DealExtreme: Repelente Digital de Mosquito com Braçadeira (Digital Mosquito Repeller with Armband)


O review de hoje é sobre o Repelente Digital de Mosquito com Braçadeira (Digital Mosquito Repeller with Armband), adquirido na DealExtreme, e que chegou em um dos últimos pacotes que chegaram da DX. O aparelho tem um modelo, que é S-310, mas nenhuma indicação de quem seja o fabricante.

Na embalagem temos as inscrições “Mosquito Repeller”, lembrando que os nossos pernilongos, é um regionalismo para certos tipos de mosquitos. Na parte traseira temos algumas instruções de uso em inglês somente (nada em chinês), e o inglês não é dos melhores como na maioria dos produtos.

Embalagem do repelente eletrônico de mosquitos

Embalagem do repelente eletrônico de mosquitos

O aparelho tem uma chave de 3 posições: OFF (desligado), Male Mosquito (Mosquito Macho) e Dragon Fly (Libélula). Na posição mosquito o aparelho emite um ruído semelhante ao do mosquito macho, os mosquitos que picam são as fêmeas fecundadas (grávidas, futuras mamães de mais um monte de mosquitos que irão picar você), que tendem a fugir dos machos, e portanto é este o princípio de funcionamento do aparelho. No modo mosquito o ruído emitido é de alta freqüência, praticamente inaudível para os seres humanos. Digo praticamente porque já consegui ouvir o ruído encostando o aparelho no ouvido, mas mesmo assim é muito difícil, e como o limiar de freqüências audíveis varia de pessoa para pessoa, é possível que você não consiga ouvir. De qualquer forma seu cachorro provavelmente conseguirá ouví-lo. Também fiquei feliz de ouvir porque a capacidade de ouvir altas freqüências vai diminuindo com a idade, e se eu ainda ouço é porque ainda tenho ouvidos jovens e cheios de vida.

Já quanto ao modo libélula: na primeira vez que vi esse segundo modo pensei: porque alguém iria querer espantar libélulas? Elas não são capazes de picar, e ainda são predadoras de mosquitos e moscas, e portanto úteis no controle dessas populações, prestando um serviço aos humanos. Assim espantar libélulas seria meio inútil, a não ser que você seja uma pessoa que gosta de mosquitos e queira espantar as libélulas para ajudar a protegê-los. Mas foi só pensar um pouquinho para a ficha cair: no modo libélula o aparelho não espanta libélulas, mas sim emite o ruído de uma libélula, o qual os mosquitos ouvirão e temerão serem comidos, assim como os lêmures fogem das foosas no Madagascar (sim, o King Julian é um lêmure, seu inculto, vá ler um dicionário!). Agora sim, tudo faz sentido. Note que eu não sou tão burro por ter entendido errado, já que a própria DealExtreme também entendeu errado, conforme podemos ver na descrição que eles colocaram no produto: “Dual modes: keeps mosquito and dragon flys away (selectable)”, o que aparentemente enganou muitos compradores também, conforme podemos ver pelos reviews do site. No modo libélula o ruído é audível, mas nada que deva incomodar, pelo menos não vai incomodar mais do que ficar levando picada de pernilongo.

A chave para selecionar: desligado, ruído de mosquito macho, ruído de libélula

A chave para selecionar: desligado, ruído de mosquito macho, ruído de libélula

O repelente também tem um LED vermelho que pode ser acionado pressionando um botão que fica junto com a saída de som. O aparelho é alimentado com uma pilha CR2032, também disponível na DealExtreme, o review de uma cartela com 20 baterias CR2032 eu já fiz aqui no Skooter Blog. O repelente já vem acompanhado de uma bateria, que no multímetro indicou 3.2V (a tensão nominal é 3V), ou seja, ela está nova.

Close no repelente eletrônico: na parte de cima o alto-falante e o botão da luz, e na parte de baixo o compartimento de pilhas

Close no repelente eletrônico: na parte de cima o alto-falante e o botão da luz, e na parte de baixo o compartimento de pilhas

LED vermelho acionado

LED vermelho acionado

A braçadeira é uma piada, muito curta, provavelmente não servirá em ninguém, não serviu nem nos meus pulsos. Mas o clip do aparelho é útil para prendê-lo na cintura (por exemplo), e ele também tem uma argolinha que permite colocá-lo num chaveiro ou algo parecido.

O aparelho repelente, a braçadeira e a pilha CR2032

O aparelho repelente, a braçadeira e a pilha CR2032

A parte de trás do aparelho com o clipe, ao lado da braçadeira e da bateria CR2032

A parte de trás do aparelho com o clipe, ao lado da braçadeira e da bateria CR2032

Nas instruções temos o básico: os três modos de funcionamento, o botão da luz, como colocar a bateria, e uma instrução dizendo que nem todos os mosquitos são afugentados pelo mesma freqüência, e que devemos testar cada uma delas por 15 minutos aproximadamente até que resultados satisfatórios sejam obtidos, o que é mais uma confirmação do que eu já disse sobre o repelente não ser contra libélulas, o que também fica claro pelo nome do aparelho “Mosquito Repeller”, e não “Mosquito and Drangon Fly repeller”. Por último a embalagem diz que a cobertura do aparelho é de 6 a 8 pés, ou seja, uns 1,83m a 2,44m, o que deve ser suficiente para cobrir uma pessoa por inteiro, ou várias pessoas próximas.

Instruções no verso da embalagem do repelente de mosquitos

Instruções no verso da embalagem do repelente de mosquitos

Mas a grande pergunta ainda deve ser: esse troço realmente funciona? E eu esperei vários dias para fazer o review justamente para tentar responder tal pergunta, mas infelizmente ainda vou deixá-la sem resposta. Eu não fui picado usando o aparelho, isso quer dizer que ele funciona? Não exatamente, pode ter sido apenas coincidência. Os reviews que vemos na DX também não são conclusivos, muita gente diz que funciona, muita gente diz que não, talvez dependa muito do tipo de mosquito. Mas enfim, para dormir eu ainda prefiro os repelentes químicos (daqueles que ligamos na tomada), cuja eficiência eu já comprovei, do que ficar testando esse repelente eletrônico até ter uma resposta concreta.

Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 1 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/02/13/dealextreme-repelente-digital-de-mosquito-com-bracadeira/

Inscrever
Notificar sobre
guest

2 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Arcanjodh

Skooter vc já encontrou a resposta para a pergunta se isso realmente funciona? Estou em dúvida se eu compro ou não!

2
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox