Psychic World – Master System


Psychic World é um dos meus jogos favoritos no Master System desde a minha infância. Não cheguei a ter o cartucho, infelizmente, mas me lembro de tê-lo alugado várias vezes. O jogo me prendeu a atenção desde o início, por sua introdução com a história contada no estilo anime. Meu inglês não era grande coisa na época, mas pude entender razoavelmente a história. O estilo plataforma, a variedade de armas, a excelente trilha sonora, e bons os gráficos para um console de 8 bits consolidaram minha preferência pelo Psychic World.

A possibilidade de adquirir e selecionar armas durante o jogo me lembra um pouco o estilo adotado pelo Mega Man, onde para cada inimigo/fase uma arma pode ser mais ou menos eficaz. Infelizmente a troca de armas é um pouco complicada, feita sem pausar o jogo e exigindo que se pressione o direcional para baixo e o botão de pulo. Na pressa é fácil selecionar errado, e além das 5 armas há também 4 poderes, um deles te leva de volta ao início da fase. A ideia é utilizá-lo caso as energias estejam acabando e não queremos perder a vida. Dessa forma, é melhor voltar ao início da fase e depois caçar os itens que repõe as energias. O problema, que também tenho desde minha infância, é acionar tal botão acidentalmente ao tentar trocar de arma ou acionar algum poder. Tudo bem que pressionar a pausa para trocar de arma também seria inviável, visto que o botão de pausa do Master System é no console e a troca precisa ser constante, então a Sega parece ter seguido o caminho certo.

Psychic World, capa da Tec Toy

Psychic World, capa da Tec Toy

Apesar da dificuldade eu consegui terminar o jogo ainda na minha infância, com o cartucho alugado. O segredo está em usar e abusar do poder que dá alguns segundos de invencibilidade. Isso porque, ao ser atingido por um inimigo, o jogo não te dá nem um centésimo de invencibilidade, o que é comum em outros jogos, então é fácil ver a energia de vida (H.P) drenar toda em apenas um segundo ao esbarrar em um inimigo ou cair em um poço de lava. Então é melhor prevenir e ir usando o poder de invencibilidade em qualquer situação de perigo. A energia ESP pode ser recarregada com um item que aparece com certa frequência, então é raro ficar sem energia ESP, mesmo usando bastante. São 5 fases no total, e o final do jogo é bem interessante e traz algumas surpresas.

Apenas recentemente fui descobrir que o Psychic World foi lançado originalmente para o MSX, com o nome de Psycho World. Eu sabia que a versão de Master System era uma reprogramação feita pela Sega, afinal isto está escrito na tela de abertura, mas nunca fui atrás de saber qual era o sistema do jogo original. E muitos dizem que o jogo original é ainda melhor. Tem mais fases, e o som do MSX é superior ao do Master System. Gostaria de poder jogá-lo, mas não consegui encontrá-lo no MESS e ainda não tive paciência de procurar outro emulador. Mas é uma tarefa que está na lista…

Psychic World - Master System

Psychic World – Master System

Psychic World - Master System

Psychic World – Master System

Para finalizar, deixo um videozinho do Psychic World para quem ainda não conhece ou quer relembrar. A minha intenção era jogá-lo do início ao fim para este vídeo, até porque não o jogo para valer há mais de 20 anos. Mas acabei esbarrando no velho problema de acionar o poder de voltar ao início da fase acidentalmente. Fiz isso tantas vezes na terceira fase que acabei desistindo. Fica para a próxima.

O vídeo foi capturado através da Elgato – Game Capture HD60. Joguei no meu Sega Genesis com ajuda do Mega Everdrive. A ótima definição em Full HD é por conta do Framemeister XRGB Mini e do Cabo SCART RGB para Mega Drive 1 / Sega Genesis 1 / Mega Drive 2 Tec Toy com Áudio Stereo (Pack-a-Punched!).

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 13 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2015/03/10/psychic-world-master-system/

Inscrever
Notificar sobre
guest

2 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Felix

Parabéns, belo review e produtos citados para gravação

Felix

Para usar o emulador de msx, use o bluemsx

2
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox