Recarga do HP 45


O HP 45 é o cartucho preto de algumas impressoras HP mais antigas, do tempo que os cartuchos ainda tinham uma capacidade decente, e não os míseros mililitros dos modelos atuais. Um dos modelos que utiliza esse cartucho é o Deskjet 930C, impressora excelente, infelizmente abandonada pela HP que não fez um driver dela para o Windows Vista (e o que a Microsoft fez é de sofrível a péssimo).

Carregá-lo não é tão trivial quanto os da série 90 apresentados anteriormente. Porém a recarga é bem menos frequente, já que ele suporta mais de 40ml. E ele aguenta muitas recargas.

Primeiramente a escolha da tinta. Esse cartucho originalmente utiliza tinta pigmentada. Há uma certa controvérsia sobre que tinta usar, alguns preferem manter a pigmentada nas recargas, outros preferem as corantes. Como as corantes em geral tem partículas menores que as pigmentadas não há risco de entupimento, porém misturar corante com pigmentada não é recomendável. Enfim, é um assunto controverso que gera muita discussão e poucas conclusões. Eu tenho usado a corante porque tenho bastante aqui e até agora não tive problemas, mas pretendo utilizar a pigmentada quando essa acabar. De qualquer forma procure uma tinta de boa qualidade, já que tintas vagabundas deixam o texto borrado e borram mais ainda quando usadas em conjuntos com as outras cores, além de possivelmente reduzir a vida útil do cartucho.

Em seguida temos de abrir o orifício de recarga, este fica na parte de baixo do cartucho. Uma pequena etiqueta preta deve ser removida, mostrando então o orifício contendo uma esfera metálica (a famosa bolinha). Com ferramentas adequadas é possível remover a esfera, fazer a recarga e depois recolocá-la no lugar, mas na falta de ferramentas/paciência é mais fácil empurrar a esfera pra dentro e deixá-la lá.

Agora vem a parte de colocar a tinta, esse cartucho não tem espuma/esponja, portanto a recomendação de usar a agulha mais fina possível não se aplica aqui, você pode usar logo a mais grossa que encontrar para que o procedimento seja mais rápido (é bem mais fácil encher e esvaziar a seringa com uma agulha mais grossa).

Com a tinta colocada é hora de fechar o orifício de recarga. Se você retirou a esfera é só colocá-la de volta no lugar. Caso contrário você deverá tampar o orifício de alguma outra forma. Algumas lojas especializadas vendem esferas para reposição, mas ficar afundando a esfera toda vez que for recarregar não é uma boa idéia, já que queremos um cartucho cheio de tinta, e não de bolinhas metálicas. Também há lojas que vendem uma tampa de borracha, simples e funcional, é uma boa idéia e dura diversas recargas. Uma terceira opção é usar cola, tenho tido sucesso com cola quente (que era o que eu tinha a mão nas últimas recargas) mas provavelmente uma cola de cano seja mais indicada.

Agora é só colocar na impressora e usar, certo? Errado! Como dito anteriormente, esse cartucho não possui espuma/esponja, portanto o que segura a tinta dentro dele sem vazar é uma pequena diferença de pressão. A pressão interna deve ser menor que a externa, caso contrário a tinta vai vazar até que essa diferença seja estabelecida. E como pressurizar o cartucho? Todo reciclador malandrão vai dizer que é impossível fazer isso com uma seringa, que tem que ter máquina, etc… Mas na prática o negócio funciona de maneira bem mais simples: é só tirar um pouco de tinta após a recarga (uns 2ml são suficientes). Como fazer isso? A maneira mais prática é com um snap & fill que pode ser adquirido nas lojas especializadas por cerca de R$ 40,00 ou menos, aí basta utilizá-lo juntamente com uma seringa para retirar a tinta e gerar a diferença de pressão necessária. Algumas pessoas utilizam agulhas com ponta de borracha, adaptações com tripa de mico e coisas do genero, nunca testei, mas deve funcionar. Outra sugestão é abrir o cartucho para pressionar a bolsa, o que acho a pior opção, muito trabalho a toa.

Com o snap & fill também é possível fazer a recarga pela cabeça de impressão, sem ter de abrir o orifício de recarga, mas não considero essa uma boa opção, visto que força a cabeça de impressão desnecessariamente, além de ser um processo demorado e chato.

Espero que esse post seja útil e a seção de comentários está aberta para quem quiser colocar outras sugestões.

Em breve, recarga do HP 78 e dos novos HP 02.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 8 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2008/01/31/recarga-do-hp-45/

Inscrever
Notificar sobre
guest

5 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Gringo

Primeiramente, parabens pelo blog.
Gostaria de falar que cheguei nesse blog atraves de uma comunidade no orkut e vi que voce, diferente de muitos que carregam cartuchos, gosta de explicar os novatos sobre essa tecnica. Seria que voce nao faz isso pra ganhar dinheiro. Eu tenho algumas perguntas, nao sei se voce pode me ajudar. Se puder, eu mando as perguntas pra vc. Basta vc falar que pode me ajudar por e-mail.

Desde ja agradeco
Obrigado

Andréa Farinazzo

Olá!!
Estou precisando de ajuda, e acho que você pode me ajudar…
Gostaria de saber como faço para recarregar um cartucho da hp 45 colorido?
Sabe, o que veio com a impressora é todo fechado, no caso do preto tem a esfera, já o colorido não tem nada nenhum buraquinho se quer.
Se alguém puder me ajudar desde já agradeço.

Andréa Farinazzo

Oi bom dia!!
A impressora é a hp 710c e o cartucho colorido é um multilaser compatível com a 710c/810c/890c/895Cxi/1120c e outras.
Se você souber..
Aguardo notícias..

[…] de compras. Ainda tenho a velha impressora HP 930C, então ainda faço a recarga dos cartuchos HP 45 e HP 78 de maneira semelhante a que fazia em 2008. Recomendo a leitura dos artigos originais para […]

5
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox