Electronic Arts e Konami pisam na bola com jogadores de PC no Fifa 09 e Pro Evolution Soccer 2009


Resolvi aproveitar o final de ano para dar uma olhada no Fifa 09 e no Pro Evolution Soccer 2009 e ver o que Electronic e Konami (respectivamente) haviam preparado para os jogadores de PC. E a decepção foi grande. Parece que as duas softwarehouses resolveram concentrar seus esforços na versão para os consoles (XBox 360, Playstation 3, etc.)  e deixar os PCs um tanto de lado.

Os gráficos dão a nítida impressão de que poderiam ser melhores. Não vi o gráfico dos consoles, logo não sei dizer se são piores ou melhores, mas sei que para um PC do final de 2008 o negócio poderia ter sido melhorzinho. E não foi por falta de poder de processamento, já que uma GE Force 8800GT (há mais de um ano no mercado), roda ambos em 1680×1050 com tudo no máximo e 60fps constantes. O Pro Evolution Soccer 2009 tem como opção de aspecto: 4:3 ou 16:9, ou seja, ignoraram o fato que a maioria dos monitores widescreen é 16:10, e assim esses jogadores tem de selecionar 4:3 e aturar faixas nas laterais na tela, ou selecionar 16:9 e aturar pequenas faixas em cima e embaixo na tela. Também é possível não usar o letterbox, mas uma imagem esticada é ainda pior. Vale lembrar que nas TVs não existe 16:10, já que todas são 4:3 ou 16:9, mais um forte indício de que o jogo foi feito para videogames e mal adaptado para PC.

Mas a decepção maior é com os controles de jogo, ambas as softwarehouses a Electronic Arts simplesmente assumiram assumiu que todos que jogam no PC tem um joystick de XBox 360. É muito bom que ambas tenham resolvido dar suporte ao XInput, mas é lamentável que o suporte ao bom e velho DirectInput tenha sido deixado tão de lado. Eu jogo com um joystick de Playstation ligado ao PC através de um adaptador USB de Playstation 1/2 para PC, com ele consigo configurar perfeitamente todos os botões em praticamente todos os jogos, incluindo Pro Evolution Soccer 2008 onde o joystick “padrão” é justamente um joystick de Playstation, onde é possível associar corretamente todos os botões usando o adaptador USB ou um dos inúmeros clones de controle de Playstation disponíveis no mercado, mas no Pro Evolution Soccer 2009 a situação foi diferente, até consegui mapear todos quase todos os botões do joystick de Playstation para o de XBox 360, mas o direcional digital (D-Pad) fica com suas 4 direções necessariamente com a mesma função dos botões quadrado, triângulo, círculo e X, não há como configurá-los de maneira independente, o que era possível no PES 2008 e muitos outros jogos. No Fifa 09 a situação é ainda pior, nele só dá pra configurar quadrado, triângulo, círculo, X, L1, L2, R1, R2 e os direcionais analógicos. É impossível configurar Select, Start, o D-Pad e os botões dos direcionais analógicos. E faz falta? Sim, porque a EA resolveu usar mais botões ainda, joguei apenas duas vezes, mas ainda não entendi pra que servem os botões de passe, cruzamento, etc. quando estamos na defesa, ou seja, há um botão diferente para dividir, dar carrinho, etc., diferente do PES onde os botões tem funções diferentes no ataque e na defesa. Tudo bem que isso pode ser um ponto positivo, já que no PES as vezes damos um carrinho violento ao tentar fazer um cruzamento mas perder a bola no instante exato, mas daí a exigir que todo mundo tenha um joystick com quase 20 botões já é exagero, nem o joystick de XBox 360 parece ter tantos botões para satisfazer o Fifa 09, ainda preciso descobrir com fica isso no joystick do Xbox 360. Existem gambiarras envolvendo o registro do Windows para que o Fifa 09 acredite que seu controle é um dos que ele aceita, e aí o negócio funciona, mas é muito chato ficar dependendo de gambiarra porque a EA não fez o trabalho dela direito.

Enfim, para jogar Fifa 09 e PES 2009 decentemente parece que a solução é adquirir um joystick de XBox 360, já que até nos menus dentro do jogo é ele quem aparece, mais uma vez a Microsoft usou a vantagem que tem ao ser a fabricante do XBox 360 e do Windows Vista para impor mais um de seus padrões. Se por um lado é positivo que haja uma interface única para facilitar a vida dos desenvolvedores (principalmente os que desenvolvem simultaneamente para consoles), por outro é lamentável que o suporte ao DirectInput tenha sido deixado de lado tão rapidamente, deixando a ver navios todos os jogadores que vinham usando outros joysticks muito bem até agora.

Editado: na verdade o PES 2009 pode ser jogado perfeitamente com o joystick de Playstation (da mesma forma que o 2008), era apenas um problema na configuração do joystick no próprio Windows, porém as reclamações quanto ao Fifa ficam mantidas.

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[…] o controle do XBox 360 após tomar conhecimento do XInput, o que aconteceu depois que joguei o Fifa 09, conforme comentei em outro post, um jogo que tem um suporte a joysticks DirectInput extremamente limitado, não permitindo o uso de […]

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