RMA Intel: Processador i7-4790K


Há alguns dias falei aqui no Skooter Blog sobre o RMA de um Cooler líquido para CPU Hydro Series™ H80i da Corsair. Nele mencionei que, em 2015, montei um PC para usar em meu trabalho, com um Processador Intel i7-4790k, que a princípio utilizaria apenas o cooler stock.

Porém, o i7-4790k se mostrou bastante esquentadinho, mesmo em tarefas não muito pesadas. Então resolvi adquirir o Cooler líquido para CPU Hydro Series™ H80i, o qual baixou bastante as temperaturas, deixando-as em níveis aceitáveis mesmo com meus softwares mais pesados. Porém, em testes como Intel Burn Test e Prime 95, o processador ainda chegava a 100º C e ativava o throttling.

Apesar do problema, usei o PC assim mesmo por um ano e meio, visto que com tarefas do dia a dia ele não esquentava acima dos limites. Mas em certa ocasião o processador começou a bater nos 100º C mesmo em idle. Aparentemente havia algum problema com o Cooler líquido para CPU Hydro Series™ H80i, pois nessas ocasiões, mesmo com o bloco bem quente, o radiador estava frio.

Resolvi então pedir o RMA do Cooler líquido para CPU Hydro Series™ H80i, que tem 5 anos de garantia, e aproveitei para pedir também o RMA do Processador Intel i7-4790k, que tem 3 anos de garantia, e que definitivamente tinha também algum problema.

Fazendo os dois RMAs simultaneamente eu ficaria com o PC parado apenas uma vez. Além disso, eu já havia programado uma viagem para setembro, em que não usaria o PC de qualquer forma. Surpreendentemente a Corsair foi mais rápida no RMA, contrariando experiência anterior, como já falei no outro artigo.

Quanto à Intel, no site de seu “Centro de Garantia” são pedidos os números FPO e ATPO para verificar se o produto está na garantia. Eles dizem que estas informações estão no encapsulamento do processador. Removi então o processador, limpei a pasta térmica, apenas para descobrir que, no caso do Intel i7-4790k, o número ATPO está codificado em algo parecido com um QR Code.

Agora descobri que há aplicativos Android para ler o tal número ATPO a partir de uma foto que precisa ser tirada com uma lente macro. Mas na ocasião a única informação que encontrei foi a de que o número só poderia ser lido com algum equipamento especial que eu não tinha.

Em conversa com a Intel pelo chat do site, pediram para instalar um software e fazer testes, o que me deixou extremamente furioso porque eu havia acabado de remover o processador por contas das informações confusas que eles passam, e não estava disposto a montá-lo de novo, gastar mais pasta térmica, apenas para rodar um programa de diagnósticos para confirmar (ou não) o defeito já conhecido. Acabaram me liberando do teste, apenas pediram para enviar por e-mail fotos da caixa do processador, do processador e da nota fiscal. O RMA foi autorizado no mesmo dia, 23/08/2016. Pediram para enviar o processador para um endereço em Cajamar – SP. O frete foi por minha conta. A postagem foi feita no dia 25/08 e a entrega foi feita no dia seguinte.

Como após 3 dias úteis ainda não havia manifestação da Intel, entrei em contato e fui informado que “Oficialmente o seu processdor foi recebido no depósito ontem, deve ser enviado hoje ou amanhã  para você.”. E de fato, no dia 01/09/2016 eu estava com o novo processador em mãos, recebido via Sedex. Confira as fotos:

Pacote da Intel com o novo Processador i7-4790K

Pacote da Intel com o novo Processador i7-4790K

Pacote da Intel com o novo Processador i7-4790K

Pacote da Intel com o novo Processador i7-4790K

Processador Intel i7-4790K, em sua embalagem

Processador Intel i7-4790K, em sua embalagem

Processador Intel i7-4790K, em sua embalagem

Processador Intel i7-4790K, em sua embalagem

Processador Intel i7-4790K, em sua embalagem

Processador Intel i7-4790K, em sua embalagem

Manual do Processador Intel i7-4790K

Manual do Processador Intel i7-4790K

Cooler do Processador Intel i7-4790K

Cooler do Processador Intel i7-4790K

Processador Intel i7-4790K, em sua embalagem

Processador Intel i7-4790K, em sua embalagem

O processador veio na caixa de varejo, com o cooler stock (agora fiquei com dois e sem usar nenhum), apenas com um baita adesivo cobrindo metade da caixa.

Na ocasião eu já estava com o novo Cooler líquido para CPU Hydro Series™ H80i GT, do RMA da Corsair, apenas aguardando o processador chegar para ser instalado. Fiz então a instalação de ambos como já relatei no artigo sobre o RMA da Corsair.

A dupla novo Processador Intel i7-4790k + Cooler líquido para CPU Hydro Series™ H80i GT consegue manter temperaturas baixas mesmo quando realizando minhas tarefas mais pesadas. Até mesmo nos testes mais extremos com o Intel Burn Test e Prime 95, os núcleos do processador não passaram muito dos 90º C, medidos com o software RealTemp. Com pouco processamento ele fica em torno dos 40º C, dentro do esperado.

Venho utilizando o novo Processador Intel i7-4790k há um mês e meio. Pelo menos por enquanto posso dizer que ele está aprovado e não apresentou problemas.

Deixo também uma avaliação positiva para a Intel, que proporcionou uma boa experiência de RMA, só não foi perfeita por conta da confusão com os números FPO e ATPO, e também por ter deixado o frete de envio do produto com defeito por minha conta, além de não informar praticamente nada sobre o andamento do processo de garantia. Mas como ponto positivo o processo todo foi concluído em menos de uma semana.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 4 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2016/10/21/rma-intel-processador-i7-4790k/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox