Por que ateus querem convencer outras pessoas de que Deus não existe?


Estava observando alguns desses off-topics que sempre surgem nos mais diversos foruns e comunidades na Internet, que sempre começam com um ateu postando algo sobre igrejas, pastores, padres ou afins no local mais inapropriado possível. Inevitavelmente isso acaba gerando discussões (ou flames) que quase nucna mudam a opinião de nenhum envolvido. Em uma dessas discussões observei que um dos ateus colocou um link para um vídeo de um programa chamado The Atheist Experience, um programa de TV de ateus direcionado a não-ateus, onde eles atendem ligações dos não-ateus e tentam convencê-los de que Deus não existe. Dá pra entender uma coisa dessas?

Imediatamente me lembrei de uma frase brilhante que li em um texto do José Barbosa Júnior no Crer e Pensar, ele dizia:

Ora, se eu creio que algo não existe, pra que lutar contra? Nunca saí caçando sacis e mulas-sem-cabeça, e nem preciso escrever livros tais como “Sacis, um delírio”, mas não é esse o tema desta “conversa”.

Infelizmente ele não aprofundou o tema, então resolvi fazê-lo aqui no Skooter Blog, com o meu ponto de vista:

Consideremos o seguinte:

Huguinho é um cara cristão, ele tenta convencer outras pessoas a aceitarem Jesus também, o que é perfeitamente compreensível, já que isso é uma das tarefas que foi dada aos cristãos.

Se Huguinho estiver errado e Deus não existir, todo mundo vai morrer e virar comida de vermes, logo não vai fazer a menor diferença o que ele fez.
Mas se Huguinho estiver certo e Deus existir, ele terá salvo algumas almas do inferno, incluindo a dele, sua missão aqui na Terra foi cumprida e ele receberá sua recompensa no Reino de Deus.

Zézinho é um cara ateu, ele odeia “crente” e tenta convencer as outras pessoas a serem ateus também, o porque disso não sabemos, e provavelmente ele também não, mas vamos continuar.

Se Zézinho estiver certo e Deus não existir, ele não fez a menor diferença, já que todo mundo vai morrer e virar comida de vermes do mesmo jeito, tanto cristãos quanto ateus.
Mas se Zézinho estiver errado e Deus existir, ele vai pro inferno juntamente com todos os que ele conseguiu convencer a serem ateus também.

Note que não estou usando a Aposta de Pascal (descobri que alguém tinha pensado nisso antes de mim) como argumento pra te convencer a ser cristão, pois os ateus vão argumentar que existem outras religiões com outros “deuses” e outros castigos e recompensas, apesar de eles mesmos não acreditarem nelas e da maioria não ser exclusivista. Além disso, acho praticamente impossível escolher o cristianismo baseado apenas em lógica e sem nenhuma fé. Então você pode eliminar os “Se” das hipóteses e deixar apenas o ponto de vista cristão para o sujeito cristão, o ponto de vista ateu para o sujeito ateu, e o ponto de vista de outra religião qualquer para um terceiro sujeito que vou inventar, assim verificaremos as motivações de cada um, e aí temos:

Huguinho é um cara cristão, ele tenta convencer outras pessoas a aceitarem Jesus também, pois esta foi a missão que Jesus deixou pra ele e ele acredita que será recompensado por isso no Reino de Deus.

Huguinho tem um propósito, uma motivação, para tentar convencer outras pessoas.

Luisinho é um cara que acredita no deus unicórnio, ele tenta convencer outras pessoas a acreditarem no deus unicórnio porque depois de morto ele receberá uma bala Juquinha para cada pessoa que convenceu.

Luisinho também tem uma motivação e um propósito, ele pode estar completamente errado, mas está seguindo aquilo que acredita.

Zézinho é um cara ateu, ele odeia “crente” e tenta convencer as outras pessoas a serem ateus também, ele faz isso porque… hmmm, porque… por que mesmo?

O ateu que está tentando convencer o cristão, budista, mórmon, etc. a mudar de idéia nunca ganha nada, afinal ele não acredita em recompensas ou castigos.

Até o terrorista que se suicida para assassinar outras pessoas tem um motivação para isso (as não sei quantas virgens no paraíso), baseada em sua crença. Mas então o que motiva esses ateus? Se ele não acredita em nada, se ele não acredita que recebe qualquer recompensa ou castigo por que ele quer tanto convencer todo mundo que Deus não existe?

Voltando para a linha de pensamento do José Barbosa: Eu não acredito em unicórnios, mas se você me falar que eles existem eu não vou tentar te convencer do contrário, não vai mudar nada na minha vida te convencer de que unicórnios não existem, não vou lançar o livro “Unicórnios, um delírio”, e certamente também não vou fazer um programa de TV para tentar convencer as pessoas que acreditam em unicórnios de que eles não existem. A menos, é claro, que eu esteja ganhando bastante dinheiro com o tal programa ou com a venda dos livros, mas ficar querendo cuidar do dinheiro alheio normalmente é argumento de ateu, então não entrarei nessa questão.

Termino o artigo sem resposta para a pergunta do título: Por que ateus querem convencer outras pessoas de que Deus não existe?

Se alguém souber a resposta, deixe um comentário.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 2 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/03/05/por-que-ateus-querem-convencer-outras-pessoas-de-que-deus-nao-existe/

Inscrever
Notificar sobre
guest

41 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Cleyton

Hmmm!! E pq os crentes querem convencer os ateus de que ele existe?

Edgar de Andrade Xavier

Não sei porque crentes querem convencer de que Deus existe, Não sou crente e sim agnóstico, não sei se existe ou não existe, mas tenho esperança de que exista, Se Deus não existir, penso que não há nenhuma razão para viver, se for assim, a vida é um sofrimento sem nenhuma finalidade.

Skooter

Os ateus querem provar que Deus não existe para os crentes por 2 razões:
1º Para que o mundo seja melhor, e as pessoas começem a não aceitar as coisas ruins em suas vidas só pq acham que irão ser recompensados.

2º Para que as igrejas parem de atrapalhar a ciência.

malowz

sendo um e conhecendo muitos ateus, posso dizer q 99% dos ateus naum kerem convencer religiosos q o deus “cristao” ou qualequer outro não existe, principalmente porque não dá certo. o ateu vai querer racionalizar, o religioso vai querer ter fé. sao incompativeis, e sempre serão. não adianta querer por um pouco de fé na razão e nem por razão na fé, é simplesmente ridiculo. obviamente, alguns ateus kerem convencer os outros que deuses não existem, pelo simples motivo de quererem que os outros naum vivam numa mentira, na qual todo somos criados. lagun podem fazer isso por ódio, outros por compaixao, outros por kerer sem razão especifica. obviamente tambem, não se deve generelizar, não é pq tem um programa de tv e ateus que querem, q todos ateus no mundo kerem tambem. não é porque algumas pessoas religiosas poe crianças no microondas (deus mandou, ela disse) que todo mundo axa q religiosos são loucos. dentre todas pessoas que conheço, q são ou estao “se tornando” ateus, o motivo de se tornarem ou quererem q os outros se tornem é um só. queremos a verdade, por mais q se sofra, por mais que “percamos beneficios” de acreditar, de ter fé,… Ler mais »

Caio Romão

Cara, tenho que confessar que leio seu blog mais pelo review dos itens da DX (hehehe), mas o título me chamou a atenção e resolvi comentar. Minha motivação: * Sou ateu * O título é praticamente igual a um comentário da Profa. Vera Meneses (veramenezes.blogspot.com) no site “ATEA” (http://atea.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=58&Itemid=63) — com a diferença no sujeito. * Não vim “pregar” o ateísmo como fizeram nos comentários anteriores. Citando: “O mais difícil de ser atéia é que a gente não tenta convencer os outros que religião é uma bobagem, mas o assédio dos que têm religião é uma coisa insuportável.” Eu estava pensando em escrever um bom trecho, mas acho que o depoimento já basta (com ressalvas para os trechos possivelmente ofensivos para os religiosos). Numa sociedade, o que deve ser prezado é o respeito e não acho que “estar escrito no livro sagrado da religião X” seja um bom motivo para quebrar tal respeito. É absurdamente chato quando no ônibus ou, pior, na porta de minha casa, tentam “pregar” para mim e, mesmo após eu dizer que sou ateu, continuam tentando me “converter”. Eu mesmo nunca iniciei uma conversa sobre a existência ou não de deus e não conheço ateus sérios… Ler mais »

Edgar de Andrade Xavieri

É importante distinguir três posições muito diferentes: a) posição de quem acredita na existência de Deus com base numa religião; b) posição de quem pensa que Deus existe com base em argumentos filosóficos e científicos; c) posição de quem pensa que não sabe se Deus existe ou não existe, pois não acha convincentes nem argumentos dos teístas nem dos ateus. Minha posição é c). Leio filosofia e estudo cosmologia física (com base na física moderna) procurando compreender como se pode entender a realidade aceitando ou negando Deus, mas me parece que não se consegue chegar a uma conclusão. Por um lado, parece ininteligível que o Universo e as leis que o regem (e que determinaram evolução imensamente complexa) tenham surgido sem causa, sem um agente externo ao Universo, a partir de nada (conforme teoria do Big Bang, não existia nem o espaço nem o tempo); por outro lado, parece ininteligível Deus. Os ateus ficam com o mistério da existência do Universo, os teístas ficam com o mistério de Deus. Pascal disse, no pensamento 230, que é igualmente ininteligível Deus existir ou não existir. Ateus dizem que é desnecessário recorrer a hipótese de Deus para explicar a existência e a sintonia… Ler mais »

Caio Romão

Fabricio, No próprio depoimento a profa. Vera cita que esse não foi motivo para a descreça dela. Cito: “Acho importante dizer que “não perdi a fé” porque meu filho morreu. A gente não perde o que não tem.” Só para deixar mais claro: o que acho um desrespeito não é a pregação, mas a insistência (ainda maior) após eu declarar ser um ateu. Sempre há extremistas. Dos dois lados. E é por isso que eu fiz questão de me referir a ateus sérios. Da mesma forma que há os que se ofendem com um “deus te abençoe”, há os que se ofendem com um cara utilizando uma camiseta do Metálica (ou uma outra banda qualquer). Já sobre o seu comentário sobre as piadinhas/ofenças que surgem quando alguém entra no ônibus com uma biblia: concordo que acontecem, vejo acontecer inclusive. Mas, novamente, lhe garanto que o mesmo acontece no outro lado – morei 7 anos em uma pequena cidade onde a grande maioria da população é crente e senti a coisa na pele por todos esses anos. A conclusão que podemos chegar disso é que os dois lados tem, de fato, seus fanáticos e que ninguem tem direito de impor sua… Ler mais »

Carlos Alberto

bem, conheci seu blog hj e gostei dele por causa do dx e talz mas esse texto me chamou a atenção. Não tenho religião pois religião foi feita por homens e todas elas são passivas de erros, mas gosto de frequentar a igreja evangélica pois pra mim é a mais certa e me sinto bem. Acredito fervorozamente em Deus e não há ngm q tire isso de mim. A mesma coisa acontece com pessoas q não são evangelicas sejam elas catolicas ou qualquer outra religião. Vejo em comentários de videos evangélicos no orkut como no testemunho do rodolfo nego chigando os evangelicos dizendo q é mentira e talz dizendo várias coisas q evangélico é isso é aquilo mas por acaso vi um link de um video satanico não vi o video mas li os comentarios e não vi NGM falando mal da religiao pq? Pq nego tem medo de falar mal pq ae pensa nossa ele vai acabar cmg e talz pq Deus é bonzinho e não faz mal a nenhum a vc e nunca fará então nego esculaxa mas ae a pior coisa vem dps pq aqui na terra vc vive 90 anos 100 sei la quantos anos de… Ler mais »

nic

Você fez uma redação densa e visceral, com uma narrativa crua que costura minuciosamente as os fatos e beira o documental. Muito bem Fabrício.
Valeu a tentativa em responder a tal pergunta, mas realmente
acho que só vamos encontrar essa resposta quando morrermos..
Será que sou o único católico que lê seu blog?

PS: Como todos disseram, seus reviews da DealExtreme são absolutamente memoráveis. Parabéns e obrigado!

Abraço
—-
Nic

Sohakes

Eu sou ateu, o único da minha sala de aula na escola. Posso dizer primeiro que nunca tentei convencer ninguém de que Deus não existe. Aliás, eu até falo “Deus te abençoe” para as pessoas, pois apesar de eu não acreditar, elas acreditam, e é isso que importa. Ao mesmo tempo, é rara as vezes que alguém me incomoda muito por ser ateu. Tem sim pessoas muito chatas que ficam fazendo piadinhas, ou contando para todas as pessoas que você é ateu só pra… bom, nem me pergunte o motivo disso, não consigo achar nenhum, lol. Ou tentando convencer você a virar religioso, ou falando que você vai arder na chama eterna de alguma coisa se você não acreditar em Deus, mesmo que você seja uma Mas parece que você está sendo meio preconceituoso. Olha o seu comentário: “Sempre tem aquele cara que quer arrastar os cristãos para lugares que eles não frequentam, usar substâncias que eles não usam, etc.” Primeiro que cristãos são seres humanos também, então há proporcionalmente o mesmo número de cristãos e ateus indo para lugares não adequados e utilizando substâncias ruins. Isso não tem NADA a ver. Ah, e eu não acho que estou sendo… Ler mais »

Wallace

e pq os cristão sempre querem convercer outras pessoas que seu Deus existe?
e detalhe, dentre tantos deuses e todas as religiões, o único que existe é o dele…

suzana jones

Um ateu sempre tem a esperança de que o crente enxergue a sua própria irracionalidade e comece a pensar. O ateu, justamente porque acredita que só existe essa vida e que a maioria das pessoas é boa, tenta trazer a pessoa de volta à sanidade mental ainda nesta vida.
A religião convenceu o crente de que ele não presta e que deve entregar a deus a sua VIDA (o bem mais precioso). O ateu só quer dar uma chance pro coitado do crente viver a própria vida com base nos seus próprios pensamentos ao invés de ficar obedecendo um treco imaginário que alguém inventou.

D. Picoli Jr.

Por amor! Pelo menos eu sou ateu e quero ver a humanidade sair do seu berço de infância e reinar nas estrelas com a verdade, se Deus existe vamos saber isso depois que podermos provar. Eu amo a humanidade. Sou ateu e humanista. Acredito no desenvolvimento ilimitado do ser humano.

Thiago

Serei Objetivo. “Mas se Huguinho estiver certo e Deus existir, ele terá salvo algumas almas do inferno, incluindo a dele, sua missão aqui na Terra foi cumprida e ele receberá sua recompensa no Reino de Deus.” “receberá sua recompensa no Reino de Deus.” ? Então um cristão só “tenta salvar almas” por que ele “receberá” uma recompensa ? Isso me parece um pouco intereceiro, e nada altruísta, pois, se ele não recebece “nada” será faria essa “tarefa” com tanta vontade e determinação ? Sou ateu e não quero que nenhum cristão ou mórmon ou qualquer outro tipo de religioso mude o seu jeito de pensar, apenas quero que todos procurem respostas não somente em escrituras religiosas ou coisas do tipo. Agora um pensamento próprio que é um pouco (sarcastico) Se Jesus nos livrou de nosso pecados, ninguem irá para o inferno pois fomos perdoados. Então “Huguinho” está tentando nos “salvar” de um castigo de que já fomos “salvos”. E pelo simples fato de Jesus ter nos “livrado” de nossos pecados, podemos pecar ser medo nenhum, sendo assim podemos “roubar, mentir, blasfemar, corronper, etc. E até podemos fazer coisas piores, que no final iremos todos para o céu. VIVA JESUS E… Ler mais »

Junior de Jesus

Para o Thiago….quando Jesus morreu ele foi ate o inferno tomar das maos de Satanas a chave do Ades…assim inaugurando o paraiso, dando a salvaçao para os q mereciam, somente aos q mereciam…os Ateus naum acreditam em uma força sobrenatural?? E como explicam milagres reais e claros q acontecem diariamente pelo mundo?…Sera q a razao deles explicaria a ressurreição de uma criança recenascida após uma oraçao ministrada pelo pai com as maos postas sobre o coraçao dela?!!…qual seria a razao para este fato de naum a razao Divina?…Poxa as obras de Deus estao taum perto de nós, naum ha motivos para naum crermos no sobrenatural…ser ateu é uma galudisse!! desculpa ai…Mas a promessa de Deus vai se cumprir….e todos akeles q o negarem verao e sentiram o sofrimento eterno!!!! Jesus ama todos os Ateus!!

Gabriel

Sou ateu, adicionei numeros as questoes. Numeros de religiosos no mundo: cristianismo: 33% islamismo:21% ateus (sem religiao):16% hinduismo:14% budismo: 6% outras:10% em “cristianismo” estao inclusos catolicos, protestantes, evangelicos, protestantes, testemunha de geova, anglicanos e etc. e “sem religiao” estao inclusos ateus, agnosticos e teistas Dizemos entao que cerca de 2/3 da populacao nao cre que jesus é filho de deus! ISSO EQUIVALE A MAIS OU MENOS 4 BILHOES DE PESSOAS veja as frases atribuidas a jesus: “Mas aquele que me negar diante dos homens, eu tbm negarei diante de meu pai ques esta nos ceus” (Mateus 10:33) “Quem crer e foi batizado sera salvo, quem porem nao cre sera condenado.” (Marcos 16:16) “Se alguem nao permanecer em mim sera lancado fora, (…), e o apanharam, lancam no fogo e o queimaram” (joao 15:6) “SE nao crerdes que EU SOU, morrerei nos vossos pecados” (joao 8:24) CONCLUSAO: Deus vai condenar 2/3 da populacao ao inferno! Oque pensar de um ser onipotente cujo plano de salvacao abrange apenas 1/3 da humanidade? IMAGINE 2 a cada 3 pessoas no mundo sendo torturadas eternamente no inferno…..imagine seus amigos ou entes queridos familiares. e SE vc fosse salvo, aproveitaria o paraiso sabendo que os seus… Ler mais »

Gabriel

Fabricio,

Entao deus nos deu o livre arbitrio como deua a macã a adao e eva….se comer vai pro inferno?

nao se deve desafiar deus? axa q se jesus se jogasse do tal monte deus nao o salvaria? é o filho dele! ata entao vc quer dizer desafiar a gravidade….a bom daí sim 🙂 pq nao faz diferenca se vc é ateu crente, pessoa, animal, pedra, jesus ou deus se vc se jogar de um monte com certeza vai se estabacar no chao! mesmo conhecendo a lei da gravidado ou nao. ela vai fazer efeito em vc!

obrigado novamente 🙂

Gabriel

Olá fabrico 🙂 Feliz em conversar com vc 🙂 Kkkk….realmente a hipótese de que Jesus andou sobre as águas é…diria um pouco duvidosa Mas em fim, não estou aki para provar nda…apenas levantar meu ponto de vista sobre o assunto. Creio que vc seja um cristão com boa educação e um grau de estudo elevado (isso serve a todos que lerem este comentário), como boa pessoa que já disse, provavelmente com educação universitária. Tem sido bem preparado para pensar lógica e racionalmente acerca do mundo que vivemos, em outras palavras, vc eh uma pessoa inteligente e com um bom censo critico. Novamente volto a impor questões de pensamentos simples, mas muito interessantes: (use sua educação universitária para pensar em sua Fé)o mundo de hj implica em q vc use sua racionalidade, no trabalho, em casa e mesmo com vc em sua peregrinação interpessoal. Como cristão provavelmente acredita no poder da oração certo? De acordo com um simples estudo, cerca de 3 em cada 4 medicos(que acreditam em deus) milagres médicos acontecem com uma certa freqüência, muitos cristão acreditam que deus esta curando cancer, enfermidades em geral, revertendo efeitos de algumas drogas e venenos e etc… então minha mente esboçou a… Ler mais »

Gabriel

Fabricio, Parece que sua classe de racionalizacao tornou-se apelativa demais aos fatos requisitados, realmente o texto nao eh só meu, mas de um grupo de colegas que assim como eu compartilham a mesma ideia ontologica. O texto principal se estende por mais de 10 paginas de pura racionalidade logica. Com certeza há questoes neles que vivem rodando por emails e paginas da web porem essas mesma questoes nao tem autor definido, até mesmo por questoes de seguranca, e dos mesmo jeito eu nao teria o minimo encomodo cita-lo em meus textos. Pois a ideia principal é a mesma. Como ja disse este blog nao é o lugar ideal para este tipo de exposicao. Nem vc é o cristao ideal para este tipo de questionamento religioso. Seja coerente: vc citou “Está correto a pedra cair na cabeça de quem a jogou pra cima, Jesus não se jogou do monte quando desafiado pelo diabo, porque não se deve desafiar a Deus.” E novamente: “Não entendi a sua lição sobre lei da gravidade, Jesus andou sobre as águas, acho que gravidade não era um grande problema para ele.” Entao jesus desafiou Deus quando andou pelas aguas? Parece que nem vc acredita em suas… Ler mais »

Gelise

Eu já notei que em vários perfis no orkut de ateus tem muitas teorias e frases ateístas e a maioria das comunidades (se não todas) são sobre o tema, mas o perfil de pessoas cristãs tem várias outras temáticas e suas comunidades mostram amplos interesses não apenas o cristianismo, também me pergunto porque tanta ênfase neste tema já que não acreditam, se eu não acredito em algo eu simplesmente ignoro e ponho o foco da minha vida em outras coisas, aqui vão algumas frases para reflexão e seus respectivos autores: Não há maior prova de ignorância do que acreditar que o inexplicável é impossível. (S. Bilard) A Física moderna leva-nos necessariamente a Deus. (Arthur Eddington) Querer colocar em oposição a ciência natural e a religião… só pode ser coisa de gente ignorante nos dois assuntos. (Paul Sabatier, Prêmio Nobel de química de 1953) As descobertas da ciência glorificam a Deus, em lugar de rebaixá-lo; não destroem senão o que os homens edificaram sobre as idéias falsas que se fizeram de Deus.” (P.G. Leymarie “A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço… Ler mais »

Luciano

Fabrício, boa tarde!
Realmente, é uma resposta de dificil resposta.
Mas vejamos, fui de várias religiões, até o momento que disse que não via nada, apenas pontos de contato, é como linhas que andam juntas e separam-se em seguida, para nunca mais se unirem.
Verifiquei que tiram textos da Bíblia e criam suas crenças, vi que analisam o universo e decidem no que vão crer, criam teorias e depois se prostam as suas convicções.
“Ateu”, quem é realmente, no desespero, muitos que se dizem ateus, dizem “deus”, em um tom alto e sonoro.
Discussão longa e cansativa, mas espero que muitos possam olhar Deus com outros olhos.
Antes de ser Cristão, era um estudante de filosofias orientais e medievais, sempre no afã de descobrir a verdade, mas qual a minha surpresa, quando no povo que eu achava que havia menos sabedoria, eis que surge a Verdade.
* Sem querer convencer nenhum ateu, somente as ovelhas perdidas de Israel, que são os filhos de Abrão (fé).

Graça e Paz!

Luciano

Gostaria de acrescentar, que quando nao acreditava em “Jesus”, e no Deus da Bíblia, notei que qualquer um falava de Deus, esse Deus cristão, mas após entender o que estava ocorrendo, como fiquei triste de ficar tanto tempo lutando contra a fé destas pessoas, não dizia, mas por dentro achava-me superior, por ter curso técnico, por ter lido um número incontável de livros (nos mais variados assuntos) e estar iniciando na faculdade.
“vaidade, tudo é vaidade…”

Um abraço!

41
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox