Mais informações sobre o “novo” Master System 3


A Tec Toy disponibilizou em seu site a ficha técnica e manual do “novo” Master Sytem 3, com isso é possível especular um pouco mais sobre os joysticks: tudo indica que são mesmo joysticks de Mega Drive, com botões A, B, C, X, Y, Z e Start, além do direcional. Segundo o manual, apenas os botões A, B e C são usados nos jogos, o que é um tanto estranho, visto que o Master System original e todos os jogos da Sega usam apenas 2 botões. Talvez aqueles jogos precários da Tec Toy utilizem um terceiro botão, mas acho muito pouco provável. O manual também informa que o RESET é obtido pressionando X, Y e Z simultaneamente (a única função desses 3 botões), o que é um tanto esquisito, mas pelo menos compensa a falta do botão RESET, eliminado no lançamento do Master System III. O manual também informa que a versão atual do Master System não aceita os joyticks das versões anteriores, o que é um tanto estranho, qual seria a explicação pra isso? Pela minha experiência com o Master System II (com design original) da Tec Toy, ao ligar um controle de Mega Drive os botões B e C corresponderão aos botões 1 e 2 do Master System, respectivamente, enquanto que A e Start ficam sem função. Além disso o controle de Mega Drive não permite pressionar o direcional no meio (ativando todas as direções ao mesmo tempo) como o de Master System, e assim impede alguns truques, como aquele do Jogso de Verão (Califónia Games), na modalidade half-pipe (skate) onde é possível pegar impulso simplesmente pressionando o botão do meio sempre, em vez de pressionar para baixo na descida e para cima na subida.

Os joyticks felizmente ainda são removíveis, a Tec Toy ainda não fez a mesma besteira que a Polyvox fez quando quis cortar os custos do Atari 2600 e lançou uma versão porca com em que os joysticks não tinham plug, e não podiam ser desconectados do console, a cada torre quebrada (o que era bem comum) era preciso levar o console inteiro pra assistência técnica, ou comprar a torre e trocar em casa. O plug do joystick do novo Master System 3 também é ainda o herdado do console original, que por sua vez foi herdado do Atari, uma curiosidade: o joystick original do Master System pode ser usado no Atari, o botão 1 faz a função do único botão do Atari, e o botão 2 fica sem função. Com o Joytick do Master no Atari dá para acessar um bug no jogo Frontline, ao pressionar o direcional simultaneamente para cima e para baixo (algo que não é possível no joystick do Atari a menos que você o desmonte) o soldado se transforma em algo esquisito parecido com um tanque (um sprite bugado), aí é só aguardar chegar um soldado inimigo, levar um tiro e usar o comando para saltar de dentro do tanque quando ele é atingido (não me lembro exatamente qual o comando), assim o soldado salta do tanque e passa de fase automaticamente. Da mesma forma é possível usar o joystick do Atari no Master System, nesse caso o único botão corresponderá ao botão 1 do Master System, e você fica sem o botão 2, ou seja, só dá pra jogar os jogos que só usem o botão 1 ou que ambos tenham a mesma função, eu usava para jogar Paper Boy, já que esse a agilidade extra no direcional que o joytick de Atari oferece melhorava o meu desempenho. Só pra citar mais um clássico: também dava pra jogar Sonic, que também tem os dois botões com a mesma função. Ah, e também dava pra colocar o joystick do Mega Drive no Atari (botão B correspondendo ao único botão) e o do Atari no Mega Drive (único botão correspondendo ao botão B), mas vou deixar esse assunto para outro post e voltar ao foco deste artigo que é o novo Master System 3. (Será que eu faço parênteses demais? :))

No lançamento do Master System II japonês/americano (III no Brasil) foram eliminados alguns ítens para baratear o custo de produção, dentre eles a entrada de óculos 3D e o botão RESET, o que era bastante lamentável. Agora no novo Master System 3 a Tec Toy resolveu sumir também com o botão PAUSE, será que o botão START do joystick servirá de PAUSE? O manual não diz nada e isso não é um bom sinal, porém não dá pra jogar Alex Kidd in Miracle World, já que o botão de pausa permite a seleção de ítens. Se confirmado que o START fará a função do PAUSE essa poderá ser a explicação de porque os joyticks de modelos anteriores não poderão ser usados, já que não haveria nenhuma forma de acessar o PAUSE, ou talvez seja realmente uma modificação na funções de cada pinos.

O consumo de energia do novo console parece ter diminuído de 3W no modelo antigo para 1,7W. Fonte mais eficiente? Mudanças internas no circuito? Não mudou nada e só corrigiram a ficha técnica? Não sei responder.

Na parte traseira do console existe a saída de áudio e vídeo utilizando cabos RCA, o vídeo é composto e audio é mono (apenas um canal), o que também é esperado já que o gerador de som do Master System original também é mono. Não existe saída de RF, o que não deve ser um problema já que todas as TVs dos (pelo menos) últimos 15 anos tem entrada de vídeo composto. Não há saída S-Video, Video Componente ou HDMI :), mas estranho seria se houvesse.

As dúvidas que ficaram sem resposta aqui eu encaminhei para a Tec Toy e espero que eles respondam, essas foram as dúvidas que encaminhei:

  1. O console não tem botão PAUSE, o START do joytick faz essa função? Se não fizer, como jogar Alex Kidd in Miracle World que precisa do botão de pausa para selecionar ítens?
  2. O manual diz que os joyticks de modelos anteriores não funcionam no console novo, por que? Mudaram a função de cada pino ou é apenas pela falta do botão START? (caso ele seja usado para pausar)
  3. O manual diz que os botões A, B e C são usados durante os jogos, mas o Master System original tem apenas dois botões e todos os jogos da Sega também usam apenas dois botões, para que serviria o terceiro botão?
  4. O consumo do modelo anterior era 3W e o atual é 1,7W. O que mudou? Fonte mais eficiente? Modificação no circuito interno? Apenas uma correção na especificação técnica?
  5. Por que a Tec Toy não relança o Master System clássico, em seu modelo original, em uma edição para colecionadores? Poderia incluir o slot de cartuchos, óculos 3D e pistola light phaser no pacote. Ou quem sabe até um slot para cartões SD onde poderiam ser colocados facilmente todos os jogos do console, já que a Tec Toy aparentemente não tem mais interesse em comercializar cartuchos.”

Vamos ver se irão responder, qualquer novidade colocarei aqui.

Update: A Tec Toy demorou (2 semanas) mas respondeu:

“Prezado Sr. [Removido],

1) Sim, o botão START do joystick funciona também com a função PAUSE. Você pode usá-lo tranquilamente para selecionar itens durante o seu jogo.
2) Sobre os joysticks mais antigos, a incompatibilidade se dá apenas pelo botão START.
3) Ainda nos joysticks, as funções dos botões A e B são as mesmas, e o jogador pode optar por aquele que for mais cômodo.
4) Quanto ao consumo de energia: o novo Master System possui uma nova CPU, mais econômica, que garante esse menor consumo.
5) Sobre a sua sugestão para lançar uma versão para colecionadores, trata-se de uma boa idéia, que será encaminhada para o departamento responsável.”

Atenciosamente,
SAC
Serviço de Atendimento ao Consumidor
3018-8080
www.tectoy.com.br”

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 27 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2008/08/14/mais-informacoes-sobre-o-novo-master-system-3/

Inscrever
Notificar sobre
guest

2 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Vitor Caires

olá eu queria dizer sobre o assunto do novo master system 3. Que o botão start no controle não funciona mas dá para jogar o Alex Kidd in Miracle World, no consorle existe um botão e forma de círculo que abaixo dele está escrito pause . e cartuchos das versões anteriores o joystick não funciona, um exemplo era um jogo q eu tinha de cartucho que era do master system 1 eu colocava o cartucho e ligava o consorle e aparecia uma tela preta escrito sega como de costume pois aparecia o jogo e falava q tinha q apertar o start para começar no master system 3 quando aparece para começar o jogo apertace o B q corresponde ao start para começar o jogo pois no cartucho o eu apertava o B não acontecia nada e apertava o pause que está localizado no consorle não acontecia nada tentei apertar todos os botões do joystick mas não funcionou alguém sabe me dizer porque isso acontece?

FabioGnecco

interessante como responderam as perguntas ! parece que a sua sugestão evoluiu de master pra mega né ? hahaaha

2
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox