro com poucos minutos de uso. Também há um pequeno arame ali que eu não sei pra que serve, e como veio desencaivado não dá nem pra saber como deve ser o encaixe correto, já que nas fotos da DX ele nem aparece.

O velcro veio todo desfiando, isso juntamente com a marca de ferramenta e o skate faltando dão a nítida impressão de que o produto foi usado, talvez devolvido e revendido. O plástico é emborrachado e parece ser bom, os botões são fáceis de pressionar, mas a rodinha não tem a função de clique, o que prejudica bastante a funcionalidade, já que estou acostumado a utilizá-la.

Resumindo, essa não foi uma boa compra, definitivamente não valeu os 6,60 dólares pagos, acrescidos do imposto que a Receita Federal de Curitiba cobrou. Com esse dólar absurdamente alto (e a besteira que eu fiz de não usar a conversão do PayPal acreditando que iria baixar) e mais o imposto o preço chega a R$ 23,00, o que esse mouse definitivamente não vale.

Entrei em contato com a DX sobre o defeito do skate, me perguntaram se o produto funciona e ofereceram 2,5 dólares como compensação, mas acho que a funcionalidade fica seriamente comprometida sem o skate e com o velcro se acabando, estou aguardando resposta.

E encerro meu review por aqui. Aguarde o review do microfone, que será mais positivo. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 4 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2008/12/03/dealextreme-mouse-optico-usb-de-dedo-estilo-anel-legal-cool-ring-style-fingertip-usb-optical-mouse/

Inscrever
Notificar sobre
guest

2 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rafael A Schiabel

Comprei esse mouse. Não é útil para o dia-a-dia, mas é bem legal.
Veio perfeito, sem quaisquer defeitos mencionados.

Supérfluo, mas não me arrependi.
Abraços!

Adorando o Blog!

[…] cômodo ficar usando uma TV CRT como monitor, além de teclado e mouse com fio sentado no chão (o mouse de dedo, “versão RMA”, tem se mostrado bastante útil nessa situação), é interessante fazer […]

2
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox