DealExtreme: Conversor USB de PC para controles de Playstation 1 e 2 (PS2 Game Controller to PC USB Converter)


Hoje farei o review do Conversor USB de PC para controles de Playstation 1 e 2 (PS2 Game Controller to PC USB Converter), último produto do primeiro pacote de 2009 que recebi da DealExtreme. O conversor da marca chinesa Dilong permite conectar 1 ou 2 controles de Playstation no PC, utilizando uma porta USB. Assim os jogadores de PC podem contar com os famosos controles Dual Shock do Playstation, e também com os Dual Shock 2 do Playstation 2, que são controles excelentes e com um preço acessível, bem mais barato que controles para PC de boas marcas, como Logitech ou Microsoft, e com preço equivalente ao de clones de baixa qualidade, como alguns modelos vendidos por Leadership, Clone e afins.

Os controles funcionam no PC tanto no modo digital quanto no analógico, todos os botões funcionam. A vibração também funciona perfeitamente inclusive no Windows Vista x64, o que não acontece com alguns adaptadores de outras marcas. Eu já tinha um adaptador desses da desconhecida marca VAP, com aparência muito semelhante ao Dilong, que comprei no Mercado Livre há alguns anos, antes do lançamento do Windows Vista. No Windows XP ele funcionava perfeitamente com os drives que o acompanham em um mini-CD, incluindo a vibração. Infelizmente quando instalei o Windows Vista de 64 bits perdi o recurso de vibração, pois os drivers do CD não funcionam no Windows Vista x64 e o fabricante aparentemente não tem site para eu tentar achar um driver atualizado. Felizmente o driver padrão do Windows Vista dá suporte ao adaptador da VAP, funcionando também no modo digital e analógico, o que permite utilizá-los bem, mas sem o recurso de vibração. Até tentei usar os drivers da Dilong, imaginando que o hardware interno poderia ser o mesmo, mas não deu certo.

Mas com esse adaptador da Dilong a história foi outra, o driver que vem no mini-CD é antigo e não funciona no Windows Vista x64, mas no site da Dilong temos a última versão do driver disponível para download, e essa suporta o Windows Vista de 64 bits perfeitamente, incluindo a vibração. Segundo a especificação do fabricante, qualquer joystick de Playstation pode ser usado, incluindo os tapetes de dança, mas isso eu não pude testar pois não tenho o tapete. Também não sei dizer se ele suporte os botões do Dual Shock 2 no modo analógico, pois os meus joysticks são do meu Playstation 1, que por sinal é o meu videogame mais novo, não comprei nenhum console da geração atual (Playstation 3, XBox 360, Wii), nem da geração anterior (Playstation 2, XBox, Game Cube).

O adaptador é azul translúcido, com LEDs que indicam se o joystick está conectado. A embalagem é escrita com um inglês bastante sofrível, assim como muitos outros produtos chineses, e está um pouco desatualizada, já que diz suportar os Windows 98, ME, 2000 e também o “recentemente anunciado” Windows XP, mas o importante é que funciona no Vista com o driver disponível no site.

O teste foi feito no Pro Evolution Soccer 2009, onde todos os botões funcionaram perfeitamente. Em seguida testei também o Need For Speed Carbon, para verificar a vibração, que também funcionou. Veja agora as fotos:

Embalagem do conversor USB de controles de Playstation para PC da Dilong

Embalagem do conversor USB de controles de Playstation para PC da Dilong

Parte traseira da embalagem do conversor USB de Playstation para PC da Dilong

Parte traseira da embalagem do conversor USB de Playstation para PC da Dilong

Conversor USB para controles de Playstation no PC, da Dilong

Conversor USB para controles de Playstation no PC, da Dilong

Conversor USB para controles de Playstation 1 e 2 no PC, da Dilong, com embalagem e mini-CD de drivers

Conversor USB para controles de Playstation 1 e 2 no PC, da Dilong, com embalagem e mini-CD de drivers

E alguns screenshots do driver em funcionamento no Windows Vista de 64 bits:

Controles são identificados como "Twin USB Network Gamepad" com o driver da Dilong

Controles são identificados como "Twin USB Network Gamepad" com o driver da Dilong

Tela de teste do driver com os 4 eixos (2 joysticks analógicos), 12 botões digitais e um direcional digital

Tela de teste do driver com os 4 eixos (2 joysticks analógicos), 12 botões digitais e um direcional digital

Teste de vibração do driver da Dilong, com controle de intensidade e diferentes modos

Teste de vibração do driver da Dilong, com controle de intensidade e diferentes modos

E encerro meu review por aqui. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Atualização: Atendendo pedido do Vicente, disponibilizo para download o Driver para o Conversor USB Playstation da VAP.

Atualização 15/03/2012: Atendendo pedido do denys, disponibilizo o Driver da Dilong para o Conversor USB de PC para controles de Playstation 1 e 2 (PS2 Game Controller to PC USB Converter).

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 56 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/01/14/dealextreme-conversor-usb-de-pc-para-controles-de-playstation/

Inscrever
Notificar sobre
guest

28 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Vicente

Cara será q vc poderia me passar o driver do VAP ??? Eu toh procurando igual loko e naum acho! O meu windows eh o XP se vc puder me fazer este grande favor ficarei mto agradecido!!

Valeuu!!!

rafael

o drive da vap vai ajudar seu amigo vicente eu tbm meu brother, valeu ai por ter postado ele tbm!!!!!

Alan cordeiro

brother eu baixei este drive porem o analógico do meu joyst. não funcionam

Felipe

esse adaptador da vap é problematico!
procuro a meses uma versão do driver q funcione no vista 64 mas não achei nem 1.
o jeito acho q é comprar um desse ai da dilong ¬¬

Guilherme

Kra, eu tenho um cabo conversor da maxprint, mas o meu problema é q o analógico ñ sobe, ele apenas move para os lados, para cima/frente, ele ñ vai.
Se puder me ajudar agradeço.

OBS: O driver é o mesmo do dilong.

VLW & FLW

Arlindo

Amigo se não for pedir muito vc tem o driver pro adaptador da marca vap com o force feedback(fazer o controle vibrar ) eu instalei esse driver que vc disponibilizou mas não aparece as mesmas telas igual aqui e não tem vibration test

Arlindo

Amigo Desde já agradeço pela sua atenção…
antes de perder o mini cd que veio junto com meu adaptador eu lembro que quando eu instalava ele ele tinha uma tela igual a esta lá tinha como fazer o test de vibração e tudo… por acaso vc não teria um driver ou programa não sei pra funcionar o force feedback do meu adaptador

Patricia

Fabricio onde eu acho o link driver do vap???

Marcelo

Muito bom post, ajudou bastante =)¹³¹²¹³

Leandro

cara estou a procura de um driver que funcione com o controle do ps1, tenho um adaptador da Clone, veio com o cd de instalação. Mas só funciona com o controle de ps2. Vou tentar um desses da dilong. Fui no link e não sei qual baixar. Poderia me ajudar? Meu sistema é vista 32bit.

Abraço

Leandro

blz cara mas eu estou a procura desses drives e até agora não encontro nada. Seria uma tentativa desesperada.
Caso vc saiba de um outro drive… eu ficaria agradecido

dilson

to com um problema quando eu coloko dois controles ele fika doido fika todo desconfigurado ai nao tem como arrumar…..
alguem sabe oq fazer?

dilson

pra consta meu windows é o 7

flavio

Olá Fabricio! Muito bom o seu review,show msm. To lendo quase tds seus posts. Fiquei muito interessado em comprar um adaptador desses mas tenho uma duvida: vc disse que conseguiu funcionar no vista 64bits tds os botoes e vibraçao, mas será que funciona do mesmo jeito no win7 64bits? Olhei no site da dilong e vi que nao esta escrito win7, mas vc saberia dizer? Tenho um volante sport racing wheel da clone que no site tá a mesma coisa mas funciona tranquilo no meu win7. Muito obrigado!

luiz

Voce poderia me dizer como configurar eu temtei mas nao consigo

rafael

eu tenho um desse comprei ne uma loja aki na minha cidade mais so que no meu pc ele ñ fica serto quando eu coloco o controle de ps2 fica todo desconfigurado o controle aperto triangulo fica triangulo e bolinha junto aperto para baixo e fica enklinado e assim por diante obsv:meu controle está em perfeito estado jogo ele no meu play 2 ja fui na loja e la fica normal eu uso windowns xp ja entrei em calibrar ñ adianta vc saberia o problema desde já agradesso obj

Jonatas Afonso

Olá 🙂
Alguém já testou esse adaptador com o PS3 ?
Eu tenho 2 controles de PS2 originais e gostaria de usa-los no ps3 quando recebe-se visitas. Comprei um da leadership, mas os botões enlouqueceram.

Abraço

Mazinho

Muito obrigado cara, muito obrigado mesmo

jorge

por mano comprei um controlle universal da dayly e não cosigo fazer ele pegar em outros jogos no meu pc que não seja futebol por favor alguem sabe como configuro ele pra poder jogar jogos de tiro luta e etc……..brigado des de ja um abraço

denys

Cara, os drivers no site que ta no seu post ja não funcionam, caso você tenha o driver ae no pc tem como você upar pra gente? to precisando..

28
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox