Golden Axe – Master System – Dicas da Tec Toy


Golden Axe para o Master System foi lançado pela Sega em 1989. Originalmente foi lançado para arcade, usando o sistema System 16 da Sega. Depois foi portado para Master System, Mega Drive, PCs, Atari ST, Amiga, ZX Spectrum e Commodore 64. Mais tarde ainda teve um remake lançado para o Playstation 2.

A Sega fez um bom trabalho de conversão para o Master System nos gráficos e no som, considerando que se trata de um console de 8 bits. Todos os níveis e poderes mágicos foram mantidos. Os inimigos, os animais que se pode montar durante o jogo, está tudo lá. Porém, é um jogo de apenas um jogador e dá para jogar com apenas um personagem, o Tarik.

Golden Axe - Master System

Golden Axe – Master System

Golden Axe - Master System

Golden Axe – Master System

Golden Axe - Master System

Golden Axe – Master System

Golden Axe - Master System

Golden Axe – Master System

Golden Axe - Master System

Golden Axe – Master System

Se o trabalho da Sega foi bom nos gráficos e no som, infelizmente não se pode dizer o mesmo da jogabilidade. Não há fluidez nos movimentos, e os controles dão a impressão de não responder tão bem quanto deveriam. O resultado é um jogo bonito de se ver, mas um tanto penoso de se jogar.

Golden Axe - Master System

Golden Axe – Master System

Golden Axe - Master System

Golden Axe – Master System

Golden Axe - Master System

Golden Axe – Master System

Golden Axe - Master System

Golden Axe – Master System

Golden Axe estava disponível na locadora que eu frequentava, portanto aluguei-o algumas vezes. Também foi um dos poucos cartuchos que eu cheguei a ter. Me lembro de ter negociado com um dono de locadora, dei 3 cartuchos de 4 jogos (aqueles da Apple Vision ou Dactar) de Atari 2600, console que na época eu já não tinha mais, em troca do cartucho do Golden Axe.

Capa da Tec Toy: Golden Axe - Master System

Capa da Tec Toy: Golden Axe – Master System – Fonte: Tec Toy Wiki

Na época eu também não reparava tanto nos defeitos. A versão arcade eu só fui conhecer através do MAME. E a versão de Mega Drive, bastante superior a de Master System e mais fiel ao arcade, eu também só fui conhecer um pouco mais tarde.

Na época também não tive muita dificuldade em chegar ao final do Golden Axe do Master System. Se a memória não me falha, consegui completá-lo antes mesmo de ter o cartucho. Ele acabou ocupando a posição número 6 da minha listinha de jogos terminados do Master System, no caderninho que eu tinha na minha infância e guardo até hoje.

A listinha de jogos terminados de Master System, no caderno da minha infância. Golden Axe na posição 6.

A listinha de jogos terminados de Master System, no caderno da minha infância. Golden Axe na posição 6.

Hoje, infelizmente não tenho mais paciência para tentar completar esse jogo. No vídeo que está no final deste artigo você pode notar que eu até tentei, comecei jogando sério e tentando evitar levar golpes, mas os controles e a falta de fluidez na movimentação não me permitiram fazer uma segunda tentativa após não ir muito longe na primeira.

As dicas da Tec Toy para Golden Axe seguem o padrão. São duas páginas de formulário contínuo, onde aparece um curto enredo, os controles, dicas para conseguir um “Continue” extra, e dicas sobre como passar por cada uma das cinco fases.

Confira o folheto digitalizado:

Dicas Tec Toy - Golden Axe - Master System - Página 1

Dicas Tec Toy – Golden Axe – Master System – Página 1

Dicas Tec Toy - Golden Axe - Master System - Página 2

Dicas Tec Toy – Golden Axe – Master System – Página 2

E a transcrição:

Golden Axe
Enredo : Seu objetivo é derrotar Death Adder antes que se esgotem os poderes que foram atribuídos a você pelo Sacerdote de Yuria.
Controlando o Jogo
Botâo direcional – Movimenta Tarik em todos os oito sentidos. Botâo i – Faz Tarik atacar. srve também para iniciar o jogo. Botâo 2 – Faz Tarik saltar. Também inicia o jogo.
Dicas :
Continue – aperte o botâo direcional na diagonal superior esquerda e o botâo í e 2 . (este procedimento é possível apenas i vez).
1 – A Floresta
Mate todas as criaturas até você ver um patamar. Pule para cima do patamar e espere a guerreira amazona que virá sobre um dragâo. Você deve golpeá-la e tomar-lhe o dragâo com o qual você derrotará os 2 garotos. Vá para a direita e aplique um golpe com o rabo do dragâo no anâo, para pegar a força mágica. Depois, vá para a direita até encontrar 2 gigantes com o martelo. Lute com um de cada vez e nâo os deixe encurralá-lo. Dê ombradas para derrotá-los.
2 – Ilha da Tartaruga
Vá para a direita até o próximo patamar. Tome cuidado para nâo cair no abismo. Fique em frente ao patamar, continue para a direita e de um golpe com o ombro na amazona sobre o dragâo de fogo. Tome-lhe o dragâo para derrotar os inimigos.
3 – Deixando a Ilha da Tartaruga
Quando você avistar a amazona sobre o dragâo de fogo, derrube-a. O dragâo é difícil de usar, portanto deixe que a amazona monte de novo e derrube-a quando o dragâo estiver indo embora. Vá para a direita até alcançar um buraco na extremidade. Corra, pule o buraco e você vai se deparar com 2 gigantes com martelo. Para derrotá-los, espere que um deles pule com você . Vá para a direita deixando- o a sua esquerda. Entâo corra e de um golpe com o ombro ou, simplesmente dê golpes. Se fizer isto corretamente, ele irá cair do patamar e morrer. Faça o mesmo com o outro gigante.Após vencê-los, golpeie os 2 anôes e pegue a força mágica. Vá para a direita até encontar um cavaleiro com armadura
e uma amazona. Para matar o cavaleiro, corra em sua díreçâo e o golpeie com o ombro. Se você tentar atacá-lo com a espada, ele o matará.
4 – Ilha da Água
Vá para a direita e pule do patamar. Fique lá e dê golpes no ar com a espada. os garotos â esquerda subirâo no patamar e você os golpeará o tempo todo. Vai demorar um pouco, mas você os vencerá. Após matar os 3 garotos, continue para a direita até encontrar 2 soldados Skeleton. Faça-os ir para o patamar inferior e espere que eles subam. Quando eles subirem, corra e dê um golpe com um ombro para jogá-los para fora. Repita esta operaçâo até eles morrerem. Continue para a direita e enfrente 2 guerreiros Skeleton e i atacante que maneja um bastâo. Enfrente 1 de cada vez. Náo fique entre 2 deles, você deve derrotar 2 grupos deles.
5- Galeria do Templo
No começo, quando você estiver pulando para enfrentar os 2 guerreiros skeleton, use a técnica do golpe aéreo com a espada. Depois, continue para a direita e enfrente 2 grupos de pares de atacantes que manejam um bastâo. Após derrotá-los, você enfrentará 2 cavaleiros com armaduras. Para derrotá-los, corra, dê golpes com o ombro e quando eles começarem a golpeá-lo, use a técnica do golpe aéreo com a espada. Se você vencer, poderá receber as bolsas de força mágica. Entâo, você enfrentará um gigante com martelo, í atacante com bastâo e 2 guerreiros skeleton. Use a técnica do golpe aéreo com a espada para acabar com eles. o confronto final será com um guerreiro skeleton e com uma víbora mortífera.
Como derrotar a víbora mortífera :
De quantos golpes puder no guerreiro e só assim, a víbora aparecerá. Entâo comece a se mover pela tela e quando você se aproximar dela, golpeie, e nâo pare de se movimentar e golpear até que ela morra.
Tec Toy/Promoções/ Hot Line

Para completar, o videozinho demonstrando o Golden Axe, todo feito com o hardware original e nada de emulação, como de costume:

Os equipamentos utilizados para esta captura foram:

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 10 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2016/04/22/golden-axe-master-system-dicas-da-tec-toy/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox