Recarga do HP 78


Dando continuidade a série de posts sobre recarga de cartuchos HP hoje vou falar sobre o cartucho nº 78.

O cartucho 78 é  o cartucho colorido utilizado nas populares impressoras HP 930C, em conjunto com o cartucho 45 (preto), do qual eu já falei aqui. Apesar de essa impressora já ter saído de linha há alguns anos é comum encontrá-la por aí, assim como também tenho a minha até hoje, apesar da falta de driver decente para o Windows Vista.

Apesar de fazer par com ele, o cartucho 78 é bem diferente do 45. Enquanto o 45 utiliza diferença de pressão para segurar a tinta, o 78 se utiliza das tradicionais esponjas, e enquanto o 45 é bastante durável e aguenta muitas recargas, o 78 é mais chatinho, entope fácil e não dura muito.

As tintas devem ser corante de boa qualidade, de preferência tintas específicas para a série 800/900 (nada de tinta universal vagabunda). Os orifícios de recarga ficam visíveis na parte de cima do cartucho, assim como no 45 você tem a opção de retirá-los e depois recolocá-los ou simplesmente afundá-los para dentro, o que é mais fácil. Como são cartuchos de esponja/espuma não é necessário pressurizar nem mesmo tampar os oríficios após a recarga, uma fita adesiva simples basta, apenas para cobrir os orifícios até a próxima recarga.

Para inserir a tinta é a maneira tradicional que eu já falei nos posts sobre os outros cartuchos, pegue 3 seringas (uma para cada cor) e insira a tinta, sem afundar a agulha na esponja para não estragá-la. O cartucho original vem com 19ml, então você pode colocar cerca de 7ml por cor. Se você exagerar o cartucho vai ficar vazando.

Para pequenos entupimentos um snap & fill é recomendável, o modelo para esse cartucho tem a vantagem de você poder sugar as 3 cores individualmente. Para grandes entupimentos há todo tipo de indicação, desde as soluções de limpeza tradicionais, vapor, Veja e ultrassom. Nunca testei o ultrassom porque não tive coragem de comprar algo que custa mais que o próprio cartucho, mas pra quem faz muitas recargas talvez possa valer a pena dar uma olhada nas máquinas do Mercado Livre, já há modelos por pouco mais que R$ 100,00.

No próximo post falarei da recarga dos novos HP 02.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 1 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2008/03/27/recarga-do-hp-78/

Inscrever
Notificar sobre
guest

4 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fabrizio

OLa amigo…. gostei mto de suas explicações. To tentando recarregar colorido mas é chatinho… sai bem o amarelo, não sai, sai, sai falhado, etc…….
Sera q vc podia me mandar umas dicas via Email ??? Pq preciso perguntar pra quem entende, e vi q você explica super bem…. Era isso mano, abçs e obrigado

Luis Henrique

Eu tentei achar Snap Fill para recarga desses Cartuchos Hp 45 e HP 78 mas não acho aqui no Brasil para comprar. Tenho Tinta utilizada da HP1115 (Porcaria de Impressora da HP) para ser utlizada na HP 930 C será qua vai dar problema?

4
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox