Alex Kidd: High Tech World – Master System – Dicas da Tec Toy


Alex Kidd: High Tech World foi lançado para o Master System pela Sega em 1989 na América do Norte e na Europa. Também foi lançado no Brasil pela Tec Toy. O que pouca gente sabia na época, é que este jogo foi lançado no Japão em 1987 com o nome de Anmitsu Hime, uma personagem de mangás e animes japoneses. Para o lançamento ocidental, a Sega modificou os sprites e a história do jogo, e também colocou os textos em inglês. A ideia parece ter sido pegar carona no sucesso de seu novo mascote, Alex Kidd.

A mudança certamente ajudou a vender Alex Kidd: High Tech World, que certamente teria menos vendas se tivesse sido lançado com a personagem original. Porém, também deve ter ajudado a queimar o mascote, pois o jogo está muito aquém dos excelentes Alex Kidd in Miracle World e Alex Kidd in Shinobi World.

Alex Kidd: High Tech World

Alex Kidd: High Tech World

O jogo mistura RPG e ação. São duas fases de RPG (primeira e terceira) e duas fases de ação (segunda e quarta). O jogo conseguiu ser mal sucedido em dois estilos ao mesmo tempo, pois nenhum dos dois modos de jogo é realmente bom.

A história é a seguinte: Alex Kidd, o príncipe de Radactian, ficou sabendo que abriram um novo fliperama em um local um tanto distante. Para chegar lá ele precisa de um mapa, que foi rasgado em 8 pedaços que estão espalhados pelo castelo. O jogo começa com o relógio marcando 9 horas da manhã e o Alex Kidd tem até 5 da tarde para chegar no fliperama, pois aparentemente ele não pode simplesmente ir no dia seguinte caso não dê tempo. Sabe como são esses principezinhos mimados, né?

Alex Kidd: High Tech World

Alex Kidd: High Tech World

Pois bem, para encontrar o mapa é preciso passear pelos vários andares e várias salas do castelo, conversando com as pessoas, pegando dicas, indo, voltando, indo de novo, etc. O problema é que não basta a dificuldade de conseguir os pedaços do mapa, também encheram o castelo de armadilhas mortais. Alex entra em uma sala, acha uma armadura, se colocá-la ficará preso nela e game over. Alex acha um computador, se ligá-lo tomará um choque e game over. Não há como saber o que é armadilha e o que não é senão por tentativa e erro. Errou? Começa tudo de novo. Bem frustrante.

O tempo também joga contra Alex Kidd. Cada vez que entramos em uma sala, por exemplo, perdemos 5 minutos. É preciso ir anotando como pegar cada pedaço do mapa entre os vários game over para depois tentar fazer tudo de uma vez só sem perder tempo.

Para você ter uma ideia, um dos pedaços do mapa está com uma professora e para obtê-lo é preciso passar por uma prova, na qual há 10 questões, tais como: Qual a capital do Japão? Qual o nome da 15ª cena de Space Harrier? Quantas gramas tem em uma libra? Onde foram os primeiros Jogos Olímpicos? Quantos ossos há no corpo humano? Quantas estrelas há na bandeira dos EUA? Qual é a moeda italiana? Dica: em 1989 não era o Euro. 😛

Você sabe qual é a moeda da Itália?

Você sabe qual é a moeda da Itália?

Outro pedaço do mapa está queimado. Tocou nele? Game Over! É preciso achar um telefone, ligar para um número que está em uma agenda, esperar um tempo, entrar em uma sala específica para pegar um restaurador para pedaço do mapa queimado. Simples de deduzir né?

Em outra ocasião é preciso acertar o nome de 6 serviçais para conseguir o pedaço do mapa. Não há muito o que fazer a não ser ir tentando até acertar a sequência, perdendo tempo em cada tentativa errada. Enfim, achar todos os pedaços por tentativa e erro e sendo punido com game over por qualquer deslize imprevisível é o que deixa esse jogo chato e frustrante.

Que tal adivinhar o nome das 6 moças aí para ganhar mais um pedaço do mapa?

Que tal adivinhar o nome das 6 moças aí para ganhar mais um pedaço do mapa?

As fases de ação são igualmente frustrantes, pois são muito difíceis e os controles não são dos melhores. E porque é que os ninjas estão querendo matar o Alex Kidd afinal? No Brasil da Maria do Rosário eu sei que existe um sério risco de ser assaltado no caminho entre sua casa e o fliperama, mas ser atacado por ninjas é um tanto mais improvável.

Ainda me lembro da minha infância, quando eu ia ao fliperama e no caminho vinham todos aqueles ninjas querendo me matar

Ainda me lembro da minha infância, quando eu ia ao fliperama e no caminho vinham todos aqueles ninjas querendo me matar

Nunca saia para ir ao fliperama sem uma boa porção de shurikens no bolso

Nunca saia para ir ao fliperama sem uma boa porção de shurikens no bolso

Na segunda parte de RPG é preciso entrar em um templo e orar CEM vezes para conseguir uma passagem. Quem imaginaria isso sem um roteiro? E para piorar ainda há uma pistola que, se você pegar, será revistado na saída da cidade e tomará mais um game over. E por fim vem a última fase, também de ação, e também bem difícil.

Note que o jogo foi lançado pela Tec Toy em inglês mesmo, com um aviso claro na caixa: “Este jogo contém textos em inglês. A não compreensão deste idioma poderá prejudicar o desempenho no mesmo.”. Este aviso me fez deixar o jogo na locadora várias vezes, pois quando criança sabia praticamente nada de inglês. Até o dia em que não tinha mais nada interessante para alugar e eu resolvi arriscar. E a Tec Toy tinha razão. Se mesmo hoje, sabendo inglês, o jogo é frustrante, imagine então uma criança vendo aquele monte de texto sem entender nada. A capa dele pode ser vista abaixo, conforme extraída do Tec Toy Wiki:

Capa da Tec Toy para o Alex Kidd - High Tech World

Capa da Tec Toy para o Alex Kidd: High Tech World

Nos 3 screenshots na parte de trás não há textos, e dois deles são da parte de ação na floresta. Pelo menos as capas da Tec Toy não tem aquela indicação, no canto superior esquerdo, da categoria do jogo, como nas capas norte-americanas, pois ali a Sega colocou “Action”, omitindo que boa parte do jogo é RPG.

O folheto com as dicas do Alex Kidd: High Tech World que a Tec Toy me enviou segue o formato tradicional, mas dessa vez são três folhas de formulário contínuo com impressão matricial. O folheto é novamente dividido em enredo, dicas e joystick. As dicas detalham bem o que deve ser feito nas fases de RPG, incluindo a localização de todos os pedaços do mapa. Também tem o password para começar na última fase.

Dicas Tec Toy - Alex Kidd High Tech World - Master System - Página 1

Dicas Tec Toy – Alex Kidd High Tech World – Master System – Página 1

Dicas Tec Toy - Alex Kidd High Tech World - Master System - Página 2

Dicas Tec Toy – Alex Kidd High Tech World – Master System – Página 2

Dicas Tec Toy - Alex Kidd High Tech World - Master System - Página 3

Dicas Tec Toy – Alex Kidd High Tech World – Master System – Página 3

E aqui vai uma transcrição:

ALEX KIDD HIGH TECH WORLD

ENREDO Eis ai o mais novo desafio para o nosso heroi Alex Kidd, ele
terá que achar oito partes de um mapa que esta escondido dentro de seu castelo , seu amigo Paul lhe falou a respeito do mais fantástico fliperama, o mundo High tech, mas Paul fez uma safadeza com Alex, rasgou o mapa em oito partes e escondeu de Alex. Você, terá que encontrar o mapa , passar por uma floresta,encontrar um passe de viagem , atravessar a cidade até os fliperamas antes que ele feche as 17:00 h.

DICAS:
PAIS – Fale com seus pais no quinto piso e pegue a parte verdadeira do mapa, entre duas vezes para pedir o mapa real.
PROFESSORA MARY – Visite James no quarto piso. Vá para o piso 3 e faça o teste com a professora Mary.

Respostas do teste
i. TOKIO
2. VICEL
3. 450
4. A HENAS
5. 5050
6. 206
7. 50
8. LIRA
9. MOZART
10. 5

Você receberá um pedaço do mapa se acertar todas as questões.

MAPA QUEIMADO (JAMES) – Volte no James no piso 4 , ele lhe entregará uma parte do mapa não o peque , pois ele esta queimado , você terá que restauralo, então va para o primeiro piso e ligue para o Rock Well número – 123-4321 ; logo em seguida vá a primeira porta após o relógio e entre de cinco a seis vezes, ele aparecerá , e lhe dará o restaurador de pergaminhos, volte para o piso 4 e restaure o mapa de James.

COZINHA – Na cozinha do piso 1 ,vá no caldeirão e escolha a opção ” YES ” , no pote de cor roxa do lado da mesa em baixo do vaso de cor azul você encontrará a outra Parte do mapa.

SERVIÇAIS – Na saia dos serviçais no piso 1 , opcione os seguintes nomes e receba o mapa .

2. Betty
3. Janet
4. Cindy
5. Susy
6. kate

RELóGIO – No terceiro piso suba na escada localizada a esquerda , fique em frente ao vazo azul ( pegue a escada miniatura ). Volte ao piso 3 e fique em frente do relógio, direcione Alex para cima e pegue outra peça do mapa escondido no relógio.

LIVRARIA – Na livraria do piso 4 fale com John depois visite Barbara no piso 2 , volte para a livraria e novamente fale com John e ele lhe dará a parte 7 do mapa .

TOM & MARK – No piso 2 visite Tom & Mark entre e saia varias vezes até entregarem o mapa .

MAPA COMPLETO – Com o Mapa completo vá para o piso 4 e saia pela direita , atravesse a ponte , suba a escada e pegue a chave no pote azul . Desça a escada até que encontre outra escada , suba . Continue pela esquerda , então suba a escada e procure um cofre , abra-o e você encontrará a asa delta . Volte para ponte e Alex Kidd Saltará para fora do Castelo de Asa.

FLORESTA NINJA – Quando chegar as pontes , atire primeiro antes de pular e você poderá liquidar os ninjas antes que eles o ataquem.
obs: Procure o Magico na floresta para que ele lhe de uma mensagem especial

A VILA – Quando chegar na vila, vá até o adivinho . Se você tiver visto o mágico na floresta ele lhe dará uma mensagem.
Vá para a loja de antiguidades e compre um Back Scratcher depois venda-o por $ 1000. Para sair da cidade você precisa de um passe . Para consegui-lo , vá à igreja e reze 100 vezes. É uma portinha azul em volta, é cor de rosa.

obs : Não pegue a arma ,você poderá ser preso

FLORESTA DOS ANIMAIS – Cuidado ! Destrua os ninjas antes de pular antes de pular . Depois da ponte você encontrará o High Teck .

PASSWORD epYsOpLRZ

JOYSTICK

Direcional : Movimenta o Alex Kidd para a direita e para a esquerda . Movimenta o cursor .

Para Cima : Para subir escadas .
Entrar em abitações.
Examinar objetos

Para Baixo : Para descer escadas.

Botão 1: Muda a tela GAME e a tela MAP/INVENTORY
Salta .

Botão 2 : Faz avançarem as telas de mensagens
Confirma as seleções do cursor Arremessa estrelas.

Promoções Tec Toy

Nem me recordo se aluguei o jogo antes ou depois de receber as dicas da Tec Toy. As dicas ajudam bastante nas fases de RPG, mas é preciso seguir muito à risca as instruções e não fazer absolutamente nada do que não foi indicado. Fui tentar apenas explorar o jogo no vídeo que fiz para demonstrar o Alex Kidd: High Tech World e tomei dois game over em armadilhas imprevisíveis. Não tive paciência para começar o jogo uma terceira vez e simplesmente desisti.

Para completar, eis o videozinho demonstrando o Alex Kidd: High Tech World, todo feito com o hardware original e nada de emulação, como de costume:

Os equipamentos utilizados para esta captura foram:

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 62 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2016/02/23/alex-kidd-high-tech-world-dicas-da-tec-toy/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox