DealExtreme: Pulseira Anti-Estática (Static Dissipative Wrist Strap)


A partir de hoje estarei fazendo o review dos produtos da DealExtreme que vieram no último pacote. O primeiro é a Pulseira Anti-Estática (Static Dissipative Wrist Strap), que serve para eliminar a eletricidade estática que pode ficar acumulada no corpo para diminuir o risco de danificar componentes eletrônicos ao lidar com eles, como em montagem/manutenção de computadores por exemplo. Creio que todos já passaram por alguma situação de levar um choque devido a eletricidade estática, seja encostando em algo metálico após andar com sapato de sola de borracha em um carpete, seja tocando na lateria do carro após uma viagem longa que combina certo tipo de estofamento com certo tipo de roupa, ou até mesmo ao encostar em outra pessoa e ambas levarem um choque. Nós sentimos esse choque na descarga quando a tensão acumulada já está bem alta, na casa dos milhares de Volts. Um componente eletrônico pode ser bem mais sensível e ser danificado permanentemente com muito menos tensão, então é sempre bom tomar cuidado.

Não entrarei no mérito da eficiência dessa pulseira, que ao contrário dos modelos mais tradicionais, não tem um fio para ser aterrado, e isso causa certa controvérsia dentre os entendidos quanto a sua eficiência. Assim vou deixar essa discussão pro pessoal que entende de eletricidade/eletrônica e me limitar a explicar o funcionamento e mostrar as fotos.

A pulseira veio nessa caixinha um tanto amassada pelos maus tratos do correio, curiosamente ela não é feita na China como a maioria dos produtos da DealExtreme, mas sim em Taiwan:

Pulseira Anti-Estática

Embalagem da Pulseira Anti-Estática

Na parte de trás da caixinha temos alguns valores que indicam o bom (ou mal) funcionamento da pulseira. Fiz as medições na pulseira com um multímetro e os valores obtidos ficaram dentro da faixa esperada:

Pulseira Anti-Estática

Parte de Trás da Embalagem da Pulseira Anti-Estática

E aqui a pulseira, na verdade vieram duas pulseiras e uma fivela, dentro dessa caixinha azul existe um resistor de valor alto (mais de 1 MegaOhm ≡ 1.000.000 de Ohms), não me lembro agora das cores para dizer o valor com precisão. O tecido das pulseiras utiliza um material condutivo, creio que seja a parte preta, o que faz com que toda a parte de tecido, mas a parte de baixo da fivela (que é metálica) sejam ligados a uma das pontas do resistor, enquanto a outra fica ligado a algo dentro dessa caixinha e ao parafuso sobre ela:

Pulseira Anti-Estática

Pulseira Anti-Estática

E aqui vemos a parte de baixo da fivela, toda metálica:

Pulseira Anti-Estática

Parte da Baixo da Fivela da Pulseira Anti-Estática

E aqui a pulseira sendo utilizada:

Pulseira Anti-Estática

Pulseira Anti-Estática

Concluindo, não sei quão eficiente essa pulseira é, talvez eu deva utilizá-la no dia-a-dia, já que veio sendo vítima da eletricidade estática 🙂 apesar de nunca ter danificado nenhum componente eletrônico (que eu saiba). Enfim, como mal ela não faz, certamente passarei a usá-la quando for mexer no PC. Creio que o apenas 1,95 dólar que ela custou seja um bom investimento, já que ela pode salvar equipamentos que custam centenas de dólares.

O review da gaita é o próximo e deve sair logo, e até lá, como sempre digo: se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 1 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2008/09/24/dealextreme-pulseira-anti-estatica-static-dissipative-wrist-strap/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox