Webcam Exoo com Microfone e Auto-Falante USB 2.0 2MPixels (EX00 All-USB PC USB 2.0 Webcam with USB Microphone and USB Speaker (2MPixels))


O review de hoje é da Webcam Exoo com Microfone e Auto-Falante USB 2.0 2MPixels (EX00 All-USB PC USB 2.0 Webcam with USB Microphone and USB Speaker (2MPixels)) da DealExtreme. Recentemente fiz um pedido com uma outra webcam (bem ruinzinha), uma lanterna (cuja bateria não segura quase nada de carga) e pilhas Eneloop falsas (que foram devidamente reembolsadas com devolução do dinheiro). A DealExtreme me ofereceu um store credit de 20 dólares (créditos que podem ser usados em futuras compras) para compensar essas mancadas, e resolvi utilizá-lo para adquirir essa webcam por aparentar ter bem mais qualidade que a outra. A diferença de 80 cents não foi cobrada pela DX.

A webcam é da marca Exoo, erroneamente chamada pela DealExtreme de EX00, modelo SD003, que segundo o site do fabricante tem as seguintes especificações:

  • Sensor de Imagem: 1/4″ CMOS (Image Sensor :  1/4 ‘ CMOS).
  • Plataformas: Windows, Mac, Linux (Working Platforms: Windows, MAC, Linux).
  • DSP: 2.0 mega pixels, 5.0 mega pixels com interpolação (DSP :2.0mega pixels,effective 5.0 mega pixs).
  • Sensor: de 350K a 5000K para definição super alta (Sensor :Compliant from 350K to  5000k super high definition).
  • Formato de vídeo: 1280×960 pixels, sem driver (Form of video:1280X960 pixesl,free-drive).
  • Display: 640×480, 352×288, 320×240 (Display : 640×480,352×288,320×240).
  • Forma de saída: YUY2 (Form of output:YUY2)
  • Lentes todas de vidro com alta definição de tecnologia alemã (All-glass lens of high definition from German Technology)
  • Foco da lente: F6.00mm (Lens Focus:F6.00mm).
  • Faixa focal: 2.0mm ao infinito (Focus range:from 20mm to infinity).
  • Suporte: Windows Vista, Linux, Mac (Support:Windows Vista,Linux,Mac).
  • Balanço de branco: Automático / Manual (White Balance:Automatic/Manual)
  • Produto patenteado (Patented product)

O design dela lembra o das webcams da série VX da Microsoft, por conta do pé redondo que abre para ser acoplado em monitores LCD. A frente tem um acrílico com os furos para a lente, o auto-falante e o microfone.

Webcam Exoo com microfone e auto-falante embutido.

Webcam Exoo com microfone e auto-falante embutido.

A caixa da webcam é um tanto grande para o tamanho dela, e traz as inscrições: “No Driver”, “5000000 pixels”, “High Clear”, “USB 2.0”, logotipos dos principais softwares de comunicação: Live Messenger, Yahoo Messenger, AIM e Skype, logotipo de “Certificado para Windows Vista”, e inscrições de MAC, Linux, PC e USB.

Caixa da webcam Exoo

Caixa da webcam Exoo

Na lateral da caixa temos diagramas mostrando as funções de vários modelos de câmeras da Exoo, o que poderia levar a crer que a mesma caixa é usada para várias câmeras, mas não é o caso porque na frente da caixa há o desenho desse modelo.

Lateral da caixa da webcam Exoo

Lateral da caixa da webcam Exoo

Na outra lateral temos mais alguns modelos de webcams da Exoo.

Outra lateral da caixa da webcam Exoo

Outra lateral da caixa da webcam Exoo

Na parte traseira temos mais especificações, dentre elas temos que a câmera é  VGA, 30 fps, tem balanço de branco, controle de exposição e controle de flash (??) automático. Requisitos do sistema: Windows XP SP2/ Vista, Pentium 450MHz ou equivalente e acima de 256MB de RAM, interface USB 2.0. Também há uma explicação básica de como instalar, as funções principais e algo sobre um software chamado Fix8 que provavelmente a acompanha. Na parte inferior diversos logotipos: Certificado para Windows XP, CE, FC, RealTime, USB, RoHS, leve, reciclável, não jogue no lixo e outros que não consigo entender, e no canto “Made in China”.

Parte traseira da caixa da webcam Exoo

Parte traseira da caixa da webcam Exoo

O cabo USB fixo é branco, ao contrário das fotos da DX onde ele é preto. Note que há apenas o cabo USB, nada de cabo de microfone e de alto-falante, isto porque essa câmera não precisa da placa de som do PC para funcionar, ela tem sua próprio chipset de som embutido, o que é muito útil como veremos mais adiante.

Cabo USB branco da webcam Exoo SD003

Cabo USB branco da webcam Exoo SD003

A parte acrílica pode ser removida para regular o foco da lente.

Parte acrílica pode ser removida para ajustar foco da lente

Parte acrílica pode ser removida para ajustar foco da lente

Webcam Exoo instalada em monitor LCD

Webcam Exoo instalada em monitor LCD

Agora vamos à instalação: uma vez plugada em um PC com Windows Vista SP1, a câmera foi imediatamente reconhecida e instalou os seguintes dispostivos: “USB Composite Device”, “DEF-299S Camera” e “DEF-299S Camera” (sim, são dois “DEF-299S Camera”), um deles provavelmente se refere a característica de webcam, e o outro as características de áudio, e já instalou os respectivos drivers que acompanham o Windows Vista. A parte de áudio o fabricante aparece como “(Áudio USB genérico)”, e a webcam aparece como “Microsoft”, o ID de hardware da parte de audio é “USB\VID_EB1A&PID_2761&REV_0517&MI_02” e da webcam é “USB\VID_EB1A&PID_2761&REV_0517&MI_00”, ou seja, o VID:PID dela é EB1A:2761, com revisão 0517.

Mas os drivers instalados não são definitivos, pois pouco depois da instalação o Windows Update informa que há atualizações, e ela é justamente um novo driver para a webcam, aceitei baixá-lo e instalá-lo e a câmera mudou sua descrição para “ET USB 2760 Camera”, fabricante “eMPIA Technology”, provedor do driver “eMPIA Technology”, data do driver “20/7/2007” e versão 2.7.720.1.

Agora já sabemos que o fabricante do chipset é a eMPIA Technology, do Taiwan, então podemos verificar se no site dela temos um driver mais recente, e de fato há, mas ele não é digitalmente assinado, portanto não recomendo instalá-lo no Windows Vista, pois não funcionará sem gambiarra. O mesmo se aplica para o driver disponível no site da Exoo.

Resolvi então ver o conteúdo do mini-CD que acompanha a webcam, ele contém também um driver, mas novamente um dirver não assinado digitalmente, portanto passe longe dele. Há também uma coleção de softwares, creio que alguns joguinhos para jogar com a webcam, mas nenhum funcionou, provavelmente só funcionam com o driver que está no mini-CD.

A resolução da webcam com o driver da eMPIA Technology instalado com o Windows Update ficou limitada em 640×480, mas com uma qualidade muito boa, ainda inferior ao de uma Microsoft VX-3000, mas bem melhor que o da webcam de 6 dólares da DX, com uma boa nitídez e resolução, movimentação bem fluída, e a lente é ampla o suficiente para focalizar todo o rosto da pessoa em uma distância onde a webcam de 6 dólares da DX só mostraria o nariz. O driver da eMPIA Technology (via Windows Update) tem ajuste manual de brilho, contraste, saturação e nitidez. Tem também um efeito de zoom digital com distância regulável e um recurso de rastreamento de face que não funcionou (nada acontece ao utilizá-lo). Há também opção para definir se o monitor é CRT ou LCD, tipo de luz (fluorescente de 60Hz, fluorescente de 50Hz, incandescente, luz do dia (interna), luz do dia (externa), balanço de branco manual e automático, controle de exposição manual e automático.

Como eu disse anteriormente, o microfone e o alto-falante embutido tem seu próprio chipset de áudio e são totalmente independentes da placa de som do PC ou da placa-mãe. Assim, se seu PC já tem uma placa de som ou placa-mãe com som onboard (hoje em dia todos tem) você terá dois dispositivos de áudio a sua disposição, e a maioria dos softwares permite escolher qual será utilizado. Há quem prefira deixar o chipset da webcam para Skype, GTalk, MSN, etc. e o da placa-mãe para música, vídeos, etc. Também é possível usar o alto-falante da webcam para música e vídeo, mas não é recomendável porque a taxa de amostragem tanto para o alto-falante quanto para o microfone é de 16 bits, mas apenas 8KHz, qualidade de telefone, suficiente para voz, mas a música ficará com a mesma qualidade de ouvir música pelo telefone. Note que isso nem pode ser considerado uma falha da webcam, pois com o tamanho extremamente reduzido dos alto-falantes embutidos é pouco provável que uma taxa de amostragem maior faria alguma diferença. Eu optei por continuar usando o chipset de áudio da placa-mãe, ligado a duas caixas acústicas da Creative, para praticamente tudo, mas a saída de áudio da webcam é particularmente útil, pois Skype e GTalk permitem configurar a campainha de chamada para todos os dispositivos de áudio, e assim eu posso ouvir quando alguém está me chamando no Skype ou GTalk mesmo quando as caixas de som estiverem desligadas ou com o som baixo, visto que o som da webcam tem volume independente (e configurável pelo mixer) e está sempre ligada.

Agora vamos falar do pacote, foi enviado em 05/04, chegou ao Brasil em 18/04, e em 24/04 a receita federal já havia encaminhado-o para Campinas/Valinhos. No dia 28/04 já estava aguardando retirada nos correios, conforme tabela de rastreamento abaixo:

DataLocalSituação
29/04/2009 11:50AC (Removido)Entregue
Recebido por (removido)
28/04/2009 09:46AC (Removido)Aguardando retirada
Endereço: (Removido)
27/04/2009 16:03CTE CAMPINAS – VALINHOS/SPEncaminhado
Em trânsito para AC (Removido)
24/04/2009 16:19CTE ENCOMENDAS INTERNACIONAIS – SAO JOSE DOS PINHAIS/PREncaminhado
Em trânsito para CTE CAMPINAS – VALINHOS/SP
18/04/2009 13:40BRASIL – BRASIL/XXConferido
Recebido/Brasil

Descrição do conteúdo: “Webcams”, valor declarado: “45 HKD”. Infelizmente o pacote foi tributado em R$ 26,56, e mais uma vez o fiscal foi o Orlandão (esse cara me ama), que não deve ter resistido ao tamanho do pacote (a webcam é pequena, mas a caixa é grandinha) e resolveu tributar, como acontece com praticamente tudo registrado que passa na cidade maldita em São José dos Pinhais. Note que dessa vez até mesmo pela lei de importação ridícula e abusiva desse país de terceiro mundo o imposto foi cobrado erroneamente, pois dessa vez foi realmente um presente, afinal a DX me deu o store credit, como prêmio por defeitos em produtos pelos quais eu já tinha pago imposto. Poderia pedir a isenção do tributo através de uma revisão anexando a conversa com a atendente da DX sobre o store credit, mas duvido que surtiria efeito, afinal é Brasil (país que mesmo tendo milhares de bandidos nas ruas resolveu soltar mais 40.000 para reforçar os índices de assaltos, latrocínios, etc. durante o dia das mães).

Pacote da DealExtreme com a webcam Exoo, tributado.

Pacote da DealExtreme com a webcam Exoo, tributado.

Aguarde os próximos reviews. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Atualização 16/11/2009: No final de outubro a câmera parou de funcionar, ao conectá-la a uma porta USB ela não é mais reconhecida em nenhum computador. Durou apenas 5 meses, funcionou bem enquanto durou, mas os alto-falantes as vezes faziam ruídos estranhos quando o micro dormia (modo S3) e depois acordava e precisava ser desplugada e conectada novamente (aparentemente não suporta o modo de espera corretamente). Foi substituída por uma Microsoft VX-6000 comprada na Dell canadense por um preço justo (aqui no Brasil infelizmente o preço de webcams Microsoft é extremamente abusivo).

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 20 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/05/07/webcam-exoo-com-microfone-e-auto-falante-usb/

Inscrever
Notificar sobre
guest

3 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

[…] 07/05/2009 – Webcam Exoo com microfone e alto-falante: foi bastante útil durante vários meses para ver minha família e namorada enquanto estive em Estados Unidos e Canadá, acabou morrendo uns dois dias antes de se aposentar, pois eu já estava com uma Microsoft VX-6000 comprada no Canadá que iria substituí-la. Será que foi ciúme? […]

crys

boa noite!
eu instalei a minha cam EXOO, que quando eu quando eu desligo o meu pc a noite, que volto no dia seguinte a cam ñ liga +, pq? m ajude por favor….desde já o meu muito obrigado.

[…] para ter dor de cabeça com má qualidade, drivers que não funcionam no Windows de 64 bits ou morte súbita. A Logitech é reconhecida pelo Windows (32 e 64 bits) e tem seus drivers instalados […]

3
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox