DealExtreme: Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX


Olá leitores do Skooter Blog. Hoje falo sobre um Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX (8-Port 10/100M Fast Ethernet Desktop Switch (Auto MDI/MDIX)) adquirido na DealExtreme, cuja compra eu já relatei em outro artigo. Switches, ou comutadores em bom português, são dispositivos utilizados em redes de computadores para encaminhar quadros (pacotes da camada de enlace) entre dispositivos. Switches atuam na camada de enlace (segunda camada do modelo de referência ISO/OSI), encaminhando quadros de acordo com o endereço de destino (endereço MAC das redes Ethernet).

Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX

Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX

Switches são mais “inteligentes” do que hubs porque aprendem sozinhos para qual porta devem encaminhar os quadros destinados a cada endereço MAC. Hubs apenas replicam o conteúdo que recebem de uma porta em todas as outras portas. Switches só fazem isso para quadros de difusão (broadcast) ou quando desconhecem qual é a porta onde o destinatário pode ser enquadrado. Sempre que recebe um quadro o switch verifica o endereço MAC do remetente e anota, em uma tabela interna, este endereço MAC e a porta de onde veio o quadro. A partir daí, quadros destinados a tal endereço MAC serão encaminhados somente na porta onde ele se encontra.

Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX e sua fonte de alimentação

Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX e sua fonte de alimentação

Exemplificando: o computador A está na porta 1 e o computador B está na porta 2. Quando A envia uma mensagem para B, o switch primeiramente anotará que A está na porta 1 em sua tabela. Em seguida procurará por B na mesma tabela. Como não o encontra, ele deve fazer um broadcast do quadro recebido, ou seja, enviá-lo para todas as portas na esperança de que B esteja em alguma delas. Quando B recebe o quadro e envia uma resposta para A, o switch ao receber o quadro anotará também que B está na porta 2, e vendo que o destinatário é A, consultará sua tabela e saberá que A está na porta 1, de forma que o quadro será enviado somente para a porta 1.

As 8 portas do Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX

As 8 portas do Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX

Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX utiliza o padrão Fast Ethernet, suportando dispositivos atuando em 10Mbps ou 100Mbps. Dispositivos que suportam Gigabit Ethernet também podem ser conectados, obviamente, mas funcionarão com largura de banda de “apenas” 100Mbps.  O Switch é Auto MDI/MDIX, o que implica que podem ser utilizados tanto cabos diretos quanto cabos crossover, pois ele consegue identificá-los e utilizá-los da maneira correta, fazendo a inversão nos conectores, se for o caso. São 8 portas para conectar até 8 dispositivos.

Parte inferior do Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX

Parte inferior do Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX

O fabricante do Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX  é a U-Link. A caixa está toda em chinês. Consegui identificar uma URL, mas ela não está funcionando. O modelo aparentemente é o CK-00127A. O  Switch tem um LED que indica quando está ligado/desligado e outros 8 LEDs que indicam o status de cada porta. LED aceso significa que há um dispositivo conectado, e LED piscando significa que o dispositivo está enviando/recebendo dados.

Caixa do Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX

Caixa do Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX

Na parte traseira há as 8 entradas de plug RJ45 e uma entrada para uma fonte de 9V. A fonte que acompanha o produto é uma fonte de 5V e 2A. A discrepância entre a tensão anotada no switch e a anotada na fonte aparentemente não causa nenhum problema no funcionamento. Na parte inferior do Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX há pés de borracha para assentá-lo sobre móveis, e também orifícios para pendurá-lo na parede utilizando dois parafusos, de forma que podemos instalá-lo da maneira que desejarmos. A fonte utiliza dois plugs planos em paralelo, do padrão norte-americano, portanto não serve no novo padrão brasileiro, então certifique-se de comprar também um Adaptador de Plug de Energia Plano para Redondo (Flat to Round Power Plug Converter) caso não tenha tomada que aceite o padrão norte-americano para ligar o Switch.

Parte traseira da caixa do Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX

Parte traseira da caixa do Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX

Estou usando o Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX  em conjunto com um Par de Adaptadores de Rede EP-PLC5506 HomePlug Powerline 200Mbps para levar a rede até a sala de TV. O cabo do Adaptador de Rede EP-PLC5506 HomePlug se conecta a uma das portas do Switch Fast Ethernet 10/100Mbps. Em outras três portas são conectados a TV, o Playstation 3 e o WD TV Live, de forma que todos ficam conectados na rede ao mesmo tempo, através do Switch. Não fiz nenhum teste de desempenho, nem qualquer outro teste mais sofisticado. Apenas posso afirmar que o Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX funciona perfeitamente para atender minhas necessidades.

Lateral da caixa do Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX

Lateral da caixa do Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX

Além da versão de 8 portas, existe também uma versão com 5 portas para quem quiser economizar um pouco mais. Eu achei que não valeria a pena, afinal a diferença de preços é de apenas $2,10 USD (dólares dos EUA). Atualmente estou usando apenas 4 portas, logo deverei utilizar uma quinta para ligar um Blu-ray player. Com a versão de 8 portas ainda me restarão 3 portas para futuros dispositivos. A tendência é de que cada vez mais dispositivos tenham opção para funcionar em rede, então é sempre bom ter uma certa folga.

E vou encerrando por aqui o artigo sobre o Switch Fast Ethernet 10/100Mbps com 8 portas Auto MDI/MDIX . Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui, boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 1 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2012/02/10/dealextreme-switch-fast-ethernet-10100mbps-com-8-portas-auto-mdimdix/

Inscrever
Notificar sobre
guest

2 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Luhan

Preciso de sua ajuda, tenho 2 contas no DX, mas compro apenas com uma, sempre consegui criar topicos no forum, mas de uma semana pra cá não consigo criar topico com a conta que compro, recebi uma mensagem do Admin CelticWarriors falndo que precisava rever minhas config da conta, já o fiz, mas ainda nao consigo postar. Ai tenho q logar em outra conta para postar, o que devo fazer? Obrigado e ótimo blog.

2
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox