Menu de Contexto do Windows Explorer demorando muito ou travando


Este problema já me perseguia há algum tempo. Eventualmente o menu de contexto do Windows Explorer fica lento para carregar ou mesmo trava completamente. A solução que eu vinha usando era reiniciar o computador, o que é um tanto incômodo ou mesmo inviável quando há tarefas que não podem ser interrompidas em execução. O problema está ocorrendo no Windows 10 Pro, mas provavelmente afeta todas as versões do Windows.

Hoje finalmente resolvi procurar pelo culpado. Com ajuda do CCleaner é possível verificar quais são os itens no menu de contexto e desabilitá-los em grupo ou individualmente. Dessa forma é possível ir desabilitando os suspeitos ou mesmo usar tentativa e erro para achar o culpado. No meu caso, o culpado era o Adobe.Acrobat.ContextMenu localizado em C:\Program Files (x86)\Adobe\Acrobat DC\Acrobat Elements\ContextMenuShim64.dll. Ao desabilitá-lo, o problema se foi, sem que eu precisasse reiniciar o sistema.

Desabilitando itens do menu de contexto com o CCleaner

Desabilitando itens do menu de contexto com o CCleaner

CCleaner permite reabilitar os itens desabilitados com a mesma facilidade, portanto se o item mal comportado for algo útil, é possível reabilitá-lo após reiniciar o computador ou tomar alguma outra medida que o faça voltar a funcionar.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 22 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2016/03/02/menu-de-contexto-do-windows-explorer-demorando-muito-ou-travando/

Inscrever
Notificar sobre
guest

1 Comentário
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Miguel Bento

Salvou.. no meu caso era o kaspersky antivirus. Obrigado!

1
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox